Dicas para Candidatura a Vereador/a

PEDRO RIBEIRO DE OLIVEIRA é um dos bons analistas sociais que temos, sempre na perspectiva dos que se encontram na margem e se esforçam para conquistar sua cidadania. Durante anos ajudou a CNBB nas análises de conjuntura nacional e internacional, tal era a confiança que gozava e ainda goza em seu discernimento posicionado e, ao mesmo tempo,fiel aos fatos. Publicamos aqui um artigo lúcido, pedagógico e de fácil compreensão especialmente dedicado àquelas pessoas, cheias de boa vontade e de sentido público, que querem se candidatar. Ele adverte para os engodos existentes e como evitá-los para que se garanta uma boa representação nas câmaras municipais.
LB

*********************************

Em outubro elegeremos prefeito/a e vereadores/as de nosso município e os partidos precisam definir os e as candidatas∗∗. Dirigentes políticos buscam pessoas de prestígio em sua comunidade ou região para se candidatarem à Câmara Municipal. Nesse momento acende-se uma esperança: “se eu trabalhar bem e for eleito vereador, poderei fazer muita coisa por minha cidade”. Ao conversar com amigos e vizinhos, será estimulada a candidatar-se “porque nossa comunidade precisa de representantes honestos e dedicados como você”. A pessoa sabe que não é fácil se eleger mas o político que a convida diz que ela terá todo apoio do partido, inclusive o custeio do material de campanha. Medidos os prós e os contras, a pessoa conclui “não custa tentar: se eu for eleito, ótimo; se não for, terei feito minha parte para a moralização da política”. O que ela não sabe, é que – com a melhor das intenções! – ela talvez ajude a eleger os mesmos políticos que ela critica. É que a eleição para vereador – bem como de deputados estaduais e federais – depende de se obter o quociente eleitoral. Se você, leitor ou leitora, não conhece este ponto da legislação brasileira, leia o texto a seguir para não se deixar enganar por quem maneja o processo para tirar vantagens pessoais.
***
A quantidade de vereadores varia entre o mínimo de 9 ao máximo de 55, conforme a população do município. Muita gente pensa que as vagas na câmara municipal vão para os candidatos mais votados, mas não é bem assim. Um candidato pode ser eleito ainda que receba menos votos do que outro, desde que seu partido atinja o quociente eleitoral. Para entender o que significa isso, imaginemos um município com 6.000 eleitores. Destes, 1.500 deixaram de votar, votaram em branco ou anularam o voto. Ficam, então, 4.500 votos válidos. Como a câmara municipal tem 9 vagas, o quociente eleitoral é 500 votos. (Divide-se o número de votos válidos pelo número de vagas). Ou seja, o candidato que obtiver 500 votos ou mais será eleito vereador nesse município.

Acontece que dificilmente um único candidato recebe votos suficientes para chegar ao quociente eleitoral. Aí entra o partido político: soma-se a votação de todos os candidatos do mesmo partido mais os votos dados para a legenda. A cada soma de 500 votos o partido ganha uma vaga para os seus candidatos. Assim, um partido cujos candidatos receberam ao todo 1.500 votos, tem 3 vagas na câmara municipal. Aí, sim, é considerada a votação individual, pois as vagas do partido são distribuídas conforme a votação. Os candidatos mais votados são diplomados vereadores, ficando os seguintes mais votados como 1º, 2º e 3º suplentes. Já o partido que não tiver pelo menos 500 votos fica sem representantes na câmara municipal. Para preencher as últimas vagas, o número de votos necessários pode ser inferior ao quociente eleitoral. São as “sobras” que vão para os partidos que tenham feito no mínimo um vereador.

Agora vem um detalhe muito importante da lei: ela permite que um partido apresente um número de candidatos até 1,5 vezes superior ao de vagas. No caso das coligações de dois ou mais partidos o número de candidatos pode ser até 2 vezes maior do que as vagas em disputa. Em nosso exemplo, para uma câmara com 9 vereadores, cada partido pode ter 14 candidatos, e cada coligação pode ter 18 candidatos. Isso explica por que os partidos lançam tantos candidatos: quanto mais votos eles trazem, mais chance tem o partido ou coligação de atingir o quociente eleitoral e eleger os candidatos com maior votação individual. E quem serão eles: as lideranças de comunidade, ou políticos profissionais, experientes nas artimanhas eleitorais?

Este é o sistema eleitoral brasileiro. Está em pauta uma Reforma política que proíba coligações em eleições proporcionais. Mas como ela ainda não foi feita, esta é a lei que regerá as próximas eleições, gostemos ou não gostemos dela.
***
Se você pensa em candidatar-se a vereador/a, ou quer apoiar a candidatura de alguém que você considera merecedor do seu voto, tenha em mente o quociente eleitoral. Se seu candidato não for eleito, sua votação ajudará a eleger outro candidato do mesmo partido ou da mesma coligação. Se esse outro candidato tem o mesmo ideário político e obedece as normas do partido, você terá ajudado a eleger um vereador semelhante ao seu candidato. De certa maneira, será também vitorioso na eleição.

Mais frequente, porém, é a derrota e a frustração de pessoas bem-intencionadas mas desinformadas. Ao se apresentarem como candidatas, elas mobilizam familiares, amigos e vizinhos para a campanha. Terminadas as eleições, elas percebem que sua votação só serviu para engordar o quociente eleitoral do partido ou da coligação… Descobrem, tarde demais, que eram apenas “candidatos alavancas”.

É evidente que os cristãos leigos e leigas podem e devem participar de campanhas eleitorais, mas é preciso que essa participação tenha em conta as regras do processo eleitoral e os propósitos da candidatura. Voto para vereador/a não se “perde”, porque conta como legenda para o partido escolhido. Não esquecer que o voto vai primeiro para o partido e só depois para o candidato.
***
Agora que você já conhece as regras do processo eleitoral, aplique seu conhecimento à realidade do seu município. Acesse a página do TSE: http://www.tse.jus.br/. Faça uma pesquisa e responda:

1. Quantos eleitores tem seu município? Qual é o número de vereadores? Dividindo um pelo outro, você saberá qual é o quociente eleitoral.

2. Veja nas eleições de 2008 qual foi a votação dos candidatos eleitos. Algum deles atingiu o quociente eleitoral? Quantos votos individuais teve o mais votado? E o menos votado? Quantos foram eleitos por coligações, e quanto por partidos?

3. Convide outras pessoas a refletirem com você sobre esses números, para avaliarem as chances reais de eleger seu candidato a vereador em 2012. Assim você e sua comunidade poderão fazer diferença nas eleições municipais deste ano. Vamos lá!

Pedro A. Ribeiro de Oliveira
Sociólogo, Professor do PPG em Ciências da Religião – PUC-Minas,
Colaborador de ISER-Assessoria

75 comentários sobre “Dicas para Candidatura a Vereador/a

  1. eu gostaria de entender mais… suponho que o partido tenha 12 candidatos… os votos da legenda vai pra qual deles? qual criterio?

    Curtir

    • São somados os votos de cada candidato do partido/coligação + votos de legenda, essa soma é que determina o número de eleitos por aquele partido/coligação. Se por exemplo após essa soma se conclui que três foram os eleitos por aquele partido/coligação, então os três mais votados daquele partido/coligação assumirão as cadeiras na Câmara Municipal.

      Curtir

  2. leonardo boff o senhor tinha q divulga isso mais para q o povo brasileiro tem em sua mão a mudaça para um municipio e brasil melhor …..abç

    Curtir

  3. Gostaria de dar uma sugestão para a eleição de vereadores e de deputados tendo em vista que as vezes um candidato recebe milhares de votos e não é eleito e um com apenas um ou dois votos consegue se eleger.Isto não está certo neste caso o eleitor foi passado para traz .Acho que a maneira mais correta seria cada partido lançar um numero de candidatos correspondente ao numero de cadeiras e ser colocado todos os nomes em uma lista com o nome e a sigla do partido e os eleitores escolhem nesta lista seus candidatos preferidos para preencher todas as vagas independente de partido; e na apuração seja eleito os que forem mais votados.Assim a escolha seria na verdade de acordo com a vontade do povo.

    Curtir

  4. gostaria de me candidatar para vereadora para poder ajudar o partido adversário espero respostas queremos lutar para respeito

    Curtir

  5. Muito boa sua explicação. Já havia pesquisado em vários sites, mas não conseguia entender, porque eles sempre falam em votos de partidos. Por isso tinha dúvida sobre os motivos das coligações. Mas você deixou claro que os votos DA COLIGAÇÃO são somados e divididos pelo coeficiente eleitoral. Daí sai a quantidade de eleitos DA COLIGAÇÃO, não é isso?

    Curtir

  6. Me esclareça uma pergunta. Se no partido que está meu candidato, já estiver 5 pessoas para reeleição, os votos seriam para eles ou para o meu candidato?

    Curtir

  7. gostei muito deste esclarecimento as eleições,precisão ser + transparentes a população fica
    decepcionada quando ñ elege o seu candidato.

    Curtir

  8. gostaria de mim cadidatar nas proximas eleicoes como vereadore o que devo fazer primeiramente ,qual o conhecimento. primeiro

    Curtir

  9. Uma verdadeira aula para quem pretende ser candidato e não deixar ser enganado.

    Isso que o Professor falou é a pura verdade, o que tem de candidato a prefeito que engana os candidatos a vereadores. Eu mesmo quase caí numa armadilha dessas, Eles falam que é facil se eleger só para o candidato a verador trabalhar de graça para ele.

    obrigado professor pelos esclarecimentos.

    Curtir

  10. Excelente e esclarecedora explicação, as armadilhas contidas no processo de quociente eleitoral, não é do interesse dos políticos velhacos explicar para os incautos.
    Dessa forma fiquei muito satisfeito e repensarei muito quem apoiar nas próximas eleições.

    Curtir

  11. gostei,econcordo com tudo que foi dito,mais gostaria de ir a fundo na próxima eleição,pois sempre trabalhei para candidatos,e agora quero ver se consigo a minha propria candidatura,pois tenho muita vontade de poder ajudar a população da melhor maneira possível,preciso me sentir útil para com meus amigos e com todos os moradores de suzano.

    Curtir

  12. olá! pretendo ser candidato a vereador nas eleições de 2016, mas, ouvir falar que os presidentes partidários municipais, ( que são todos vereadores) só candidatam quem eles querem, pois assim, não correm nem um risco de ameaças dos outros candidatos! isso pode? existe alguma forma legal para que realmente eu possa me candidatar sem ser barrado pelos presidentes municipais dos partidos??

    Curtir

  13. Existe algunha diferença com relação a Partidos Políticos grandes ou pequenos com relação a legenda para as eleições municipais?

    Curtir

  14. Quero ser um candidato, mas esto em seguro de me candidatar em minha cidade! Quero ser candidato em uma outra cidade vizinha ao qual eu me sinto muito bem! O que fazer?

    Curtir

  15. Estou pensando em sair candidato em 2016,acabei de me aposentar pelos correios onde fiz muitas amizades entregando cartas e senti que o pessoal gostam de mim até estão sentindo a minha falta fora dos correios.

    Curtir

    • Cuidado Edson. Esteja certo de que não se elegerá porque as pessoas gostam de você. Esse fato será muito valioso para abrir o diálogo de candidato com elas. Mas o que as fará votar em você será a percepção de que você tem competência para – como vereador – contribuir para melhorar a qualidade de vida delas… e da comunidade.
      Abraço,
      Garcia

      Curtir

  16. Parabéns, professor, foi muito esclarecedor para mim pois hoje tirei muitas duvidas,
    muito obrigado e que DEUS continue sendo este canal de informação,preciosa para muitos pois foi para mim. Pastor: e administrador, Jorge ramos.

    Curtir

  17. acho uma safadeza um candidato mais votado não ser eleito
    o voto deveria ser do candidato pos e o condidato mais votado que queremos para nos
    reprensentar.
    E se o outro cadidato não foi bem votado e porque não estavamos de acordo de sermos representado por ele serto.

    Curtir

  18. Olá. Eu gostaria de me candidatar a vereadora no próximo ano, mas não me filiei ainda a nenhum partido. Estou em dúvida. É mais vantajoso me filiar a um partido grande ou a um partido pequeno? Desde já agradeço

    Curtir

    • Aline
      filie-se a um partido que tem na sua agenda as transformaações necessárias para que haja menos desigualdade no Braisl que é uma grande injutiça e que dê centralidade à participação do povo,melhorando nosso tipo de democracia e que tenha sempre ética em seus procedimentos.
      Mas em tudo siga a sua consciência
      lboff

      Curtir

  19. Boa noite! Voto em um estado. nau sou filiado em nenhum partido,
    Oq devo fazer para ser candidato a veriador em outro estado em 2016? Obrigado.

    Curtir

  20. pra quem pretende-se canditar a vereador/a, ou a prefeito/a pesquise muito bem o partido que pretenda se afiliar,OK.

    Curtir

  21. gostaria de saber o que faco…se nao for escolhido para ser candidato a vereador…posso recorrer a alguem:

    Curtir

  22. estou estudando propostas de partido, mas se quiserem entrar em contato comigo , tel- 22 32331554 ou 22 99611-5111 deyson. tenho graças a DEUS muita influência e muitos amigos que posso contar em meu primeiro ano de candidatura, estou aberto a propostas nas quais posso ajudar a atingir no mínimo o quociente eleitoral.

    Curtir

  23. gostaria de candidata me em um partido que estive se focado na ética e que seja democlatico o que não tem na cidade que eu pretendo candidata, ainda e dominada por políticos hereditários de pai para filhos sem chanse para alguém democratico,gostaria de uma grande informação sua ,com um grande sabio intelecto na politica brasileiras , obrigado jose fernando.

    Curtir

  24. Gostaria de enteder um pouco mais desse valores que os votos tem ,minha cidade tem 15.545 eleitores e geralmente uns 2 mil deixam d votar, e sao 11 vereadores que entram. Alguem pode mim ajudar ???

    Curtir

  25. paulinho da barra eu queria saber de guanto e ajudar do partido para a campanhar politica mim resp por favor

    Curtir

  26. gostei das informações, meu Município tem 140.000 mil habitantes, Acredito que torna-se, complexo o trabalho de cabalar votos, apesar de ter conquistado mais de 100 lideranças, na extensão – sede e orla, mas, mesmo assim vamos a luta com lucidez,

    Curtir

  27. Obrigado pela orientação foi muito importante eu realmente gostaria de me candidatar para verdadeira de três lagoas mato grosso do sul atenciosamente joelly lira

    Curtir

  28. Eu José zzRamos da S

    Eu JOSÉ RAMOS DA SILVA FIZ UM EMPRÉSTIMO NO VALOR DE.R$ 2500 E ATÉ O MOMENTO NÃO OBTEVE RESPOSTA SOLICITARAM QUE ENVIASSE O N. DO CPF FIZ. O.QUE O QUE PEDIRAM O QUE FOI HOUVE?

    Curtir

  29. Poderia tirar uma dúvida? Estou pensando em me candidatar a vereador e no município tem cerca de 5.000,00 eleitores, tem um vereador muito famoso que consegue fácil uns 600 votos e ele é de um determinado partido, e tem outro que foi eleito na ultima na raspinha com 350 votos. Você acha que tenho mais chance me filiando no partido de qual dos dois?

    Curtir

  30. Numa cidade com 5.000 eleitores, é mais vantagem filiar-se a um partido que na utilma eleição o vereador se elegeu com mais de 500 votos ou ao que se elegeu com 350? A soma é feita pelo partido ou pela colição? Em qual situação eu tenho chance de ser eleito juntando a um desses dois? lembrando que um é partido a e outro é partido b. E que no final das contas, a e b estão na mesma colição partidária, bem como c e d. Quais as chances?

    Curtir

  31. Boa tarde, me candidatei a vereador, mas como não votei nas ultimas eleiçoes e esqueci de justificar, recebi uma intimação para regularizar o problema, isso pode ser impeditivo para concorrer a eleição ? Gostaria de ajuda.

    Obrigado

    Curtir

  32. Ola boa tarde quero muito me candidatar a vereadora em campo grande RJ acho que tenho muito a ver com o povo porque sou do povo sim .

    Curtir

  33. Quero me eleger ao partido PR
    Em orou da melhoria na vida de nossas mulheres
    Contra abuso sexual
    A mulher tem seu direito na sociedade
    Ela precisa ser respeitada etc…

    Curtir

  34. Meu nome é Joaquim Gomes de Souza quero filiar ao partido mais por volta de 200 fotos mais ou menos qual é o partido que é o melhor para a gente quero filiar ao partido melhor o pouco voto de 200 para cá meu nome é Joaquim Gomes de Souza aí meu nome é nele que eu quero colocar é Joaquim do Povo Vem aí 2020 Qual é o melhor partido vocês acham meu número do meu telefone é (73) 99925-2562

    Curtir

  35. Tenho estudado sobre política e funçoes e deveres de um vereador, pois desejo ser candidato em 2020 para ajudar minha cidade, Carapicuíba SP, mas ainda não me filiei. Tendo dúvida sobre qual partido escolher pois tenho receio de não ser aceito como candidato. Oque vc me sugere?

    Curtir

    • Carlos Alberto, veja o projeto, qual é melhor para o povo e depois o partido que tenha chance de ganhar e de realizar tal projeto. Pode haver um belo projeto mas o partido é pequeno e fraco então não vale a pena empenhar esforços se quiser servir bem sua cidade. Tem que fazer um juizo prático e prudencial e mais que tudo guardar sempre uma relação orgânica (e não casual) com sua base e se propor vencer as tentações do poder que podem torná-lo anti-etico e até corrupto. Precisamos de gente boa como vc que querem servira a sua cidade. Vá avante. lboff

      Curtir

  36. Eu quero me candidata a vereador eu coloco os dois números do partido e os outros três sou eu que escolho???

    Curtir

Deixe um comentário