As muitas razões para votar em Dilma

Reconhecendo os percalços e erros que houve nos últimos 12 anos do governo de Lula-Dilma e vendo os esboços de projetos políticos apresentados pelos partidos de oposição, estou convencido de que o projeto liderado pelo PT com Dilma é ainda o mais adequado para o Brasil. Só por isso já meu voto vai para Dilma Rousseff.

Mas tenho outras razões a serem ponderadas.

A primeira delas se trata de algo de magnitude histórica inegável. A partir de 2002 com Lula e seus aliados ligados às bases da sociedade, fez-se, pela primeira vez, uma revolução democrática e pacífica no Brasil. Importa dizer claramente: o que ocorreu não foi apenas uma alternância de poder, mas a alternância de classe social. As classes dominantes que ao longo de toda a história ocuparam o Estado, garantindo mais seus privilégios do que os direitos de todos, foram apeadas do Estado e de seus aparelhos. Um representante das classes subalternas, Lula, chegou a ser Presidente. E realizou uma verdadeira revolução no sentido que Caio Prado Jr. deu em seu clássico A Revolução Brasileira (1996): revolução significa “transformações capazes de atender as aspirações das grandes maiorias que nunca foram atendidas devidamente; revolução que leva a vida do país por um novo rumo”.

Não podemos negar que milhões viram suas aspirações atendidas e que hoje o rumo do Brasil é outro. Pode não ser do agrado das classes dominantes que foram derrotadas pelo voto. De um Estado neoliberal e privatista que se alinhava ao neoliberalismo dominante, passamos a um Estado republicano, Estado que coloca a res publica, a coisa pública, o social no foco de sua ação, Daí a centralidade que o governo Lula-Dilma deu aos milhões que estavam secularmente à margem e que foram – são 36 milhões – inseridos na sociedade organizada.

Esta conquista histórica não podemos perdê-la. Há que consolidá-la e aprofundá-la. Os que antes comiam caviar tem que se acostumar a comer carne de sol ou baião de dois.

Para consolidar esta revolução é que voto em Dilma.

A segunda razão consiste em garantir as duas revoluções que ocorreram: uma rumorosa e outra silenciosa. A rumorosa foram as muitas políticas sociais que são do conhecimento geral. Estas ficaram visíveis nas multidões que começaram a usufruir daqueles benefícios mínimos de uma sociedade moderna. Tal fato correu mundo e serviu de ponto de referência para outros paises. Quantas vezes, andando nos meios populares, ouvi a frase: “O PT pensa nos pobres” Não só pensa nos pobres mas faz para os pobres e mais ainda, na linha de Paulo Freire, faz com os pobres. Mas houve tambem uma revolução silenciosa: as várias universidades federais criadas em todo o pais e as dezenas de escolas técnicas e cursos professionalizantes que habilitaram mihões de pessoas. Essa política de educação deve ainda ser estendida, multiplicada e ganhar qualidade. Por esta razão meu voto vai para Dilma.

Uma terceira razão é o crescimento com a multiplicação de empregos. É verdade que o nosso crescimento é pequeno mas nunca se manteve o desemprego a níveis tão baixos, 5,5% dos trabalhadores. No mundo, dada a crise neoliberal, existem cerca de 400 milhões de dezempregados; só na zona do euro são 102 milhões em países   com nenhum ou com irisório crescimento.

De forma vergonhosa, a Inglaterra para aumentar seu PIB incluíu nele  o tráfico de drogas e a prostituição, ganhando assim 37 bilhões de dólares a mais (veja o The Guardian de 29 de maio de 2014).

Nossa geração viu cair dois muros, o de Berlim em 1989 e o de Wall Street em 2008. Resistimos às duas quedas: não perdemos os ideais do socialismo democrático nem tivemos que desempregar e renunciar às políticas públicas. Os salários nesses 12 anos subiram 70% acima da inflação. Por isso minha preferência é por Dilma.

Um quarta razão: em algns estratos do PT houve corrupção. Esta não vem de agora mas de muito antes. Há que reconhecê-la rejeitá-la e condená-la Mas jamais, em nenhum momento se acusou a Presidenta Dilma de corrupta. Nem nunca ela aceitou aprovar projetos que fossem danosos ao povo brasileiro. Sempre foi fiel ao povo, point d’honneur de sua gestão.

Lutaremos para vencer. Não para vencer simplesmente. Mas para consolidar o que já se ganhou, avançar e aprofundar em muitos pontos, especilamente, naqueles que foram gritados nas ruas em junho de 2013. Resumindo ai se pedia: queremos uma democracia participativa, na qual os movimentos sociais possam ajudar a discutir, pensar e decidir os melhores caminhos especialmente para os mais vulneráveis. Isso implica melhor educação, mais saúde, transporte decente, saneamento, cultura onde o povo possa mostrar o que sabe e participar do que se faz nas várias regiões do Brasil.

Temos que avançar na redução da desigualdade, na sustentabilidade ambiental, na reforma agrária, no proteção das terras indígenas e na cultura em todas as suas expressões. Pela cultura se supera a mentalidade meramente consumista e materialista e se cria o espaço para aquilo que só o ser humano pode realizar: criatividade nas artes, na música, no teatro, no cinema, nas letras e em outros campos em que a cultura se expressa. Na cultura se revela mais claramente a alma de um povo. Estou segiuro que Dilma acatará esses pontos. Para que isso aconteça com mais segurança voto em Dilma.

Por fim, estamos assistindo ao alvorecer de uma nova civilização biocentrada, quer dizer, que coloca a vida no centro, a vida humana, a vida da natureza e a vida da Mãe Terra, à qual devem servir a economia, a política e a cutura. O Brasil tem todas as condições de ser um dos primeiros a inaugurar esta nova fase da história. Com Dilma será mais fácil percorrer esse caminho. Por isso voto em Dilma na esperança de que seja o mais certo e seguro  para o futuro do povo brasileiro.

192 comentários sobre “As muitas razões para votar em Dilma

    • Veja !!!!! ????? Daniel você poderia optar por outra midia menos comprometida e menos corrompida……………….

      Curtir

  1. Pífio Crescimento do PIB do governo Dilma
    Inicio de declínio da renda per capita
    Avanço da inflação (maior forma de INJUSTIÇA social e aumento de desigualdade social)
    Destruição da Petrobras e Eletrobras
    “Estado Potencia” nos moldes da Ditadura Militar que gerou inchaço do Estado
    Desindustrialização
    Baixíssima inserção nas cadeias globais de valor
    Aumento da necessidade de superavit primário
    Não realização da reforma política e tributária mesmo com a maioria do legislativo
    Aumento do gargalo de infraestrutura
    Não aumento do nível de Formação Bruta de Capital Fixo
    Endividamento das família
    Privilégios ha alguns setores – sem apresentar politica de longo prazo – como industria automotiva e construção civil
    Copa do Mundo com 90% dos recursos sendo de origem Publica e custando mais do que as 3 ultimas copas juntas
    Aumento da violência – falta de uma coordenação nacional para segurança publica
    Crise de Energia
    Falta de Confiança do mercado na condução do governo
    Maquiagem de números como Superavit e Desemprego (46% da PEA esta desempregada)

    #AsMUITASrazoesParaNAOvotarnaDILMA
    #DuvidoPublicar

    Curtir

    • Talvez fosse interessante ler alguns livros importantes antes de tecer esse tipo de comentário próprio da mídia capitalista/neoliberal e dos desnacionalizados. Sugiro Modernidade Líquida, de Bauman, só pra começar!

      Curtir

      • Maria do Rocio
        Eu aconselho a ler o livro do maior especulador do mundo capitalista George Soros, “A crise do capitalismo’. Vc vai aprender muitas lições de alguem que de dentro vê o proximo colapso deste sistema porque fez de tudo mercadoria e deixa de fora tudo o que nos faz humanos como a solidariedade, o cuidado e o amor.
        lboff

        Curtir

      • Soros nunca valeu nada para os anti-capitalistas… Se devaneia no entanto por suas teses… aí vira referência?
        O que muitos outros apontaram no entanto (Não li ainda este de Soros)l é que o governo grande gera as crises.
        Você coloca 500 reais dentro do governo para cuidar da saúde, quanto chega na enfermaria? 50 reais ou menos- os outros 450 são comidos por uma vasta gama de burocratas, políticos e superfaturamentos.
        Você paga 100 reais de seguro saúde a uma empresa privada – provavelmente vai ser muito mais bem atendido.
        Ou seja- menos impostos. Menos intervenção governamental.
        Existem provas contundentes que as políticas anticíclicas dos governantes socialistas de economias capitalistas é o que fazem o que seriam pequenas correções e pequenas crises financeiras virarem bolhas enormes.
        Sabe porque? Porque existe uma coisa chamada eleição e político precisa de voto- para um político é sempre melhor que a bomba estoure depois que ele ganhar a eleição. Daí o que ocorre? Fazem políticas anti-cíclicas- detonam a responsabilidade fiscal. Ferram – principalmente- os mais pobres. Porque principalmente para político de esquerda que se presa (mas aí eu até arriscaria dizer para políticos em geral) o que interessa é se manterem no “emprego”, através do voto.
        Se as leis limitarem o tamanho do Estado e se as leis limitarem o fisiologismo e o populista á custa das finanças públicas. Se o Estado e a sociedade confiarem na iniciativa privada para gerir o provimento de produtos e serviços … aí tem jeito.
        Veja no caso das Universidades- o enorme aumento de vagas deveu-se às Universidades Privadas- que o governo resolveu “financiar” – muito mais bem empregado o dinheiro do que quando decide fazer mais universidades públicas.
        O que precisamos é de mais privatização e menos intervenção governamental.
        As pessoas que sabem fazer e gerir negócios não estão no governo! E nem nunca estarão! Elas estão na sociedade sujeitas às leis da oferta e da procura, sujeitas às necessidades dos consumidores (que é o povo!).

        Curtir

    • Afff…tem gente que sabe de nada inocente….Leonardo Boff, um grande filósofo não saber do que está falando..é mesmo o fim dos tempos!!! Essa nova geração de pensadores de massa tem que estudar mais, focar mais. #sóminhaopnião.

      Curtir

      • Fins dos tempos é essa discriminação com os mais pobres e pensar que o mundo só vai melhorar se crescer a economia. O mundo precisa ter projetos sustentáveis, pensar em ter um consumo responsável e que atenda a todos!

        Curtir

    • – Piora na educação (tanto na porcentagem, quanto na qualidade). País tem uma legião de analfabetos funcionais (bem mais que os 13 milhões de analfabetos)
      – Conivência com países exportadores de drogas (Bolívia, Paraguai, Venezuela)
      – Transferência imorais de dinheiro pra Cuba para sustentar a ditadura de Fidel Castro (ou via mais Médicos ou via financiamento de Portos e obras)
      – Aparelhamento da máquina pública em todos os níveis.
      – Companheiros comissionados sem meritrocracia.
      – Mais de 7 ministros desligados por corrupção (após denúncia da imprensa)
      – Rosemarygate
      – Coligação com Sarney, Renan Calheiros, Maluf e Collor
      – Controle da inflação ineficaz, com congelamento de preços (gasolina, luz)
      – Controle da inflação com câmbio fixo (queimando as reservas de dólares)
      – Formação de Cartéis via BNDES (campeões nacionais – Eike Batista e Friboi)
      – Uso dos fundos das previdências para atender interesses partidários
      – Sucateamento do judiciário, mpu e cgu (PT, há 8 anos e inconstitucionalmente, vetou todas propostas de reformulação de carreira antes de irem pro Congresso Nacional. CGU não tem verba nem pra pagar água e luz). Revanchismo pós mensalão
      – Tentativa de burlar concursos, via editais, para eternizar companheiros no governo (EPPGG do Mpog)
      – 39 ministérios ineficazes. Ex: Ministério da Pesca faz porcaria alguma
      – Baixo nível na campanha eleitoral (não mostra programa de governo, só ataca Marina com várias mentiras e fazendo terrorismo para os menos esclarecidos)
      – Poder pelo poder. Não querem largar o osso, mesmo após 12 anos, querem ficar 24 (mais que a ditadura militar). Atitutes totalmente antidemocraticas.
      – Criação de Sovietz (conselhos para migrar pro comunismo). Essa utopia não funcionou em lugar nenhum.
      – Ainda sonham com a censura da imprensa.
      – Legado da Copa do Mundo. Economicamente foi um fracasso. Teve que decretar vários feriados nas cidades-sede por não ter infraestrutura e depois viu o impacto negativo no PIB. Mesmo na Copa, Brasil teve deficit no turismo. Populismo patético.

      Curtir

      • Comentário grande e inútil, Na ERA FHC o Brasil tinha muito mais analfabetos, o pior; quase todos passando fome. Na política e investimentos internacionais, Você entende tanto quanto Tiririca entende de física quântica. Acorda bobão!……

        Curtir

    • O Presidente é uma pessoa a política são varias é por isso que o Brasil está nessa situação varias pessoas(políticos) pensam como você.

      Curtir

    • Sinto informar, se o povo é corrupto não tem governo que dê conta ou jeito. Muita gente se corrompe ou deixa ser corrompido. É nas favelas é no asfalto ,e na política, é na polícia em tantas instância da sociedade . Quando se trata de interesse próprio… se diz vou garantir o meu. Vamos avaliar aí o caráter do ser humano. SOMOS UM TODO mas nesta sociedade tem muitos membros sem caráter e por medo ou ou conveniência o que procuta ser justo se cala ou se preferir lutar pela justiça ou que consideramos certo, morre ou é perseguido.

      Curtir

    • É mesmo, como se diz nunca antes da história deste país houve tanta melhoria! Atualize os seus dados, estão defazados, discutimos a copa do mundo em economia (sala de aula) e boa parte dos gastos são provenientes de empréstimos, e não em si de verbas públicas, e no governo do PSDB, a criminalidade e o desemprego eram alarmantes, exemplo do Rio de Janeiro com a atual pacificação de favelas.

      Curtir

      • A saída de todo petista quando bate contra a parede é dizer que a parede do PSDB é mais dura?

        Curtir

  2. Ter esperança, como L. Boff disse, pois ter certeza é difícil, tendo em vista a prática de se fazer alianças e conviver com corruptos que o PT tem desenvolvido. Será que é necessário fazer um pacto com o inferno para se chegar ao paraíso?

    Curtir

    • Em nenhum momento Jesus disse que é preciso fazer um pacto com o inferno muito pelo contrário. Para se chegar ao paraíso deve ter uma vida honrada, e nenhum desses políticos do PT tem isso.

      Curtir

      • Pelo menos a atual gestão é transparente e não esconde a corrupção e não tenta travar a investigação aos criminosos, quantas vezes no governo do PSDB, os esquemas acabavam em “pizza”?.

        Curtir

  3. Estamos juntos nesta, frei. A propósito, gostei de ver sua fala no comício de Dilma. É com o apoio de pessoas de bem e que sabem do que estão falando que a verdade vencerá a mentira, como disse o presidente Lula

    Curtir

    • Fernando não sei se ele ainda é frei, mas se for pode ter certeza que é por religiosos desse tipo que a Igreja Católica está perdendo fiéis dia a dia, pois o programa do PT não é só se perpetuar no poder mas também acabar com a instituição da família ao defender o aborto, casamento gay e outros programas.

      Curtir

      • Isso é democracia e livre arbítrio cada um faz da sua vida o que quer e não é um governante da terra que vai mudar isso. Estou me referindo a todos os poderes. Fora do Brasil o PT de Lula e Dilma não manda mas tem gays , corruptos e muitos outros.

        Curtir

    • Frei é uma pinóia. Nem frei, muito menos católico. Todo o que apoia e/ou colabora com o marxismo/comunismo/socialismo está excomungado automaticamente pelo latae sententiae.

      Curtir

      • Quer algo mais socialista que a doutrina católica? Que eu saiba, no milagre da multiplicação, Jesus não vendeu os pães e os peixes à preço de mercado, com 5% de desconto à vista ou 3 vezes no cartão. Não, que eu me lembre ele os distribuiu. E disse que era pra amarmos o outro como a nós mesmos e que bem-aventurados os humildes, porque herdarão a terra.

        Curtir

  4. Respeito o teólogo, mas me reservo o direito de discordar do cidadão. Ver o país a partir de estatísticas (que nem sempre se revelam confiáveis) é bastante cômodo. O difícil é viver na periferia e ver a miséria de um Brasil que não aparece na Propaganda Oficial.

    Curtir

    • Da. Graça a senhora está mal informada, o PT tirou mais de trinta milhões da miséria e a vc não está sabendo. Procure se informar.

      Curtir

      • A estabilidade econômica e a liquidez mundial tiraram as pessoas da miséria. Mas depois destes anos do ciclo petista pode estar certa de que elas já estão voltando.
        Você pega a casa arrumada e a geladeira cheia faz a festa e gasta o que não tem, de manhã acorda com dor de cabeça. Vem aí uma bela ressaca.
        Só no Brasil mesmo alguém acredita que um sindicalista semianalfabeto poderia mudar alguma coisa. A outra… sua criatura quebrou até loja de 1,99. Nunca tinha gerido nada antes… ops! Geria sim: assaltos a bancos e sequestros!

        Curtir

      • O Lula também saiu da periferia diretamente para o seu triplex no Guarujá; A vida de muita gente melhorou!

        Curtir

  5. Você fecha os olhos para o roubo, para o enriquecimento ilícito desses bandidos, para o fato de que eles não administraram nem construíram nada, apenas pegaram o dinheiro dos cofres de país e compraram descaradamente os votos dos mais inocentes com o claro objetivo de se perpetuar no poder. Você ignora que essa gangue é incapaz de reverter essa situação econômica que eles geraram e que são incapazes de fazer alguma coisa, você omite de seus seguidores que o pior está nos aguardando logo a frente, você não elucida que essa corja destruiu as instituições que deveriam proteger o povo, em fim você faz um discurso de conveniência como se todos fossem cegos como seus seguidores. Para mim, que não tenho partido político, não sou militante de nada, apenas um simples cidadão, para mim, você não passa de ” um deles ” , desconheço pior adjetivo para qualificá-lo como brasileiro e dou graças a Deus que nossa igreja, tenha um Francisco e não um cara como você. Sai de mim satanás !

    Curtir

    • Quanto ódio Normando!!!! Calma…esta é uma discussão pacífica e você tem o direito de discordar.
      Agora vejam TODOS. Dá pra acreditar num discurso de pessoas como o NORMANDO que agride as pessoas somente por ter opinião contararia a dele?

      O Brasil é um país que tem na sua história a corrupção. O PT não foi o único e nem será o último. Não estou justificando esta prática, até porque os responsáveis estão sendo punidos e TODOS DEVEM pagar por qualquer ato ilícito.
      Concordo plenamente com Leonardo e falo com propriedade de causa, pois faço parte da classe média baixa deste país e moro num bairro periférico de Salvador: foram notórias as mudanças na vida de pessoas de vida simples.

      Faço pós- graduação na UFBA e nunca tinha visto tanta gente simples usufruindo da universidade como vejo hoje. Vários programas de língua estrangeira na universidade que dão possibilidades a jovens pobres alavancarem suas carreiras e participarem de programas como “Ciência Sem Fronteiras”.

      Apesar de ser jovem, tive a oportunidade de ver outros governos anteriores ao PT e nunca vi nenhum deles fazerem um governo que priorizassem as demandas do povo menos favorecido. E é por isso que meu voto é para Dilma!!!

      Curtir

    • O lá Normando Pain,parabens amigo você é cidadão mesmo e sou também ,confesso que não sou politico ,ais confirmo as suas afirmações,pois a maioria desse que deram suas opiniões,de fato não sabem o que esta acontecendo o são do mesmo covil,acho também,que estão todos adormecidos pela mentiras ,fraudes,corrupção,ladoagem,falcatruas e vai,dinheiro público ,enfiados nos ralos,e sem retorno, os hospitais,clinicas,remédios,saúde,escola,educação ,justiça,são coisas que eles não sabem e daí engolir esses canalhas,mas com dizem cada povio tem o governo que merece ,so que as gangues do LUla e Dilma,professão a mentira e pior é que a maioria dos que saíram como diz a Dilma,a miséria acabou no Brasil mentira de novo,dar comida pra 36 milhões de pessoas,com o dinheiro publico e muito fácil,e esse povo trabalha a onde?

      Curtir

      • Antonio Gioppo, Normando, tem uma linguagem absolutamente agressivas, de ódio, típica do PSDB, das elites intolerantes, reacionárias. Confesso que não perco tempo discutindo com um sujeito desse. Não tenho mais toda essa paciência. São pessoas que não tem, dentro de si, definitivamente, um dedo de solidariedade, de querer distribuir um pouco do que tem. Neles o egoísmo fala muito mais alto, cegando-os prá tudo o mais. Desculpem-me, mas não suporto gente agressivo, mal-educada, grossa ao tratar os outros. Usam sempre impropérios, palavras chulas, depreciativas, caluniosas, difamatórias. Parecem que usam as palavras prá descarregar suas frustrações pessoais. Essa é a explicação que tenho prá tanto ódio e agressividade.

        Curtir

    • Claro, ele se esqueceu mesmo de falar das alianças promíscuas do PT, que foram herdadas do PSDB. Mas, no tocante a sua Igreja, melhor não falar muito, ela é cheia de sangue e prevaricação em suas instituições, como um filósofo sabiamente expôs: O Evangelho morreu na Cruz. Igreja Católica é um bordel e os protestantes, ditos evangélicos aprenderam bem da mãe meretriz.

      Curtir

      • Felipe, esperaria mais compreensão e tolerância face às igrejas até por respeito àqueles que as vivem honradamente. Vc confunde o todo com a parte.
        lboff

        Curtir

  6. Vale a pena ressaltar que neste período (governo do PT) houve redução de leitos hospitalares do SUS e aumento de leitos da iniciativa privada em nosso país que determina que a Saúde é Direito de todos dever do Estado; num sistema de saúde pública que financia transplante hepático e ao mesmo tempo não dá conta de atender às macas amontoadas nos prontos socorros públicos, ao mesmo tempo que falta, vacinas à população sob risco de gripe H1N1!
    É isso que a população quer?
    É isso que o governo do PT nos tem assegurado na vida real!

    Curtir

    • E sabe por que diminuiu? A principal fonte de financiamento da Saúde foi fechada, que era o recolhimento da CPMF, um imposto que tributava a todos, sem discriminação. Mas os mais ricos pagavam mais pois movimentavam tudo via banco, diferente de grande parte da população de baixa renda.

      E extinguiram por que? porque o governo começou a cruzar os dados de declaração de imposto de renda com as cobrança da CPMF.

      Como uma pessoa que ganha 10.000,00 por mes movimenta 150.000,00 ou ate 200.000,00 poe mes?

      Curtir

      • justamente Braulio…aumentaram os postos de trabalhos e de qualidade…empresas que oferecem planos de saúde a seus funcionários..aumentando assim o número de segurados e aí com certeza aumenta os leitos privados…pois tem demanda…

        Curtir

      • Ou seja: Saíram de um sistema falido gerido pelo governo e conseguiram contar com um sistema de saúde gerido pela iniciativa privada. Viva! SUS só quem merece é o pessoal do PT.

        Curtir

  7. Voto também Dilma porque vivi os dois lados da moeda, o antes e o depois. Lógico que temos muito ainda a evoluir e aprender, mas voltar às antigas políticas não dá. Tocamos o barco na mesma direção porque nesta mesma tem peixe.

    Curtir

    • Marcio acho que vc precisa se informar melhor o Bolsa Família nada mais foi que a união dos programas de Fernando Henrique, o Fies foi criado pelos militares e o PT se apropriou desses programas como se fossem deles, usando a teoria de Goebbs grande propagandista de Hitler que dizia que uma mentira repetida várias vezes se torna verdade.
      Método facista do PT

      Curtir

      • Olá José…
        O FHC teve 8 anos para implantar o projeto e não o fez…
        Isto é comum…nenhum governo consegue finalizar todos seus projetos e deixam muitas coisas para o próximo seguir ou não.

        Muitos criticam esta iniciativa do Bolsa Família, acham que é dar dinheiro para “vagabundo trabalhar”…que não é correto, pois é dinheiro tirado dos nossos impostos e tals….mas de contrapartida….mencionam que foi o FHC que criou…e tornam-se contraditórios.
        Afinal…é ruim ou bom?rsrs

        Curtir

  8. As razões são excelentes e históricas. Lula e Dilma restam como pai e mãe fundadores. Com Marina vamos avançar.

    Curtir

    • Esta não tem condição e equilíbrio para ser presidente. Felizmente povo está entendendo isto.

      Curtir

  9. Quando percebo a sua capacidade cultural e científica, me encanto, mas ao ler VOTO EM DILMA, me espanei e fico pasma. Será qie oBrasil vem aumentando toda a sua capacidade como descreveu? O cinismo tem sido sufocante,bem como os desvios de dinheiro, mau uso, Saúde, Educação primária péssima, moradia. E porque tantos assaltos, acompanhados de crueldade? Segurança? Tenho o Boff como cientista de renome. Porque votará na Dilma? Já viu a corrupção, com olhar de Brasileiro?

    Curtir

    • Neusa, compare os valores da corrupção e os valores da sonegação brasileira.

      Onde se perde muito mais dinheiro? Só que a sonegação é um assunto que ninguém que tem dinheiro gosta de falar (veja, estadão, folha, Família marinho, bancos, etc)

      Curtir

      • A sonegação só faz cair. Dada tecnologia e ao aumento enorme de controles (notas fiscais eletrônicas, cruzamento de informações etc) é praticamente impossível -a não ser para o micro-micro empresário sonegar. E dai??? Melhoraram muito as coisas? O importante é o quanto se arrecada ou como se gasta o dinheiro? Precisamos de tantos políticos e de tantos funcionários públicos- burocratas caça-níqueis.

        Curtir

    • Neusa. Antes de perceber qualquer capacidade cultural e científica de Boff, estude primeiro o manifesto comunista, depois a escola de Frankfurt, depois o marxismo cultural no ocidente com suas infiltrações até mesmo na religião, depois compare os discursos de Boff, aí se quiser que a Sociedade Ocidental seja destruída com tudo o que foi conquistado e moldado ao longo dos séculos, continue mesmo achando lindas as palavras de Boff. Basta comparar e fazer um estudo sério e sem paixões… a Verdade lhe aparecerá. Comunismo nunca foi bom e os países socialistas que anseiam sua instauração bem o sabem, e mesmo assim conseguem massas de apoio no meio do povo. A decisão é sua de que lado ficar. Boff é um militante comunista/socialista/marxista. Sabe quem está no mesmo grupinho de Boff, Lula, Dilma, Fidel, Maduro? : as Farc e outros grupos guerrilheiros de menor expressão. Não é difícil entender as coisas.

      Curtir

      • Perfeitamente dito Luiz Bento Ratzinger, ele nada mais é, do que o Boff do Lula, Maduro, Fidel… Marx, Engels, Gramsci…!

        Ps: Todos trabalharam e trabalham em prol da destruição do valores e princípios judaico cristão.

        O defeito cerebral desses sujeitos se assemelha a um carro com problemas na direção, o qual vira somente para a esquerda. O povo Brasileiro deve fazer como o povo da Ucrânia, Letônia, Lituânia entre outros que proibiram partidos socialista/comunista em seus países!!!

        Curtir

  10. Meu caro, isto se não se chama se importar com os pobres, são estratégias de domonição que vinham sendo apregoadas por Maquiavel em sua obra o príncipe, se atentamente lê-la verás que o PT segue ela a risca!
    Sobre as universidades, também está equivocado, em modelos de sucesso as universidades públicas são pagas, o fator pra entrar nelas é a nota e o fator pra não pagá-las é a comprovação de baixa renda, isto se extende as universidades pagas, que também são de graça pra quem não pode pagar. No Brasil temos o fiés que os pobres fazem pra tentar estudar e com os juros que pagam financiam a faculdade dos filhos dos ricos, isto se dá porquê não temos um ensino público de qualidade! Corrupção? E quanto a Petrobrás, os financiamentos pra cuba, os perdões de dividas de países como a África? Corrupção não é apenas colocar dinheiro no próprio bolso, corromper a economia do país é tão grave quanto se não for mais grave… O país vai mal, o dólar foi nas alturas novamente, os pobres não tem acesso a educação e saúde de qualidade, leia este texto pra alguém que esta morrendo na porta de um hospital por falta de atendimento médico do sus, ou que esta sendo tratado no corredor do hospital por falta de leitos. Isto sem falar na extração e contrabando do Nióbio que o governo vê e não faz nada, deixa outros países atravessadores levarem toda nossa riqueza embora, pior do que na época do pau-brasil. Se você e alguém ainda esta satisfeito com um governo medíocre é bom que reveja seus conceitos, quando a cabeça não pensa, o corpo padece, se nossa presidente não pensa o nosso povo esta padecendo! Precisamos de melhoras urgente e elas não serão feitas através de bolsa família, perdão de dívida internacional e outras políticas Maquiavélicas, que afinal, o termo sempre foi associado a coisas ruins!

    Curtir

    • O pior cego é aquele que não quer ver! A lavagem cerebral feita em alguns estratos sociais medianos nos 500 anos de dominação das elites se mostra evidente em alguns comentários aqui postados. A reflexão de Boff é muito clara! parabéns por colocar seus pensamentos sobre a situação política brasileira com tal transparência.

      Curtir

    • Esta equivocada, minha mãe estudou na USP matemática, e nunca pagou um tostão!!! Era sim esforçadaaaaa, filha de ferroviario e uma operária de fábrica. Nunca teria condições!!! Quanto ao ensino público, a culpa é dos pais, que não educam os filhos, não incentivam a leitura, e não educam. Porque um filho que respeita pai e mãe, não irá desrespeitar um professor.

      Curtir

  11. O poder precisa de alternância mesmo que as opções não sejam tão boas ,
    A insatisfação apareceu no ano passado nas ruas . E eles infiltram pessoas pagas para criar a duvida , existem alguns mais revoltados mas é certo que usam ainda as táticas da ditadura nas manifestações e na pratica do dia a dia e agora tudo é mais claro ainda do que era … Triste ver essa decadência de novo .
    O que vira não vai ser bom ,mas quando o cacique da tribo volta da guerra ele é tratado como um homem normal e ate com desdém para perder a impafia , arrogância …
    Eles perderam a noção ,o limite e o terror esta aí na rua , todos os momentos , repressão da policia só ao povo que trabalha e paga impostos altíssimos , e um governo bandido , e uma grande parte da população bandida tb sem freio … Esses agem
    Livres
    O ar esta pesado , triste , todos com medo de sair na rua pelos bandidos no governo e os das ruas

    Curtir

    • De onde você copiou e colou a frase “o poder precisa de alternância mesmo que as opções não sejam tão boas”? Por acaso você percebeu a falácia??

      Curtir

    • gostaria muito de ter opçao para tirar o pt do pode, até mesmo pela alternancia, m as nao vou entregar o poder a outros bandidos, votarei no primeiro turno em luciana genro, no segundo em dilma claro

      Curtir

  12. Onde é que a este governo esta preocupado com a Mãe Natureza ????????????????Aprovação do novo código Florestal, nem uma unidade de conservação criada, vendendo TODOS MAS TODOS NOSSOS RECURSOS NATURAIS a preço de banana, e acabando com nosso Rios com as malditas barragens para gerar energia barata as custas da degradação humana e do meio ambiente,para corporações que colocam mais de 100 milhões DE REAIS na campanha.ESTES SIM JÁ GANHARAM AS ELEIÇÕES AS CORPORAÇÕES como a CAMARGO CORREA E OUTRAS.Isto é a preocupação com a Mãe Natureza ??????????? coloca a vida no centro, a vida humana, a vida da natureza e a vida da Mãe Terra, à qual devem servir hahaha. VOTE EM QUEM QUISER .

    Curtir

  13. A situação do país é muito clara e sentida na pele pelo povo brasileiro.

    O Senhor que escreveu esse artigo é otimista demais!!! Economia, educação e saúde péssimas! Segurança.. nem pensar!!! Moradia… sem comentários! Os números apresentados para a população brasileira não condizem com a realidade.E, por fim, a corrupção disseminada e generalizada! E no centro de tudo isso o partido que ela representa.

    Ela não é merecedora do meu voto, pois para mim é o símbolo de tudo o que eu não quero para o Brasil.

    Curtir

    • Então não pense que o que você quer para o Brasil esteja na agenda do PSDB, porque estará muito equivocado. Esse modelo do atual governo não será alterado para melhor pelos que almejam a cadeira presidencial. Faltam, na verdade, opções políticas, mas isso, mais verdade ainda, nunca chegamos a ter. Falta-nos o bom-senso, ou até diria, falta-nos a memória, já que os governos pós-ditadura anteriores ao governo Lula não fizeram uma política lá muito exemplar. Olho nisso. A política fazemos nós também, cada brasileiro devia ter acesso à informação, inclusive aqueles que pensam que a têm. Nós também somos responsáveis pelo quadro político, e não só, que o Brasil tem vivido.

      Curtir

  14. Leonardo Boff é um verdadeiro profeta, um homem de coragem que defende seus ideais, e não receia ser apedrejado para esclarecer e alertar para o perigo iminente que corre o país, sobretudo para sua camada mais pobre, caso o projeto das elites e das classes mais abastadas, dos banqueiros, da classe capitalista, nestas eleições representadas pela candidatura do Aécio Neves e de Marina Silva, que mudou de lado em nome de um projeto pessoal e personalista, saia vitorioso nestas eleições. Leonardo Boff não tem medo das críticas e não se deixa calar diante das pedras que lhe são atiradas pelos adoradores de Baal, aqui representados pelo dinheiro, pelo consumo desenfreado, pelo egoísmo que não nos deixa ver o outro, sobretudo os mais pobres, como irmãos, impedindo a solidariedade e a humanidade que existe dentro de nós.

    Curtir

    • É…. é um profeta da envergadura de Marx. Gênio mesmo. Nos poupe! “Projeto das elites”… Que elites? Do Partido dos Trabalhadores? Os únicos que se reúnem para fazer confabulações maquiavélicas hoje em dia são os comunistas do PT e agregados! E de vez em quando convidam meia dúzia de pretensos capitalistas de Estado- gente como Eike Bap(e)tista.

      Curtir

  15. Republicou isso em Blog do Hebert Limae comentado:
    “Lutaremos para vencer. Não para vencer simplesmente. Mas para consolidar o que já se ganhou, avançar e aprofundar em muitos pontos, especialmente, naqueles que foram gritados nas ruas em junho de 2013.” Este é o espírito que deve mover todos aqueles que estão comprometidos com a justiça social, com a igualdade e a democracia em nosso país. Vamos nos mobilizar para que não haja retrocesso em nosso país. Um, dois, três, Dilma outra vez!

    Curtir

  16. Caro Frei , o seu lado espiritual conflita com o lado humano psicológico . Ninguém está acima disso claro . Mas no seu texto , a revolta que vive no lado humano psicológico está sobrepujando o espiritual . A lente através da qual o homem Frei enxerga a realidade á a da revolta , incompatível com um estágio espiritual , não diria elevado , mas avançado . O senhor deveria pregar a justiça de Deus e não o rancor . A mentira e a sujeira norteiam o Brasil hoje .

    Curtir

  17. Eu também Beto, eu também… Meu voto é para Dilma! Penso que estávamos na UTI e agora, depois de Lula e do primeiro mandato da Dilma estamos na enfermaria,mas ainda falta muito para conquistar alta, mas vamos chegar lá! Com Dilma, certamente seguiremos no caminho! Abraço fraterno!

    Curtir

    • Gostei da metáfora hospitalar. O tratamento está resultando, o mesmo precisa ainda de cuidados profissionais e também pessoais. Querer sobreviver a essa realidade requer engajamento, disciplina, reflexão e paciência. Estamos no caminho!

      Curtir

  18. Gostei de ver que a maioria dos comentários elencam as várias razões para não votar em Dilma e nem em Aécio. Aliás, o PT e o PSDB são dois tumores que precisam ser extirpados da sociedade. Também não tenho partido e nem acredito em nenhum dos que estão aí. Um outro sistema político é possível e necessário. Utilizando a tecnologia do século XXI acredito que a democracia direta será cada vez mais a melhor opção. Democracia é o governo da maioria e não dos conchavos. Quem vota em Dilma, vota em Collor e Maluf também, simples assim. Acorda frei. Sou franciscano secular e acredito que Francisco de Assis deve estar muito triste e decepcionado com a sua posição (assim como meu saudoso amigo frei Guilherme Sônego, capuchinho, que o tinha na conta de amigo tb), pois o senhor não fala apenas como cidadão, mas como um frei, um teólogo. Triste, muito triste. Sou professor (de Física), falar que a educação avançou? Isso é pensamento de quem nunca entrou numa sala de aula no século XXI. Saúde, melhorou? PIB, desemprego? Tem certeza que o senhor vive no Brasil? Norte, Nordeste e a família Sarney mandam lembranças. Paz e Bem

    Curtir

    • Não concordo com a sua opinião, e os meus colegas também, passei de um patamar ruim a um melhor hoje em dia, é claro que as coisas estão avançando aos poucos, isto é reconhecido por muitas entidades internacionais. É só comparar o hoje com o ontem. Como se explica que anteriormente os esquemas de corrupção acabavam em pizza? O que é melhor ser transparente, investigar e punir, ou simplesmente mascarar o problema?

      Curtir

  19. Ai! Que dor profunda, esse texto me causa, Leonardo!
    Que tristeza, não poder mais levar em conta nada do que diga ninguém!
    Puro desalento, meu deus! deus minúsculo…

    Curtir

  20. Vivemos em tempos de altíssimo grau de alienação das pessoas pelo sistema capitalista, que apesar da resistência, é um sistema em ruína, e isso é gritante na maior parte dos discursos, contudo entendendo, apesar de sentir muito, fico torcendo firmemente para que um dia o apego a ignorância e a alienação cessem e as pessoas usem sua capacidade de reflexão, analise e curiosidade para ampliarem seus olhares e suas leituras de munda e de realidade polícia, social, econômica, histórica etc., a qual fazem parte, não se limitem a serem meros repetidores de discursos alheios, discursos esses, comprometidos com os interesses de uma minoria, leal apenas ao que lhes convêm. Compreendo que ainda há muito a ser feito para termos um o país que queremos, mas inegavelmente avançamos em pontos essenciais nos governos do Lula e da Dilma, para constatar isso basta dedicar algumas horas de estudo sobre os governos dos últimos 20 anos que o Brasil teve, não precisa acreditar no eu falo ou no que diz o Boff, busquem outras fontes. Sair do senso comum, é um processo de libertação que precisamos viver para construirmos uma sociedade melhor para todos. Parabéns professor Leunardo Boff, posicionar-se nesses tempos é um ato de comprometimento com o que se acredita e com o real desejo de se fazer com os outros um mundo melhor.

    Curtir

  21. Acreditar que existe um “Salvador/a” para o Brasil e ridicularizar o partido atual no governo é assinar atestado de incompetência intelectual…sem uma reforma política nada vai mudar, não adianta ficar brincando com as siglas partidárias se o jogo continua o mesmo… e essa reforma virá através da força dos brasileiros e não dos candidatos…a votação do plebiscito teve aí e os políticos nem comentaram. O País precisa de uma reforma política e voto no PT pq acredito que com ele conseguiremos essa reforma e fora que foi o primeiro partido que pensou no social quando esteve no governo. É fácil reclamar do governo atual e depois voltar a reclamar do próximo governo…mas a sua ignorância prejudica o meu crescimento, o seu crescimento e do próximo porque vivemos em sociedade e temos q lutar pelo bem comum…e essa luta não é votando em uma eleição, mas mudando esse sistema.

    Curtir

  22. Parabéns pela sua coerente posição. O que assusta muito dos que te conhecem, é que estes só se informam pela mídia tradicional, e por isso não veem a realidade que os cerca. Seus argumentos são racionais, ao expor os indicadores sociais que avançam, e também emocionais ao ver um pedaço do que defendemos se concretizando. Estamos no camino certo porém precisamos avançar ainda e consolidar ainda mais as conquistas sociais do nosso povo. Dilma de novo e quem sabe Lula 2018.

    Curtir

  23. NÃO COM PALAVRAS DIFÍCEIS OU COM TEORIAS DAQUELES QUE SÓ CONHECEM AS GRANDES CIDADES OU AS CADEIRAS DE REVISTAS OU TELEVISÕES QUE SONEGAM IMPOSTOS, MAS SIM COM A CERTEZA DE QUEM ESTA FALANDO E QUE VIVEU NO PASSADO AS DIFICULDADES IMPOSTAS PELOS GOVERNOS PRINCIPALMENTE PELO GOVERNO DO PSDB NÃO DEIXANDO AS PESSOAS A PELO MENOS SONHAR, E HOJE NÃO É SONHAR, É PARTICIPAR DE UMA REALIDADE DE CRESCIMENTO E DE UMA SERIE DE OPORTUNIDADES QUE ESSES GOVERNOS LULA/DILMA DEU AO NOSSO POVO. SONHAR COM CURSOS SUPERIOR PARA POBRE ERA SIM NO PASSADO, HOJE É REALIDADE. ESCOLA TÉCNICAS HOJE É REALIDADE.ENERGIA PARA TODOS PRINCIPALMENTE NÓS DO MEIO RURAL ERA SONHO HOJE É REALIDADE, AGUA PARA TODOS ERA SONHO HOJE É REALIDADE, FINANCIAMENTO PARA TODOS NO MEIO RURAL ERA SONHO HOJE É REALIDADE. ESTRADAS ASFALTADAS, UM MEIO RURAL QUE PAREÇE CIDADE E COM OPORTUNIDADES MAIORES QUE NAS CIDADES GRANDE, ISSO ERA SONHO HOJE É REALIDADE. IMAGINA QUE HOJE PODEMOS TERMOS EMPRESAS, CASAS FAZENDAS FUNCIONÁRIOS ISSO ERA SONHO HOJE É REALIDADE. ESTAMOS AJUDANDO O NOSSO BRASIL A CRESCER ISSO NEM SONHO ERA HOJE É REALIDADE. IMAGINA PODERMOS DAR OPINIÕES ISSO ERA UM SONHO HOJE POR FORÇA DA NOSSA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA É SIM UMA REALIDADE. PODEMOS DISCUTIR E PROVAR PARA VOÇÊS: HOJE SOMOS IGUAIS. UM CONSELHO LHES DOU PAGUEM AS SUAS DÍVIDAS, VAI VIVER BEM NO MEIO RURAL , VAI PRODUZIR PARA O BRASIL TER ORGULHO DE VOÇÊ E DEICHE QUEM TEM OPINIÃO COMO LEONARDO BOFF FALAR, CERTAMENTE ESTE TAMBEM VIVEU DIAS DIFÍCEIS. AGORA É A NOSSA VÊZ. É DILMA DE NOVO COM O VOTO DO POVO. E EU VOU TE DIZER OS ELEITORES DO MEIO RURAL VOTA É DILMA DE NOVO.

    Curtir

  24. Querido Leonardo, faltou uma reflexão sobre a relação do Governo Petista com a Mãe Terra. Foram tantos desencontros, desrespeitos com os povos indígenas, com lugares sagrados, onde viviam harmoniosamente outros seres vivos. Ex. Belo Monte, Santo Antônio, Jirau entre outros. Uma política ambiental totalmente baseada no capital, com o agronegócio dando o tom. Onde o consumo é endeusado, as políticas fiscais beneficiam e criam um ambiente propício para grandes empresas venderem e os pobres se endividarem pagando juros de até 20% ao mês para financiadoras. Reconheço avanços, mas ficou abaixo da expectativa e do compromisso assumido. Um pouco de esperança de fazermos política com respeito Mãe Terra, é com a Marina!

    Curtir

  25. Toquemos o barco na mesma direção, pois é onde se tem peixe…contra tudo e contra todos!!! Os senhores estão cegos…depois que o Eduardo Campos morreu a globo está totalmente empenhada no 2º turno com pesquisas mentirosas…basta ver o sítio globo.com e o jornal nacional meu povo…infelizmente a opinião pública ainda segue sendo da mídia e da globo…não esqueçam de quem vai apoiar a candidatura de Marina no 2º turno serão os neoliberais tucanos com Aécio (da notícia do helicóptero de Minas, José Serra, dos milhões em paraísos fiscais, enfim, a elite hipócrita que governou o país desde Fernando Collor…vcs querem isso mesmo?) O poder será compartilhado com eles gente…a figura da Marina é boa, mas quem estará por trás de tudo isso? Vamos de Dilma e não do PT para que tenhamos uma oposição forte no Congresso nacional;)

    Curtir

  26. Eu acho que é hora de ocorrer uma alternância no Poder. O PT detém a presidência da República há mais de 10 anos, ao longo do qual preencheu cargos em toda estrutura estatal (o que não podia deixar de fazer). Hoje, várias instituições são administradas majoritariamente por indicados pelo PT, o que fica mais claro na composição atual do STF.

    Ainda que o governo petista tenha sido melhor que os anteriores, é importante para a democracia que haja essa alternância; ainda que essa democracia seja apenas uma ilusão, uma sombra do que seria um autêntico “poder do povo”.
    Mas respeito a vontade e a razão daqueles que preferem manter a presidente Dilma no poder.
    Também acho louvável que o senhor compartilhe sua opinião, que sem dúvida é sincera e amadurecida por muita reflexão. Este é um assunto mundano, mas com profunda influência na vida cotidiana de todos nós (o que certamente afeta o bem-estar espiritual).

    Curtir

  27. Eu voto MARINA por uma única razão.
    O PT e o PSDB dividiram o pais.
    De um lado estão os que vendem seus votos.
    E do outro estão os que dão o dinheiro para a compra dos votos.
    Por isso eu voto MARINA !
    Tiago

    Curtir

  28. Concordo com você que não podermos perder esta conquista histórica bem relatada no seu texto, concordo que houve avanços para boa parte da população sair da miséria (isto é louvável) e tem que continuar para uma sociedade onde todos possam viver com dignidade.

    Mas nesses 12 anos, não houve grandes investimentos para a segurança, ainda vivemos em grande parte do território nacional sobre o poder paralelo, o crime organizado, a cada ano consegue aumentar os números de consumidores de drogas, com isto há depreciação do sagrado (o ser humano), que passa a viver num plano de morte, o vício é tão grande, que começam a roubar os pertences dentro de casa, depois os roubos passam para as ruas e em algumas situações com mortes de inocentes e há proporção vai aumentando, assim sendo o tráfico de drogas se sente cada vez mais fortalecido.

    A fragilidade da nossa segurança em nossas divisas contribui com tráfico de drogas, pois os armamentos, contrabando e drogas passam livremente, diante do forte armamento do tráfico, muitas comunidades vivem reféns deste poder paralelo, crianças viram produtos do crime, famílias enclausuradas e vivendo sobre as regras deste poder sem ter acesso aos princípios básicos para se viver em sociedade.

    Portanto o governo de Lula e Dilma ou eventual novo presidente, tem que articular muito bem maiores investimentos em segurança (forças armadas, polícia federal, polícia civil, polícia militar e guarda municipal) para libertar o povo oprimido, com a segurança mais fortalecida, alavancaremos o números de cidadãos que terão acesso há escolas (educação e cultura), geração de empregos (nas próprias comunidades).

    Para o fortalecimento de uma nação todos (sem exclusão) devem ter acesso os direitos que a sociedade tem que oferecer: (educação, saúde, lazer e emprego), mas para que isto aconteça já passou da hora de uma política mais eficaz na segurança!

    Curtir

  29. Ainda existe uma minoria eliticista que irá morrer maldizendo e recusando os avanços em nosso país, porém, isto é natural e não muda a ordem das coisas. A pergunta é o país etá ruim para uma minoria ou para a maioria de sua população? Caso seja para a minoria Dilma vence as eleições e o Brasil segue em frente, apesar dos que assim não queriam.

    Curtir

  30. Aceito que o Sr. Leonardo Boff tome partido publicamente do que quer que seja. Mas não compreendo como um homem com uma inteligência tão grande e intensa possa apagar do seu raio de visão coisas tão evidentes. Como mente tão privilegiada não consegue compreender que alguns tipos de inclusões não são auto sustentáveis. Tiramos milhares de pessoas da pobreza extrema fazendo uma transferência de renda mas como manteremos isso se a economia tende a retrair e perder competitividade em razão de mil problemas? Até quando o estado aguenta isso? Outra coisa, os homens são iguais em essência mas diferentes em potências. Porque planificar? Para podermos obscurecer as potências?
    Sou a favor da inclusão real, ou seja, inclusão que se dá pelo crescimento da economia.

    Penso que a solidariedade é algo que vai surgindo com a evolução moral de um povo. Mas não posso impor ao meu próximo que ele seja solidário comigo ou com terceiros.

    Aquela aura de “homem evoluidíssimo” que eu tinha do Sr. Boff foi perdida depois que vi o seu tom para com Marina. Agressivo e algo preconceituoso. Enfim, continuarei lendo os livros que tenho do Leonardo mas …com outros olhos.

    Curtir

  31. Leonardo continue, siga em frente se posicionando a favor de Dilma. Quem o critica é porque sabe que vc está correto, mas não admite. Quem quiser declinar com os outros candidatos que vá. O que nós não queremos é a historia se repetir negativamente com Aécio ou Marina.

    Curtir

  32. Nós seres humanos, só podemos pensar e ver as coisas a partir de um marco de referência. Se analisarmos esse governo com objetividade, vemos que falta muita coisa para se chegar a um ponto satisfatório para o povo brasileiro. Entretanto, se compararmos com o passado (e é isso que Boff faz), não resta dúvida que o Brasil avançou e muito. As estatísticas são sim confiáveis, pois não são apenas as feitas internamente no país que são consideradas, mas também as de analistas internacionais e até mesmo do FMI e do Banco Mundial. Outra coisa que o artigo aponta é a situação econômica atual dos países europeus e dos EUA, que podemos ver com nossos próprios olhos. Estão todos em recessão, o que de algum modo também nos afeta, mas comparando-se a realidade internacional, em termos de macroeconômicos e políticas sociais, estamos nos saindo bem melhores. Voto em Dilma para continuarmos no rumo certo que estamos trilhando, pois penso também nas futuras gerações que haverão de se orgulhar da ruptura histórica que o país fez há doze anos. A história será o melhor juiz dessa conquista.

    Curtir

  33. A Igreja Católica Apostólica Romana é sábia e infalível: Não foi por acaso que o Santo Papa afastou esse ex-padre, excomungando-o e o colocando com um grande inimigo da Verdadeira Igreja de Jesus Cristo. É inadmissível que um membro da Igreja Católica seja solidário aos regimes comunistas e um firme adepto dessa ideologia que é contra a vida, contra a sociedade e contra a própria natureza. Graça ao Bom Deus, é chegada a hora final desse regime absurdo que está destruindo o Brasil e levando a infelicidade a todos os lares de nosso país, embora grande parte da população já esteja iludida pelas ações calculadas de dominação e escravidão que atualmente são adotadas em nome dessa falsa democracia que, na verdade, não passa de uma perigosa demagogia. ABAIXO O PT e toda sua diabólica estrutura defendida pelo nefasto, podre e repugnante LEONARDO BOFFE..

    Curtir

  34. Frei Leonardo, admiro o sr. pela obra, pela luta e pelo legado, fruto das lutas por um mundo mais humano, mais “divino”… mas votar na Dilma, pera la! nao da, temos que apostar num futuro, numa esperanca de mudanca, no novo, no inusitado.. continuar mais quatro anos, com esse mesmo governo, com graves falhas comprovadas, nao da mais! NAO a nenhum continuismo! esperanca no futuro, aposta no novo..# MARINA 40

    Curtir

  35. Fico profundamente decepcionada com o teólogo.O rico mais pobre e o pobre mais pobre, o governo desacreditado e o povo oprimido, a justiça em prol dos próprios interesses políticos e financeiros.A violência contra as crianças, contra os idosos, contra os mais desfavorecidos. A saúde psíquica e física do cidadão em colapso, não temos estrutura e são poucos os profissionais competentes , mas é lógico, não temos educação de base.
    Sr. Leonardo Boff, espero da Igreja, dos teólogos, dos líderes religiosos que defendam o povo oprimido, que não se envergonhem de reconhecer que se frustraram com a atual política Petista, reconhecer significa arrependimento e sabedoria, ao contrário sr. Leonardo a igreja causa escândalo para o povo e cai em descredito.

    Curtir

  36. Simplesmente, estou tristíssimo e decepcionado com os nossos políticos, de todos os partidos. Como o povo fala: Tudo farinha do mesmo saco!. A verdade é que não há partido de oposição. São todos do mesmo clube; sentam na mesa para jogar e ver quem vai levar os ganhos do carteado. Discordo do que a Presidente Dilma disse: Os estádio são um legado. Legados, na verdade, como um bem para o povo, são educação, saúde e segurança.

    Curtir

  37. Esse é o típico discurso do cego que não quer ver. O PT com seu projeto de poder “custe o que custar” está levando o país para o buraco em um caminho sem volta. A produção em massa de analfabetos funcionais como forma de mascarar reprovações pela baixa qualidade do ensino é somente uma das razões. O aparelhamento de toda máquina pública com “companheiros” desqualificados para desempenhar funções aos quais não estão preparados para desempenhar como forma pagamento de favores é outra delas. Poderia listar diversas razões para não votar em Dilma mas não caberia neste espaço. Por fim, afirmo que estas pessoas que hoje governam esse país são as mesmas que no passado assassinaram, sequestraram e assaltaram para impor uma ideologia cruel que além de não ter funcionado em nenhum lugar do mundo, matou mais de 100 milhões de pessoas em toda a história. Não tem, nem nunca tiveram escrúpulos para atingir seus propósitos. Não me surpreendo com sua falta de caráter. O que me surpreende, é que ainda haja alguém que realmente acredite nesses usurpadores da nação brasileiro que é o PT.

    Curtir

    • Diego, admira-me que vc se coloque ao lado dos ditadores que sequestraram, torturam e mataram e que hoje estão sendo desmascarados pela Comissão da Verdade. Pense um pouco antes de escrever coisas contraditórias.
      lboff

      Curtir

  38. JORGE

    MUITO ME ASSOMBRA UM SER DE SUA ENVERGADURA NÃO VER ,SENTIR,E ADMITIR O ÓBVIO….O PT CONSEGUIU UMA INVERSÃO DE VALORES….ONDE QUEM É CIDADÃO CORRETO PAROU PARA PERGUNTAR-SE PORQUE SÓ EU? QUENDO TUDO DESMORONA AO REDOR SEGUINDO OS VELHOS PADRÕES MORAIS E ÉTICOS QUE FORMAN ” UM HOMEN DE BEM “…..RUI BARBOSA EXPLICA MUITO BEM, MINHAS PARCAS PALAVRAS, LEIA-O ,EO ENTÃO ESCUTE RAUL SEIXAS ……ME DECEPCIONOU SR.BOFF POIS MEU CONCEITO SOBRE SEUS COMENTÁRIOS ERAM DOIS MAIS ELEVALDOS POSSIVEIS …REALMENTE PODES SER UM EXCELENTE TEOLÓGO MAS IM PESSIMO CIDADÃO AINDA PÉSSIMO BRASILEIRO…….TODO HOMEN TEM SEU PREÇO SERÁ QUE ESTE É O SEU…..VERGONHOSO SER LEVADO PELA CORRENTEZA DAQUELES QUE POSSUEM OLHOS E OUVIDOS VEDADESDOS POR VÃS AÇÕES ……..POPULISTAS, HIPOCRITAS,MENTIROSAS ENGANADORAS…….ATÉ TU BOFF….DIRA JULIO CÉSAR

    Curtir

  39. As classes dominantes que ao longo de toda a história ocuparam o Estado, garantindo mais seus privilégios do que os direitos de todos, infelizmente ainda continuam deitando e rolando no Estado de são Paulo. Minha região (Marília) é um dos redutos dessa velha oligarquia,que se consolidou no poder desde a República velha.

    Curtir

  40. A falta de ética já é por si só indiscutível motivo para jamais votar no PT. Desvio de recursos e aparelhamento do estado já não São novidade. Mentir para iludir os ignorantes necessitados sobre o fim do bolsa família é no mínimo covarde. Sabemos que não parará por aí, o controle da mídia nunca foi esquecida pelo PT e será colocado outra vez na pauta. Se quisermos motivos adicionais, ainda tem a manipulação dos índices para acobertar a trapalhada econômica. A opinião do articulista reflete sua ilusão de marxista, a despeito do completo insucesso de TODAS tentativas de implantação do socialismo. Não sejamos iludidos como esse senhor.

    Curtir

  41. Caro Leonardo Boff, as eleições vão passar. E, pelo andar da carruagem, o modelo econômico que se iniciou com Collor e se consolidou com FHC, permanece (em sua essência) intacto. As políticas sociais do atual governo são aplicadas sob a lógica do modelo, fundada no empreendedorismo e no consumismo. Em vez de apoiar Dilma, Marina ou Aécio, é melhor reforçar e ajudar a desenvolver iniciativas que de fato instaura um outro caminho. Iniciei minha educação política vendo exemplo de Bispos que eram verdadeiros profetas, como D, Pedro Casaldáliga. É preciso incentivar desde já a luta dos oprimidos e explorados em oposição àqueles que se apoiam nas grandes empresas, financiados por elas.

    Curtir

  42. ALGUNS ERAM DITOS DE DIREITA DE CLASSES DOMINANTES ETC ETC. ALGUNS DESTES HJ DITOS OptANTES GRITARAM CONTRA SARNEY, CONTRA MALUF, CONTRA COLLOR E OUTROS, AGORA ALARDEAM QUE SEUS AVANÇOS INTELECTUAIS FIZERAM MIGRAROU OptAR PELO PODER. ORA, A BANDIDAGEM INTELECTUAL E DELIQUENTES TEM PLENA AFINIDADE E AGRUPAMENTO COM A CORJA DO PT DOMINANTE. TENHAM SE TIVEREM CONCIENCIA DE SEUS ATOS NO MÍNIMO VERGONHA NA CARA! SEJAM COERENTES. MIGRAR DE LADO É O SINAL DA IGNORÂNCIA PASSADA OU DA ESPERTEZA AptUAL
    SEI E JÁ ESTOU VENDO, MUITOS DAQUICONCORDANptES QUE QUANDO AÉCIO OU MARINA ( QUE ELEITA, será a primeira presidente dignamente mulher) ESTIVEREM NO PODER, MUITOS DAQUI, ESTARÃO DE NOVO MUDANDO SUA IMPRECIONANTE ( sic, sic)INTELECUALIDADE (sic). SEJAM HONESTOS CONSIGO MESMO..A INCOERENCIA DE SEUS ATOS É A RAZÃO DA DERROCADA DESTE AMONptOADOS DE PERDIDOS E AGORA DESESPERADOS SEM RUMO NA VIDA POLÍTICA. A MAMATA VAI ACABAR. A HORA ‘AGORA E HAVERÁ EM UM MÊS UM NOVO E LIMPO AMANHECER!) QUEM VIVER, VIR VERÁ!

    Curtir

  43. Minha eterna admiração ao filósofo Leonardo Boff . Com esse cientista aprendi na minha adolescência a Ver, Julgar e Agir. Discordo da sua opinião política minha vivência na luta pela erradicação do trabalho escravo me permiti concorda em genero numero e grau com Frei Beto: O PT trocou um projeto de Brasil por um projeto de poder”
    e Lula e Dilma foram “governo social-popular desenvolvimentista”.

    Curtir

  44. Olá professor!! Sua opinião me fere a razão!!! Vou lhe fazer uma pergunta:
    Se o sr.contratasse uma governanta, para administrar sua casa, e descobrisse que ela, desvia, mente, rouba p/ uso próprio ou p/ uso dos amigos, ñ importa. E c/ todo esse desvio o sr. teria que mudar seus filhos p/ escolas ruins, e ficasse s/ atendimento médico, s/ segurança, (ela ñ, ela usa o hospital mais caro do País, tem segurança o tempo todo, pago c/ o nosso dinheiro), quando terminasse o contrato dela, o sr. iria renovar por mais 4 anos? Nós ñ aguentamos mais, estamos no limite permitido pela razão Sr. Boff
    Um abraço

    Curtir

    • Alba, vá dizer tudo isso aos 36 milhões que foram tirados da miséria e ganharam sua casinha e luz para todos alem de outros beneficios para os pobres e afrodescendentes que tiveram acesso, mais de um milhão, às universidades. E receberá sabias respostas…
      lboff

      Curtir

  45. Como e possivel ter a visao do mundo futuro tao estreita?Pra que estudou e leu tanto?Nao consegues perceber que temos que copiar modelos melhores e nao piores?

    Curtir

  46. QUAL É O PROJETO DE DILMA MESMO?? ELA NÃO APRESENTOU NENHUM ATÉ AGORA.
    CONTINUAR COMO TA, PRA VER COMO É QUE FICA? TÔ FORA. SOU MARINA SILVA PRESIDENTE, PRECISO OXIGENAR!

    Curtir

  47. Me desculpe!! Mas você que que prega o BEM, o Equilíbrio Espiritual, Físico e emocional. Não pode aceitar um governo, que tira a dignidade do povo, que deixa um povo com sua consciência limitante, que manipula seu povo, que tira o conceito de Família de uma sociedade, que deixa um povo vivendo no ócio, sem crescimento pessoal, cultural, socioeconômico! Que rouba, que mata, que engana, que mente, que pratica bandidagem, que não quer o bem da SOCIEDADE SIM O PODER!!! Não da pra aceitar uma Sociedade como o BRASIL está hoje, na informação do medo, da raiva, da violência, da falcatrua, da enganação, do jeitinho brasileiro, do comodismo, da falta de respeito ao próximo!! Ou seja um País sem FUTURO, sem equilibrio Pessoal, Fisico, emocional, saude,educacional, economica, um ´PAÍS instável, onde as pessoas vivem com MEDO!!!!! OU SEJA O SOCIALISMO, É UMA FORMA DE PODER INVOLUÍDO, NÃO DAR OPORTUNIDADE DE EVOLUÇÃO ESPIRITUAL E PESSOAL, NÃO FAZ PARTE DA ERA DE EVOLUÇÃO QUE VIVEMOS!!!!

    Curtir

    • Adriana
      Acho que vc errou de endereço. Pensei que estivesse falando das elites dominantes que perduraram por 500 anos no Brasil que no dizer de Capistrano de Abreu, o grande historiador mulato:”caparam e recaparam, sangraram e ressangraram o povo”. Saiba que com Lula não houve simplesmente uma troca de poder mas de classe social, essa popular, dos que vem de baixo e que nunca aceitam que ascenda ao Planalto.
      lboff

      Curtir

  48. Respeito o nobre autor, mas a partir de hoje deixo de segui-lo. Lamentável uma pessoa tão culta e pesquisadora, fechar os olhos para os absurdos que estão ao nosso redor no governo desta tropa de condenados. Boa sorte para todos nós se sua profecia for confirmada.

    Curtir

  49. este é o discurso de Ptista, sempre a mesma ladainha. Gente tenho medo, parecem que fazem lavagem cerebral neste povo. No país existe dois povos, os ptista e o povo brasileiro que não vê nada nisto o q o sr. diz.

    Curtir

  50. Acho louvável da sua parte, Boff, publicar comentários desfavoráveis ao seu ponto de vista, coisa que certos profissionais não fazem (já tentei postar um comentário no blog de um jornalista famoso, que não foi publicado).

    Eu diria que eu respeito Dilma Rousseff como pessoa pela história de vida que ela tem (ai daquele que a chama de terrorista e elogia Nelson Mandela, ou que já votou ou vota no Aloysio Nunes!). Como presidente, devo admitir que não me convenceu muito, estou realmente insatisfeito, apesar de reconhecer seus feitos. Mas para mim é óbvio que não há escolha melhor, porque num capitalismo global como o que vivemos, a única alternativa que nos oferecem é o neoliberalismo, porque o poder econômico subjuga o político, e é o que vemos. Em seu governo (Dilma), vemos pelo menos uma resistência à dominação desse poder (a intervenção do Estado pode ser vista como uma resistência).

    O PT, ao meu ver, está muito distante de representar o povo de forma autêntica, mas dos partidos que têm governado, e até daqueles que não governaram (PSB, por exemplo), é o que está MENOS LONGE de construir uma sociedade ideal, em que o ser humano é coerentemente valorizado.

    Tergiversações sobre corrupção são ineptas; servem tão somente para desqualificar a política e os políticos, tática típica daqueles que defendem o Estado Mínimo, ainda que aquele que a adere não o saiba e, nas horas difíceis, procura ajuda no Estado. O sistema todo está corrompido – tanto no setor público como no privado, aliás, se existem corruptos é porque existem corruptores. E qualquer que seja o partido, pelo menos dos principais que concorrem as eleições, a corrupção estará presente (vide a lista da delação premiada de Paulo Roberto Costa, na qual vemos quadros que comprometem os três principais partidos em disputa ao Planalto). Tudo o que podemos fazer é reivindicar nossos direitos, protestar e participar ativamente da democratização do país, ainda em curso, engatinhando.

    Ficar sentado no sofá, assistindo Jornal Nacional e reclamando do governo é que não vai resolver.

    Curtir

  51. É muita coragem alguém criticar um homem como Leonardo Boff, que além de ter noção do Brasil porque viveu cada pedaço do passado que muitos não conhecem, conhece também o mundo a partir de visões ultra-progressistas, como a construção da Alemanha moderna, a França… Boff constituiu a base das políticas de distribuição de renda existentes hoje no Brasil e em parte do mundo; conheceu o Vaticano em suas entranhas; antes de tudo isso, há pelo menos 70 anos, quando poucos tinham acesso à leitura ele começou lendo Hegel… Pense melhor antes de criticar um homem como Boff independente de quem ele defende.

    Curtir

  52. Confesso que durante anos o admirei, Frei… Mas também acredito que até os mais perversos governos históricos tiveram ideólogos, filósofos, teólogos e intelectuais que os legitimaram, defenderam e produziram razões de suas manutenções. Lastimável, mas a lógica, como bem sabe o sr. não tem compromisso com a verdade. O PT perdeu o bonde faz muitos anos e está cego e cegueira como essa somente décadas posteriores é que será percebida. Sucesso para o sr.
    Liberdade para o Brasil…

    Curtir

    • Ivo, vá dizer o que escreveu aos 36 milhões que foram tirados da miséria, os que tiveram acesso à Minha Casa minha Vida, à Luz para todos e os milhares de afrodescendentes que tiveram acesso às universidades e ouvirá belas lições de sabedoria e refutarão seus argumentos
      lboff

      Curtir

      • Prezado Frei, obrigado por me responder. Hoje,mais que nunca, continuo convencido do que afirmei, sem dúvida metódica, em 21/09/2014. Sou afrodescendente indignado cada vez mais com o que o PT faz de errado Brasil e mundo a fora.
        > Nos tempos da Ditadura, reclamávamos dela e eles diziam:”OLHA O MILAGRE ECONÔMICO”;
        > Nos dias de Sarney, reclamávamos da inflação e da roubalheira e eles diziam: ‘OLHA A ESTABILIDADE DEMOCRÁTICA”.
        > Nos dias de FHC, reclamávamos da falta de inclusão social e do aumento da miséria e nos diziam: “OLHA A ESTABILIDADE DA MOEDA”;
        > Nos tempos do PT, reclamamos de suas mentiras, roubalheiras e corrupção, e dizem:’OLHA A INCLUSÃO SOCIAL”.
        Cada Governo escudou sua perversidade nos méritos de feitos emblemáticos.
        Repito: “O PT ESTÁ PERDIDO E FORA DE CONTROLE”.
        Livrai-nos desse mal. Amém
        Amplexos, Frei.
        IN

        Curtir

      • Ivo, não entrego tão nobres ideais e os bens que o PT aos pobres de forma fácil. Quem caiu sempre pode se levantar? Se assim não fosse nem nós, na nossa vida pessoal, sobreviveríamos. lboff

        Curtir

  53. O que eu não consigo aceitar,embora compreenda que falhas existem e podem ser resolvidas,é uma pessoa que participou ativamente dos movimentos políticos,se diz socialista é amiga de Fidel e ao mesmo tempo do Bispo Macedo,vai a Cuba e ao templo de Salomão em busca de votos da Universal.E por fim,Boff com sua utopia de igualdade social,por meio da implantação de um regime falido em todo universo desde os tempos de Jesus,que unificou uma raça de pobres e como ministros 12 apóstolos todos corruptos e terminou por eles mesmo traído.Não tenho partido o que eu tenho é a vontade de ver estampado nos jornais: Fim da maioridade penal.PENA DE MORTE PARA CRIMES HEDIONDOS FOI APROVADA (família pagará a bala).Nunca se conseguirá governar para o povo porque o povo não presta tem índole ruim de herança,(me refiro a essa sub raça desgraçada,que nunca foram nada na vida e querem tirar de quem com sacrifícios e desejo de projetar algo que melhore a vida da humanidade trabalhou durante toda vida).Mas,com essa coligação,LULA ,DILMA,MACEDO,BOFF E FIDEL, É…”NADA A PERDER”.

    Curtir

  54. mas tambem penso que ao lado de todas essas conquistas esse governo é muito preso á bancadas que trazem prejuizo ao nosso meio-ambiente; Dilma não demarcou terras indigenas, não priorizou a ecologia e não vai ser agora que fará isso. Por isso Marina pode ser a continuidade desse processo de crescimento que o Brasil vive. Precisamos pensar verde! Dilma pensa no social, mas alem dele existe uma terra a ser prestigiada e protegida em sua preservação.

    Curtir

  55. A
    As criticas colocadas ao PT podem e devem ser colocadas nos grupos de oposicao. e dos grupos que qrem derrubar o PT. FHC fez seu mensaláo para garantir a reeleicao e por ai vai. Os creditos citados esses somente se podem dar ao PT. Cadë os creditos sociais do governo FHC e da duvidosa Marina que ora diz sim ora náo e titubeia a cada grito dos seus pastores Por isso eu estou com o Frei. Voto na Dilma para o Brasil continuar mais inclusivo e menos desigual.

    Curtir

  56. Lendo os comentários fiquei mais tranquila pois, após ler seu artigo, achei que estava em pais errado. As coisas estão aí claras e escarradas. So não enxerga o mal uso que estes governos petistas fizeram dos frutos conseguidos com a estabilidade monetária que o governo anterior deixou, quem não quer .

    Curtir

  57. Também pensei assim a um tempo atrás…mas depois de 10 – 12 anos, chego a conclusão que é só idealismo. Sou ex- religioso e vivi durante muito tempo envolvido com comunidades e grupos que tenta buscar uma vida melhor. o que foi feito até hoje é um assistencialismo paternal. Não temos educação, que é base do crescimento, saúde, e infra-estrutura… acho que não estou conseguindo enxergar o por que é mais adequado o plano da Dilma.

    Curtir

  58. DO LADO DOS MAIS FRACOS

    Desde os tempos combativos de 1964
    adoto as ideias de Tristão de Athayde
    que dizia que “NA VIDA TEMOS QUE
    TOMAR TRÊS POSIÇÕES: DO LADO
    DA OPOSIÇÃO, DO LADO DOS JO –
    VENS E DO LADO DAS MULHERES
    PORQUE É O LADO DOS MAIS FRA-
    COS”. Assim sou pioneiro na candida-
    tura feminina à presidência da Repúbli-
    ca. Minhas colegas de trabalho e minha
    esposa não me deixam mentir. Mas, já
    dizia me bisavô Antônio Praxedes: 0
    TEMPO PODE TUDO…. e as mulheres
    com o tempo vão ficando salientes e im-
    positivas. Não se conformam com a pre-
    sidência querem ser PRESIDENTAS…
    fora do bom senso e do senso comum.
    Já andam dizendo que o GURU LULA
    também quer a IMPOSIÇÃO PARTIDÁ-
    RIA e QUEM NÃO TRATA COM PARTI-
    DOS QUER SER MARIONETE OU IMPE-
    RATRIZ DA CHINA. E os pacatos cida –
    dãos que fiquem sem a utopia e esperan-
    ça de melhores dias. O STATUS QUO é
    TUDO PELO SOCIAL como já dizia o ma-
    rimbondo de fogo José Sarney. E as seis
    pessoas da realidade pronominal e social
    que se danem: EU, TU, ELE, NÓS, VÓS e
    ELES ou se transformem em dEUs, TUdo,
    dELE, NOSsos, VOSsos e dELES…a IN –
    TERDEPENDÊNCIA e a dialética individual
    e social que fiquem com a ONU. Interessa
    apenas a PROVÍNCIA. Nada de política ex-
    terna ou pública. Precisamos avançar e am-
    pliar o leque político brasileiro. Sem politica-
    gens, mas com candidatos negros, indígenas,
    deficientes e diferentes. Abraços . adenir

    Curtir

  59. Leonardo, vejo que entre nós, os que buscam a espiritualidade, sofremos da mesma fraqueza, qual seja: a dificuldade de viver no mundo material. Nossas propostas estão sempre no mundo das idéias. Esquecemos que como seres humanos, para chegar ao mundo das idéias temos antes que “conquistar com suor próprio” o mundo da razão e das emoções. Para Dilma e sua turba só existe a razão, os desejos, e as emoções próprias. Leonardo vc esta cego para nossa pior sombra.

    Curtir

  60. Até ontem, era não. Hoje,estou pensando. Afinal de contas, o Brasil continuará vivendo menos mau. Não vejo mudanças em segundo mandato, já que no primeiro, tudo poderia ser bem melhor. Hoje ela foi firme e os jornalistas da manhã, da globo, tiveram que se render, mesmo, a contra gosto.

    Curtir

  61. Leonardo Boff ,como você eu tenho mil razões para votar em Dilma. A principal é a certeza de que estou vivendo aos 68 anos, o início de uma revolução na HISTÓRIA do Brasil ! A constatação pela FAO que o país eliminou a fome estrutural que há 500 assolou a nossa população é motivo mas do que suficiente para reelegermos Dilma no primeiro turno !

    Curtir

  62. Chega a ser Cômico mencionar no presente artigo uma incitação a incorporação ao PIB realizada pelos ingleses uma vez que, o governo da Dilma de modo não declarado (ou mascarado digamos assim, por meios de programas “não governamentais” ) investiu em programas de aulas gratuitas de inglês para capacitação de prostitutas para melhor atenderem a demanda gringa que por aqui circularam…

    Curtir

  63. Há uma coisa que o PT deveria investir pesado que é a Educação (não para fins do Mercado), mas para uma sociedade mais esclarecida. Além da Educação outro ponto forte é a Cultura, todos nós precisamos entender e apreciar a arte do nosso povo e de outros povos para assim sermos um povo menos ignorante e acolhedor

    Curtir

  64. Me desculpem os que são contra o texto ou contra o Frei. Talvez falte para vocês uma visão da realidade mais ampla ou um entendimento histórico e cultural mais dilatado. Procurem ver as coisas com mais humildade, se colocando na lugar dos menos favorecidos. E principalmente: Classe média não é elite (apesar de achar que é). Parem de engolir essa ideologia medíocre.

    Curtir

  65. O tenho em altíssima conta, um mentor mesmo, Frei dos pobres, antes de Frei da Igreja. Pena que a quadrilha será arrastada pela Dilma. Pois a mesma quadrilha a empurrou para cima. Qedei-me em reflexão, ante o respeito e o peso de suas prática Frei Boff. Será – ou seria – uma troca de quadrilha, sendo que a da Dilma é mais proxima do povo. Meus sinceros respeitos, mande abraços pro Valdemar Boff.

    Curtir

  66. Frei Leonardo Boff, o meu sincero respeito às suas convicções, pois a ética me pede para respeitar suas “preferências”, não concordo com o Sr, apenas respeito, no entanto, questiono sua atitude em fazer propaganda política do atual governo! ACREDITA MESMO, que as ações realizadas pelo governo que aí está, tenham sido práticas positivas?

    Um grande e carinhoso abraço!

    Curtir

  67. Tá certo que é a opinião de uma pessoa e deve ser respeitada, mas pra mim é um tremendo de um “besteirol” cheirando a fanatismo……

    Curtir

  68. Desculpem, mas as transformações enumeradas por Boff são verdadeiras. Eu mesma sou testemunha. O discurso economiquês para criticar o governo do PT não se sustenta. É ilusório querer que o PIB aumente quando o mundo está em crise. Se a economia neo-liberal fosse boa, a Europa não estaria ruindo e o EUA não estaria mal das pernas. Definitivamente esse discurso não se sustenta mais. Condenar o PT por conta da corrupção sem levar em consideração os avanços promovidos pelos governos Lula-Dilma me soa hipocrisia. Em qual governo não houve corrupção? Mensalão já existia na era FHC e ninguém toca no assunto. A diferença, ao que parece, foi o julgamento e a condenação histórica que no governo do PT aconteceu e nos outros não. Quem desconsidera os avanços sociais e econômicos dos governos petistas dando preferência a esses dois discursos (economiquês e pseudo anticorrupção) provavelmente não está nem aí para os reais avanços de uma sociedade, o que é realmente lamentável. Revista Veja como critério de verdade? Me poupe! Agora explique a incoerência: para continuar com os avanços dos governos Lula-Dilma vote em Marina… … … (???) ou seja: para continuar com o que foi feito de bom por um candidato votemos em outro… (???) e o pior uma candidata super direitaça com uma política econômica (claro!) neo-liberalista que propõe o fim da justiça do trabalho e a privatização das universidades públicas… ??? Aviso: Marina Silva mudou de partido ( e de “convicções” éticas e políticas) faz um tempinho! A “mudança” que tantos dizem querer não virá nem com Marina Silva nem com Aécio Neves. Ao contrário, esses apresentam justamente uma proposta velha junto com um programa de governo pífio. Quem vota nesses dois candidatos não quer mudança, quer retroagir: nostalgia de um tempo ruim mas já conhecido, ah, por favor! Na boa, caros leitores, suspender a capacidade de análise por conta de um antipetismo, antilulismo, antidilmismo é de uma pobreza política e intelectual absurda. Respeito o voto de todo mundo, mas por favor, não caíam nessa.

    Curtir

  69. Mudou muito mal,é jogo para desqualificar Marina,mas não da certo não como este ainda aparecerão muitos até 5 de outubro,usando de posição e ainda usando de mentira, pois tenho certeza que nunca foi com Marina, se fosse a respeitaria e não a exporia dessa maneira, é política petista é mesmo nojenta usa cada uma, que não da pra ficar quieto, mas isso não vai tirar nenhum valor dos planos de Marina,nem traidores vendidos ao poder corrupto , conseguirão deter a sua vitória, tem influência e quer influenciar, usando desse jogo, que era Marina faz isso não, respeite seus cabelos brancos.

    Curtir

  70. É um alívio poder ler algo sobre nosso querido Brasil, com a lucidez e clareza de argumentos, de fatos constatados pelo mundo afora, especialmente vindo de alguém do nível intelectual e preparação humana de Leonardo Boff,
    Vivi 25 anos fora do Brasil – estudei e morei 5 anos na Itália, morei em Londres, em Manilha (nas Filipinas), quando trabalhei na Embaixada brasileira; e morei 12 anos na Austrália. Em todo esse tempo, me impressionava o fato de que do Brasil fosse conhecido somente como país do “terceiro mundo” (segundo a terminologia da época), terra do café, de Pelé e do carnaval. Lá fora, não havia notícias sobre o nosso país, quase nunca.
    Em conversas com amigos naqueles países, quando se falava sobre o Brasil, o que vinha inevitavelmente à tona eram os nossos problemas sociais, a pobreza, a brutal desigualdade social, a miséria, a corrupção.
    Um compadre meu, italiano, que trabalha na RAI, me disse certa vez com ênfase, que a culpa da situação econômica do Brasil era nossa, do povo brasileiro. Sem dúvida, tinha razão. Teria razão plena, ele, se a economia do mundo, especialmente a partir do pós segunda guerra mundial, não tivesse se conectado e se entrelaçada paulatinamente no que chamamos hoje de “globalização”. Se nosso país (e nosso continente) não tivesse tido a origem que teve: invasão e apropriação do território por pessoas ávidas de riqueza, que se instalaram aqui, há mais de 500 anos, com o propósito de sugar, como parasitas vorazes, insaciáveis, todas as substâncias vitais não somente do que o solo podia oferecer desde a madeira extraída de nossas florestas de esplendor inigualável, ao ouro, pedras preciosas e enviar para o “velho continente”.
    Se toda e qualquer tentativa de nos libertar dos tentáculos do poder econômico estabelecido que precisava de escravos para continuar multiplicando a própria riqueza e se manter assim no poder, não tivesse sido brutalmente, barbaramente coibida, desde o esforço genuíno dos padres jesuítas – há alguns séculos – ao que esse poder fez com o projeto do Padre Ibiapina, a barbárie contra o projeto de Antonio Conselheiro, com o que fez para trucidar a tentativa da Inconfidência Mineira, o que aquele poder fez com Getúlio Vargas, e assim até nossos dias, com o golpe militar de 64 com a instalação da bárbara ditadura que nos acompanhou até início dos anos 80.
    Quando presenciei a entrega da faixa presidencial de Fernando Henrique Cardoso ao presidente Lula, confesso que me emocionei. Era a primeira vez, em mais de 500 anos, que um presidente legitimamente eleito pelo povo brasileiro passava a faixa presidencial a outro presidente legitimamente eleito pelo povo brasileiro!
    Pois bem, em 2008, voltando a conversar com meu compadre italiano, em Roma, ouvi dele exatamente o oposto do que tinha ouvido em todo o tempo que vivi fora do Brasil: “Caspita, il Brasile è il Paese del momento: s’è trasformato in un leader mondiale!”
    Desde então tenho recebido consultas de amigos e conhecidos europeus que procuram se transferir para o Brasil devido a estabilidade econômica e perspectivas de desenvolvimento que esses 20 e poucos anos de democracia contínua está produzindo no nosso País.
    Espero que nossa alma, o espírito de nosso povo, reconhecido mundo afora como de pessoas inteligentes, amigas, intuitivas, pacíficas, continue tendo o bom senso de discernir o caminho mais seguro, mais provável para continuarmos avançando na direção que, por graça de Deus, estamos trilhando. Para isso, vejo como essencial, mantermos o amor o respeito uns pelos outros (somos brasileiros, somos um povo único no mundo, somos irmãos), tendo a determinação, a paciência de ouvir as opiniões (políticas ou de outro tipo), de cada pessoa, de cada grupo, com respeito e consideração, mesmo que, no momento, não estejamos de acordo com as ideias apresentadas.
    Paz e bem para todos meus amados irmãos brasileiros.

    Curtir

  71. O Brasil é ainda um país com miséria e pobreza, e por isso, precisa aprofundar políticas de inclusão social e de cidadania. Mas é também um país complexo, plural e multifacetado e que, portanto, precisa superar, com urgência, as análises reducionistas que supõem – e contrapõem – a existência de dois lados da sociedade – o pobre e o rico, os privilegiados e os não-privilegiados, a esquerda e a direita – a título de superação dos próprios riscos que esse reducionismo pode ocasionar. Digo isso pelo fato de que, além da confusão que, inevitavelmente, ocorre quando se quer definir pessoas e posições em categorias que são absolutamente relativas, essa limitante leitura tem servido para despertar sentimentos contrários, e portanto, conflituosos e desagregadores. A meu ver, o Brasil tem que ser uno na sua diversidade, sabendo enaltecer o sentimento de identidade e de pertencimento com responsabilidade, afinal, nós, brasileiros, pobres, ricos e “remediados” precisamos, todos, aprendermos a ser cidadãos!

    Curtir

  72. Caro Leonardo Boff,

    Este comentário é só um pedido para que reveja a ordem dos comentários neste seu blog (já que aqui não tem uma página de contato).
    Nao vejo necessidade de publicá-lo.

    Os comentários estão na ordem crescente de datas, mais antigo pra cima e mais novo pra baixo.
    Dependendo da quantidade de comentários a tripa fica muito comprida e o mais velho fica sempre no topo da lista, paradão.

    A maioria dos blogueiros usa a ordem inversa: o comentário mais novo em cima mantendo a conversa “mais fresca” sempre no topo e logo após o artigo.
    Se a discussão for quente e o pau quebrar, desse jeito fica mais emocionante.

    É só uma sugestão, brother!

    Depois deste vou mandar mais um comentário.
    Espero que publique e não considere muito “partidário”.

    Estou triste vendo uma migração pra lá e pra cá de votos de gente inocente batendo asas ao sabor do vento das emoções fomentadas pelas mídia golpista.

    Abs,
    João

    Curtir

  73. Caro Leonardo Boff,

    Compartilho as mesmas idéias que você.

    Além disso, vejo com muita tristeza as forças de esquerda divididas.
    A direita está sempre unida e pronta para comer todo o bolo sozinha.
    Ela não compartilha nada e esgota todos os recursos do planeta e da população até à exaustão.
    São como gafanhotos e praticam a política de terra arrasada.

    Alguém falou em alternância de poder?!?! Fala sério!
    O PT só está no poder há 12 anos e a direita está há mais de 500 anos!
    Desde que foi descoberto começou o saque no Brasil.

    A direta muda de nome, muda de côrte, de capitania hereditária, muda de partido mas é sempre a mesma direita sanguessuga.
    São como os vampiros de Hollywood, que duram milhares de anos.
    Essa praga até morre porque ninguém vive pra sempre mas deixa herdeiros como ratos de esgoto.

    O sistema deles não morre.
    Alguém aí NÃO assistiu Matrix? Procure assistir.

    Os outros partidos de esquerda que concorrem à Presidência ficam tentando se eleger mas sem sustenção nenhuma e sem qualquer base de apoio.
    Se por um acaso um desses conseguisse subir a rampa do Planalto seria esquartejado pelos lobos da direita.

    O PT levou décadas para consolidar uma base grande e crescer a ponto de ter sustentabilidade política, expressão popular e apoio da sociedade.

    O PSOL nasceu outro dia e já quer comandar o 5.º maior país do mundo em extensão territorial e uma das maiores potências do planeta?
    O PV também?
    O que isso gente? São loucos, bobinhos ou movidos apenas pelo ego?
    São como adolescentes sonhadores que querem no primeiro emprego o cargo de presidente de poderosa multinacional.

    Muitos já foram do PT, saíram e formaram seus partidos cheios de ideais puristas mas nada práticos.
    A realidade é feita de pedra não de sonhos.

    Eles podem, sim, criar seus novos partidos com idéias avançadas de progresso sustentável mas antes têm que criar uma base partidária grande e amadurecida para ter apoio da sociedade.
    Antes da Presidência deviam pensar em formar centenas de vereadores, deputados estaduais e federais e senadores.
    A partir daí ir crescendo como partido consolidado, apresentando propostas, lutando por elas nas câmaras municiais, estaduais e federais.

    Neste momento tão crítico deveriam estar todos unidos para apoiar o PT do Lula, da Dilma, partido que se mostrou muito mais confiável que os outros.
    Desta união sairia algo melhor do que simplesmente a divisão!

    No futuro, depois de ter muitos projetos progressistas aprovados e com ampla penetração nos estados e municípios, aí sim, poderiam lançar seus candidatos apoiados no bom trabalho realizados nos anos anteriores.

    Fora disso, só fazem arrancar votos valiosos do PT e colocar em risco a democracia para dar lugar a uma selvageria neoliberal que está destruindo a Europa e corroendo os Estados Unidos e outros países do mundo.

    Eu JAMAIS votaria num candidato inexperiente e sem expressão das massas, assim como não comeria uma fruta verde e dura.
    Tem que esperar amadurecer!!!

    A Marina tem um projeto apenas PESSOAL.
    Ela tem um ego enorme e se acha muito especial, enviada por Deus e melhor do que os outros mas ela tem apoio dos LOBO$ BANQUEIRO$ (e que apoio!) e gente do tempo do FHC.
    É uma maluca e me causa grande repugnância.
    Se, por acaso, fosse eleita não duraria muito tempo no poder. O vice acabaria com o restante depois.

    O Aécio… bem… …nem precisa falar muito.
    Repugnância é pouco.

    É um pau mandado das “famiglia$” de vampiro$ millenari$ta$ e representante perfeito do neoliberalismo DEVASTADOR e PRIVATISTA.
    Como um novo Collor não duraria muito no poder mas antes de cair entregaria/jogaria todo o patrimônio público na privada.

    Mas…

    …a grande doença, o grande câncer desse país chama-se PMDB.

    Alguém já reparou que eles SEMPRE estão no poder?
    São SEMPRE a principal base de apoio de quem quer que esteja no poder?
    São o maior partido do Brasil e crescerá ainda mais nessas eleições. Ninguém fala dele mas está sempre crescendo, como uma infecção.

    O que o PMDB quer é PODER, PODER, PODER, PODER e nunca parar de PODER.

    Seus velhos e novos caciques se eternizam em todos os cargos públicos do país, em todos os meandros, dos municípios à União.
    SEMPRE estão lá oferecendo seus “serviços”…

    São tão onipresentes que quem for eleito tem que compor com eles e sempre ceder algo (ou muitos “algos”).
    A Luciana Genro e o Eduardo Jorge, tão puristas, vão conseguir apoio do PMDB ou vão cair na segunda semana depois de eleitos?

    A Marina e o Aécio já são do esquema neoliberal, adoradores confessos do deus MERCADO.
    Com eles vai estar tudo dominado!

    O PT teve que compor com o PMDB mas como é um partido muito grande tem banca para negociar em melhores condições.

    Alguém falou em corrupção?!?!

    Nunca houve corrupção no país antes do PT assumir o governo, né mesmo, inocente?
    Fala sério!
    A corrupção é quase genética no ser humano. Ela é o caminho mais fácil num mundo já há muito corrompido.
    Começou lá atrás com os “anjos caídos”…

    A corrupção começa quase dentro das famílias.
    Quem pode atirar a primeira pedra depois de fazer um auto-exame de consciência? Quem???

    Ah, a mídia corporativa e golpista tá mostrando corrupção todo dia na TV e nos seus tablóides? Por quê será, inocente?
    Alôo! Quem são os donos da mídia? Qual a origem de suas incalculáveis e bilionárias fortunas?
    Quem banca-os para que ataquem somente um partido, dia e noite?

    Alguém esqueceu que eles têm também dívidas bilionárias e não pagam ao governo o que devem?
    Será que é por isso também que latem e mordem tanto, noite e dia sem parar, inocente?
    Desligue a televisão correndo!

    Aaaahhhhh, a polícia federal tá denunciando um monte de corruptos depois que o Lula assumiu o seu primeiro mandato?
    Que coisa boa, né?

    Antes a polícia do governos anteriores não pegava ninguém, né mesmo?
    Pôxa, que coisa ruim era antes…
    Quando algo aparecia todos os processos eram ENGAVETADOS. Coisa chata, né inocente!

    O Lula e a Dilma nunca tiveram maioria no Congresso, porisso, enfrentaram tantas dificuldades.
    Para conseguir apoios tiveram que ceder além da conta.
    Em 2013, depois dos “clamores das ruas”, a Dilma tentou fazer a engrenagem andar em projetos que o povo tanto queria.
    Nada andou por falta de maioria ou de quorum.

    Por falar em clamor das ruas, cadê a crise tão propalada pela mídia golpista?
    Cadê o quebra-quebra?
    Cadê os desempregados?!?! Uai, sumiram!

    Dê uma chegadinha na janela e veja a zueira do novo “clamor das ruas”. Nada? Aqui também não! ;o)

    Você viu uma violência grande típica de cidade grande e inchada?
    Sugiro que se candidate a um cargo eletivo e lute pela interiorização e redistribuição das populações, crie projetos para incentivar a migração das grandes populações das metrópoles para fazer crescer as cidades pequenas e diminuir a miséria do interior do país.

    Tanta gente entulhada nas metropolis nao pode dar certo.

    Faça isso e eu voto em você!
    Não fique aí só reclamando.

    Todo mundo tá comprando carro novo, moto nova, casa nova, tá andando de avião, tá na Universidade ou na escola técnica.
    Os supermercados vivem lotados e tome churrasco todo fim de semana!
    O povão tá até mais gordinho, caramba.

    Até a minha vida melhorou.
    Coisa boa, né?

    Ôpa, não é todo mundo? Calma, demora um pouco sair de 500 anos (!!!) de exploração de um país para algo digno que possamos chamar de NAÇÃO.
    Se dividirmos votos demora um pouco mais…

    Então, porque não confio em mais ninguém, e sei muito bem de que lado da trincheira estou, todos os meus votos vão para o Partido dos Trabalhadores nestas eleições.

    E PT saudações!

    Abs,
    João

    Curtir

  74. Mentiroso hipócrita, pessoas como você estão destruindo este país.
    nunca se roubou tanto, nunca o estado foi tão desagregador e destruidor de liberdades.
    Os dias da sua corja estão acabando.
    Em breve os Direitos irão levar o Brasil e seu povo à pujança que ele merece.

    Curtir

  75. “Os que antes comiam caviar tem que se acostumar a comer carne de sol ou baião de dois.” Que delírio é este meu caro Boff? Os ricos estão cada vez mais ricos. Ademais voce está usando os dados maquiados da oficialidade. Ah que tristeza! São Francisco chora por você Leonardo Boff!

    Curtir

  76. Concordo com o Leonardo, precisa mudar mais e isso só com a Dilma. Os demais vão nos fazer regredir

    Curtir

  77. É exatamente por esses motivos que eu também voto na Dilma!
    Agora! Como é interessante a opinião dos que são contra,nada,más nada mesmo serve.
    Eu vejo isso como pessoas mal informadas,ou manipuladas.

    Curtir

  78. Nos governos Lula/Dilma, só não melhorou de vida os incapacitados ou preguiçosos.
    Condição de estudar e fazer cursos profissionaiisantes não faltaram neste país, diferentemente do governo de Sr. Fernando que acabou com as condições das escolas técnicas – digo isso por que estudei em uma delas – e ainda queria privatizar as universidades federais.Esses caras que estão aí insatisfeitos, são uns rebeldes sem causa.

    Heleno Freire – Recife PE

    Curtir

  79. Querido Leonardo, eu sou Ir. Nilza Santos Missionarias Medicas de Maria fazendo o ultimo ano de serviço social em CUEA Catholic University of Eastern África. Minha tese focas no desenvolvimento sustentável e seus impactos na natureza. Tenho acompanhado o Submit nos Estados Unidos pelos meios de comunicação, e não entendo as razoes que o nosso país, tão rico em natural resources, não assinou para diminuir a deflorestação. Eu acredito que somente quando olharmos para a natureza com o olhar do Criador desenvolvimento sustentável tomará rumos que proporciona a vida e vida plena.

    Eu sempre leio todos as suas publicações e sou seguidora da libertação que é integral, creio que no Brasil tivemos e temos muitos profetas. Eu acredito que pessoas como você, Frei Beto e tantos outros mais, tem uma voz profética que quando fala espanta os espíritos maus que invade a mente dos nossos governantes. Por essa razão, te peço com gentileza que entenda a minha frustração e me eduque. Quais as razoes que deixaram o Brasil de fora desse projeto? Essa pergunta parece um tanto simples, mas me ajuda a fazer uma leitura da realidade de uma forma critica e mais cuidadosa.

    Aqui partilho minha ignorância em não compreender as razões que deixou o Brasil de lado desse projeto, e também minhas frustrações em ver a nosso floresta amazônica virando dinheiro fácil e ilegal nos bolsos dos grandes, isso dói na alma de quem é realmente brasileiro e ama a vida, e a vida que pulsa na comunidade de vida dos nosso biomas ao cerrado, de norte a sul do nosso Brasil. Entendo que o Brasil tem dado passos para um desenvolvimento sustentável, e tomado mesures para diminuir a deflorestação, proteger e preservar a natureza, mas não entendo as razoes de dizer não a este projeto.

    Eu também penso que sua voz ainda é ouvida e faz a diferença, por isso esses dias fiquei atenta se você publicaria algum texto sobre esse problema. Eu gostaria de ler horizontalmente refletindo em todas as palavras, sua opinião sobre esse assunto. Por isso esse foi o único jeito que achei de te fazer essa pergunta.

    Obrigada e salve, salve a nossa mãe natureza, mãe de todas mães, cuidadora, zelosa, e que é grata quando a valorizamos e preservamos. Mas que chora e clama com as nossas decisões que não a protege.

    Fraternalmente,

    Ir. Nilza Santos, MMM

    Curtir

  80. Os dados são confiáveis sim. Agora que mudamos o rumo, sem FMI, isto é, soberania nacional, que estamos enfrentando a pior crise do Kapilalismo desde a crak de 29 com crescimento pequeno, porém, crescimento, com geração de empregos, com Dilma 6.5 milhões. Querer voltar à cartilha old liberal, não dá. Por isso que o povo brasileiro não quer dar um pulo no escuro ou voltar ao passado. Dilma de novo com a vontade, a força e a garra do POVO.

    Curtir

  81. O fim não justifica os meios. É verdade que não temos alternativas, mas continuar com a atual situação, não dá. A aventura que pode significar a marina, e a lucidez do PSDB são melhores opções.

    Curtir

  82. Ataques e discussões paralelas são de quem não conhece muito bem nossa história. Aprofundem-se na leitura (na verdadeira). Com absoluta certeza, é Dilma dia 5, e se precisar é Dilma, novamente dia 26.

    Curtir

  83. Eu estava até interessado nas coisas que você vinha falando, mas quando o assunto “dezemprego” foi tratado no seu texto. Desisti.
    A atual filosofia do partido dos trabalhadores não permite um posicionamento sustentável (ambientalmente) do Brasil, vide a última Convenção Internacional do Clima.

    Curtir

  84. TODOS OS DIAS PEÇO UM VOTO PARA DILMA, SOU NORDESTINO, O NORDESTE AGRADECE A DILMA 100% DILMA FÉ NA PROVA

    Curtir

  85. Nesta altura do ‘campeonato’, insisto que somente há uma pergunta para o eleitor refletir.
    E ao interpretar a pergunta, seria inteligente pensar no que poderia estar acontecendo no tecido social sem as intervenções ditas “assistencialistas” dos governos ‘petralhas’, como gostam de dizer os marqueteiros da direita.
    Portanto, pergunto mais uma vez:
    SUA VIDA TEM MELHORADO?
    SIM? ENTÃO VOTE NO PT (13),
    e ponto final.

    >> http://saraiva13.blogspot.com.br/2014/08/sim-voto-13-dilma-rousseff-pelo-menos.html

    Curtir

  86. Parabéns Leonardo pela belíssima reflexão apresentada!
    Pena que muitos não querem enxergar! e como diz o ditado:
    “O pior cego é o que não quer ver”.
    Não sou Petista. Mas não só voto mas como pedirei voto para Dilma.
    As conquistas que o povo pobre tiveram estão ai, só não vê quem não quer ou é burro.
    Alvimar
    BH/MG

    Curtir

  87. “…O mais certo e seguro para o futuro do povo brasileiro”
    Quem é “povo brasileiro”? Uma manada, talvez ovelhas que têm que ser conduzidas, “abraçadas”, protegidas dos poderosos por toda a eternidade, ao longo de toda a vida? O único futuro que vislumbro é a eternização da pobreza.
    Triste ver a bandeira da pobreza balançar eternamente, avançando em passos trôpegos sem nunca merecer uma injeção correta do dinheiro. Os homens quando sobem ao poder, distribuem migalhas para apascentar o rebanho e se enriquecem. No fundo são apenas invejosos do dinheiro alheio, dinheiro esse que não têm capacidade de ganhar trabalhando honestamente.
    Quem é o “povo brasileiro”? Talvez seja apenas esta bandeira deformada utilizada para rechear os bolsos dos que detêm o poder. O que realmente querem é o poder, o dinheiro ilícito e uma manada de seres subservientes.
    Thiago de Mello dizia que somos todos iguais; melhor é nossa causa. Hoje sou obrigada a discordar: até as causas se “banalizaram”!

    Curtir

  88. Caro Leonardo.
    Acredito que nao votas no Aécio pois ele é a antítese da personalidade da qual voce foi proibido de ser quando teve sua formação religiosa.
    Voce tem uma mente brilhante, mas administrar a pobreza, tutelar o pobre é a propria antagonica a sua teoria da libertação.
    Ignoras a tua estrutura psicológica interna onde a igreja condena a riqueza , opulência e prosperidade.
    sei que o Aécio e o psdb tem defeitos. Mas a improbidade institucionalizada nao cola. A Dilma alem de uma peça de manobra e ignorante , se faz de desinformada. Pasadena é um exemplo claro.

    ” eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém chegará ao papai senao através de mim”

    Parece o discurso do pt ne?

    A resposta é : e quem disse que eu quero ir atras do seu pai?

    A verdade é aquilo que acreditamos. E eu não acredito em salvadores, uma vez que a natureza, toda poderosa ,nos deu livre arbitrio e talentos.

    Um abraço.

    Curtir

  89. Prezado Frei Leonardo Boff,
    Analisando sua vida de sacerdote, encontra-se mais política que reza e, perdoe-me, péssima política.
    Não entendo a razão porque vocês esquerdistas não conseguem ver democracia que não seja aquela de esquerda; ora padre, democracia é isso, ou seja, alternância de poder. Não falo isso por ser de direita, de centro etc., acabo sendo conservador, já que sou monarquista, mas sei conviver com todas as outras correntes de idéias, sejam elas de direita, de centro ou de esquerda.
    Então, padre, porque você não pode fazer o mesmo e deixar o mundo seguir seu rumo? Um dia vem o pessoal do centro, noutro o da esquerda e noutro o da direita; agora parece que virá a direita, portanto, sossegue padre.
    Entendo também que o senhor deveria voltar a rezar, pois como político tem a fala pobre e sempre com a mesma arenga da luta de classes.
    Saiba padre que eu, e muitos outros brasileiros que ora o senhor gosta de chamar de elites, vim da pobreza, pois fui criado por avós que eram feirantes e que se dignaram a me dar estudo e me guiar no meu início de vida, mas eu estudei muito e agora colho os frutos dos muitos anos de estudo.
    Quando o senhor chama pessoas como eu de componentes da elite “loira de olho azul”, fala essa bobagem por não me conhecer, pois se conhecesse, veria que sou negro, de cabelos e olhos negros; caso o conceito de elite seja a brancura e o azul dos olhos, creio que o senhor representa a elite bem mais do que eu.
    Portanto padre, volte a rezar, ajude a Igreja naquilo que lhe é próprio, pare de falar bobagem, trate de se enxergar um pouquinho.
    Aconselho alguma penitência para se livrar dessa boca quer só sabe criticar e defender o indefensável, que tal uns 10 “Pai Nossos” e umas 5 “Aves Marias”. Faça isso, pois não fica tão pesado.

    Curtir

  90. Leonardo, quem não te conhece que te compre. Um dos responsáveis por favelizar os arredores de Petrópolis. Alienou até o próprio enteado (que Deus o tenha).
    Interessante ver como você está cheio de si hoje em dia. Orgulhoso, egoico.
    Antes que falem que sou de elite, adianto: sou pobre. Não miserável, mas pobre. E não voto em Dilma. Povo mendigo não é povo!

    Curtir

  91. Boa tarde Frei Leonardo Boff.
    Fiz Teologia,fui professora durante 40 anos.Sempre o admirei,mas agora estou muito decepcionada com o Sr. Não sei o que lhe acontece. Eu não perdi meu rumo.Sou também pelos pobres e injustiçados mas o Sr agora já não sei.Tenho pesquisado muito e não desejo ver o meu país nas mãos de comunistas..Não vejo citações suas sobre o Foro de S Paulo e os recursos desviados para Cuba.Ah teria muito o que falar,mas só queria mesmo lhe dizer que o Sr me decepcionou e muito.Sou Aécio 45,pois não sou comunista.
    Muito obrigada.

    Curtir

  92. Gostaria só de acrescentar que foi gerado menos emprego nesse último ano porque o desemprego já está, graças a Deus, muito baixo e as pessoas superaram a lógica de ter que serem escravas pra sobreviver e por isso não aceitam qualquer emprego desumano que exista e isso é bom porquê força o aumento dos salários devido a concorrência das empresas por empregados. E a cada ano será ainda mais difícil gerar novos postos de trabalho porque nunca chega a Zero, acredito que seja por isso que se diz que desemprego abaixo de 6% é pleno emprego. Um forte Abraço Leonardo Boff.

    Curtir

  93. O senhor é o Filósofo e o Teólogo que preencheu as lacunas da minha formação com leituras e releituras das mais diversas. Não me desaponto com suas opiniões, nem as subestimo. Não ouso. Não porque as confirme na prática, mas porque o senhor deve ter razões de responsabilidade acadêmica, e lícitas, para tê-las e expressá-las. Seria temerário ao senhor se assim não fosse, não tenho razões para duvidar. Gosto da Dilma, parece que é honesta, técnica. Ao mesmo tempo, nota-se que ela não consegue manter-se isenta ao projeto destrutivo da corrupção que, além de endêmica, é opção do PT. Também não acho que a velha direita resolva. Mas, pelo menos, é alternância de poder, como foi com o Lula. O senhor já bem disse. E foi vantajoso para o país, apesar das imensas fendas (e TALVEZ um sucesso aquém do que teria sido por outros caminhos). Agora não vai ser diferente, é preciso parar a continuidade desse projeto unipartidário, e que vem se auto-destruindo, e mudar de novo. Que pena que é com pessoas e projetos da velha guarda/política. Mas, ainda assim, mudar é melhor. Doze anos é tempo demais para ficar como o anel sedutor e enfeitiçado. Agora é avançar, enfrentar os riscos de novas fendas e aprender a fazer política com o possível.

    Curtir

  94. Sei não… Para mim que a solução, segundo esta matéria é adotarmos o popular argumento que se utilizava para votar em Paulo Maluf: “ROUBA MAS FAZ” (e que coincidência que Maluf e PT estão unidos como nunca!). Votamos no PT e então ensinaremos aos nossos filhos: “Meu filho@, você pode roubar a vontade bilhões de reais dos cofres públicos, desde que você ajude aos pobres, ok”?
    Então, gente, é isso mesmo?
    Creio que esta matéria e muitos dos comentários postados aqui refletem a ética de grande parte do povo brasileiro: reducionista e de acomodação. Porque assim é a corrupção brasileira! Ela está embutida na mente de muitos brasileiros como algo do tipo, “a gente é assim mesmo”. Um absurdo total para mim!
    E se não podemos ver além disso, Dilma e sua quadrilha viral sobreviverão por mais 4 anos.
    Será que vamos ter o governo que necessitamos ou o governo que merecemos?
    Que prevalecera? Nossa indignação moral ou nossa miopia ética?
    Ah! Mas todos eles roubam! Ainda que assim fosse, sejamos honestos conosco mesmos, jamais presenciamos uma orgia de corrupção no Brasil como a que estamos, estarrecidos, vendo agora.
    E mais, após a vitória de Dilma, vira a luta esquerdista para a liberação indiscriminada do aborto, financiado pelo Estado e milhões de bebes serão assassinados sem nenhum direito a defesa. Milhões de reais continuarão sendo despejados em violentas ditaduras socialistas, vira o casamento gay nas igrejas e a lei da mordaça para a imprensa, pastores e padres.
    Então, que se vote no “menos pior” …

    Curtir

  95. Incrédulos…. João 12:6-8 Jesus disse Dizia isso não porque ele se interessasse pelos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, furtava o que nela lançavam.
    Jesus disse: Deixai-a; ela guardou este perfume para o dia da minha sepultura.
    Pois sempre tereis convosco os pobres, mas a mim nem sempre me tereis. o PSDB fugiu dos pobres virou lhe as costa, não pleiteou a causa do necessitado da viuvá e do órfão, agora o PSDB esta sentido na pele a rejeição… essas palavras mau educada de alguns acima, por falta de amor caridade e paciência. O problema do psdb e que se chafurdou na corrupção, o problema não e o povo nem o PT sim as suas próprias escolhas e opções e comportamento, o problema do PSDB e o próprio PSDB; Mais infelizmente não entenderam essas palavras porque SÃO incrédulos pérfidos, arrogantes, sem afeição, sem empatia, detratores, não obedecem seus pais, infiéis em seu negócios não honram a Deus , sabendo que são passiveis de condenação não só fazem, como aprovam a maldade, suas praticas nefastas não terá cura, porque ensurdeceram os seus ouvidos gelaram o seus corações, e armaram ciladas contra o povo. Romanos. 2: 6. No dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho. Serão abatidos por não terem amado o povo….

    Curtir

  96. Sabia que o Brasil é a 7ª economia do planeta e o salário mínimo de US$ 303,00 é a maior vergonha nacional, perde para Argentina, Paraguay, Chile, Uruguay. Sabia que 57 milhões de brasileiros estão com restrição de crédito. Sabia que o bolsa família “beneficia” 43 milhões de brasileiros e dizem que o desemprego está em níveis toleráveis. Sabia que a carga tributária = 38% do PIB é um absurdo que gera o Custo Brasil. Sabia que em 2012 55 mil brasileiros foram assassinados. Sabia que a maioria esmagadora da nossa população é pobre e analfabeta, portanto fácil de iludir e manipular. Sabia que o Lulla põe dinheiro público via BNDS em obras de infraestrutura em Angola, Moçambique, Cuba, Venezuela, Bolivia, entre outros, dizem que já se foram US$ 20 bilhões nessa farra, que beneficia as construtoras brasileiras. Sabia…

    Curtir

    • Compare os dados de hoje com o mesmo governo do PSDB e verá a diferença, houve muitas melhoras, da onde que tirou estes dados que a maioria da população é anafabeta e pobre? O endividamento da população é causado por maior acesso ao crédito e renda, não por culpa da administração pública. É inacreditável pensar que há pessoas que não exergam isso!

      Curtir

  97. Sinto informar, se o povo é corrupto não tem governo que dê conta ou jeito. Muita gente se corrompe ou deixa ser corrompido. É nas favelas é no asfalto ,e na política, é na polícia em tantas instância da sociedade . Quando se trata de interesse próprio… se diz vou garantir o meu. Vamos avaliar aí o caráter do ser humano. SOMOS UM TODO mas nesta sociedade tem muitos membros sem caráter e por medo ou ou conveniência o que procura ser justo se cala ou se preferir lutar pela justiça ou que consideramos certo, morre ou é perseguido. E aí em quem acreditar o no aue acreditar? Ser justo, verdadeiro o tempo todo ou ser acertivo são virtudes rarar.

    Curtir

  98. Quem garante que qualquer partido não vai roubar. Pelo que sei sempre houve corrupção e é um mal enraizado no coração do homem que não se corrige que a ganância fala mais alto. Na bíblia conta a história dos povos, ou seja a história se repete

    Curtir

  99. Eu acho engraçado como os ptistas mentem ao povo, os programas sociais que estão em atividade no Brasil nenhum foi criado por Lula e Dilma.

    Curtir

  100. Caríssimo Frei Leonardo,
    respeito sua opinião, apesar de não concordar que Dilma seja a melhor opção para o Brasil, como também não era o PSDBl…. mas, gostaria de saber sua opinião a respeito do apoio do tal “bispo” macedo e seu bando ao governo e, como resultado da barganha pelos votos que sua psêudo-igreja-empresa angariou para o partido, a nomeação de um pastor da universal (letras minúsculas, mesmo, para o macedo também) para o ministério dos esportes.
    Em minha opinião, o lugar de edir macedo e sua gang deveriam estar na cadeia. Pelo menos, se fosse nos Estados Unidos ou qualquer outro país sério ele estaria preso pela lavagem de dinheiro e desvio do dinheiro dos fiéis para empregar em suas outras empresas. Ou seja, ele arrecada o dinheiro dos fiéis sem pagar impostos e depois de lavá-lo nos Estados Unidos, o emprega em suas empresas. Desse jeito, vou abrir uma igreja, arrecadar o dinheiro e depois empregar em minha micro-empresa. Além disso, vimos o processo absurdo de compra de fiscais e todo o tipo de desrespeito às leis que o favoreceram na construção do tal templo do salomão.
    Como pode uma presidenta se aliar a um bandido deste porte?
    O que acha disso?…. aproveito para desejar-lhe um Feliz Ano Novo!

    Curtir

  101. Caro Frei, respeito seus comentarios concordo com alguns mas nao concordo com o todo. É inegavel que a classe dominate teve e ainda tem muita influencia no Brasil. Mas assim como não podemos radicalizar com relacao as acoes do PT, não podemos radicalizar com o que foi feito anteriormente. O sr. como um estudioso há de convir que após vários planos fracassados, o governo Itamar / FHC conseguiu finalmente controlar a inflação, esse sim o pior imposto para os mais pobres. Eu não vejo a historia como uma fotografia, onde o Brasil somente começou em 2002. Sem a inflação controlada e os juros mais baixas seria impossivel ter a disponibilidade de crédito que vimos no governo Lula. Houveram erros no governo FHC assim como houveram no governo Lula. As criticas contra as privatizacoes não procedem É provado que pelo menos no Brasil, o governo é um péssimo gestor. O governo deveria simplesmente se focar na educação, saúde, segurança e ter somente 1 grande banco publico para fazer politicas de longo prazo. O sr. já se perguntou como teria sido o Brasil se outra pessoa que não o Lula tivesse sido eleito? Há meu ver o verdadeiro cancer dos mais pobres são os proprios governantes locais que mantem o povo sem estudo para ter vantagens. Vejam que as familias dominantes estão na regiao norte e nordeste. É o famoso voto de cabresto. Precisamos de educacao basica no momento. Sem isso a malandragem brasileira vai persistir para sempre. Abraço

    Curtir

Deixe um comentário