Papa Francisco provoca “novo escândalo”: Antônio Moser

Frei Antônio Moser foi durante muitos anos colega no ensino da Teologia no Instituto Franciscano de Teologia, um dos mais antigos do Brasil. Ele ensinava Teologia Moral e eu Teologia Sistemática. Tornou-se conhecido como autor de livros que ajudaram a atualizar a moral, abordando temas-limites dentro do campo da bioética. Sabe unir teologia, pastoral popular e administração (é diretor-presidente da Editora Vozes) de forma surpreendente, eficaz e sempre bem sucedida.  Publicamos aqui este artigo no qual se mostra atento aos gestos novos que o Papa Franciscos está introduzindo na Igreja, dando-lhe irradiação e um grande senso de humanidade; Lboff

31 comentários sobre “Papa Francisco provoca “novo escândalo”: Antônio Moser

  1. Excelente!!!!! Não vejo nenhum escãndalo nos gestos do Papa Francisco. Do alto, Jseus da sua bênção sempre. Sem comentáriossssssssss

    Curtir

  2. “Roma e Pavia não se fizeram num dia”…e a IC que é inegavelmente uma instituição fundamentada num sistema hierárquico de poder ruirá no momento em que decretar a destruição desse sistema.Uma Igreja à semelhança de Jesus de Nazaré, poucos se revêm nela, poucos o querem imitar e poucos e muito poucos estão dispostos a renunciar aos privilégios e ao poder. Imagine-se um papa a sair do Vaticano e a ir morar, fazendo-se pobre, com os pobres de Roma!…Inimaginável!Ninguém o seguiria…Agora a IC tinha que mudar algo para salvar a face tão manchada com o escândalo (pecado?) da pedofilia e o papa Francisco sabia-o melhor que ninguém.

    Curtir

  3. Não achei nada estranho pois morei e fui catequista numa comunidade no RJ e não é raro as crianças irem para igreja por conta própria e fazerem catequese e primeira comunhão por escolha própria, Muitos pais não participam da igreja e nem são católicos, já houve batismo de criança que nem tinha certidão de nascimento. Se não fosse uma igreja para todos a mesma ficaria vazia nesses locais.

    Curtir

  4. Não entendi esse texto, não era preferível um papa mais aberto, mais missionário??? Agora, só faltam querer que o Bento XVI volte a ser o papa.

    Curtir

  5. Nosso! Depois deste artigo começo a admirar muito mais o Papa,mesmo não sendo católico.Um verdadeiro Cristão.Parece ter entendido que Jesus quer misericórdia e não sacrifício e parece ter entendido que o amor é a maior regra a ser seguida, que quebra todos os protocolos e deixa desnuda toda a hipocrisia humana.Nota 100 pra ele.Nunca pensei que fosse sentir tanto orgulho e admiração por um Papa assim.

    Curtir

  6. Parabéns Papa Francisco, “o médico é para os doentes”. Se Falaram Mal de Jesus como escapar das línguas afiadas? O Papa sabe da importância de não ser pedra de tropeço para os irmãos, de que devemos sustentar a fé dos que vacilam. Penso que Ele está sendo Humano, diminuindo as barreiras que o separam do Povo de Deus. É espontâneo, vivo, alegre. Se gera escândalo o perdoemos, pois com toda a certeza Ele age por amor a Deus a Igreja e aos seus irmãos que em hipótese alguma os quer ver diminuírem na fé. Grande é a sua fé e coragem, tiraria a própria roupa para cobrir um irmão necessitado, pois ele se chama FRANCISCO, e quer “reconstruir” a Igreja de Cristo.

    Curtir

  7. Por que tratar como escândalo se são atitudes tão significativas diante do modus operandi até de Jesus Cristo? Não está o querido professor, doutor e frei usando das “insinuações apelativas da mídia” para também obter atenção e fama?
    Devo dizer que é preciosíssimo o artigo, uma inspiração que exalta a ação de Deus, más que podia ter outro chamativo de atenção!

    Curtir

  8. Aplausos!!! Acredito que cada simples gesto papal ,é calculadamente proposital, objetivando escancarar a mente atrofiada dos religiosos que repudiam e excluem em nome de uma moral sem escrúpulos, egoísta e ultrapassada.
    O Criador se diverte!

    Curtir

  9. Que diferença faz a mãe ser casada, solteira ou divorciada? Tiro meu chapéu, sitação civil não vai influenciar em nada. Por causa desses preconceitos idiotas muita gente tem se afastado da Igreja Católica, eu sou exemplo disso, coisas sérias e bem piores vem acontecendo entre os padres e os próprios querem abafar….

    Curtir

  10. Meus cumprimentos ao Papa Francisco. Um homem capaz de entender as reais necessidades humanas, um homem encantador, capaz de com seus atos fazer que cada ser humano enxergue suas próprias misérias existenciais e tenha a oportunidade de refletir sobre elas. Viva Jesus! Viva Francisco! E olha que eu nem sou católico, mas a cada dia me encanto mais com este ser humano, Papa que muito respeito e admiro chamado Francisco. Ele me representa.

    Curtir

  11. Basta olhar na internet e veremos o Papa Bento XVI também batizando crianças na Capela Sistina; meio estranho esse comentário. Será mesmo do Frei Moser?

    Curtir

    • Marcus, frei Moser é um teologo serio. Talvez vc não notou que o “escândalo” é colocado em aspas. Qual o problema de o Papa batizar na Capela Sistina? É muito mais digno do que simplesmente abri-la para turistas
      lboff

      Curtir

  12. Na verdade, o Papa Francisco busca apenas humanizar a Igreja. Trazer para seu meio as atitudes mais sublimes que podemos oferecer ao nosso semelhante que é aceitá-los como são. Abençoa o ato de amamentar, pois este sim, promove a vida e uma vida mais saudável. Por que será que um filho de mãe solteira ou de um casal sem o casamento na igreja ou ainda um fato tão corriqueiro como amamentar pode causar tanto “escândalo” nas pessoas? São diferentes ou menos merecedores de respeito ou consideração? Ou a igreja é boa demais, certa demais para recebê-los? O Papa Francisco apenas os colocou em igual medida a todos os que se dizem “merecedores” da igreja. Que mais uma vez possamos usar como exemplos estas simples atitudes do Papa.

    Curtir

  13. Primeiramente declaro que não tenho nenhuma formação teológica, estou apensas emitindo pensamento, se certo ou errado, não sei.

    Deus não escolheu quem poderia e não poderia participar de suas liturgias, pois, a princípio todos nós somos filhos Dele.
    Penso que talvez, a Igreja numa tentativa de organizar a conduta humana traçou determinadas condutas, sem as quais não poderiam praticar determinados atos, porém, a vida terrena é imprevisível e surpreendente, estando sempre em transformação.
    Recentemente o Papa consolou uma criança que teve seu cachorrinho falecido, dizendo que todos vão para o céu. Ora, se animais vão ou não para o céu – quem sabe? A teologia não é a dona da verdade, como pudemos ver pela própria história, dentre as quais a mais famosas foi a do heliocentrismo, que no ano 2.000 o Papa João Paulo II formalizou um pedido de desculpas por todos os erros cometidos por alguns católicos nos últimos 2.000 anos, incluindo o julgamento de Galileu Galilei pela Inquisição.
    Ora, Dizer a uma criança que um animal é um ser com prazo de validade existencial seria um equívoco, pois, o amor de infância para um cachorrinho é transcendental.
    Por outro lado, no texto em questão, não vejo nada de mais em batizá-las, até por que simplesmente crianças, não podendo serem condenadas pelo “erro” de seus pais.

    Termino com uma frase do livro do Pequeno Príncipe:

    “Meu desenho número 1 era assim. Mostrei minha obra prima às pessoas grandes e perguntei se o meu desenho lhes fazia medo.
    Respondera-me: “Por que é que um chapéu faria medo?”
    Meu desenho não representava um chapéu. Representava uma jibóia digerindo um elefante. Desenhei então o interior da jibóia, a fim de que as pessoas grandes pudessem compreender. Elas têm sempre necessidade de explicações.”

    Deus não precisa de explicação, ele simplesmente é aquele que é.

    Curtir

  14. Sejamos também nós, Franciscos da humanidade onde que através de nossos atos possamos transparecer o rosto de Cristo. Que sejamos maturo para compreender os atos de nosso Papa Francisco … missão difícil ao bispo de Roma, devemos rezar pela vocação do Santo Padre. Paz e Bem!!!

    Curtir

  15. Papa cheio de Misericórdia, e dando muitos exemplos de humanidade para o mundo, pena que as outras instituições Religiosas não encontram um líder para ajudar com esta difícil tarefa que é trazer paz para o mundo, preocupam-se apenas com brigas entre si e criticarem aquilo que a Santa Igreja Católica Apostólica Romana faz, maior exemplo a visita a Cuba onde quebrou várias barreiras.

    Curtir

  16. Quero dá meus parabéns ao nosso papa Francisco, belo exemplo que ele nos dá a igreja precisa sair da radicalidade e se tonar uma igreja mais aberta mais próxima do povo. Acho que escândalo maior é o que certos padres fazem, como pedofilia, Homossexalismo , Adutério, e isso fica impune, a igreja simplesmente só muda eles de paróquia, sem nenhuma correção.

    Curtir

  17. Maria Maura de Morais (Congregação das Irmãs Franciscana Hositaleira da Imaculada Conceição) disse:

    Irmã Maura, fhic
    Graças a Deus que nos presenteou com um Papa Francisco que consegue pelas suas atitudes, pelo seu comportamento profético, anuciar na prática aa encarnação do Verbo – Jesus de Nazaré.
    Eu fiquei pensando… Batizar as crianças na Capela Cistina prefigura a vida de todos os filhos de Deus na ceu eternamente quando chegar o momento para cada uma das criaturas humanas.
    Parabéns ao Papa Francisco! Cada dia ele se parece mais com Jesus Cristo! Eu percebo que o Papa Francisco vive a ética cristã verdadeiramente! Afinal, tudo que Deus fez é para todos nós, inclusive a Capela Cistina.
    Que Deus o abençoe e o guarde sempre! Nossa Senhora o proteja todos os dias da sa vida!

    Curtir

  18. Parabéns, Papa Francisco, na sua simplicidade, o senhor agiu como Jesus ageria, porque ele veio para todos, se a mãe da criança é solteira ou se o casal é casado só no civil, isto é de menos, pois as crianças têm todo direito de serem batizadas e acolhidas,como diz o Papa Francisco, a Igreja é uma mãe,e esta de braços abertos para acolher todos os filhos que a procura.

    Curtir

  19. Papa Francisco com certeza encontrará muitas pedras no caminho,mesmo no seio da própria igreja,assim como Jesus encontrou no seio de sua comunidade na pessoa de Judas .Mas Francisco está como uma Luz em meio às trevas .Como disse Jesus, ‘ VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO Mt 5,14 ” É por isso que em tão pouco tempo de seu papado está dando tanto o que falar , e será assim até o fim . Mas uma coisa tenho certeza .Haverá dois tempos distintos na Igreja Católica. A primeira antes de Francisco, e a segunda depois de Francisco, que com certeza não será a mesma .EIS QUE UMA LUZ BRILHOU NA ESCURIDÃO ! Para aqueles que não querem enxergar a verdade ele será pedra de tropeço, mas para os que a buscam com certeza será um guia .E pra você, o que ele é ?

    Curtir

Deixe um comentário