Como cuidar de nossa Casa Comum

Hoje para cuidar da Terra como nos sugeriu detalhamete o Papa Francisco em sua encíclica “Cuidado da Casa Comum” exige-se “uma conversão ecológica global”, “mudanças profundas nos estilos de vida, nos modelos de produção e de consumo, nas estruturas consolidadas de poder”(n.5). Esse propósito jamais será alcançado senão amarmos efetivamente a Terra como nossa Mãe e soubermos renunciar e até sofrer para garantir sua vitalidade para nós e para toda a comunidade de vida (n.223). A Mãe Terra é a base que tudo sustenta e alimenta. Nós não podemos viver sem ela. A sistemática agressão que sofreu nos últimos séculos tiraram-lhe o equilíbrio necessário. Eventualmente, poderá continuar pelos séculos afora, mas sem nós.

No dia 13 de agosto deste ano de 2015 ocorreu o Dia da Sobrecarga da Terra (The Earth Overshoot Day), dia em que se constatou a ultrapassagem da biocapacidade da Terra em atender as demandas humanas. Precisa-se de 1,6 planeta para atendê-las. Em outras palavras. Isso demonstra que o nosso estilo de vida é insustentável. Nesse cálculo não estão incluidas as demandas da inteira comunidade de vida. Isso torna mais urgente a nossa responsabilidade pelo futuro da Terra, de nossos companheiros de caminhada terrenal e de nosso projeto planetário.

Como cuidar da Terra? Em primeiro lugar há que considerar a Terra como um Todo vivo, sistêmico no qual todas as partes se encontram interdependentes e interrelacionadas. A Terra-Gaia fundamentalmente é constituída pelo conjunto de seus ecossistemas e com a imensa biosdiversdade que neles existe e com todos os seres animados e inertes que coexistem e sempre se interrelacionam como não se cansa de afirmar o texto papal, bem na linha do novo paradigma ecológico.

Cuidar da Terra como um todo orgânico é manter as condições pré-existentes há milhões e milhões de anos que propiciam a continuidade da Terra, um super Ente vivo, Gaia. Cuidar de cada ecosistema é compreender as singularidades de cada um, sua resiliência, sua capacidade de reprodução e de manter as relações de colaboração e mutualidade com todos os demais já que tudo é relacionado e includente. Compreender o ecosistema é dar-se conta dos desequilíbrios que podem ocorrer por interferências irresponsáveis de nossa cultura, voraz de bens e serviços.

Cuidar da Terra é principalmente cuidar de sua integridade e vitalidade. É não permitir que biomas inteiros ou toda uma vasta região seja desmatada e assim se degrade, alterando o regime das chuvas. Importante é assegurar a integridade de toda a sua biocapacidade. Isso vale não apenas para os seres orgânicos vivos e visíveis, mas principalmente para os microorganismos. Na verdade, são eles os ignotos trabalhadores que sustentam a vida do Planeta. Diz-nos o eminente biólogo Edward Wilson que “num só grama de terra, ou seja, menos de um punhado de chão, vivem cerca de 10 bilhões de bactérias, pertencentes a até 6 mil espécies diferentes”(A criação, 2008,p.26). Por aí se demonstra, empiricamente, que a Terra está viva e é realmente Gaia, superorganismo vivente e nós, a porção consciente e inteligente dela.

Cuidar da Terra é cuidar dos “commons”, quer dizer, dos bens e serviços comuns que ela gratuitamente oferece a todos os seres vivos como água, nutrientes, ar, sementes, fibras, climas etc. Estes bens comuns, exatamente por serem comuns, não podem ser privatizados e entrar como mercadorias no sistema de negócios como está ocorrendo velozmente em todas as partes. A Avaliação Ecosistêmica do Milênio, inventário pedido pela ONU de uns anos atrás, no qual participaram 1.360 especialistas de 95 países e revisados por outros 800 cientistas trouxeram resultados amedrontadores. Entre os 24 serviços ambientais, essenciais para a vida, como água, ar limpo, climas regulados, sementes, alimentos, energia, solos, nutrientes e outros, 15 estavam altamente degradados. Isto sinaliza claramente que as bases que sustentama vida estão ameaçadas.

De ano para ano, todos os indices estão piorando. Não sabemos quando esse processo destrutivo vai parar ou se transformar numa catástrofe. Havendo uma inflexão decisiva como o temido “aquecimento abrupto”, que faria o clima subir entre 4-6 graus Celsius, como advertiu a comunidade científica norte-americana, conheceríamos dizimações apocalípticas afetando milhões de pessoas. Temos confiança de que iremos ainda despertar. Mais que tudo cremos que “Deus é o Senhor soberano amante da vida”(Sb 11,26) e não deixará acontecer semelhante Armagedom.

Cuidar da Terra é cuidar de sua beleza, de suas paisagens, do esplendor de suas florestas, do encanto de suas flores, da diversidade exuberante de seres vivos da fauna e flora.

Cuidar da Terra é cuidar de sua melhor produção que somos nós seres humanos, homens e mulheres especialmente os mais vulneráveis. Cuidar da Terra é cuidar daquilo que ela através de nosso gênio produziu em culturas tão diversas, em línguas tão numerosas, em arte, em ciência, em religião, em bens culturais especialmente em espiritualidade e religiosiadade pelas quais nos damos conta da presença da Suprema Realidade que subjaz a todos os seres e nos carrega na palma de sua mão.

Cuidar da Terra é cuidar dos sonhos que ela suscita em nós, de cujo material nascem os santos, os sábios, os artistas, as pessoas que se orientam pela luz e tudo o que de sagrado e amoroso emegiu na história.

Cuidar da Terra é, finalmente, cuidar do Sagrado que arde em nós e que nos convence de que é melhor abraçar o outro do que rejeitá-lo e que a vida vale mais que todas as riquezas deste mundo. Então ela será de fato a Casa Comum do Ser.

42 comentários sobre “Como cuidar de nossa Casa Comum

  1. CREO QUE EL GRAN PROBLEMA DE LA HUMANIDAD ES LA INCOMPRENSIÓN (NO EL DESCONOCIMIENTO…) DE LA NATURALEZA
    LA CIENCIA HACE RATO QUE NOS VIENE ALERTANDO.
    TANTO COMO EL PENSAMIENTO DE MUCHOS LÍDERES POLÍTICOS POSTERIORES AL (POR EJEMPLO J. D. PERÓN, 19/01/1972)
    PERO LA CULTURA CONSUMISTA, DE LA MANO DE LA PSEUDO CIENCIA DE LA ECONOMÍA Y EL “PROGRESISMO” DEL DIOS DINERO, NO PARECE – NI QUIERE – TOMAR NOTA

    DE LA MANO DE ESTOS ÚLTIMOS “VALORES” LA ESPECIE HUMANA ESTÁ HOY CONVERTIDA EN UNA PLAGA, DETRÁS DE SUS TRES INMUTABLES LEYES
    1°, ROMPE EL EQUILIBRIO
    2°, DEPREDA EL MEDIO
    Y 3°, SE DEVORA A SÍ MISMO…

    LA CULTURA INTUITIVA DE MUCHOS PUEBLOS (LA ANDINA Ó LA HINDU, POR EJEMPLO…) ANTES
    Y LA REVOLUCIÓN DEL CONOCIMIENTO RACIONAL DEL SIGLO XX DE LA CULTURA OCCIDENTAL, MAS TARDE… NO DEJAN DUDAS
    LA TIERRA (GAIA Ó PACHA-MAMA…) ES UN SER VIVO, QUE SOLO ESTÁ REACCIONANDO ANTE LA AGRESIÓN DEL HOMBRE
    LAS LEYES INMUTABLES DEL FLUJO DE ENERGÍA QUE RIGE EL UNIVERSO QUE NOS CONTIENE
    Y EL MILAGRO ÚNICO EN TODO ÉL, DE LA VIDA SOBRE “ESTA NUESTRA ÚNICA TIERRA”… NO ADMITE DISCUSIONES
    DESCONOCER ELLO – COMO HASTA AQUÍ – ES COMO SERRUCHAR LA RAMA DEL ÁRBOL DE LA CUAL ESTAMOS COLGADOS !
    Y ASÍ, MIENTRAS FESTEJAMOS EL DÍA DEL NIÑO, IRÓNICAMENTE HEMOS PERDIDO LA CONCIENCIA DE QUE…
    “LA TIERRA NO ES UNA HERENCIA DE NUESTROS PADRES, SINO UN PRÉSTAMO TOMADO DE NUESTROS HIJOS”
    CASI EN EL FINAL DE LA ERA ÍNTER-GLACIAL…
    EL INSTINTO DE CONSERVACIÓN DE LA ESPECIE PARECIERA ESTAR ABANDONÁNDONOS..!

    Curtir

  2. O planeta Terra está se deteriorando aos poucos, por culpa de muitos que visam dinheiro acima de qualquer custo. Seria necessário uma conversão ecológica global, como citado na segunda linha do primeiro parágrafo, porém países altamente desenvolvidos não abrem mão, perdendo um pouco para um bem maior( salvar o planeta Terra) , e as consequências estão vindo aos poucos. Nada irá adiantar, se poucos países se comprometerem se os principais destruidores não cessarem. O mais irônico da história, seria o próprio ser humano estar destruindo as suas riquezas naturais de forma tão ignorante e irracional.A Terra irá um pouco mais adiante, porém sem nós. Se não houver uma mudança global séria, pode esperar que o pior está por vir.

    Curtir

  3. Vejo que você se preocupa com a nosso planeta Terra .Eu vejo que voce quer preserva a nossa cultura e nosso bioma.Tem pessoas que não se preocupa com a natureza.

    Curtir

  4. As pessoas agem como se a Terra fosse só mais um planeta no sistema solar , elas se esquecem que moramos aqui , nossos suprimentos vem dela , mas o seu devido valor não damos , só sabemos destruí – la , os recursos estão acabando e o homem não para, estamos matando nossa casa , o lugar onde nos mantem vivos , se a matarmos morreremos juntos .
    Um dos maiores problemas que enfrentamos hoje é o aquecimento global , os verões, a cada ano mais quente, a população corre pras árvores e pra água , e mesmo assim as pessoas não percebem que o que está acontecendo é culpa nossa e dos nossa ancestrais , isso lembra a terceira lei de newton , para cada ação existe uma reação, estamos agindo , mas coitado de nos quando vier a reação .
    Ainda há tempo de mudar , de salvar nossa casa , de dar a ela seu devido valor , de diminuir os problemas naturais , que só prejudicaram a nos mesmo , é irônico vê que nos destruirmos e que nos mesmos nos prejudicamos,precisamos querer mudar , querer melhorar.

    Curtir

  5. Salvar a Terra. Essa será a grande missão da humanidade. Plantamos hoje algo terrível, que no futuro próximo iremos colher com uma grande amargura e sofrimento. Pensar em formas de melhorar está sempre sobrando, mas colocar em prática é o que falta. Este texto ensina bem o que devemos fazer com o nosso planeta, cuidar. Se cada um de nós, principalmente os mais “poderosos” tivéssemos consciência do que pode acontecer, não chegaria a este ponto, aonde a Terra pede socorro.

    Curtir

  6. Eu achei esse texto bem interresante pois mostra como cuidar melhor do nosso planeta e sobre nossos habitos pessoais que prejudicam o meio-ambiente e nossas gerações futuras

    Curtir

  7. O texto narra claramente,sobre a responsabilidade de cada um de nós,de mantermos,a terra mãe respirando com seu próprio pulmão. É notório que o mundo está muito preoculpado, com o futuro do nosso planeta, os homens tão poderosos das grandes nações,que tem o poder de mudar o destino do nosso planeta falam muito,e pouco fazem. sabemos que a nossa camada de ozônio está cada dia perdendo sua capacidade, e com isso a temperatuda do nosso planeta aquece muito a cada dia, as chuvas estão diminuindo assustadoramente, basta observarmos o que aconteceu nos últimos mêses em alguma regiões do Brasil . Não precisamos só de palavras bonitas, e de textos emocionantes, e sim de medidas rápitas e severas, para que possamos viver em um mundo sustentável onde pretendemos vivermos por muitos anos e criar nossos filhos .

    Curtir

  8. O que mais me deixa admirada nesse texto, é a forma que o autor passa sua preocupação com a Terra aos leitores. O bom seria se todos fôssemos iguais à ele, se importa com uma coisa tão simples, mas tão importantes para todos nós. A verdade é que os seres humanos não se importam em cuidar da Terra, em acabar com os males que está destruindo nosso planeta.
    Estamos sofrendo com esse aquecimento global, com esse calor e essa seca insuportável, e o pior de tudo é saber que tende a piorar se os seres humanos não tomar uma decisão de parar de destruir a Terra. E já estamos sofrendo com todo esse aquecimento, imagine daqui uns anos? Cuidar do Planeta, é o que devemos fazer!

    Curtir

  9. o texto é bem interessante pois fala que devemos cuidar da Terra como cuidamos da nossa vida e da nossa casa, devemos diminuir os danos pois um dia pode acabar tudo. Nós esquecemos que o planeta Terra é o nosso lar, e que sem ele não teremos onde viver .

    Curtir

  10. Alguns humanos estão fazendo coisa agora que eles mesmo vão colher no futuro ir essas coisas nao serão boa, ja outros seres humanos estão plantando algo agora para colher coisas boa no futuro. Mais por causa de uns nois todos vamos sofrer 👎

    Curtir

  11. Primeiramente Leonardo Boa Noite.
    Gostaria de dizer que o seu texto “Como cuidar de nossa Casa Comum” ficou muito interessante pois você esclarece muito bem as palavras sobre como cuidar da Terra dar idéias de como manter isso. Sei que muitas pessoas não se importam com esse texto com esse assunto por isso nosso mundo está se acabando aos poucos, mas se parassem para pensar o nosso mundo seria completamente diferente.

    Curtir

  12. Hoje em dia, as pessoas estão tão consumistas, que esquecem de cuidar de um bem maior, que é a Terra, esquecem que se não cuidarem, um dia vai acabar. Estamos tão individualistas, que não nos preocupamos com nada, deixamos de lado o zelo pelas coisas. Então, esse texto serve de alerta para que possamos cuidar mais da Terra, para prestarmos mais atenção no que fazemos, porque se continuarmos assim, no futuro, vai ter uma enorme consequência.

    Curtir

  13. Nome: guilherme duarte N:15 Turma:1D
    Esse texto é bem interresante pois fala de como cuidar melhor do nosso planeta e sobre nossos habitos que atrapalham o meio-ambiente e nossas vidas.

    Curtir

  14. Achei o texto muito interessante porque essa é a verdade! Devemos cuidar da terra porque é nosso lar e devemos preservar para não acaba-lo.

    Curtir

  15. O ser humano está acabando com a vida da Terra e esta situação só vai piorar se as pessoas não pararem de fingir que não existe problemas para serem resolvidos.A gente é egoísta e só pensamos no nosso bem-estar e deixamos de lado o que realmente merece ser tratado com todo respeito oe amor, e não basta nos preocupar é ficar de braços cruzados.Vamos mudar nossos maus hábitos enquanto há tempo, pois amanhã pode ser tarde.

    Curtir

  16. O homem de hoje deveria pensar bastante antes de fazer algo ruim ao planeta , porque se destruirmos ele aos poucos o que seremos sem ele ? , como irá ser o nosso futuro ou o futuro da nossa própria Terra ? , devemos cuidar dela como se fosse um parente querido , então concordo com o texto do Leonardo Boff.

    Curtir

  17. Thiago Pacheco n° 37

    É um ótimo texto que informa sobre problemas do planeta Terra, e um ótimo texto que fala de como devemos lidar com isso tudo. Apesar de ser um texto que não abranger muito bem o assunto que ele mesmo aborda, é um texto que recomendaria a muitos à lerem, pois seu conteúdo, mesmo sendo pequeno, é de grande importância, e trás coisas novas, um jeito novo de olhar para o planeta, um jeito com mais carinho, um jeito espiritual e quase que poético de entender o que é o planeta e porque devemos cuidar dele.

    Curtir

  18. Primeiramente meus parabéns ao Leonardo! Todos os dias é nos dito para melhorarmos mas, creio que esse melhorar é em tudo, desde de diminuir o tempo no banho até ir caminhando para o trabalho. Do que adianta termos consciência e estarmos a pá de tudo se não mudamos? É triste ver que as pessoas não se importam com a nossa Casa em comum, gostaria de um dia acordar e ver que as mudanças estão acontecendo a começar por mim. #Humanosacordem

    Curtir

  19. Temos que cuidar da terra como cuidamos da nossa casa deixá la sempre limpa e livre de lixos, afinal a terra é nossa casa, a pesar de milhões de conscientizações as pessoas se passam por ignorantes ppr fingirem não saber do que se trata e fechando os olhos pra aquilo que ainda não atingiu ela, nesse caso falta o amor pela nossa casa comum falta simplesmente educação falta simplesmente pessoas divergentes que mudam essa situação que pensam diferente e querem mudar a realidade em que vivemos hoje.

    Curtir

  20. No texto Leonardo nos faz pensar o que estamos causando a nossa terra e o que estamos fazendo não está prejudicando só a ela e também a nós , pois é nosso lá se não estamos sabendo cuidar dela como vamos saber nos cuidar , tudo o que fazemos destrói a nos mesmo pois tudo o que ele fala e que nós causam o que está acontecendo , nós próprios nos prejudicamos , como defendemos causas que nós mesmo fazemos , se o ser humano percebe o quanto ele próprio causa a sua derrota a nossa terra séria melhor . E o problema do ser humano e que não pensa no que está ao seu redor , ele virou um ser individualista , porém o ser humano deveria perceber que não depende só dele para viver .

    Curtir

  21. Nós seres humanos precisamos realizar mudanças em nossos hábitos de vida para preservarmos a Terra para nós e para as gerações futuras.
    Para alcançarmos a evolução, principalmente tecnológica, atacamos nossos bens naturais que em um futuro não muito distante nos farão falta.
    A natureza nos dá indícios de que está sofrendo todos os dias, quando começarmos a amá-la como parte de nossas vidas conseguiremos cuidar do seu bem-estar, trazendo assim durabilidade para os seus recursos e poderemos usurfruir do seu melhor pro longos anos.
    Com hábitos simples como economizar luz e água, se cada um fizer a sua parte, podemos salvar ao nosso planeta e a nós mesmos. Antes disso, contudo, precisamos amá-lo.

    Curtir

  22. O planeta Terra está se deteriorando aos poucos, por culpa de muitos que visam dinheiro acima de qualquer custo. Seria necessário uma conversão ecológica global, como citado na segunda linha do primeiro parágrafo, porém países altamente desenvolvidos não abrem mão, perdendo um pouco para um bem maior( salvar o planeta Terra) , e as consequências estão vindo aos poucos.

    Curtir

  23. Eu acho que o grande problema da humanidade é a incompreensão (e nao a ignorância …) da natureza ciência tem sido ha muito tempo alertando-NOS. Tanto quanto o pensamento de muitos lideres !

    Curtir

  24. Texto muito bem escrito, concordo plenamente com seus dizeres. O planeta é essencial para a vida do ser humano, que infelizmente é ganancioso demais para pensar nas próximas gerações que serão as grandes prejudicadas desse total descontrole ecológico da atualidade.
    No ultimo parágrafo onde assim diz:”Cuidar da Terra é, finalmente, cuidar do Sagrado que arde em nós e que nos convence de que é melhor abraçar o outro do que rejeitá-lo e que a vida vale mais que todas as riquezas deste mundo.” Acredito que com a individualidade e a ambição desmedida da humanidade atualmente acaba tornando esse cenário uma utopia, entretanto acredito que o texto definiu de forma sublime o significado de “Cuidar da Terra”.

    Curtir

  25. Estou de acordo com o autor,pois o homem vem maltratando a natureza como se ela fosse um recurso inesgotável, só que não é bem assim a cada dia que passa a Terra sofre mais e mais. E por causa da falta de cuidado do Ser humano os serviços ambientais como água, ar limpo e muitos outros estão claramente ameaçados, significando que, temos que cuidar do planeta com a consciência de que sem ele não há vida.

    Curtir

  26. Eu gostei muito do seu texto “como cuidar de nossa casa comum” , porque oferece uma importante contribuição para mudanças profundas nos estilos de vida

    Curtir

  27. O ser humano é perigoso a ponto de destruir tudo em seu caminho para obter o que deseja, perdendo tempo e sonhando até o amanhecer acordando vendo caos e desordem sem nenhuma reação,até que seja tarde demais para refletir

    Curtir

  28. Esse texto e interessante pois fala abertamente a realidade do nosso planeta oque irá acontecer, mais cedo ou mais tarde pois e um problema responsabilidade humana pois nos jogamos gases na atmosfera, poluimos os rios e oceanos, nos cortamos as árvores (dismatamos), e a tendência e que piore cada vez mais se nos não tomarmos uma atitude imediatamente.

    Curtir

  29. Achei o texto muito interessante. Porém o que mais me chamou a atenção foi a parte que ele fala “Mãe Terra”. E pensando bem a Terra e realmente nossa mãe, pois e nela que nós encontramos nossos alimentos é na Terra que vivemos é onde moramos a Terra e o nosso lar. E nós só deveríamos cuidar daquilo que nos mantém vivos, que nos alimenta, mas ao invés disso nos só destruímos: desmatando, poluindo e degradando o nosso lar. Tudo isso por causa de dinheiro? As pessoas estão tão obcecadas em ganhar dinheiro que isso acaba sendo mais importante do que a sua própia vida.

    Curtir

  30. bom esse texto e bem explicativo, a cuidar no planeta terra em que vivemos não degradando e sim preservando.

    Curtir

  31. o texto é bem interessante pois fala que devemos cuidar da Terra como cuidamos da nossa vida e da nossa casa.

    Curtir

  32. Concordo plenamente, Precisamos abrir nossos olhos e ver o que está acontecendo, cada ano que passa só piora, o calor aumenta, e a poluição só cresce! Se cada um fazer sua parte podemos ir além …

    Curtir

  33. “O que temos de fazer?

    O mundo está banhado de medo e vergonha.
    Daí o nascer das trevas surgirá da raiz de uma árvore morta.
    O dia será escuro, frio, só
    A noite será quente, tanto capaz de queimar seus dedos,
    a lua será verde de doença e vermelha de sangue.
    As trevas reinarão diante de uma serpente ao encobrir
    o mundo.
    O Ragnarok, o 2012, o Apocalipse,
    o fim dos tempos conhecidos por nós.
    O mar se encherá de sangue, a terra virará areia,
    as arvores serão quebradas,
    O ar se encherá de gritos, e o muno reinará sobre os cegos.

    Mas uma flor florescerá,
    A flor primitiva da felicidade, depois queimará,
    Mas daí já vai ter iluminado um cego, que verá e espalhará
    A ideia que temos que mudar.”
    (Matheus Gabriel)

    Curtir

  34. Claramente o texto fala das nossas obrigações ,mas nossa terra está acabando de pouco em pouco porque certamente nos humanos não ligamos para ela não pensamos que ela e nossa casa aonde devemos protege lá para que vivemos mais ,mas simplesmente somos destruidores , se continuarmos a maltrata a nossa veremos o que estamos plantando ,iremos colher mais na frente e serão consequências drásticas

    Curtir

  35. Concordo com o que foi escrito por Leonardo Boff, hoje em dia as pessoas não estão mais se preocupando com o nosso planeta, só estão pensando em si mesmos.
    Devemos cuidar melhor do nosso planeta, para que o futuro possa ser melhor; tenho a plena certeza que ninguém quer ver um familiar sofrer no futuro, por uma besteira que nos fizemos.

    Curtir

  36. Na realidade eu concordo com p texto do Leonardo, porque realmente a terra é a nossa casa e devemos cuidar muito bem do nosso lar. A Terra nos oferece tudo o que precisamos, água, lar, oxigênio, nutrientes, fibras, sementes, etc, sem isso não teríamos nem vida, por isso devemos agradecer a Deus por ter nos dado um lugar tão maravilhoso para morar, mas não é só agradecer num simples “obrigada”, devemos agradecer cuidando, ou seja, não desmatando, não poluindo os mares, rios, lagos, o ar, etc. Mas, além de cuidar da Terra devemos cuidar dos seres que habitam nela, como os animais e os seres humanos, pois como Leonardo disse, “Cuidar da Terra é, finalmente, cuidar do sagrado que arde em nós e que nos convence de que é melhor abraçar o outro do que rejeitá-lo…”.

    Curtir

  37. Isto está se tornando um problema mundial,as pessoas não estão tendo a consciência do que está acontecendo atualamente,então devemos abrir o olho para mundo e tentar mudar isso,para termos um ambiente melhor!Esse seu texto eu achei muito interessante,vejo que você se inporta com o nosso ambiente,e que pena que existem poucas pessoas como você!

    Curtir

  38. Muito bem inscrito esse artigo, agora basta a conscientização das pessoas para vivermos num mundo melhor!

    Curtir

Deixe um comentário