Os derrotados nas urnas querem ganhar pelo poder e não pelo direito

No emaranhado das discussões atuais relativas à corrupção importa desocultar o que está oculto e que passa desapercebido aos olhos pouco críticos. O que está oculto? É a vontade persistente dos grupos dominantes que não aceitam a ascensão das massas populares aos bens mínimos da cidadania e que querem mantê-las onde sempre foram mantidas: na margem, como exército de reserva para seu serviço barato.

A investigação jurídico-policial dos crimes na Petrobrás que envolve grandes empreiteiras e o PT envolve também muitos outros partidos, como o PPS, o PMDB e o PSDB, beneficiados com subsídios e propinas para suas campanhas. Por que ela é conduzida de forma a se centrar unicamente nos membros do PT? O objetivo principal parece não ser a condenação dos malfeitos, que obviamente devem ser investigados, julgados e punidos. Mas o PT não está sozinho nesse imbróglio. A maioria dos grandes partidos estão metidos nele. Quem deles não recebeu milhões da Petrobrás e das empreiteiras para suas campanhas? Por que o Ministério Público, a Polícia Federal e o juiz Sergio Moro não os investiga já que pretende limpar o pais? Alguém desses candidatos vendeu sua casa de campo, seu sítio ou algum bem para financiar sua campanha milionária? Financiaram-se pelo caixa 2 ilegal mas tido como prática corrente na nossa democracia de baixíssima intensidade.

É ingênuo e enganador pensar que estas instâncias, inclusive os vários níveis da justiça nos seus mais altos escalões não venham imbuídos de intenções e de ideologia. Que nos digam os clássicos da ideologia como Jürgen Habermas e Michel Foucault que demonstraram não haver nenhum espaço social imune à interesses e por isso à presença da ideologia e que não seja movido por algum propósito. É próprio do discurso ocultador dos golpistas enfatizarem a completa independências destas instâncias e seu caráter de imparcialidade.  A realidade do passado e do presente revela bem outra coisa, especialmente quanto ao juiz Sergio Moro.

Um determinado propósito ideológico dos vários órgãos de poder vinculados ao poder policial, jurídico e de alguns das supremas cortes articulados com meios de comunicação privados de âmbito nacional, de reconhecido caráter conservador, quando não reacionário e antipopular, serviria de laço de ligação entre todos com a intenção de garantirem certo tipo de ordem que sempre os beneficiou e que agora com o PT e aliados foi posta em xeque.

Por que a tentativa sistemática de desmontar a figura de Lula, levado sob vara para depor na PF, depois de tê-lo feito antes por três vezes? É a vontade perversa de destruí-lo como referência para todos aqueles que veem nele o político vindo dos fundões de nosso país, sobrevivente da fome e que, finalmente, com seu carisma, galgou o centro do poder. Ele conferiu a coisa mais importante para uma pessoa: sua dignidade. O povo sempre era tido pelos donos do poder como Jeca-Tatu, plebe ignara e rebotalho. Sofrido, cansou de ver frustrada sua esperança de melhorias mínimas. A conciliação entre as classes, tônica de nossa sociedade política, sempre foi para aplainar o caminho dos grupos poderosos e negar benefícios ao povo. Com o PT houve uma inflexão neste lógica excludente.

Agora vem à tona o mesmo propósito das classes que não aceitaram que, um dia, foram apeadas do poder. Querem voltar a qualquer custo. Dão-se conta de que, pela via eleitoral não o conseguirão, por causa da mediocridade de seus líderes e por falta de qualquer projeto que devolva esperança ao povo, súcubos que são do poder imperial globalizado. Querem consegui-lo manipulando as leis, suscitando ódio e intolerância como nunca houve nesta proporção na nossa história. É a luta de classes, sim. Esse tema não é passado. Não é invenção. É um dado de realidade. Basta ver como se manifesta nas mídias sociais. Parece que a boca do inferno se abriu para o palavrão, para a falta de respeito, pela vontade de satanizar o outro.

A política não é feita de confronto de ideias, de projetos políticos e de leituras diferentes de nossa situação de crise que nã é só nossa mas do mundo. É algo mais perverso: é a vontade de destruir Lula, de liquidar o PT e colocá-lo contra o povo. Temem que Lula volte para completar as políticas que foram boas para as grandes maiorias e que lhe deram consciência e dignidade. O que os donos do poder mais temem é um povo que pensa. Querem-no ignorante para poder dominá-lo ideológica e politicamente e assim se garantir no privilégio.

Mas não o conseguirão. São tão obtusos e faltos de criatividade em sua fome de poder que usam as mesmas táticas de 1954 contra Vargas ou de 1964 contra Jango. Tratava-se sempre de deter os reclamos do povo por mais direitos, o que implicava a redução dos privilégios e uma melhora da democracia. Mas os tempos são outros. Não vão prosperar pois já há um acúmulo de consciência e de pressão popular que os levará à irrisão, não obstante seus porta-vozes mediáticos, verdadeiros “rola-bosta” que recolhem o que acham de ruim para continuarem a mentir, a distorcer, a inventar cenários dramáticos para desfalcar a esperança popular e assim alcançar seu retorno com a força e não com direito democrático. Porém “no, no pasaran”…

Leonardo Boff, não é filiado ao PT mas interessado nos destinos dos mais sofridos de nosso pátria que o PT ajudou a tirar da miséria.

49 comentários sobre “Os derrotados nas urnas querem ganhar pelo poder e não pelo direito

  1. CREO QUE LAS REFLEXIONES DE PABLO SOLÓN SOBRE “LOS NUEVOS RICOS” PUBLICADO AQUÍ MISMO, REFLEJA MUY BIEN LO QUE ESTÁ PASANDO CON MUCHA, MUCHA DIRIGENCIA LATINOAMERICANA

    QUE CONSCIENTE DE LA INJUSTICIA SOCIAL REINATE ENFRENTA ELLA HASTA LLEGAR AL PODER, PARA DESPUÉS TERMINAR ENVUELTA POR EL MISMO SISTEMA QUE VINO A COMBATIR

    NO ESTOY DEFENDIENDO NI ACUSANDO A NADIE, DIGO QUE SOLO CON VIDAS EJEMPLARES COMO LA DE FRANCISCO O PEPE MUJICA ES POSIBLE ESCAPAR A ESA TERRIBLE Y TENEBROSA EMBOSCADA… QUE TAN BIEN NOS ALERTA EL CITADO AUTOR

    Curtir

  2. Com todo respeito. Sempre me espelhei em suas idéias , seu caráter e sua inteligência. Aprendi a navegar nos seus textos nos seus ideais. Obrigada por me tirar do ostracismo.

    Curtir

  3. Boa noite, admiro sua forma de pensar Leonardo Boff, a Libertação não morreu como muitos pensam, a Libertação não ficou na década de 70! A Libertação se adapta a seu tempo, seja lutando contra uma ditadura militar, seja contra a ditadura midiática! Lutamos contra o Neoliberalismo de FHC e hoje contra o eminente Golpe do PIG. Seja pelas questões da Terra ou pela falta de terra, na mão do trabalhador rural! A Libertação ao contrário das atuais teologias das prosperidade é uma Teologia Viva que tem como base compartilhar os bens em comum e o amor, um amor que respeita as diferenças e acolhe o novo; o amor Cósmico que sempre se expande!

    Curtir

  4. A distribuição do conhecimento é essencial para distribuir renda. A apropriação privada da tecnologia e do conhecimento sempre foi instrumento de poder. O mencionado “poder mundial globalizado”, acabou de obter expressiva vitória com a sanção em 11 de janeiro de 2016 da Lei 13.243, que privatizou toda tecnologia gerada pelas universidades e intituições de pesquisa do Brasil. Essas instituições eram públicas, agora são de fachada pública, financiadas com recursos públicos e com núcleo de pesquisa privado.

    Curtir

  5. Caro Prof,

    Fui por muito tempo um grande admirador seu e do PT e suas politicas “assistencialistas”, entretanto vejo os últimos defensores do tal partido quererem justificar a corrupção dos mesmos, apontando a corrupção de outros partidos na qual devem ser julgados tão qual, vejo que essas pessoas não querem aceitar que aqueles que vieram do “povo” foram tão corruptos quanto a tal “elite” que governou por anos e que o sr diz querer tomar o poder a qualquer custo.
    Na minha opinião todo esse cenário politico do nosso país, de nada demonstra a politica que li nos livros de Platão como A Republica ou na Política de Aristóteles, na qual governar se resume exime-se do eu em prol da sociedade, creio que isso seja reflexo da tão exaltada democracia, na qual permite que “todos” tenham direito em governar, sendo assim deixando um possível tirano ser esse governador, como descreve Platão.
    Creio que seja perverso não a vontade de destruir Lula, é sim a de defensores do partido e do mesmo, o exaltarem depois de tudo que está sendo apurado, é perverso o governo que o sr tanto defende se autointitular “Pátria Educadora”, em contra partida corta mais de 10,5 bilhões ano passado da educação, creio que o sr em resposta irá dizer que esse governo tirou milhões da pobreza, com seus programas sociais, entretanto pela sua corrupção ele está aos poucos devolvendo esses mesmo que ele próprio tirou.
    No inicio deixei entre aspas o termo assistencialistas, pois de inicio achava fantástico essa politica petista, porém vejo as mesma como medidas remediadoras do problema, pois de nada adianta criar vagas de Fies, Prouni (na qual foram drasticamente cortadas esse ano) se fosse não investe na educação primaria, pois teremos diversos universitários, porém com o auto índice de analfabetismo funcional na qual se encontra o ensino superior nacional, de nada adianta criar bolsas famílias, minha casa minha vida se a educação não é dada, é como o velho ditado em que você da a vara mas não ensina a pescar.
    Por fim encerro, dizendo que não sou defensor de partido A,B ou C, tanto que não votei nem em Dilma nem Aécio na ultima eleição, creio que todos os partidos e políticos devem ser investigados e condenados se os mesmos forem corruptos, mas não se pode querer “defender” os seus por que o outro também rouba, assim ainda espero que o partido que o sr defendeu em seu texto, demostre ser uma Pátria Educadora, pois o fatos não estão dando suporte para essa auto intitulação.

    Curtir

  6. Concordo com BOFF ao dizer da forma igual de corrupção de outros partidos, contudo o PT , pelo acirrado discurso, pregação de ética e de moralidade , escorregou muito na lama , inegável alguns benefícios coletivos , camada + pobre beneficiada mas a corrupção, enrequecimento de líderes, desrespeito ao povo nem um pouco merece aplauso !!!

    Curtir

  7. Prezado Leonardo Boff
    Minhas mais altas estimas e admiração pela sua história.
    No entanto, venho por meio desta, expressar o contraditório ao seu pensamento aqui registrado.
    Ao meu ver, o PT e o sr. Luiz Inácio Lula da Silva são uma verdadeira vergonha à esquerda brasileira.
    Não compreendo como tantas mentes brilhantes de nossa esquerda defendam esse partido e esse senhor, traidores daqueles que desejam a justiça social em nosso maltratado país.
    E aqui brevemente discorro meus argumentos
    Discordo que o governo do PT “ajudou a tirar o país da miséria”. Muito além de dados estatísticos, o que vivenciamos é que direitos básicos permanecem fora do alcance de milhões de brasileiros. Sou médico e trabalhei em um posto de saúde em uma região rural do nordeste e lá vi o “retrato do Brasil do PT”, pessoas com celular, TV e moto, mas sem rede de esgoto, crianças em escolas precárias, agricultura rudimentar, aumento dos índices de homicídios e tráfico de drogas, acesso a um sistema de saúde precário, incapaz de fornecer o mínimo como medicações básicas. Que justiça social é essa do PT? Acesso a bens de consumo, mas sem acesso a direitos básicos de saúde, educação, segurança. E já se foram 14 anos de governo petista… Que inclusão social é essa? Como médico, posso afirmar com direito de causa que não evoluirmos para mais próximo do SUS idealizado.
    Concordo com o senhor quanto ao foco das investigações serem em cima do PT. Claramente os demais grandes partidos tanto os da direita da oposição (PSDB, DEM), como os partidos de direita da base de apoio do governo (PMDB, PP, PR, PTB). Sim, como alguém pode afirmar que o governo é de esquerda se há mais partidos conservadores em sua coalizão. Os fins não justificam os meios. Não usem a luta pela justiça social como justificativa para alianças espúrias
    Como posso respeitar a “história” do Lula, se ele mesmo não se respeita e divide palanque com seu ex-algoz Fernardo Collor, dá as mãos ao sr Paulo Maluf e pede conselhos ao sr José Sarney. Não precisa de nenhum juiz ou procurador, ele mesmo já rasgou sua biografia.
    E o PT também preferiu “expulsar” pessoas da esquerda como Heloisa Helena, Chico Alencar ou Marina Silva, para ter o apoio de Jader Barbalho, Renan Calheiro ou Michel Temer.
    E os crimes dos outros partidos não eximem os crimes do PT. Se houve atos ilícitos do partido e de seus dirigentes, que paguem com o peso da lei. A impunidade de um não justifica não punir o outro.
    Por fim, meu caro Leornardo Boff, nada mais me surpreende sobre esse partido e seus dirigentes. Deles quero apenas a punição sob o rigor da lei. O que me entristece é ver setores da esquerda, cegos, ainda a apoiá-los e acusa indiscriminadamente aos outros de golpista. Se ser contra ao PT e ao Lula é ser golpista, então sou golpista. Se ser a favor de uma melhor distribuição de renda, de um acesso universal a serviços públicos de qualidade, permitir acensão social por meio da educação, defender nossos biomas, de defender um progresso científico-tecnológico como meio de desenvolvimento, se defender essas causas é ser de esquerda, eu sou da esquerda. Portanto, eu sou “golpista” de esquerda.
    Novamente, com respeito e admiração às suas lutas, aqui me despeço-me.
    Att
    Adalberto

    Curtir

  8. Senhor Leonardo Boff, lhe tenho um grande respeito como um dos maiores intelectuais deste país, mas não concordo com sua defesa deste governo, o qual apoiei até ter as certezas da corrupção deslavada do mensalão e do petrolão. Concordo que a elite brasileira é burra e que o projeto do Pt é o melhor para o Brasil, porém os líderes petistas já provaram que não estão interessados em pôr em prática tal projeto, mas o que tem é um projeto de poder através da mentira e da corrupção, da mesma falta de ética que denunciavam antes de chegar lá. Li seu artigo em que falava da união do Pt com os partidos e líderes da elite, como Sarney e cia, Barbalhos etc. etc. e comentava da diferença do projeto de Evo Morales na Bolívia que se uniu realmente aos movimentos sociais, fazendo assim um governo mais ligado ao social e mais ético. Não entendo a sua contínua defesa do Pt, que se ainda não tem um substituto para a defesa do social, vamos buscar ou reinventar a política brasileira. Por favor, não suje sua credibilidade de intelectual defendendo o indefensável. Abraços

    Curtir

  9. Quem são os donos do poder a que o texto se refere? Qual a diferença entre quem PSDB e PT? Ora, sabemos que a diferença entre esses dois partidos esta na casca, o miolo é praticamente o mesmo. Um fabiano e o outro marxista. E o que são os marxistas senão os financiados dos membros da sociedade fabiana. A própria teologia da libertação, impregnada de marxismo, é um profundo paradoxo na Igreja Católica. Vamos nos manifestar para que todo partido seja investigado, mas o PT é quem está no poder e dele não quer largar de forma alguma. O povo está morrendo nas filas dos hospitais devido à corrupção praticada por esse e por outros governos. Isso é tirar da margem da sociedade a população carente e colocá-la a sete palmos. Que reparação social e essa?

    Curtir

  10. Cabe a esta análise, sr. Boff, citar como ponto principal para o avanço do golpismo, o grande erro facilitador da repercussão do discurso anti PT e anti Lula: a epistemologia do Lulismo. Não fosse esta embasada no princípio de inclusão dos pequeninos pela via do mercado de consumo, como forma de redenção das mazelas sociais brasileiras, talvez estivéssemos todos mais à vontade para enfrentar tal crise.
    Incluir o trabalhador pobre no círculo da classe média implica muito mais do que simplesmente criar um incômodo aos antigos ocupantes desta esfera social. Implica, em verdade, em engrossar ainda mais a fileira de conservadores permeáveis ao discurso que hierarquiza a sociedade entre os que tem mérito e os “perdedores”. Para entrar na classe média e pleitear ser aceito por ela, é preciso abraçar o pacote completo. Não basta ser um bobo contente por vestir uma roupa de marca e poder lavar o carro na porta de casa com rádio ligado. É preciso ser segregador, é preciso branquear-se, consumir, ser indiferente aos menos favorecidos, torcer o nariz pra tudo que cheire ao passado recém exorcizado da miséria e da indignidade. É preciso ser um novo-rico, um esnobe, mesmo estando longe de tal objetivo. Isto força a parcela da população ascendente a escorregar moralmente ladeira abaixo a fim de se sentir aceita.
    O objetivo da inclusão por este viés foi o mais pragmático possível: dar ao povo o que é do povo sem com isto, mexer nas estruturas que sustentam a mediocridade do brasileiro mediano e a precariedade das instituições que, em tese, deveriam estar a serviço da nação, mas que, historicamente se colocam a serviço de uma casta imóvel e inacessível (a não ser, é claro, pelas vias do dinheiro, do suborno e da traição dos interesses públicos). Lula e o PT pagam o preço, creio eu, por ter criado a cobra debaixo da cama. Uma constritora poderosa, capaz de sufocar lentamente e engolir por inteiro quem se atreve a ocupar o brejo em que cresceu.
    Se o veneno da jararaca será capaz de matá-la, isto eu não sei. Aliás, eu não sei também se esta deseja matar a senhora do pântano institucional que é o Brasil, tendo convivendo pacificamente com ela por tanto tempo. Talvez os constritores do país saibam que nunca foi esta a intenção. Mas, quem abriu mão durante tanto tempo de usar seus próprios meios de defesa pra garantir seu espaço, agora terá dificuldade de ser levado a sério. E tem muita jararaca hoje com complexo de sucuri.
    A propósito, as classes dominantes já conhecem o caminho das simbologias há tempos. O senhor já deve ter conhecimento da declaração dada durante uma missa pelo Bispo auxiliar de Aparecida: “Peça meu irmão e minha irmã a graça de pisar a cabeça da serpente, de todas as víboras que insistem e persistem em nossa vida, daqueles que se autodenominam jararacas, pisar a cabeça da serpente, vencer o mal pelo bem, por Cristo Nosso Senhor. Amém!”.
    Mais direto, impossível! A briga vai ser dura. De minha parte, adorei a metáfora da jararaca. Sejamos todos jararacas e não tenhamos medo de usar nosso veneno e nosso bote! Deixem que as jiboias sibilem. Elas sabem simular mansidão como ninguém. Mas, seu bote e sua crueldade são inigualáveis. Matam sem piedade e ainda assim, simulam ares de bicho de estimação.
    Por fim, se me permite uma breve provocação chula, o Cristo, em sua opinião, deve render-se ao aperto sufocante das constritoras? Que significa a Paz e a mansidão cristãs, sr. Boff?
    Meus respeitos.

    Curtir

  11. O nosso maior problema somos nós mesmos que não conseguimos analisar osentremeios das manobras, pois que engendra a crise em todos os setores são as clases dominantes que para eles importa os lucros o povo é só moeda de troca .

    Curtir

  12. Bom dia.

    Caro Leonardo Boff. Não sabia que tínheis um blogue. Se o soubera, teria, claro, visitado mais vezes. Acredito que precise ser melhor divulgado, pois sois uma das longarinas nesta renhida luta em prol dos verdadeiros necessitados.
    A propósito do tema, o que me causa espécie é a hipocrisia da elite brasileira. Muitos dos problemas que enfrentamos têm em sua origem a indisfarçável marca do financiamento privado nas campanhas, mas os neo-donatários a defendem com unhas e dentes, pois é o modelo perverso que os enrica, como um verdadeiro sumidouro, e que realimenta a desigualdade e o comprometimento das ações políticas e, claro, o engessamento das proposições. Estes escândalos com empreiteiras, por exemplo, são o corolário do mal que a ingerência do dinheiro exerce na representação política. É preciso defender com unhas e dentes o financiamento público, para os nossos representantes poderem ser, coerentemente, assim chamados.
    A propósito, tenho um blogue, onde discutimos política, arte, música, etc. Visite-o quando e se desejado. Será recebido, a exemplo de todos, com muitos honra e gosto.

    Saudações “Servidor público fazendo militância: minimamente honesto, abandona o emprego e | ou a farda | toga“,
    Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

    Curtir

  13. Prezado Leonardo Boff
    Minhas mais altas estimas e admiração pela sua história.
    No entanto, venho por meio desta, expressar o contraditório ao seu pensamento aqui registrado.
    A meu ver, o PT e o sr. Luiz Inácio Lula da Silva são uma verdadeira vergonha à esquerda brasileira.
    Não compreendo como tantas mentes brilhantes de nossa esquerda defendam esse partido e esse senhor, traidores daqueles que desejam a justiça social em nosso maltratado país.
    E aqui brevemente discorro meus argumentos
    Discordo que o governo do PT “ajudou a tirar o país da miséria”. Muito além de dados estatísticos, o que vivenciamos é que direitos básicos permanecem fora do alcance de milhões de brasileiros. Sou médico e trabalhei em um posto de saúde em uma região rural do nordeste e lá vi o “retrato do Brasil do PT”, pessoas com celular, TV e moto, mas sem rede de esgoto, crianças em escolas precárias, agricultura rudimentar, aumento dos índices de homicídios e tráfico de drogas, acesso a um sistema de saúde precário, incapaz de fornecer o mínimo como medicações básicas. Que justiça social é essa do PT? Acesso a bens de consumo, mas sem acesso a direitos básicos de saúde, educação, segurança. E já se foram 14 anos de governo petista… Como médico, posso afirmar com direito de causa que não evoluirmos para o mais próximo do SUS idealizado.
    Concordo com o senhor quanto ao foco das investigações serem em cima do PT. Claramente os demais grandes partidos tanto os da direita da oposição (PSDB, DEM), como os partidos de direita da base de apoio do governo (PMDB, PP, PR, PTB). Sim, como alguém pode afirmar que o governo é de esquerda se há mais partidos conservadores em sua coalizão. Os fins não justificam os meios. Não usem a luta pela justiça social como justificativa para alianças espúrias
    Como posso respeitar a “história” do Lula, se ele mesmo não se respeita e divide palanque com seu ex-algoz Fernardo Collor, dá as mãos ao sr Paulo Maluf e pede conselhos ao sr José Sarney. Não precisa de nenhum juiz ou procurador, ele mesmo já rasgou sua biografia.
    E o PT também preferiu “expulsar” pessoas da esquerda como Heloisa Helena, Chico Alencar ou Marina Silva, para ter o apoio de Jader Barbalho, Renan Calheiro ou Michel Temer.
    E os crimes dos outros partidos não eximem os crimes do PT. Se houve atos ilícitos do partido e de seus dirigentes, que paguem com o peso da lei. A impunidade de um não justifica não punir o outro.
    Por fim, meu caro Leornardo Boff, nada mais me surpreende sobre esse partido e seus dirigentes. Deles quero apenas a punição sob o rigor da lei. O que me entristece é ver setores da esquerda, cegos, ainda a apoiá-los e acusa indiscriminadamente aos outros de golpista. Se ser contra ao PT e ao Lula é ser golpista, então sou golpista. Se ser a favor de uma melhor distribuição de renda, de um acesso universal a serviços públicos de qualidade, permitir acensão social por meio da educação, defender nossos biomas, de defender um progresso científico-tecnológico como meio de desenvolvimento, se defender essas causas é ser de esquerda, eu sou da esquerda. Portanto, eu sou “golpista” de esquerda.
    Novamente, com respeito e admiração às suas lutas, aqui me despeço-me.

    Curtir

  14. AINDA DA PETIÇÃO:
    nÃO ESQUECEM O CAPÍTULO DOMENSALÃO
    Uma teoria do fato- É de se perguntar que fato?Sivergiram do FATO, sairam do foco, pintaram um Brasil que não existe. Com base e fulcro : ressocialização do preso. Não há ressocialização, cai a argumentação , pois, canderam para irem para aforla, é amorte que lhes espera.Acaso lhes disseram que poderiam se comunicar com seus familiares, amigos. Arrancara-lhes o ir e vir abaixo de tortura. E, a Constituição a proíbe. José Diceu sabe, como advogado, que requer a situação a busca de uma justiça real-no exterior, s.m.j.
    Umabraçomeu e de meu colega onde estiver Leopoldo Rassier. Como eu, amante da liberdade, cadaso com ela.Um abraço esperançoso na Justça ainda em tempo de rever sua complexidade legal. Isabell

    Curtir

  15. senhor Leonardo gosto do senhor admiro-o
    mas amo minha pátria devemos lutar para retirar todo esse cancer de politicos que visam o seu bem estar quero o melhor para o Brasil e para o povo sofrido mas concordar com isso que estamos vendo não assimilo e tucanos que sejam retirados e paguem pelo que fizeram deveriamos começar do zero gente nova gente limpa abraços ….

    Curtir

    • Não se dê ao trabalho de publicar, frei. Mas venho protestar por, mais uma vez, ter tido meu comentário censurado. Você é um manipulador, frei! No momento em que são apontadas suas contradições, você simplesmente CENSURA! Logo você que se disse vítima da mesma arma, de parte do Santo Ofício… que vergonha!

      Curtir

      • Que ofensas, cara-pálida? De que alguns membros dos governos do PT se locupletaram? De que alguns “guerreiros do povo brasileiro” na verdade traíram esse povo? Já as “inverdades” caberia ao senhor contestá-las, e não me C E N S U R A R!

        Curtir

  16. Em que planeta vc vive?
    Não está presenciando o que está ocorrendo com a classe baixa? Está passando fome!!!! Não tem emprego!!!
    É o povo que está clamando por mudanças e vergonha na cara de TODOS OS CORRUPTOS.

    Curtir

  17. A esta altura, seria de total proveito a divulgação de matéria já esboçada nos pequenos círculos a respeito da “LISTA DE FURNAS”, um longo processo engavetado que remete a Aécio Neves a autoria, com sua trupe do PSDB, é claro.

    Curtir

  18. Sr. Leonardo Boff, me admira que alguém com sua cultura e inteligencia se pronuncie desta forma com relação aos movimentos em massa da população brasileira em descontentamento com o atual governo. Me admira que alguém de sua “posição”se comporte como um leigo qualquer ao narrar a expectativa de um povo que, até 12 anos atrás podia “encher O carrinho em compras de supermercado”, ganhando dois salários mínimos, quando ambos os cônjuges trabalhavam e podiam suprir as necessidades da prole.Hoje, dois salários mínimos não pagam as despesas de um lar digno e pior, em grande maioria a população está desempregada. As contas subiram exorbitantemente e os filhos voltaram ao ensino público que é UM DOS PIORES DO GLOBO. Por favor, não me tire a oportunidade de admirá-lo, reveja seus conceitos com relação ao pt (minúsculo mesmo)..PRINCIPALMENTE PORQUE, ESTAMOS SENDO ROUBADOS TODO ESTE TEMPO, trata-se de DESONESTIDADE POR PARTE DESTA CORJA!

    Curtir

    • Selma vc é eco da grande midia que não tolera que os debaixo subam e vive mentindo, distorcendo a realidade. Ganhe um pouco de distancia e use seu espirito critico e verá que raalidade é bem diferentes. lboff

      Curtir

      • Quando vi a “população” nas ruas, cheguei a pensar se essa população estava repetindo a imoral “Marcha com D-us e pela família (19/3/1964).

        (Tal população nas ruas gritando palavras de Ordem contra Lula, Dilma, contra a Esquerda, não representava pobres, sem tetos, desempregados, semi-alfabetizados, não representava as favelas, moradores das regiões pobres do Brasil, não representava trabalhadores braçais e assalariados pela margem do mínimo, donas de casa, domésticas.)

        Curtir

  19. Estou de pleno acordo com Leonardo Boff quando lembra que as classes dominantes jamais perdoaram LULA nem o PT de terem sido por ele e pelo PT apeados do PODER. Só não posso aceitar é que a fome e sede de PODER PELO PODER que agora embriaga econsomeLula e o PT POSSA SER SATISFEITA VIA MENTIRA, ASSALTO AO PATRIMÔ-NIO PÚBLICO, OU SEJA DESTE POVO QUE ELE JURA DEFENDER E QUE ENTRETAN-TO ASSALTA.
    A ÁRVORE BOM DÁ BONS FRUTOS. A ÁRVORE MÁ DÁ MAUS FRUTOS. A ÁRVORE BOA NÃO PODE DAR MAUS FRUTOS NEM A ÁRVORE MÁ DAR BONS FRUTOS. PELOS SEUS FRUTOS OS CONHECEREIS. QUEREMOS VER-NOS LIVRES DA OPRESSÃO INA-CEITÁVEL DAS CLASSES DOMINANTES. MAS COM O FRUTO DO NOSSO TRABALHO, NÃO COMO RESULTADO DE BOLSAS QUE AVILTAM O POVO NA PREGUIÇA COMO FAZIAM OS IMPERADORES ROMANOS OFERECENDO AO POVO PANIS ET CIRCEN-SES E ASSIM SE MANTINHAM INDEFINIDAMENTE NO PODER. SÓ QUANDO SURGIU AQUELES POBRES QUE SÓ TINHAM A VIDA E A DAVAM E A DERAM AO LONGO DE 300 ANOS E DESNORTEARAM OS OPRESSORES QUE VINHAM MARTIRIZÁ-LOS E A ELES DIZIAM CHEIOS DA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO: PODEM VIR MATAR-NOS, PORQUE PARA NÓS VIVER É CRISTO E MORRER É LUCRO. E ASSIM, A MAIOR MÁQUINA DE OPRESSÃO JAMAIS MONTADA SOBRE ESTE PLANETA SE VIU TOTALMENTE IMPOTENTE. É ESTA A FORÇA QUE DERRUBARÁ AS CLASSES DOMI-NANTES TAMBÉM HOJE.

    Curtir

  20. Professor Boff, mas então o que explica o desmantelamento da Petrobrás? E o que o senhor pensa da agenda Brasil, articulada entre o Renan Calheiros e o Planalto, que dentre outras coisas pretende acabar com o licenciamento ambiental e que alguns ambientalistas vêm denominando “bolsa empreiteiro”? E quanto a Belo Monte? E quanto aos fracos e oprimidos que ficaram sem um teto para dar lugar às obras da Copa e das Olimpíadas? Por que, mesmo contra as elites, o governo do PT custeou a Rede Globo destinando boa parte de verba de publicidade a esse veículo da mídia e lhe concedendo recursos do BNDES? Imagino que todas esses práticas vão contra os interesses desse povo sofrido que o senhor fala, ou não? Não será um pouco de ingenuidade acreditar que o PT está ainda do lado do oprimido, não terá perdido lá em meados da década de 90 os ideais partidários originais? É o que me parece, infelizmente… Por que tantos petistas históricos como Marina, Luciana Genro, Gabeira, Eduardo Jorge, Heloísa Helena, Plínio Sampaio, Ivan Valente teriam abandonado o partido então? O senhor também não pensa que invalidar completamente as instituições do Estado como MPF, Judiciário e Polícia Federal coloca em risco as garantias mínimas conquistadas pelo povo brasileiro na Constituição de 88 ou seria esse mesmo o caminho a seguir para por fim à luta de classes no Brasil?

    Curtir

  21. Não podemos deixar de acreditar que a oposição quer retomar o poder, como acontece em qualquer país democrático. Porém, DD.Leonardo, querer transformar o Lula em mártires, e duvidar da capacidade de inteligência do homem mediano. Minha finada mãe era anfabeta, mas ela dizia una frase verdadeira, que é a seguinte: “quem dormi com os cachorros amanhece com pulgas”. O Lula só tem amigo “bandido”. Se os demais partidos fez o que o PT continua a fazer, porque não denunciam. Na oposição o PT fez d9 Brasil um inferno…era uma greve por dia…quem pôs o Brasil no eixo foi o FHC. Será que em 14 anos no Poder o PT não achou nada para ferrar o FHC? Portanto caro Sr. LEONARDO, TEM MUITA COISA EM SEU ARTIGO QUE NÃO SE ENCAIXA A REALIDADE.

    Curtir

  22. O Brasil está quebrado!!! .Não tem crédito. A inflação diminuiu o poder de compra; a vida está cada vez mais difícil. A classe média vem cortando gastos ,até as necessidades básicas estão sendo prejudicadas. As crianças nas escolas estão sem alimento, os pais não podem comprar nem a merenda para o filho.Se, algum dia, ilusoriamente, o PT fez com que o povo acreditasse na fartura, acabou… a miséria está aí, de volta.Tristeza!!!

    Curtir

  23. A elite brasileira e os estúpidos sempre agiram contra o Brasil. A elite pela necessidade de eternizar seus privilégios, e os estúpidos…ora, por serem estúpidos. Lula, muito provavelmente, tem erros, mas penso que, quando a Justiça determina a sua prisão, com todo esse apoio do aparato midiático, ela está servindo, antes de tudo, de instrumento para o agravamento de nossa desagregação social e para um rebaixamennto de nossa auto-estima. Negar o fenômeno Lula – gostemos ou não dele – é negar a alma do brasileiro, pois, até hoje, Lula foi o único presidente brasileiro com a cara do povo brasileiro. Não existiu outro presidente, em toda história do Brasil, que tenha incorporado a síntese do brasileiro (nem Dilma). Existiram juristas, fazendeiros, coronéis, generais e doutores. Todos ‘brancos’, de famílias ‘ilustres’. Todos de infância abastada. Nenhum peão, pobre, mestiço, migrante nordestino. Nenhum presidente de ‘fala errada’.
    Pra mim, prender Lula hoje é um equívoco histórico, uma vez que milhões de brasileiros têm uma profunda identificação com ele, e num contexto de outros tantos escândalos em que ninguém é preso. Mas, pelo visto, a elite quer acabar com as possibilidades do candidato Lula em concorrer as eleições de 2018, e os estúpidos…ora, os estúpidos são estúpidos.

    Curtir

  24. Esperava mais de um senhor, cuja a barba branca demostra o quanto já viveu. A logica, que toma conta conta desse pais hoje, não é de bestializar o PT ou o seu Chefe LULA, e sim a apuração de crimes. Mesmo o mais incauto, percebe o favorecimento de empresas a Lula e ao PT. Ou será que o senhor, mesmo diante das provas produzidas pelo MP, ira interpretar como “golpe”, Golpe é o que fizeram na Petrobras, alias me corrijo, não foi um golpe e sim um saqueamento a luz do dia. Vejo aqui na sua pagina que o sr. escreve sobre Ética, e fico me questionando sobre o significado dessa palavra, para quem defende um partido (partido, rsrs uma associação criminosa, pois só pra lembrar Vaccari, genoino,J.santana,J.dirceu. estão presos) que comandou de forma sistemática o maior Roubo que esse pais já viu. O que o PT fez pelos mais pobres, nada mais é que o pão e circo que existia em roma. Uma conduta ate inteligente, vamos “comprar nosso voto” de forma legalizada, através do bolsa família e outros programas sociais. Digo isso com clareza, pois é essa a arma desse partido, para se perpetuar no poder. No seu artigo é citado um povo que pensa, que tipo de pensamento? do povo que frequenta uma escola ou universidade ! seria isso,esse mesmo “povo” que hoje frequenta uma escola com aprovação automática, dizer que o “pobre” pode estudar graças a esse governo, é uma afronta, pois frequentar ou estar matriculado não faz e nunca fez ninguém pensar.
    Pela sua ótica, os donos do poder, continuam a mentir, nesse ponto sou obrigado a concordar, pois esses donos que estão no poder a 14 anos, o fazem muito bem, principalmente o dono MOR, quando diz que um sitio, um triplex não são deles,(caso esteja se referindo a escrituras realmente não estão no nome dele) recebe 30 milhões em “palestras” das mesmas empreiteiras, que inclusive já condenadas na lava a jato, recebe pequenos mimos, como reformas que somadas giram na casa de 13 milhões, Mentem e vão continuar a mentir, felizmente hoje eles mentem pra 2 duzias de abestados, que o aplaudem, pois tem sua renda vindo dos mesmos meios escusos, que pagam a vida desse “chefe”.
    O que espera hoje o povo brasileiro, não é criminalizar A ou B, não é partidarismo, o que desejamos é que todos os culpados recebam suas penas e elas sejam cumpridas, o PT esta no foco, pelo simples fato de ter tido sua cúpula envolta desse projeto criminoso e sistemático, mas tenha certeza que membros de outros partidos, iram tomar banho de sol na Papuda em companhia da alma mais santa desse nosso pais. Alma esta que o sr. faz questão defender.

    Curtir

  25. Senhor Leonardo Boff, é lamentável a sua reflexão, porque nos leva a crer, que o senhor entende que é preferível o purgatório que o inferno, mas nós brasileiros estamos querendo conhecer pelos menos um pedacinho do céu.

    Curtir

  26. HORA de MUDAR o DISCO !

    Então Frei Leonardo.
    São 14 anos de POLÍTICAS e FINANÇAS públicas administradas pelo PT. A inflação supera (oficialmente) os 10%, o desemprego bate nos 2 dígitos também, a Escola Pública é UM HORROR e reduz ainda mais, os conteúdos que ensina (mas insiste na ideologia de gênero), a Saúde Pública está absurdamente PIOR, CAÓTICA e PERVERSA, tratando as pessoas pior que porcos e cães … DANTESCO e DESUMANO…
    Aí vem o Sr com o discurso tipo.. a luta continua, ou é a “imprensa midiática” a culpada, ou “os que perderam querem voltar” etc..
    Frei, deixe esse discurso. É indefensável o que lulla & bando fizeram.
    Creio que uma reflexão pessoal isenta dessas “verdades” revelaria outra verdade que teimas em não admitir, a de que o projeto do VELHO PT foi abortado por uma cúpula partidária quadrilheira, por bandidos do bem público, travestidos de defensores dos humildes. Se e enquanto o Sr não admitir isso publicamente, repudiar com todas as suas forças, julgo que o Sr mancha seu próprio intelecto privilegiado, pois o utiliza de modo tendencioso. Já escrevi aqui que para o PT renascer terá que purgar esses bandidos, onde o lulla é o principal.
    Frei Leonardo. Não existem mais bobos que acreditam na jararaca e seus truques.
    A vida real é muito mais do que o discurso ou que a análise retórica.
    A jararaca se revelará uma minhoquinha (cega e no submundo, enterrada pela justiça)…
    Depois dela enterrada virão, judicialmente e em sequência TODOS os outros bandidos de TODOS os outros partidos….
    A ver quem vai sobrar. Quem sobrar (tomara que não um radical) terá a chance de um novo recomeço.
    Um novo Brasil.

    É simplesmente i.m.p.o.s.s.í.v.e.l. defender o lulla.
    Defender o lulla é defender a corrupção, pois lulla & Cia são corruptos e corruptores.

    Paz e Bem, dentro do possível !

    Curtir

    • Quando expomos nossa opinião, baseadas nos fatos. Os defensores do Larapio de 9 dedos ficam assim ….. mudos. O pior é o recibo que esses canalhas passam, vão dar um cargo pra esse chefe de quadrilha, afim que o processo seja remetido ao comprado ou vendido STF.

      Curtir

  27. Creio que corrupção, formação de quadrilha, improbidade administrativa são crimes graves, nenhum partido político está isento, mas o PT tornou-se é anti-democrático, não respeita a Constituição e mata, a exemplo do prefeito Celso Daniel, e lá começaram essas atrocidades contra o Brasil. Que a faxina seja do pior, assim os outro partidos, se sobreviverem, se remodelarão e praticarão princípios dignos e éticos.

    Curtir

Deixe um comentário