Apelo ao ex-presidente Lula para assumir um ministério no Governo Dilma

Caro amigo-irmão Lula

Escrevo-lhe sob a premência da situação política atual e a pedido de muitos amigos comuns. Direi poucas palavras.

Há o risco de que as conquistas sociais conseguidas para os mais vulneráveis de nosso país, graças a suas políticas de inclusão social produtiva, sejam anuladas e se percam. O projeto da macroeconomia global sob a pressão dos grupos neoliberais nacionais e internacionais, pode levar ao poder aqueles para os quais as grandes maiorias são peso morto da história e para às quais há apenas políticas pobres para os pobres. Esse projeto social do PT,  de seus aliados e também da Igreja da libertação que encontra apoio no amor aos pobres  do Papa Francisco, tem que ser salvo como ponto de honra, como imperativo ético e como  sentido da mais alta humanidade.

Por isso, sou da opinião de que vc, meu querido amigo-irmão Lula, deve assumir um cargo de ministro da República. O interesse da nação está acima de sua trajetória política pessoal. Com você na condução da negociação política, estaremos seguros de que aí estará alguém que, com autoridade e força de convencimento, ajudará a conduzir a uma solução política e social que salve a nossa frágil democracia e garanta a continuidade das medidas sociais humanizadoras.

Além do mais, evitará, o que realmente temo, sangue derramado nas ruas entre grupos que se enfrentam. Isso seria mais um argumento dos seus opositores para medidas drásticas que implicariam o afastamento da Presidenta Dilma. E o que é pior, veríamos ameaçada a paz social que tanto almejamos.

Se por desgraça nada der certo, vc cairia como cai uma árvore imensa, com dignidade e nobreza.

Com uma súplica Àquele que conhece todos os destinos dos povos e do nosso, renovo meu pedido enquanto lhe envio meus melhores votos a vc, à Marisa e a toda a sua família, de minha parte e da parte de Márcia que muito o admiramos e amamos.

Leonardo Boff e Márcia Miranda

116 comentários sobre “Apelo ao ex-presidente Lula para assumir um ministério no Governo Dilma

    • Quem pode me responder o porque em nenhum momento os petistas falam sobre todos os processos, depoimentos, testemunhas d e pessoas mil, das midias, sobre o Lula, é lindo esta lealdada e amor, mas aquele que ama deve perguntar ao irmão porque ele fez isso? porque ele roubou os acervos de Brasilia? não vejo em lugar algum nada sobre isso, vcs falam com o Lula como se ele fosse o dono do Brasil, como se ele estivesse acima de qualquer lei, gente isso é insano!!!

      Curtir

      • Vem cá. Você acredita mesmo que ele roubou o acervo de Brasília, saiu assim de fininho com 8500 objetos e ninguém falou nada? É porque talvez você não saiba que o presidente da república é o único funcionário público que pode receber presentes com valor maior que US$100. Mais do que isso. Ao fim do mandato ele é o responsável por esses objetos e deve dar uma destinação a eles. Isso é uma lei. Só que não recebem nada para isso, precisam ir na sociedade pedir para que alguém financie a construção de um “museu” para expor estes objetos. Todos os presidentes passam por isso. Não tem nada de roubo. Pode-se discutir se essa é a melhor forma de preservar os presentes que os presidentes recebem durante seus governos, mas não culpe-os por isso..

        Curtir

  1. Gostaria de que Lula tivesse uma atitude inteligente… de ex-presidente. Até o momento tem tido atitudes adolescentes.Líderes muitas vezes tendem a confiar em seus instintos e habilidades, em vez de se basearem em informações e análises objetivas para conduzir os negócios. Seduzidos pelo seu sucesso e os constantes elogios daqueles que os cercam, passam a acreditar que só eles sabem o que é melhor. Eles param de procurar, ouvir, aprender. Tornam-se rígidos, autoritários e não estão mais receptivos ao feedback de subordinados em suas próprias organizações. Quando isso acontece, uma versão corporativa do enrijecimento das artérias manifesta-se, o fluxo de ideias novas até o topo corre mais lento, e o fim em geral está próximo Antolhos é um acessório que se coloca na cabeça de animal de montaria ou carga para limitar sua visão e forçá-lo a olhar apenas para a frente, e não para os lados, evitando que se distraiam ou se espantem e saiam do rumo. Há pessoas, mesmo sem o tal acessório e por falta de leituras diversificadas, olham sempre para a mesma direção e deixam de ver o essencial. Muitas vezes acabam escravas de um detalhe que já não existe. “As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos”, escreveu Rubem Alves. Para finalizar um dito de Paulo Francis “Quem não lê, não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo.” Servo: um animal de montaria que usa antolhos. Que fique claro…ler é dar significado às palavras…a grande dificuldade de muitos, muitos não leem, apaixonam-se por expertos demagogos. Sim, experto: especialista, perito em enganar os outros. Já esperto é alguém inteligente, mestre, entendido.

    Curtir

    • O PT pediu a cabeça de todos os presidentes que estiveram no poder, inclusive tem vídeos do Lula se gabando pelo povo ter derrubado o Collor, agora tirar a quadrilha PT do poder é golpe né…kkkkkkk….faça-me rir.

      Curtir

  2. Caro Leonardo, tenho com o tempo aprendido a comunicar com as pessoas que pesam diferente de mim, o texto que escreve em seu inicio eu até concordo com alguns pontos. Mas, quando o senhor, tenta convencer Lula a ser ministro, mostra uma grade falha do PT, acho que foi a maior de todas. Lula durante os oito anos de governo, não preparou um substituto para seguir o PROJETO, lançou mão de Dilma, colocá-lo no Ministério é aumentar esse erro, pois, ele tem 70 anos, e pouco tempo de vida ativa, quem assumiria o protagonismo. Acho que deviríamos em vez de venerar Lula, deveríamos procurar alguem dentro dos quadros petista.

    Curtir

  3. Espero sinceramente que ele te ouça. O conflito entre as partes, se houver, será a chave pro golpe. Tenho imensa admiração pela sua história. Forte abraço!

    Curtir

  4. Faço desse pedido, o meu também! Confio na integridade do Lula e em sua capacidade de controlar os ímpetos da oposição sobre a nação Brasileira.

    Curtir

  5. Meu caro Boff, que Lula atenda seu pedido, não há justiça para ele, só ilegalidades e perseguições. Ministro, ele não estaria fugindo de prestar contas de qualquer coisa a que fosse chamado, mas, no STF, teria mais chances de exercer sua defesa, pois 11 cabeças, devem ser mais equilibradas do que uma mente atordoada por partidarismo e politicagem, embora tenhamos tb isso no STF.E Lula seria uma fortaleza política para Dilma, um ótimo articulador para o Governo. Seria a glória.

    Curtir

  6. Lula não deve aceitar cargo no governo enquanto as forças vivas de nossa nação que resistem ao golpe não desmoralizarem essa armação jurídica contra Lula e o Partido dos Trabalhadores.Tudo que o judiciário militante que opera o golpe deseja é contaminar mais e mais o governo democrático. .

    Curtir

  7. Nobre Leonardo… se este texto foi mesmo escrito por você, me permita um comentário com pesar. O admiro pelos seus livros e ensinamentos, mais francamente me surpreendi com seu posicionamento! Sou adepto ao Programa Cidades Sustentáveis, sou Católico Apostólico Romano, fui a Caetés PE em 2003, pisar na terra de onde saiu um menino pobre para se tornar Presidente do meu país… Eu quero muito as políticas de promoção social e de igualdades mais, por favor, precisamos provar um pouco de justiça… minha lamentação pela sua visão favorável a este mar de corrupção instalado em nosso país sob um “Homem que não sabe de nada”. Não creio em Paz sem Justiça muito menos em políticas sociais como escudo para desmandos e atos ilícitos. Preocupa-me um home de sua idade e influência tecer estas palavras. Tenho 37 anos, ainda preciso de inspiração. Você é para mim uma delas… não me decepcione, por favor. Estamos cada dia mais sem opções inspiradoras neste tão belo país! Com pesar, José Oliveira.

    Curtir

    • José eu não acredito que o lula seja inocente, que não tenha roubado, mas ao mesmo tempo também acredito que poderia ser positivo sua ida à um ministério, pois o que vejo hoje no pais é mais uma briga de egos partidários, pouco ligando para o que melhor ou pior para o país, e vejo que a ida de lula a um ministério poderia trazer mais força ao governo para se articular melhor com o congresso e trazer benefícios ao país

      Curtir

  8. É isso o que nós brasileiros de bem desejamos. Lula no ministério é a solução para a crise política brasileira. Lula aceite o ministério, desestabilize os golpistas e ajude o Brasil a vencer essa crise! Estamos com as cartas nas mãos e a aceitação do ministério é a carta mais importante para derrotar o golpismo e colocar o governo no rumo certo. Não nos decepcione e não jogue fora essa oportunidade da qual depende a defesa e continuidade de nossa democracia. Contamos com vc Lula e com Leonardo Boff para convencê-lo a tomar essa que é a decisão mais adequada para salvar a democracia brasileira , acabar com a crise política e colocar o país nos trilhos.

    Curtir

  9. LBoff, que o Deus de Jesus de Nazaré lhe permita vida longa, saudável e sempre lúcida!!!

    Curtir

  10. Eu me sinto enganado. Acho que o senhor também está enganado a respeito do projeto do PT e das intenções de lula e de sua família. E este esquema de corrupção é uma ficção?

    Curtir

  11. Caro amigo Leonardo Boff,
    É com grande preocupação que lhe escrevo, e inclusive chamo-lhe de amigo pois estamos em um mesmo lado, um lado que vem sido minado e encurralado por aqueles que inflam o ódio, a segregação e a negam a consciência de classe que viera sendo construída à tempos aqui em “Pindorama”. Ando lendo notícias, sobretudo nessa última semana, e vejo um cenário que já me soou familiar ao da década de sessenta: Reuniões sindicais sendo dissolvidas à força dos coturnos da PM; a sede da União Nacional Estudantil sendo atacada de forma violenta; líderes intelectuais sendo minados em praça pública; a maquina pública sendo utilizada como arma política (MP-SP) e a tentativa de se arrancar um presidente à força, sem provas, do cargo.
    Caro Boff, de tantas lutas pela redemocratização do país, peço-lhe encarecidamente que volte à reorganizar esquerda, não apenas a representada pelo PT, mas toda àquela que tem como objetivo norteador o fim da desigualdade social e da exploração do homem pelo homem, tal qual Marx-ENGELS idealizaram, pois tempos difíceis se avizinham para os seguidores do “velho alemão”, e não podemos deixar que a história se repita uma vez mais.
    Admiro muito à ti e seu trabalho.

    Um grande abraço.

    Att;

    Curtir

  12. Penso como o sr, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva deveria, caberia a ele, assumir como Ministro de Estado.A situação é grave que atravessamos . Sempre digo que aos 62 anos não posso mais esperar as coisas políticas governamentais se resolverem naturalmente.O tempo é precioso nas decisões. Que bom que que Lula refletisse mais sobre tal possibilidade- assumir o cargo. Vivemos num País sem lei, ou melhor, de muitas leis descumpridas.Recentemente o ex-presidente vivenciou-as na oportunidade em que foi coagido coercitivamente a depor.Desnecessária tal medida, não era o caso. Lula estave à disposição para ajudar os trabalhos do Judiciário. A autoridade – exmo. sr. dr. juiz Sergio Moro,mais que se equivocou, errou na medida aplicada.Esta, sim,é que foi a causadora da incoformidade de um partido, do povo em geral.Pensei: seria a juventude do Dr. Moro que o precipitou? Ou, filosoficamente falando, o homem se confundiu com o profissional, foi parcial?Mas creio que foi sua pouca idade e, uma dificuldade de hermenêutica.Não, ele não queria e não podia causar pânico num grande Partido e seus aliados e, principalmente, filiados.Mas causou.Mas, há também o Ministério Público-parecer já conhecido e, a espera pela a análise do Judiciário.O Ministério causou um pânico social. Caso esteja equivocado deverá assumir o dano moral causado ao ex-presidente e sua família, entretando vivemos uma democrecia, que engatinha ainda, mas é uma democracia e, é importante que o povo conheça os representantes da Lei Maior no seu veredito final. A Eles caberá aplicar a Lei Maior.Acredito que Lula sairá ganhando e, como excelente caráter, perdoará o episódio Lula. É de pensar: como uma pessoa que se doou, deu de sua vida para ´salvar este País das desgraças- em todos os sentidos, em todas áreas- educação, saúde, economia, relação internacional eis que projetou o País possa querer se apossar de um apartamento classe média alta e, de um sítio pequeno?Cofesso que pasmei com as justificativas do eminete Ministério.Um abraço, Isabel

    Curtir

  13. É nisso que eu penso… nas conquistas sociais do Brasil através de Lula. Diante dessa situação atual não me sai da cabeça cenas insuportavelmente tristes que presenciei no passado no interior de palafitas da amazônia e casebres espalhados pelo país… crianças apáticas de fome, jovens tentando arrancar um dente com prego e martelo, mulheres com miomas de quase 10 kg… sem ter a quem recorrer… casinhas de taipa com chão de terra batida, negras por dentro de tanta fumaça do fogãozinho de lenha, um calor insuportável e os habitantes sem ter pra onde fugir… aleijados se arrastando pelo chão, na ausência de uma cadeira de rodas… Visões tristes demais… Hoje não há mais a fome endêmica, há cacimbas nas casas, luz elétrica, assistência médica, acesso à escolas, os jovens não têm mais cáries, estão com os dentes branquinhos e alinhados… as estradas do nordeste estão bem conservadas… Que Lula assuma um ministério; há tão pouca gente pensando nos menos favorecidos…
    Francisco de Assis G. de Mello

    Curtir

  14. TAMBÉM GOSTARIA QUE LULA ENTRASSE NO GOVERNO PARA ASSUMIR UM MINISTÉRIO. MESMO PORQUE, MAIS VALE UM HERÓI VIVO DO QUE 10 MORTOS.

    Curtir

  15. Acho até que Lula, nosso representante político, deve se candidatar a governador no Nordeste, onde é reconhecido e recebido com o carinho dos nordestinos. O desempenho de um bom governo num estado vai torná-lo mais forte. Dilma precisa escrever um livro.

    Curtir

  16. Tenho lido praticamente todos os seus comentários sinceros e convincentes. Espero que os comentários de repúdio a sua opinião o inspirem a continuar mais forte na divulgação da verdade.

    Um forte abraço,
    Elcio Lucena

    Curtir

  17. Se a grande árvore tombar, mesmo com toda nobreza, será apenas um monte de madeira que, dentre outras coisas, pode se transformar em cinzas.
    ACEITE O MINISTÉRIO, LULA!!!!

    Curtir

  18. “Frei Boff”
    O senhor acha que esconder um criminoso sob um manto protetor que é o foro privilegiado, vai ajudar o Brasil sair da crise ou o projeto de poder elaborado pelo presidiario José Dirceu completará a qualquer custo os 20 anos previstos?

    Curtir

  19. Surpreso e espantado pelo apoio irrestrito. Penso que o velho ditado lógico de que “onde há fogo, há fumaça” deve ser levado a sério e a punição mais severa ainda. Isto para que sirva de exemplo e que tudo o que foi desviado de nossa população seja devolvido e aplicado realmente onde deva ser. As investigações nos levam a crer que tal atitude seria um tiro no pé e a assinatura de culpa, pois o mesmo estaria protegido.

    Curtir

  20. LULA, Super Ministro Da justiça Já, enquanto a Dilma ainda tem esse poder, sem nem um pudor, por que, se fosse eles, o Aécio, não faria, se pudesse? Com Lula no ministério da Justiça, poderia trocar o diretor da PF, revisar os processos, mandar investigar “os home”, enfim, fazer Justiça. Que falem o que quiserem, não interessa mais o REPUBLICANISMO, por que, o que vale, é jogar com as regras deles…para colocar na cadeia todos os corruptos, seja do PT, seja de outras agremiações, salvar a democracia e os programas sociais.

    Curtir

  21. Então Frei Leonardo….
    Esconder o lulla não é a saída. A saída correta é expor o lulla frente a frente com a sua verdade. Corrupto. Corruptor.
    SE provado CADEIA nele.Aí sim irá começar a mudança. A libertação que almejas tem que ser acompanhada da JUSTIÇA para todos.
    A jararaca vai setor o pé na cabeça.
    E lembre que lulla ministro o livra por enquanto mas seus filhos e a mamãe vão para o xilindro no lugar dele.
    É triste muito triste ver que o Sr se perdeu na análise desse emaranhado de falcatruas públicas onde se rouba e deixa roubar.
    O país que surgirá após a era lulla será melhor e mais justo. O Brasil sobreviverá e o povo terá uma nova esperança numa justiça eficaz.
    A ver !

    Curtir

  22. Caro Leonardo Boff, com todo respeito e consideração que tenho pelo senhor, gostaria de manifestar contrariamente a esse apelo ao ex-presidente Lula para que assuma um ministério no governo Dilma. Acredito que, com todas essas denúncias contra o ex-presidente, ele tem o dever moral de se explicar de forma clara, sem recorrer ao ataque aos adversários para se defender. A verdade é libertadora e deve ser estabelecida.
    Quanto aos riscos de perdermos as conquistas sociais, não podemos ficar dependentes de uma pessoa para que eles permaneçam, pois seria um retrocesso e o mesmo que admitir a volta do coronelismo em nossa sociedade.
    Devemos, pois trabalhar em todas as frentes para que o povo se desenvolva de fato e passe de meros coadjuvantes à protagonista de uma transformação social de fato, em que cidadãos conscientes possam trabalhar para o desenvolvimento social e intelectual de todos.

    Curtir

  23. Caro p. Boff, não é necessário repetir palavras para mostrar o respeito que lhe dedico. Contudo, lendo sua sugestão ao Lula eu me pergunto: não é tempo de cada um assumir seus erros? Recomeçar se ainda acredita nos seus ideais? Fugir para baixo da saia de um ministério será mais um ato covarde, de traição àqueles que lhe confiaram o voto. Parece-me que pelo bem maior, o da justiça para os que o levaram até o poder, a ação correta deveria ser um profundo e sincero pedido de perdão. Quem sabe assim, com humildade, o Sr. Lula poderia nos olhar nos olhos novamente.Um abraço p. Boff.

    Curtir

  24. O que habita em mim é a profunda tristeza de perceber o projeto político que promoveu a maior revolução social que este país já viu, a maior extensão de colégios técnicos federais, o maior acesso as universidades públicas, uma política externa altiva, ….. e mais infindáveis ações corretos e de coragem, ser destruído e menosprezado. E a tristeza é maior ainda por entender que estes diversos atos de corrupção devem ser julgados e se errou deve existir a punição. Se hoje esse sonhado projeto político está fazendo água é porque muitos erraram sendo corruptos como os outros sempre foram, mas eu não acreditava nos outros.

    Curtir

  25. Querida Marcia, querido Leonarda, es schreibt Euch ein wahrscheinlich vergessener Bekannter, der nach einem Schlaganfall ein neues Leben geschenkt bekam und nun zu seinen Freunden in Brasilien zurückkehren wird: Franz Hillebrand. Eurem Sorgen um und .mit den Bedrängten und Ausgeschlossenen wünsche ich aus tiefstem Herzen Gottes Segen!

    Curtir

  26. Acho que Lula precisa ponderar sua decisão e aceitar o cargo de ministro. Leonardo Boff e outros que já o aconselharam neste sentido têm razão.

    Curtir

  27. JK foi presidente e depois Senador. Itamar foi vice, depois presidente e no fim foi embaixador. Um ministério para Lula cairia bem como prestação de serviço à Pátria Amada. Depois ele poderia ser vice de um candidato preto como Orlando Silva, Gilberto Gil, Jorge Ben, Martinho da Vila, Benedita da Silva, etc…seriam serviços relevantes prestados à Pátria. Informalmente o ministério de Lula poderia ser um QUARTO PODER. Na realidade as FORÇAS PARALELAS ser transformadas em PODERES: PODER DEFENSIVO, PODER EDUCATIVO, PODER SOLIDÁRIO,etc…a carta de Leonardo Boff é uma carta de amor ao Brasil e aos brasileiros. Precisa ser atendida pelo Lula que já está na fase do ENTA dos setenta onde tudo se assENTA, se guENTA, se tENTA, se invENTA , mas nem tudo se intENTA e se aguENTA. Por outro lado Lula deve evitar aborrecimentos. A NOVA MEDICINA ALEMÃ anda dizendo que as doenças graves estão centralizadas no cérebro. Os desgastes neurológicos podem levar a recaídas. Lula precisa de mais cuidados com a saúde. Que Deus ajude ao Lula e ao povo brasileiro e parabéns ao Leonardo Boff pela iniciativa. Abraços.

    Curtir

  28. É com desapontamento que leio suas palavras Frei Leonardo Boff, um homem da sua estatura defendendo um populista messiânico de caráter débil travestido de político em nome de ganhos sociais. Maliciosamente o senhor usou o nome do Papa Francisco em vão, afinal o combate a corrupção tem assento cativo em seu pontificado.

    Curtir

    • Concordo. O Papa entrou sem qq conexão com essa proposta desesperada e fatal ao que resta desse partido. Papa certamente repudia desvios e esconderijos dissimulatórios.

      Curtir

  29. Lula, Ele tem razão!!!
    Nosso futuro de democracia e paz está em suas mãos! 🙏🙏🙏😘😘😘💐💐💐👍👍

    Curtir

  30. Querido Leonardo,

    Gostei muito de vê-lo escrevendo para aconselhar Lula nesse momento. Agora, também não seria o Caso dele e sua família partirem para um asilo político?

    Curtir

  31. Percebo claramente que existe um grupo politico desumano e egoista
    que sempre gostaram de ver uma desigualdade, bem acentuada.Agora desejam a todo custo destruir tudo que foi conquistado pelo PTe querem destruir a esperança de milhares de brasileiros .Um povo sem esperança é um povo vulnerável.

    Curtir

  32. Aquele “que conhece todos os destinos dos povos e do nosso”, permanece onde prolifera a mentira, a distorção e a calúnia? Senhor Boff. O projeto “social” do seu partido, meu senhor, foi colocado sob risco não por qualquer campanha ou golpe que tenha vindo de fora, a responsabilidade pelos riscos que esses projetos estão correndo é de quem detém o poder de implementá-los, ampliá-los, melhorá-los, mas optaram por ampliar e melhorar o próprio poder em detrimento de tais programas… Só os cegos, ignorantes, ou interessados não veem.

    Curtir

  33. Todo meu apoio a tão grande causa, a libertação dos oprimidos. Lula projeto de vida digna aos empobrecidos.

    Curtir

  34. Está tudo muito confuso, qual seria o preço da dita política de inclusão praticada pelo Lula???
    E o triplex no Guarujá, o sítio de Atibaia, devemos passar por cima destas coisas mal explicadas, tipo enriquecimento ilícito, privilégios indevidos, facilitações aos seus familiares, empreiteiros e correligionários (mensalão, lava jato) – para se estender oportunidades aos menos favorecidos, seria necessário lançar-se mão de dinheiro público, inclusive como forma de se ter poder para fazer esta inclusão???

    Curtir

  35. Apoio totalmente o que o senhor quer; é o mesmo que também quero. Entretanto, Frei Leonardo, lamento e temo que” forças ocultas”, tudo aquilo que já sabe e que sempre estiveram presentes nas ocasiões mais difíceis e perigosas porque passou o país, voltem novamente com toda aquela gana do passado e levem a melhor. De todo modo vamos continuar torcendo e acreditando que Deus está olhando por esse país tão massacrado ,vilipendiado e vendido por quem teria a obrigação de proteger e amar.
    É o que sinceramente penso. Se puder , por favor, me mande alguma palavra para que possa asserenar meu coração que ama com paixão esse país. Que Deus o abençoe e o guarde, caro Frei, por ter a generosidade na alma e apoiar o Brasil. Um grande abraço,
    Fernanda Souza

    Curtir

  36. Considero bastante sensata a opinião do Leonardo Bff e sua mulher Márcia Miranda.
    No entanto há uma necessidade de, após acalmada esta ebulição dos insensatos e volta ao curso normal do governo, PT promover um congresso e no qual realizar uma boa autocrítica e possível um enxugamento do partido e até excluindo algumas figuras ou pelo menos congelando-os, de forma que fiquem sem poder causar mal ao partido e ao governo.

    Curtir

  37. Leonardo Boff, uma possível prisão de Lula não tem nada a ver com os projetos sociais. Fazer essa ligação é só para causar temor aos pobres sustentados pelo governo petista. Os mais vulneráveis continuam vulneráveis, a condição deles não mudou, pois apenas são sustentados pelo governo, são apenas os dependentes do governo. Essa condição mudaria se o governo gerasse emprego digno, mas é mais interessante para o governo, qualquer que seja ele, criar uma massa de dependentes. Lula aceitar o cargo, o emprego, de ministro para ter Foro Privilegiado é o mesmo que assumir a culpa e está procurando um meio fácil para escapar da cadeia ao invés de provar na Justiça a sua inocência. Lula está entre escolher ficar na frigideira ou pular para a fogueira.

    Curtir

  38. A POSSÍVEL PRISÃO DE LULA NÃO TEM NADA A VER COM OS PROJETOS SOCIAIS DELE. QUEREM FAZER ESSA LIGAÇÃO PARA CAUSAR TEMOR AOS POBRES SUSTENTADOS PELO GOVERNO CORRUPTO DO PT. OS MAIS VULNERÁVEIS CONTINUAM VULNERÁVEIS, A CONDIÇÃO DELES NÃO MUDOU. O QUE MUDARIA SERIA QUE ESSES VULNERÁVEIS TIVESSEM EMPREGOS DIGNOS. LULA ACEITAR UM EMPREGO DE MINISTRO PARA TER FORO PRIVILEGIADO É O MESMO QUE ASSUMIR A CULPA. LULA ESTÁ NA SEGUINTE SITUAÇÃO: OU ESCOLHE FICAR NA FRIGIDEIRA OU ESCOLHE IR PARA A FOGUEIRA.

    Curtir

  39. Mas e o mensalão, petrolão, Petrobras quase falida … Pedaladas …? Nada isso conta?
    Todos os empresários dizem que a corrupção sempre existiu, mas com o PT as coisas pioraram, valores absurdos.

    Curtir

  40. Não adianta. A justiça prevalecerá.

    A defesa dos corruptos enfrentará uma nação atenta e intransigente com essas práticas ilegais.

    Caiu a máscara do seu partido e do seu lider.

    Curtir

  41. eu acho o lula uma pessoa maravilhosa foi o melhor presidente que tivemos sou muito solidaria a ele e entende que querem derrubar um mito admiravel ele e um orgulho de brasileiro mais a globo ta fazendo de tudo para a acabar com lula e o pt Deus te proteja e te livre de todos os males

    Curtir

  42. amigo, desculpe a ignorancia, mas para que eu não cometa nenhuma injustiça no meu julgamento com relação a voce, poderia por gentileza me explicar o que voce denomina como: inclusão social produtiva? Espero sinceramente que voce não esteja se referido ao bolsa familia. Por isso lhe peço, e sincramente com todo o respeito, sem demagogia e sem preferencia de partido. Deus me colocou nesse país, lindo, glorioso, maravilhoso e cheio de riquezas. Inclusive a felicidade e alegria do povo brasileiro. Por isso não tenho preferencia de partido, para mim, seja qual for o partido, se o mesmo estiver levando meu pais para o crescimento tão desejado, que fique pelo tempo necessário.

    Curtir

    • Regina: inclusão produtiva significa que se quem recebe a bolsa familia em 2 anos não achar ou aprender algum trabalho deixa de ganhar. Não é esmola. E ainda tem que enviar os filhos à escola senão cessa de ganhar a bolsa. Isso estimula as pessoas a serem produtivas. lbof

      Curtir

      • Isso quem inventou foi o FHC com o Bolsa Escola, não é mérito nem criação dos petistas

        Curtir

  43. Leonardo Boff
    em princípio eu não gostava muito desta idéia do Lula em ministério. A mim me soava como uma forma apenas de blinda-lo contra estes juíza venais do “baixo clero” do judiciário. Mas concordo com sua análise e seus argumentos. Lula articulador político do governo Dilma. Estamos juntos. Viva a clareza do Leonrdo Boff.

    Curtir

  44. Se o Lula aceitar o Brasil terá um ministro excelente, o que a oposição e seus aliados de algumas esferas estão querendo é o poder através do golpe uma vez que através das urnas já levaram quatro surras o que acontece é nitidamente uma organização para o golpe. ..cadê que a oposição e justiça enquadram o cunha que comprovadamente recebeu propina através de suas contas na Suíça? A ex amante do fhc fez contundente denúncia sobre o ex amante e pai do seu filho e a justiça do Brasil nem se quer cogita investigar, no caso do AP do fhc no Trump tower em nova York os promotores de São Paulo jamais investiga então tem de perguntar para o Donald Trump a forma de compra do fhc uma vez que o construtor do Trump tower foi o magnata e futuro presidente dos Estados Unidos Donald Trump…quando será que a justiça de São Paulo e do brasil vão investigar a máfia da merenda e do metrô no estado de São Paulo governado a décadas por tucanos?

    Curtir

  45. EX-PRESIDENTE LULA, “PRISIONEIRO DE OPINIÃO”?

    Se a revolta pessoal do ex-presidente e cidadão, pelos recentes golpes sofridos do judiciário e do MP, não pode se expressar em protesto, e se a livre manifestação da militância do PT e de seus eleitores se constitui uma ameaça à ordem pública – só nos resta concluir que o histórico combatente Luiz Inácio Lula da Silva estaria ameaçado de mordaça por delito de opinião. Não vou me deter no mérito jurídico do pedido de prisão preventiva, porque pessoas competentes já o fizeram e já o esvaziaram de qualquer embasamento teórico.
    (Ver: ; ; ).

    Preocupa-me o contexto e a extensão do escandaloso pedido de prisão já que põem em risco o cidadão comum, estudantes, profissionais em geral, sindicalistas e a população que vai às ruas em seu livre direito de protestar. Isto inclui também o funcionamento das duas casas do congresso, o judiciário e a mídia em geral. Ninguém escapa. Ou será que esqueceram as alegações dos anos sessenta, responsáveis pelo famigerado ESTADO DE EXCEÇÃO? A “DEFESA DA ORDEM PÚBLICA” SERVIA PARA AMPARAR QUALQUER ARBITRARIEDADE. Se Leonel Brizola ainda estivesse vivo, certamente já teria definido, em alto e bom som, a qualidade seletiva desta “ordem pública” aqui reclamada. Ela concerne tão somente ao Sr. Luiz Inácio Lula da Silva o qual devemos considerar, neste caso, pela importância histórica que assumiu neste país (com ou sem as mazelas do poder e da política), um personagem na linha de Sócrates e Nelson Mandela. Não foram eles aprisionados para que não “corrompessem” a sociedade? Claro, o Sr. Lula NÃO É NEM UM, NEM OUTRO.. Ele é ele mesmo, Lula, dentro do quadro histórico de luta que trouxe este país ao que é hoje, quando não havia ninguém que levantasse a voz como o fez, nem mesmo os pontuais estudantes. Hoje, as pessoas se manifestam nas ruas, mas a política não mudará sem que se desmascarem os fariseus de sempre que a mídia camufla ou acoberta.

    “Ameaça à ordem pública”: O MP não poderia ter repetido o refrão. Por que ombrear-se com o pior momento de nosso passado? Temem a palavra do cidadão e político Lula? É preciso prendê-lo? Na democracia, incluindo a nossa, mais teórica do que prática, isto não pode acontecer com nenhum partido ou político. Não, pelas razões alegadas. Em dado momento, ele é considerado um ex-presidente da república que tratou de modo irreverente as autoridades judicativas; em outro, ele seria um cidadão comum, não tendo por que reclamar da condução coercitiva de que foi vítima, etc. Não se sabe mais o que fazer ou dizer para incriminá-lo. A mídia e os que vivem do comércio das últimas notícias não poupam seu chicote. Lamento pela Sra. Marisa. Não vi nenhuma esposa de político – seja F.H.C, que teve seus escândalos de corrupção, revelados ou ocultados, seja o Sr. Collor ou o Sr. Eduardo Cunha, ou mesmo o bravo e atemporal Sr. Maluf –, nenhuma esposa foi citada ou exposta na mídia. No caso do ex-presidente, toda a família está sendo exposta. E não foi a primeira vez. Há uma vontade patológica, para não dizer carnavalesca, incrivelmente seletiva, de ferir, de escandalizar, chocar, alardear. E isto é intolerável, porque não combate a corrupção. Imagens, bonecos e cartazes humanamente degradantes e violentos, exibidos nas passeatas, também não ajudam; transformam o sério ( a vida de todos nós que está em causa) em anedótico. Há uma perda de foco. A violência sobressai. Os justiceiros de hoje e de ontem nunca poderão promover a justiça. Luiz Flávio Gomes classificou de “canalhice monstruosa” o fato de a jornalista da ISTO É ter ocultado o nome do Sr. Aécio Neves, citado na delação de Delcídio do Amaral. Aliás, o senador tucano foi citado em quatro delações da Operação Lava-Jato. E alguém teria ido às ruas exigir a saída do presidente da Câmara?

    O combatente Luiz Inácio Lula da Silva já foi atacado em sua honra pessoal várias vezes no decorrer de suas lutas. Alguém teria esquecido o caso de uma ex-esposa cujas declarações envolveram a própria filha do casal, trazidas a público à época da campanha do Sr. Collor? A política é infernal.

    Então, O Sr. Luiz Inácio Lula da Silva tem toda razão de se valer da metáfora da poderosa Jararaca para expressar a sua resistência.
    E nós, filiados ou não a partido político, também precisamos desta resistência.

    Curtir

  46. Boff sou seu admirador, admiro sua inteligência, sua independência, sua sagacidade e sua opinião, porém este seu pedido não admiro, sou conhecedor de que o governo do eneadáctilo foi favorável aos pobres e desafortunados como eu, que muitas conquistas foram alcançadas, que muitos abaixo da linha da miséria conheceram a prosperidade, mas se, repito se as suspeitas contra o ex-presidente se confirmarem, não será nada moralmente aceito um criminoso como ministro de estado. Já vivemos há muito em nosso país a percepção de o crime compensa, se isto vier acontecer é a autenticação deste sentimento. Não é bom para ele, nem para a democracia, muito menos para a paz nas ruas que ele seja nomeado a ministro, deixando a impressão de que deve e teme ser punido pelas mãos do juiz do Paraná alcançando foro privilegiado.

    Um grande abraço, precisamos de pensadores como o senhor sempre nos indicando o caminho mais sensato, mas este qual defende neste seu pedido, discordo que neste momento seja o melhor.

    Graça e Paz.

    Curtir

  47. Lula sabe que estamos numa guerra. Lula sabe que trabalhadores devem usar equipamentos e procedimentos de segurança INDIVIDUAIS, o chamado EPI no entanto ele não quer usar.Ele, aceitando um ministério estará simplesmente colocando um EPI. Daí ele diz que o seu medo é a retaliação contra sua esposa e seus filhos. E eu retruco: ora! O senhor acha mesmo que eles irão poupar quem quer que seja, sendo ou não ministro. Se for ministro evitará uma guerra de sangue do povo brasileiro, pois ao prendê-lo a coisa estoura e com razão. Sendo ministro, principalmente se for da justiça, o senhor tem a possibilidade de acabar com essa maracutaia toda. PENSE! É A MELHOR SOLUÇÃO.

    Curtir

  48. Meu caro irmão Leonardo Boff , muito me admira a sua atenção pelo menos favorecidos
    Com o país com a sociedade e o carinho que o Sr tem pelo LULA e o pt , que DEUS ilumine seu caminho .

    Curtir

  49. Se Lula cometeu crimes deverá pagar, assim como queremos que pague o assassino, o assaltante ou estuprador pague.
    Acredito que seja antiético esse tipo de carta com tais conselhos.
    É triste ver um amigo sofrer processos na justiça, mas abrir margem para o legalismo não é o caminho, e pior, permite que criminosos se espelhem neste indivíduo.
    Meu conselho é que nosso caríssimo Lula enfrente a justiça e se culpado aceite sua pena. Desta forma ele irá mostrar ao mundo a honra que ele possui.

    Curtir

  50. Senhor Leonardo é um equívoco pensar que o seu pensamento é o do povo. Que ilusão está de pensar que Dilma e Lula são os salvadores do Brasil, pelo contrário, saquearam o Brasil, e nomear o Lula ministro é pura obstrução da justiça. Deixem de ser doentes.

    Curtir

  51. Esta aí é a igreja da esquerda, que não representa o povo sofrido, este povo tão roubado, massacrado e aviltado em sua dignidade. Pode ver que esse frei não fica na fila ou no chão dos hospitais e postos de saúde. Tem do bom e do melhor, às nossas custas. Um frei defender um ex-presidente que tá provado que está atolado até o pescoço, é o cúmulo do absurdo.

    Curtir

  52. Gostaria de perguntar ao teólogo Leonardo Boff: Por que será que todos aqueles que saem em defesa dos pobres são difamados, perseguidos, apedrejados e condenados pelos donos desse mundo e seus lacaios

    Curtir

  53. Não vejo com nenhuma surpresa um pedido desses feito pelo Sr. Boff. Comunistas que são, sequer foram às ruas observar que as políticas sociais que ele diz ter sido implementadas pelo amigo-irmão, contemplou na sua grande maioria vagabundos e não pobres. Os pobres Sr. Boff continuam dormindo nas ruas, debaixo das marquises, ajudados por um aqui e outro ali.

    Curtir

  54. Assistencia social sim. Roubalheira, quadrilha petista e enrriquecimento de politico com o dinheiro publoco NÃOOOOO

    Curtir

  55. A escalada golpista da direita, aliada aos empresários, a mídia e a elite brasileira tramam o golpe contra a democracia. O clima político e social atual muito se assemelha ao movimento que derrubou Getúlio Vargas. São as mesmas forças que quiseram impedir a posse de Juscelino e perseguiu todo o governo dele. São os mesmos que tramaram o golpe de 64, alegando o “perigo comunista” que não existia. Agora querem tramar o golpe usando todas as mentiras possíveis contra um governo eleito democraticamente. O momento exige a união e a defesa de todos que não desejam retrocesso nas conquistas sociais.

    Curtir

  56. Se ele devolver o que a corja e ele desviaram , resolve-se a miséria no Brasil. Já li seus livros e me decepciona sua atitude. Acorda Boff! Que sacrifício este safado terá que fazer pelo:país – virar ministro??!!!! Eu dispenso – vamos passar tudo a limpo e começar de novo! Que sirva de aprendizado a todos, que estes discursos populistas são geralmente pronunciados por ditadores como este analfabeto, que esqueceu totalmente suas origens.

    Curtir

  57. Pois se assim for, escrevam; Lula assume um Ministério, faz a reintegração política do governo com o PMDB, derruba Eduardo Cunha, coloca um presidente da câmara que apóia o governo, fecha com Renan o apoio integral no senado. Com isso acaba com a crise política e por consequência com a crise especulativa economica, vira herói novamente e ganha as eleições de 2018. O pior de tudo, oiu melhor de tudo, depende do ponto de vista, é o tiro no pé que a mídia, a oposição e o judiciario partidario vao acabar dando no golpe tão mal arquitetado.

    Curtir

  58. Eu particularmente concordo com Leonardo Boff, o Lula está sendo perseguido justamente por causa das políticas públicas que ajudam os pobres, e a elite brasileira não gosta que façam alguma coisa pelos pobres. Jesus como optou pelos pobres foi crucificado.
    Se o Lula aceitasse ser um ministro com a habilidade política que ele tem, com certeza acalmaria tudo.

    Curtir

  59. vAI Lula, aceita por favor… Atenda ao pedido do seu amigo-irmão, aceite o convite para ter foro privileg… er, quer dizer, aceite o cargo que grande competência exige. Faça isso e mostre ao Brasil o quão podre e sórdido é seu íntimo. Do contrário, fuja. A cadeia está ameaçando seu projeto.

    Curtir

  60. Cincirdo com você, querido amigi se asdim posso me referir a um ser humamo que tanto admiro e que me fez ser o que sou hoje como cidadã….

    Curtir

  61. Desculpe mestre, mas devia revisar suas convicções. São Francisco se tivesse sido presidente do Brasil certamente não sairia do governo com um caminhão de vinhos importados,teria vendido e distribuido para o povo. O fato de ter feito uma boa politica social não dá direito ao seu amigo de roubar o povo brasileiro. Se é inocente, não tem o que temer, não precisa se esconder num ministério. Vamos pedir JUSTIÇA nas apuração dos fatos e não esconder a sujeira debaixo do tapete (como sempre). EU DIGO NÃO A POLITICA DO ROUBA MAS FAZ.

    Curtir

  62. Concordo .Neste momento precisamos salvar a democracia. Você é a única pessoa que pode fazer isso. Que Maria, , mãe de todas a mulheres e homens te proteja.

    Curtir

  63. Caro Boff. Sou um leitor assíduo de seus textos e livros, e creio que o senhor tem muito mais conhecimento de Brasil do que eu, face às suas experiências e suas andanças em missão de paz pelo país afora. Porém, não concordo com esta súplica para que Lula aceite um ministério no atual governo. Não soa bem, não seria honroso. Seria uma estratégia de sobrevida sem vida, num momento em que a sociedade anda surda de solidariedade e compaixão.
    A meu ver, o PT esgotou as suas fichas, e não conseguiu promover mudanças estruturais necessárias – aliás, como Frei Beto já adiantou com muita propriedade, há algum tempo atrás, e que eu acho que não há necessidade de repetir. Veja bem, não é o caso de ‘chutar cachorro morto’ – até porque o ‘cachorro’ tá vivo. E reconheço importantes iniciativas destes governos. Porém, a meu ver, o PT foi incapaz de engendrar um reconhecimento valorativo dessas mesmas iniciativas na cabeça da maioria da população, o que inviabilizou o sequenciamento das mesmas com desdobramentos outros para além do assistencialismo. Tal como Betinho amargou o não sequenciamento e desdobramento do Fome Zero (afinal, os inimigos foram e são cruéis!).
    São tempos bicudos, é verdade, onde o egocentrismo vigora com toda a sua força de destruição, e o materialismo grassa em todo espectro social (veja bem, não estou falando da discussão rasa entre religiosos e ateus, mas do culto às possibilidades do dinheiro). Nesse sentido, não serão as tentativas de distribuição de renda suficientes para reverter o caos, mas antes disso, as estratégias bem encaminhadas de reversão dos extremos do ego (vaidade, orgulho, individualismo).
    Se a Dilma sair em decorrência de artimanhas políticas, muito provavelmente, o que virá será pior. Mas não podemos esquecer que o Brasil já vive tempos ruins há muito tempo, basta ver a mendicância nas ruas, os índices de violência urbana e de corrupção, e perceber a qualidade dos valores ético-morais vigentes. Tudo está muito degradado.

    Curtir

  64. Caro Leonardo Boff,
    Sou uma pessoa que devota a mesma grande admiração ao nosso ex-presidente Lula. Querem humilhá-lo e manchar sua história como o melhor presidente do Brasil após a re-democratização. Sua luta pelos menos favorecidos é reconhecida internacionalmente e deveria ser motivo de orgulho para nós brasileiros. Infelizmente temo pelo pior e não sei se sua sugestão seria a melhor ou a menos pior das saidas. A verdade é que a cabeça do Lula está a prêmio, assim com a da presidenta Dilma, e não vão sossegar, qual a mulher de Herodes Antipas, enquanto não as expuserem na bandeja da execração pública. Oxalá isso não ocorra e o Brasil possa amadurecer no caminho de uma domocracia real, participativa, inclusiva e a paz, fruto da justiça, prevaleça, para o bem dos nosso irmãos e irmãs, vítimas primeiras desse golpe que se avisinha.

    Curtir

  65. EXCELENTE TEXTO.
    Um corajoso postou na página do PT.

    A ERA PT

    O pobre não entrava na faculdade. O que o PT fez? Investiu na Educação? Não, tornou a prova mais fácil.
    Mesmo assim, os negros continuaram a não conseguir entrar na faculdade. O que o PT fez? Melhorou a qualidade do ensino médio? Não, destinou 30% das vagas nas universidades públicas aos negros que entram sem fazer as provas. Querendo dizer que eles não tem capacidade.
    O analfabetismo era grande. O que o PT fez? Incentivou a leitura? Não, passou a considerar como alfabetizado quem sabe escrever o próprio nome.
    A pobreza era grande. O que o PT fez? Investiu em empregos e incentivos à produção e ao empreendedorismo? Não. Baixou a linha da pobreza e passou a considerar classe média quem ganha R$300,00.
    O desemprego era pleno. O que o PT fez? Deu emprego? Não. Passou a considerar como empregado quem recebe o bolsa família ou não procura emprego.
    A saúde estava muito ruim. O que o PT fez? Investiu em hospitais e em infraestrutura de saúde, criou mais cursos na área de medicina? Não. Importou um monte de cubanos que sequer fizeram a prova para comprovar sua eficiência e que aparentemente nem médicos são. (Um já foi identificado como capitão do exército cubano)
    Alguém ainda duvida que esse governo é uma tremenda mentira?Nick
    (Texto de João Alves)

    Espalhem!!!! Tipo vírus… pra todo mundo ver o que estes desgraçados estão fazendo com nosso País.

    Curtir

  66. Professor admiro muito o senhor e sua obra! Confesso que estou surpreso com sua proposta para que Lula assuma um ministério. Acredito que seja a vontade do Criador que justiça seja feita, Não adianta queremos adiar as consequências para pessoas que amamos, pois elas até podem fugir da justiça dos homens mas não da própria Consciência que é soberana e implacável. Ninguém pode fugir de si mesmo. Sei que Lula representa um símbolo de lutas sociais, e por isso é doloroso ver este símbolo sofrer acusações graves, mas Lula é um ser humano, se cometeu erros esta em débito com a sociedade e com a própria Consciência. Será melhor para sua alma arcar com as consequências de seus equívocos aqui e agora. Não quero que entenda isso como um ódio ao ex-presidente, muito pelo contrário, a proposta do nosso querido Mestre é de amor e perdão ao próximo e é a filosofia/razão que abraço. Todavia, seria injusto Lula estar acima das leis humanas, mesmo que ele pense como nós. Se fosse um irmão que não tem os mesmos objetivos, haveria tamanha proteção? Qual a verdadeira motivação dessa proposta? Precisamos lembrar que para Deus todos somos iguais, ele nos ama incondicionalmente, e as dores da pobreza devem ter um sentido, nada é por acaso. É claro, devemos lutar com todas as forças para melhorar nossa sociedade, desenvolver todo potencial humano para a fraternidade e se colocar no lugar daqueles que sofrem por um tipo de sociedade extremamente desigual. Professor, não é justo. Precisamos nos refazer, este é um momento para isso, ao adotar o Presidencialismo de Coalizão vimos mais uma vez a velha política, a exclusão total do povo brasileiro nas decisões políticas. Os movimentos atuais mostram que a Sociedade Civil se movimento para interferir politicamente, com uma “leve” pitada de autoritarismo, conservadorismo e ódio (infelizmente) mas nos mostra um sinal. A partir dessa lógica alguns indivíduos defendem a própria desgraça, todavia, é um sinal significativo da vontade popular, que não pode ser demonizada. Concordo, o interesse da nação é soberano, mas o desdobramentos caso Lula assuma um ministério acredito eu, serão piores do que ele ser preso, uma vez que podem aumentar o discurso do “Estado não funciona” com isso, “eu preciso fazer justiça”, lógica comum nos processos de linchamento. Não sei se consegui ser claro, espero ser útil. Muito obrigado professor! O senhor é maravilhoso! Abraços.

    Curtir

  67. políticas de inclusão social produtiva? Isso se faz com um pais em crescimento e com politicas acertivas. Como se pensar em distribuir bolsa familia sem critérios com um pais falido. Aumentando impostos e penalizando todos? Não dá para ficar debruçado no passado e em historias do Brasil. A realidade é: quase 9% da população desempregada(incluse eu), taxas de juros a mais alta do mundo(politica monetária que não esta dando certo), carga tributaria altissima com relação ao resto do mundo. O SPED em suas premissas dizia que a implantação do mesmo mitigava a sonegação e aumentaria a arrecadação e diminuiria a carga tributaria para o contribuinte. Perfeito…aumentou a arrecadação mas a carga tributária ainda penaliza muitas as empresas e pessoas fisicas. Mais: Falta boa gestão do dinheiro publico.Cortar gastos do governo e mordomias, ninguem faz. Empresas fechando as portas. Sejam realista, não enxergam o que esta acontecendo? Corrupção!!! dinheiro que sai dos nossos bolsos, deficit publico que a sociedade paga, quando esse dinheiro de juros deveria ser para qualidade de vida da sociedade. O povo não precisa de esmola, precisa de politicas que estimulam o emprego e produção. Será mesmo que o povo não tem ambição de ganhar mais que uma esmola?…Parem, pensem com a mentalidade de um pais que tem potencial para ser uma grande nação, que as pessoas podem ter um bom emprego e possam ter a ambição de crescer.
    Se sou petista? – já votei no Lula por duas vezes, já votei na Dilma, mas partido politico para mim não é como time de futebol que tenho que torcer ate se ele estiver na segunda divisão. Na verdade é que nem tecnico, não fez um bom trabalho, RUA!
    Falo pela moralidade e ética e esse partido bem como outros, que uma hora há de cair. Não tem virgem em puteiro.
    Quero esses marginais, ladrões e porque não assassinos na cadeia. Digo assaninos porque dinheiro que eles roubam poderiam salvar vidas em hospitais públicos. Sa
    bemos como está a saúde em nosso pais. Uma vergonha!
    Ministro! Sr. Lula!…está fugindo da culpa.

    É isso que penso!

    Curtir

  68. Obrigada, Leonardo Boff, seu apelo também colaborou para o Lula assumir o ministério da casa civil.

    Curtir

  69. hoje o nossa país vive uma situação complicada em temos políticos e econômicos, mas venho aqui demonstra o meu apoio ao ex-presidente,que por motivos partidários esta sendo acusado em justamente por coisas que ate hoje nunca conseguiram prova nada contra ele, quero que mim mostre o que foi provado contra Lula ate hoje, o que ele fez pra ser preso, o que tem de errado ele assumir um ministério. Agente Lula foi o melhor presidente que o Brasil já teve ate hoje, Lula foi o presidente que ajudou os pobres, porque ele também já foi pobre, Lula trabalhou em cima da igualdade racial, porque também já sofreu preconceito, Lula foi o presidente que mas ajudou os filhos de pobres, porque se hoje eles estão fazendo uma faculdade boa, foi porque LULA ajudou a quebra a barreiras entres as classes social,( só pra relembra que antes quando um filho de pobre passava na faculdade, raspava a cabeça porque era muito difícil chega ate a faculdade e ainda mais passa.) e ele foi um presidente que trabalho pra todos e não só pra uns. E PRA MIM PRA SER UM BOM PRESIDENTE NÃO TEM SÓ QUE CONHECER A REALIDADE EM GERAL, MAS SE PASSA POR ELAS TAMBÉM.

    Curtir

  70. Vou fazer uma graça BOFE rzzz, desculpe pela graça. Deixe eu entender, não foi o Lulinha quem cometeu os delitos. Bom deixa pra la, quero falar aos contra PT que sempre existiu isso no Brasil, contra PT, o que é isso faz mal, quem? O PT ou OPOSIÇÃO. A VERDADE é que existe uma lei básica se o governante não faz o que deve fazer ele perde o mandato, nunca vi essa lei ser cumprida, mas grampear telefone de advogado não pode, so que essa lei ninguém quer falar, saber APRENDA UMA COISA, espertos, vai aprender política se sua cidade ou estado esta em crise então tem que tirar do poder o PREFEITO EO GOVERNADOR não o PRESIDENTE, porque o presidente não pode interferir na mal gestão política de terceiros.
    Vamos unir e fazer o que o PT não fez lutar pelos nossos direitos agora pois parece que foram iludidos com mentirinha de Papai Noel, a tem gente pedindo pra ler mais, que tal ler que lula tem em libertação de um povo da ditadura que esta pra voltar, financiados pelos mesmos, isso e GOLPE MESMO.

    Curtir

  71. Prezado Leonardo Boff,
    o senhor é uma fonte de aprendizado para mim há muitos anos. E certamente continuará sendo. E é exatamente por isso que eu não entendo a sua posição. Não é que eu simplesmente discorde, porque o tenho em alta conta e quero aprender mais. Chego até a imaginar aquele ditado que concorda que “os fins justificam os meios”. Em nome de defender políticas sociais, pode-se esquecer os bilionários valores desviados? Nós sabemos que riqueza gera riqueza, e que deve ser compartilhada, distribuída. É possível manter políticas sociais sem uma nova ordem econômica? Quais foram as mudanças estruturais realizadas pelo governo Lula e Dilma? Houve reforma econômica, política, previdenciária, fiscal? Qual é o projeto para o Brasil em médio e longo prazos? Existe algum projeto que não seja distribuir recursos?
    O foco nas políticas sociais do PT é realmente um grande diferencial, mas sem as citadas mudanças, é como construir castelos de areia. Um dia… o caixa fica vazio. E não é isso que está acontecendo?
    Enfim, eu me sinto um órfão, mas não posso fechar os olhos, e acho muito simplista dizer que há perseguição a qualquer companheiro. Que Lula mostre que essas denúncias são falsas. O senhor não se manisfestou ainda sobre elas, e gostaria de saber sua opinião.
    Forte abraço.

    Curtir

Deixe um comentário