É importante derrotar as elites do atraso

Por mais críticas que se façam e se tenha que fazer ao PT, com ele ocorreu algo inédito na história política do país. Alguém do andar de baixo conseguiu furar a blindagem que as classes do poder, da comunicação e do dinheiro, por séculos, montaram, para minimizer ao máximo políticas públicas em benefício de milhões de empobrecidos. O mote era: políticas ricas para os ricos e políticas pobres para os pobres. Assim estes não se rebelariam.

A verdade é que as elites endinheiradas nunca aceitaram um operário, eleito por voto popular e chegar ao poder central. É fato que elas também se beneficiaram, pois a natureza de sua acumulação, uma das mais altas do mundo, sequer foi tocada.

Mas permanecia aquele espinho dolorido: ter que aceitar que o lugar supostamente deles, fosse ocupado por alguém vindo de fora, sobrevivente da grande tribulação, imposta aos pobres, negros, indígenas, operarios durante todo o tempo da existência do Brasil. O nome de seu horror é Luiz Inácio Lula da Silva.

Agora esta elite despertou. Deu-se conta de que estas políticas de inclusão social poderiam se consolidar e modificar a lógica de sua abusiva acumulação.

Como é conhecido pelos historiadores que leram e leem a nossa história a partir das vítimas, como é o caso do mulato Capistrano de Abreu, do acadêmico José Honório Rodrigues e do sociólogo Jessé Souza entre outros, diferente da história oficial, sempre escrita pela mão branca, todas as vezes que as classes subalternas ergueram a cabeça, buscando melhorar a vida, esta cabeça foi logo golpeada e os pobres reconduzidos à margem, de onde nunca deveriam ter saído.

A violência nas várias fases de nossa história, foi sempre dura, com prisões, exílios, fuzilamentos e enforcamentos ao revoltosos e particularmente com referência aos pobres e negros, este últimos centenas deles assassinados ainda neste ano.

A politica de conciliação entre si das classes opulentas, à revelia dos reclamos populares, sempre detiveram o poder e os meios de controle e repressão. E o usaram vastamente.

Não é diferente no atual golpe jurídico-parlamentar de 2016 que injustamente apeou do poder a Presidenta Dilma Rousseff. O golpe não precisou mais de cassetetes e de tanques. Bastou aliciar as elites endinheiradas, as 270 mil pessoas (menos de 1% da populace) que controlam mais da metade do fluxo financeiro do país, associdas aos meios massivos de comuinicação, claramente golpistas e anti-populares, para assaltar o poder de Estado e a partir daí fazer as reformas que os beneficiam absurdamente.

O Brasil ocupa uma posição importante no cenário geopolítico mundial. É a sétima economia do mundo, controla o Atlântico Sul e está voltada para a Africa. Esta área, na estratégia do Pentágono que cuida, ao sul, pela segurança do Império norte-americano, estava a descoberto. Havia aí um país, chamado Brasil, chave para a economia futura, baseada na ecologia, que tentava conduzir um projeto de nação autônomo e soberano, mas aberto à nova fase planetária da humanidade. Precisava ser controlado.

A Quarta Frota que fora suspensa em 1950, voltou a partir dos anos 90 a ser ativada com todo um arsenal bélico, capaz de destruir qualquer país oponente. Ela vigia especialmente a  zona do pré-sal, onde se encontram as jazidas de petroleo e de gás, as maispromissoras do planeta.

Consoante a própria estratégia do Pentágono, bem estudada pelo recém falecido Moniz Bandeira e denunciada nos EUA por Noam Chomsky, era decisivo desestabiizar os governos progressitas latino-americanos, desfigurar suas lideranças, desmoralizar a política como o mundo do sujo e do corrupto e forçar a diminuição do Estado em favor da expansão do mercado, o verdadeiro conductor, creem eles, dos destinos do país. Pertence à esta estratégia difundir o ódio ao pobre, ao negro e aos opositores deste  projeto entreguista.

Pois este é o projeto atual das elites do atraso (no dizer de Jessé Souza). Não pensam num projeto de nação, preferem uma incorporação, mesmo subalterna, ao projeto imperial. Aceitam, sem maiores reticências, a sua recolonização para serem meros esportadores de commodities para os países centrais.

Argumentam: para que termos uma indústria própria e um caminho próprio para o desenvolvimento, se tudo já está construído e montado pelas forças que dominam o mundo? Para que reinventar a roda? Esquecem que sem um projeto nacional com sua indústria própria e sua forma de realizar o desenvolvimento social se confere dignidade, autonomia e grandeza ao país. Ademais, ele não apenas copia, senão que cria através de nossos centros de pesquisa que, em algumas áreas, são pioneiros no mundo. Por isso há estudantes europeus e norte-americanos que vêm estudar em nossos centros acadêmicos.

O capital não tem pátria, apenas interesses no Brasil e em qualquer parte do mundo. Estas elites do atraso colocam-se decididamente do lado do Império e de seus interesses globais.

Atrás do vergonhoso desmonte dos avanços sociais com o propósito de transferir a riqueza da nação e dos pobres para os já super-ricos, estão estas vorazes elites do atraso. Estão reconduzindo o Brasil às condições do século XIX até com trabalho semelhante ao escravo.

Bem intuíu, pesaroso, Celso Furtado no entardecer de sua vida, que as forças contrárias à construção do Brasil como nação forte, vigorosa e ecumênica, poderiam triunfar e destarte interromper o nosso processo de refundação do Brasil. Basta ler seus dois livros: Brasil: a construção interrompida (1993) e o outro O longo amanhecer (1999).

Nas próximas eleições devemos derrotar democraticamente estas elites do atraso, porque querem implacavelmente acabar de desmontar o Brasil social, pois não mostram nenhum interesse pelo país e pelo destino do povo, apenas na medida em que cria oportunidades de negócios.

Se por nosso infelicidade, triunfarem, poderão levar consigo outros países latino-americanos para o mesmo caminho fatal. Teríamos sociedades altamente controladas, ricas por um lado e paupérrimas por outro, tremendo com medo da violência que fatalmente surgeriria como está efetivamente surgindo com a polícia militar fazendo a obra repressiva dos militares no tempo da ditadura civil-militar de 1964.

Então, seríamos ainda positivamente cordiais? Que a lucidez do povo nos livre deste desastre.

Leonardo Boff é articulista do JB on line e escreveu: Brasil: concluir a refundação ou prolongar a dependência? a sair em breve pela Vozes de Petrópolis.

16 comentários sobre “É importante derrotar as elites do atraso

  1. Quem ama o dinheiro acima de tudo e de todos, quem odeia o pobre, os negros, os índios como inferiores , está se colocando frontalmente CONTRA JESUS, CONTRA DEUS , A PEDRA ANGULAR , APEDRA DE TROPEÇO! COITADOS! COLHEMOS O QUE PLANTAMOS…

    Curtir

  2. Me agradaría mucho poder traducir al castellano toda la nota y no solamente la breve introducción de Facebook

    Curtir

  3. Realmente estamos vivendo um momento estranho onde o pano de fundo sempre é para enganar o povo.
    Parabéns Boff pela sua análise precisa do cenário!

    Curtir

  4. Segundo Noam Chomsky:

    “Temos um sistema educacional direcionado para os homens responsáveis, a denominada classe especializada que deve ser doutrinada, fortemente, nos valores e interesses do poder privado.

    O resto do rebanho, a maioria do povo, desorientado só precisa ser distraído, a atenção deve ser desviada para outros assuntos. Deve permanecer como mero espectador. De vez em quando esse rebanho é mobilizado para dar o aval a outro líder dessa classe especializada escolhido pelos donos do poder.”

    Nos países periféricos e no mundo tivemos guerras cruéis como no Vietnam, intervenções armadas como no Afeganistão e no Iraque, ditaduras violentas foram planejadas e estabelecidas em nossa América Latina.

    Essa mentalidade dos poderosos americanos (não culpar o povo manipulado) pela dominação vem de longe. Sempre encontram, em nosso hemisfério, países fragilizados por suas elites medíocres. O México é um exemplo cabal: Perdeu metade do seu território (Texas, Califórnia, Flórida etc) cerca de dois milhões de km², que formaram quase todo Sul dos EUA. E, agora, o candidato Trump promete criar um muro para evitar que os mexicanos atravessem a fronteira e exigir que o México pague a conta.

    Curtir

  5. Quanta hipocrisia!!!!! Em nenhum governo, banqueiros e empresários enricaram mais do que no desastre chamado lula-dlma. Banqueiros encheram a pança com os altos juros pagos pelo governo para financiar a dívida pública interna brasileira, inflada pelo projeto de poder petralha que financiou ditaduras mundo a fora. Depois de 13 anos malditos anos de governo petralha o que sobrou? DESEMPREGO, INFLAÇÃO e maior ROUBALHEIRA DA HISTÓRIA DO PAÍS. Genésio, Genésio!!!!! Esse cigarrinho do capiroto ainda vai te matar.

    Curtir

  6. Leonardo Boff, existe relatos de participação de alguma loja maçônica no golpe? Como o senhor enxerga o papel da maçonaria no Brasil, positivo ou negativo?

    Curtir

  7. Leonardo Boff, existe evidencias da participação de lojas maçonicas no golpe contra Dilma? Como o senhor vê a atuação da maçonaria no Brasil, positiva ou negativa?

    Curtir

  8. AS PEDRAS CLAMAM NO RIO

    “BEM-AVENTURADOS OS CARIOCAS PORQUE ELES
    HERDARÃO AS PEDRAS.” (Parceria com Jesus)

    As pedras clamam na Cara de Cão do Pão de Açúcar
    São potentes no Corcovado e altas nos Dois Irmãos.
    Estridentes no Papagaio e brilham na Pedra Branca
    Ficam cortantes nas mãos dos moralistas e pivetes
    Deslizam pelos corpos dos especialistas passando
    Pelos rins, vesículas, corações, seios, musculaturas
    E todas as fissuras das veias, dos ossos e tecidos.
    As pedras cercaram as águas das rias e baías do Rio
    E continuaram lindas e esbeltas na beleza da natureza.
    Bem-aventurados os cariocas que herdarão as pedras.
    (adenir balmant- Estação primavera/verão-2017)

    Curtir

  9. A maior parte da oficialidade das FFAA são oriundas das classes C, na sua maioria, alguns da classe B e, nenhum das classes A ou AA. A maioria absoluta dos praças são egressos das classes D e C. Nas policias militares a quase totalidade da oficialidade e dos praças são egressas da classe C e D. Então, como se explica que esses brasileiros defendam as elites, dona do poder, e agridam com tanta brutalidade a sua própria gente nas manifestações, blitz e que tais?

    Curtir

  10. Gostei muito do texto, Leonardo Boff expõe de forma sintética e clara as ideias sobre uma realidade , que em parte é percebida por alguns de nós, e que foram brilhantemente tratadas por Jessé Souza com elementos de pesquisa e estudo.
    Precisamos de mais, muitas vozes como a de Boff e Jessé, que nos façam refletir diante do espelho, que nos possibilite encontrar energia e determinação no caminho de mudanças profundas, de transformação social . Grande abraço

    Curtir

Deixe um comentário