A conjuntura atual em nove pontos

Roberto Malvezzi (Gogó) tem se mostrado um excelente analista social da conjuntura na perspectiv das vítimas do sistema. Com excelente formação sociológica e teológica trabalha nos meios populares e é um dos mais profundos conhecedores das águas do São Francisco. Apresentamos aqui sua síntese da crise brasileira. Merece ser lida como orientação e advertência do que poderá ainda ocorrer, especialmente a partir do estamento militar. É sabido hoje que nos USA quem realmente comanda o país, após o atentado às Torres Gêmeas, é o Pentágono. O Presidente é submetido às suas estratégias. Aqui, parece, estamos seguindo o mesmo caminho. Não é de estranhar, já que os grupos dominantes especialmente da área financeira (a que comanda a economia hoje) sempre se alinharam e hoje mais do que antes se alinham às estratégias do poder mundial dominante, no caso dos USA com o apoio da área militar. Lboff

Prisão de Lula. Do ponto de vista físico Lula está preso, os golpistas alcançaram seu objetivo. Do ponto de vista simbólico Lula já ganhou. A foto que roda o mundo nos braços do povo é imortal.
Longa prisão. O desejo da direita é que Lula fique preso por muito tempo, vão ajuntar outros processos, outros decretos de prisão preventiva, conforme os golpistas acharem necessário. O problema é que não há como prender a dimensão simbólica.
O voto de Rosa Weber. Não esperem pelo voto favorável de Rosa Weber e pela revisão da prisão em segunda instância. A determinação é dos generais. A ministra não tem estatura política para confirmar as convicções que ela diz ter.
Os generais estão no comando. Eles dão as ordens. Por hora não vão sujar as mãos com o trabalho que o Judiciário pode fazer. Eles dão os comandos como manipuladores de mamulengos, o Supremo só confirma. O Supremo só vai deliberar com autonomia em questões secundárias. A ameaça de pôr as tropas nas ruas, de fechar o algoritmo (General Mourão) será feita todas as vezes que for necessária.
Não interessa prender Aécio. Não interessa prender Aécio, Jucá, Temer et caterva. Essas pessoas são politicamente irrelevantes aos olhos dos Estados Unidos. O problema da estratégia global é que Lula uniu a América Latina, entrou pela África, era importante nos BRICs. Ali havia a proposta de um banco de investimento independente do Banco Mundial, e a criação de uma moeda independente do dólar. Ora, todas as vezes que alguém tentou enfrentar o sistema dólar foi assassinado: Kadafi na Líbia, Saddam Hussein no Iraque. Portanto, o único cidadão brasileiro politicamente importante para os Estados Unidos é Lula.
Povo na rua. O desafio é manter o inconformismo popular, nas praças, nas ruas. Com o tempo, a tendência é o povo cansar. Estratégias de mobilização permanente os movimentos sociais já apresentaram, mas ela terá que ser de longo prazo.
Pressão internacional. Esse golpe nunca teve credibilidade em nenhum lugar do mundo. Não estamos mais em 1964. Hoje há a internet, redes sociais globais, comunicação instantânea. Caberia ao PT organizar a pressão internacional, boicotes econômicos, constrangimentos internacionais.
A mídia e o simbólico. A grande mídia trabalha com os princípios nazistas de Goebbels, “repetir uma mentira infinitamente até que ela se torne uma verdade”. O povo trabalha com o sentimento de solidariedade e justiça. Quando alguém é visto pelo povo como um perseguido, um injustiçado, a tendência é a solidariedade. Então, é preciso trabalhar o simbólico, não só o político. Quando Lula foi condenado sem uma única prova o povo desconfiou, como que dizendo: “aí tem dente de coelho”. A tal República de Curitiba é politicamente muito curta para entender essa dimensão da psicologia popular. E velha mídia parece que padece dessa mesma estreiteza interpretativa. O fato é que batem, prendem e o Lula cresce.
Matar Lula. Num áudio vazado do voo que levou Lula a Curitiba alguém pede que os responsáveis do voo joguem Lula do avião. Portanto, era alguém de dentro da operação. Lula, na prisão, pode morrer de um tombo de esteira.

17 comentários sobre “A conjuntura atual em nove pontos

  1. Lúcida e clara a exposição do quadro político brasileiro. A direita avança no mundo. Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Argentina, Chile, Brasil, entre outros, sofreram este avanço. No Brasil, o golpe parlamentar de 2016 resta cristalino aos olhos do mundo. Aqui só não reconhece o golpe os cegos, os analfabetos e políticos e os partícipes dele. A ditadura econômica e do “mercado” se faz presente na maior parte do mundo contemporâneo. O socialismo nestes países dominados pela ditadura econômica citada regride. Neles os avanços sociais e as conquistas tendem a retroceder. O cenário da eleição presidencial sem Lula é um circo patrocinado pela elite dominante. Os poderosos conseguiram o primeiro golpe (destituindo Dila). Agora conseguem o segundo (eliminando Lula). O mais temeroso e preocupante no momento é o uso político do judiciário brasileiro (letra minúscula pelo apequenamento). Só Deus misericordioso poderá dar um rumo a este país injusto, sem fraternidade.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Professor, Leonardo.

    São dias bastante difíceis. Permita-me uma inquietação, sabendo desses pontos, o que falar sobre a atual esquerda brasileira em vista das eleições de outubro?

    P. S.:

    Achei engraçado o Lula lembrando o cachecol vermelho

    Curtido por 1 pessoa

  3. O Lula, ex-presidente, para ser acusado em três instânceas, só podia ter sido com provas. Esse discurso aí, a cima, nāo corresponde os anseios do povão brasileiro e não tem nada a ver com o que a maioria do povo brasileiro pensa. É um discurso intelectual, frio partidarista da elite, bem formada em intelectualismo. “Aquele que rouba da República, nunca chega a ser herói.” O ex-presidente Lula, nadou muito na piscina até que nela morreu afogado. Moro nos Estados Unidos ha muitos anos, sou um Americano e contesto a sua crítica sobre este país. Somos considerados uma das primeiras nações do mundo, enquanto que o Brasil ainda está no patamar de terceiro mundo e estagnado no subdesenvolvimento. Sua verbalização estranha e tachativa, neste seu artigo sobre: “A conjuntura atual em nove pontos”, se restringe apenas ao seu precário ponto de vista, embelezado pelo Leonardo Boff. Ambos bebem da mesma fonte.

    Curtir

    • Angelo o seu comentário ficou muito vazio e abriu margem para questionamentos:

      – Qual a sua visão sobre a atual conjuntura política e econômica mundial?
      – A quem interessa manter o Brasil sempre no patamar de terceiro mundo? Quem ganha com isso? Já parou pra pensar porque que sempre que tentamos iniciar algum processo de saída desse patamar somos impedidos de alguma forma!
      – As custas de quem os EUA conseguem se manter nesse patamar de primeiro mundo? Com quais meios conseguem manter sua hegemonia?
      – Na sua opinião de americano que mora nos EUA, quais os anseios do povão brasileiro?
      – Porque que o Lula é considerado um herói do povão?
      – Quais as provas cabais apresentadas contra o ex-presidente Lula, se o os próprios acusadores incluindo os juízes e desembargadores afirmam que não existem provas, apenas convicções e fatos?

      Curtir

      • Flávio, as suas perguntas terão as devidas respostas nas pesquisas que você deverá fazer buscando as suas próprias respostas. Acho que nunca vou te convencer e nem você conseguirá a mim fazer o mesmo. “O pior cego é aquele que não quer enxergar.” Você já está imbuído e contaminado da visão da elite misturada com os princípios facistas ou teorias que funcionam apenas no papel ou em sua mente intelectualizada. O povo brasileiro não entende nada de seu discurso. As análises que vêm de outros países mais desenvolvidos a respeito desta situação atual da política do Brasil, (corrupção para todos os lados que si vira), etc., não são nada plausíveis. Qual a sua vivência nos USA para ter uma visão tão limitada deste país? Ninguém está interessado em manter o Brasil nesta precariedade e miséria para todo lado. Os políticos do Brasil, sim, eles gostam de manter o povo numa ignorância total para mantê-los no poder. O povo é alimentado por programas que não solucionará esta problemática toda do Brasil, uma vez, que existe esta epidemia da corrupção que cria e gera pobres cada vez mais pobres e ricos cada vez mais ricos. Por que será que os USA recebem tantos imigrantes de todos os lugares e cantos do mundo? Eles vêm porque os próprios países deles de origem, não lhes ofereceram trabalhos e salários dignos para criarem as suas próprias famílias com dignidade. Temos as melhores Universidades do mundo. Temos as melhores tecnologias. Aqui o povo leva as leis a sério, tem boa educação e preparo para viver bem a vida. Os anseios do povo brasileiro é poder sair daí e viver em países que lhes dão suporte à vida inteira. A Globo aí está promovendo durante o “Jornal Nacional” a indagação sobre: Como será o Brasil que você espera no futuro? A situação está tão séria, que é uma maneira de conscientizar o povo contra a sua eminente falência. Quem elegeu o Lula como herói do povo foi a própria quadrilha de onde ele é o líder. Fruto de uma lavagem cerebral, como fazem os pastores na igreja universal. Existe um enorme número de pessoas que pensam que nem para presidente ele serviria. Conserva bêbedo e é semi-analfabeto. “Um cego não guia o outro.” Imagina, como foi o mandato da Dilma? Sem base nenhuma. Para onde está indo a petrobrás e as riquezas do Brasil? Quem administra estas riquezas para um bem comum de todos? A melhor pessoa para vc encontrar as provas cabíveis é perguntar o Moro, ou analisar os processos e ações criminais frente a eles. Assim como acompanhar pelos vídeos os julgamentos da quadrilha. Na realidade, o Brasil não leva a sério a questão da punição. O que tem de marginais e criminosos andando livres pelas ruas, não está escrito. O que é verdade para você? Por que o Moro será reconhecido aqui como homem do ano? Olha, eu estou do lado da justiça e da verdade. No caso do Lula, ele tem que provar que é inocente…antes mesmo de ser culpado. Entre você e o Lula prefiro ficar com a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo e sua misāo libertadora. Tenha um bom final de semana.

        Curtir

  4. Leonardo Boff, a decisão de deixar ser levado pelos fascistas, depois de sair nos braços de POVO, segundo informações, foi do próprio LULA. Fui contra. Achei uma estratégia corajosa, de um verdadeiro líder, porém, extremamente perigosa. Para essa decisão deve ter sido levado em conta que o confronto entre policiais e militantes que fossem cumprir a ordem de prisão, resultaria em muita violência, com prejuízo para os militantes companheiros.
    Desde o anúncio da sua prisão, feita pelo juizeco de primeira instância, defendi que LULA se refugiasse numa embaixada, e dali, comandasse a massa. Mas ele não pensava assim. Deve ter entendido: não devo, não temo. E saiu de peito aberto ao encontro dos fascistas.
    Essa atitude corajosa é extremamente perigosa. Ele caminhou (nos braços) da multidão para o pátio dos leões. Se entregou, para o deleite,daqueles que pediam sua cabeça.
    LULA corre risco de morrer, pensei. E não demorou muito para que evidências confirmassem isso, quando alguém, da torre de controle, dizia para “jogar o lixo, pela janela do avião”.
    Depois disso LULA foi encaminhado para uma “solitária”, ao invés de uma cela digna (se é que pode haver alguma dignidade nisso), como disse o juizeco de primeira instância. E lá permanece só. Em território hostil. Para que ele sofra uma queda, ou tenha uma parada cardíaca não é difícil. Sem pistas, sem nada. Suspeitas aconteceram nos casos de João Goulart, exilado no Uruguai; e Yasser Arafat, líder palestino, na Europa. Nada provado. Porém!
    Por isso toda atenção com LULA deve ser redobrada. Sua coragem e disposição de enfrentar a situação, mesmo com risco de sua própria vida (ele tem consciência disso), não pode ser em vão. Manter mobilizações e parar o Brasil já!

    Curtir

  5. Caríssimo LBoff, envie isto para Frei Betto e ele para a Presidenta do PT. Ontem estava numa fila p/pagar algo, surgiu um cidadão que começou a falar que é preciso que os militares assumam o governo no Brasil. Disse-lhe que a função deles é defender o Brasil de ataques estrangeiros. Em 1964 eles assumiram. Meu pai era chefe da Divisão de Aprovisionamento do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem), eu estudava em Juiz de Fora-MG. Tinhamos uma correspondência intensa (Fui do DNER tb.). Papai me escreveu, tenho a carta comigo com mais umas 30: “NUNCA VI TANTO ESBANJAMENTO DOS DINHEIROS DA NAÇÃO ,COMO ESTÁ OCORRENDO AGORA!”

    Curtir

  6. Estou chegando à conclusão de que realmente Deus escreve certo por linhas tortas. A reação da prisão política de Lula será causa de uma comoção mundial que irá libertá-lo e a todo o Mundo das garras dos militares dos EEUU. Fará bem à HUMANIDADE tão sugada pelos americanos!ESTOU IMENSAMENTE CONSOLADA COM ESTA PERSPECTIVA. Abraço fraterno.

    Curtir

  7. Meus dias tem sido infinitamente triste desde que Lula foi preso.
    Temo mto pela vida dele na prisão!

    Curtir

    • Que isso Raimunda Pinto de Sousa. Você está colocando bandido como herói e invertendo o processo de justiça e leis de um país. Lula está apenas pagando pelo que fez. Do jeito que vc pensa nunca vai conseguir banir a corrupção do Brasil.

      Curtir

      • Angelo,até não se comprovou nenhuma conta de Lula nem aqupi nem la fora.O triplex que nunca pode ser vistoriado por proibição de Moro, foi fotogrado e filmado pelo MST e se constatou mentira de que não havia elevador interno e que os móveis da cozinha são normais e as notas são falsas emitidas por uma firma de Curitiba que começou a existir depois do processo e nunca foi ao Guarujá. Está tudo errado com o risco de que judicialmente todo o processo pode ser anulado por vicios sobre fatos não existentes. A questão é prender Lula de qualquer maneira quem sabe sabe até eliminá-lo. A direita não tem compaixão e é cruel e sem piedade. Então cuidado com os juizos que faz para não ser vítima de fake news. lboff

        Curtir

Deixe um comentário