Revendo os dias passados, tenho a mente voltada para a eternidade: 80 anos de vida

Amanhã, dia 14 de dezembro, completarei 80 anos  de vida. Estou descendo a montanha da vida.

Primeiramente agradeço a Deus por ter chegado até aqui e por ter sobrevivido. De pequeno, com alguns meses, estava destinado a morrer. Naqueles interiores profundos de Santa Catarina, Concórdia, não havia ainda médicos. Todos, desolados, diziam:”coitadinho, vai morrer”. Minha mãe, desesperada, depois de fazer o pão familiar num forno de pedra, deixou que ficasse morno e sobre uma pá de madeira me colocou por bons minutos lá dentro. A partir deste experimento derradeiro, melhorei e estou aqui como sobrevivente.

Achei que nunca passaria da idade de meu pai que morreu de um enfarte fulminante aos 54 anos. Sobrevivi. Escrevi um balance aos 50. Depois achava não passaria da idade de minha mãe que também morreu  de enfarte com 64 anos. Sobrevivi. Fiz mais um balanço aos 60. Então, estava seguro de que não chegaria aos 70. Sobrevivi. Tive que escrever outro balanço aos 70. Por fim, pensei, convicto, de todas as maneiras, não chegarei aos 80. Sobrevivi. E tenho que escrever outro balanço.  Como sai desmoralizado nas minhas previsões, não penso mais em nada. Quando chegar a hora que só Ele sabe, irei alegremente ao encontro do Senhor.

Relendo os vários balanços, surpreendemente e sem intenção prévia, vejo que há constantes que perpassam todas as memórias. Tentarei fazer uma leitura de cego que apenas capta o que é relevante. Sempre fui movido por alguma paixão mais forte que me levava a falar e a escrever.

A primeira paixão foi pela Igreja renovada pelo Concílio Vaticano II. Escrevi minha tese doutoral em Munique: A Igreja como sacramento; Igreja: carisma e poder (que me levou ao silêncio obsequioso) e Eclesiogênese: as CEBs reinventam a Igreja.

A segunda paixão foi pelo Jesus histórico, sua gesta que o levou à cruz. Escrevi Jesus Cristo Libertador; Nossa ressurreição na morte; O evangelho do Cristo cósmico; Via Sacra da justiça.

A terceira paixão foi por São Francisco de Assis, o primeiro depois do Último (Jesus).Escrevi Francisco de Assis: ternura e vigor; São Francisco: saudades do Paraiso; Comentário à sua oração pela paz.

A quarta  paixão foi pelos pobres e oprimidos. Nasceu a teologia da libertação e escrevi  Teologia do cativeiro e da libertação; O caminhar da Igreja com os oprimidos; junto com meu irmão Frei Clodovis escrevemos Como fazer teologia da libertação.

A quinta paixão foi pela Mãe Terra super-explorada. Ecrevi A opção Terra: a solução para a Terra não cái do céu; O Tao da libertação: uma ecologia da transformação junto com Mark Hathaway; Como cuidar da Casa Comum.

A sexta paixão foi pela condição humana sapiente e demente. Escrevi O destino do homem e do mundo; A  Águia e a galinha: metáfora da condição humana; Despertar da águia : o dia-bólico e o sim-bólico na construção da realidade; Saber cuidar; O cuidado necessário; Feminino –Masculino junto co Rose-Marie Muraro; O Ser humano como projeto infinito.

A sétima paixão foi pela vida do Espírito: Traduzi o principal da obra do místico Mestre Eckhart; retraduzi de forma atualizadora a Imitação de Cristo de 1441 acrescentando-lhe uma parte nova; O seguimento de Cristo; Experimentar Deus hoje; A SS.Trindade é a melhor comunidade; O Espírito Santo: fogo interior, doador de vida e pai dos pobres; Espiritualidade: um caminho de transformação.

Publiquei cerca de cem livros. É trabalhoso, com apenas 25 sílabas, compor as palavras e depois com as palavras formular as frases e por fim com frases conceber o conteúdo pensado de um livro. Quando me perguntam: “o que faz na vida”? Respondo: “sou trabalhador como qualquer outro como um marcineiro ou um eletricista. Apenas que meus instrumentos são muito sutis: apenas 25 sílabas”.

“E o que vc pretende com tantas letras”? Respondo: “apenas pensar, em sintonia, as preocupações maiores dos seres humanos à luz de Deus; suscitar neles a confiança nas potencialidades escondidas em si para encontrarem soluções; procurar chegar ao coração das pessoas para que tenham compaixão pelo injusto sofrimento do mundo e da natureza, para que nunca desistam de sempre melhorar a realidade, começando por melhorar a si próprios. Independente de sua condição moral, devam sentir-se sempre na palma da mão de Deus-PaI-e-Mãe de infinita bondade e misericórida”.

“Valeu a pena tantos sacrifícios para escrever”? Respondo com o poeta Fernando Pessoa:”Tudo vale a pena se a alma não é pequena”. Esforecei-me para que não fosse pequena. Deixo a  Deus a última palavra. Agora no tramontar da vida, revejo os dias passados e tenho a mente voltada para a eternidade.

Leonardo Boff é teólogo, filósofo e escritor. Escreveu Reflexões de um velho teólogo e pensador, Vozes 2018.

 

32 comentários sobre “Revendo os dias passados, tenho a mente voltada para a eternidade: 80 anos de vida

  1. Parabéns pelas suas oito décadas e também pelos dias muito bem vividos em defesa da causa do pobre e da natureza. Sua presença nesta nação e neste planeta tem sido bem significativa para o nosso aprimoramento. Que a Vida lhe conceda mais anos nessa caminhada com muita saúde e alegrias. Um abraço

    Curtir

  2. Parabéns, professor. Tive o grande prazer de conhecê-lo pessoalmente, e ter seu autógrafo em três dos seus livros. Lembro do seu comentário quando assinou “Igreja, Carisma e Poder”: “você sabe o que pensam deste livro, não sabe”? Ao que lhe respondi brincando: “por outro lado, pense em quanto ele vai valer, daqui 20 anos”. Foi um prazer. Que o Senhor ainda o mantenha conosco por um bom tempo, porque se trabalho é muito importante para a Igreja e o mundo.

    Curtir

  3. Carissimo Leonardo Boff. Parabéns pelo seu aniversário e por toda a sua trajetória de vida!!! Muitas alegrias, saúde, paz e luz!!! Forte e fraternal abraço de um admirador de sua pessoa e de sua obra.

    Curtir

  4. Agradeço ao Bom Deus que nos presenteou com sua pessoa, Leonardo Boff, nosso irmão muito querido e por meio de quem temos recebido tanto incentivo para nos tornarmos mais semelhantes a Jesus!

    Curtir

  5. Belas e profundas reflexões que contribuem luz e mobilizam a Consciência. Muito obrigado. E feliz aniversário.

    Curtir

  6. Grande Leonardo! Grande? Uma vez, perguntei a vc qual o sentido da vida? E vc sempre com sua sabedoria me disse que é dar à vida um sentido. E, vc deu à sua, e tem ajudado a nós todos a dar um sentido às nossas próprias. Muito grata.

    Curtir

  7. Não tenha dúvidas que valeu a pena, caríssimo companheiro Boff! Você, sem dúvida alguma, tem “combatido o bom combate”, lutando pelas causas justas da igualdade, da fraternidade, da liberdade, da justiça social, da solidariedade humana. Certamente inúmeras pessoas como eu sentem-se agradecidas por seu trabalho conscientizador e grande exemplo de ser humano justo e solidário. Desejo a você muita saúde e lucidez para que continue este seu importante trabalho. Um abraço fraternal!

    Curtir

  8. Estimado professor Leonardo Boff,

    Tenho contato com sua obra desde 2000, quando no meio de uma profunda crise de Fé, dentro do seminário, um amigo me emprestou o seu Jesus Cristo Libertador. Foi aquele livro um divisor de águas em minha existência. Acredito que o primeiro fruto das leituras feitas de sua obra é o fato de que a Igreja é infinitamente maior que a instituição. Das tensões, angústias e me deparei com a sombra da depressão, estive solitário nessa batalha. Encontrei em uma companhia amiga o ombro para enfrentar os problemas e decidi recomeçar. Hoje estou unido a uma ex paroquiana, chamada Patrícia, conclui o curso de Psicologia, fiz mestrado e luto agora para entrar no doutorado. Tenho um livro que alguns amigos psicologos usam em um sistema de livroterapia e estou feliz. O senhor deve estar se perguntando porque estou falando tudo isso. E a resposta é que lembrei de sua jornada de vida e percebi que devemos escolher com coragem aquilo que é certo, que nos trará paz de consciência e liberdade para trabalhar. Então, agradeço porque o senhor, seus livros, testemunho profetico me mostraram a força e liberdade do movimento de Jesus. Espero que um dia tenha a honra de lhe conhecer pessoalmente e lhe dar um abraço!

    Que o Deus de Jesus lhe recompense por todo o bem que nos faz.

    P.S.

    Minha companheira, Patrícia, debate comigo alguns textos seus e diz que eu me refiro ao senhor como se eu lhe conhecesse. Ela também lhe manda um forte abraço e esperamos conhecer o senhor pessoalmente

    Curtir

    • Caros Dalmo e Patricia, agradeço os bons votos pelos meus 80 anos. Fico feliz que meus escritos tenham ajudado ao Dalmo a fazer a sua travessia e que juntos continuam discutindo temas sobre os quais escrevo. Nada melhor. Desde que vc lê e concorda vc se torna também autor. Então nos conhecemos por vias da mesma inteligência universal que se comunica conosco e nos une. Abraços a vc dois com muito carinho Lboff

      Curtir

  9. Desejo parabenizar o grande teólogo e humanista Leonardo Boff pela passagem de seu aniversário de 80 anos. Que ainda possa comemorar bastante seus aniversários, pois todos precisamos usufruir de sua inteligência. Sua fé, sua esperança e sua caridade são contagiantes.! abraços fraternais.!

    Curtir

  10. Gostaria de tomar conhecimento da Carta que o Papa Francisco enviou parabenizando-o pela passagem de seu aniversário.!

    Curtir

  11. Auguri fratello, che il buon Dio ti conservi in salute per molti anni ancora. Benedetto sia il nome del Signore e benedetto per averti creato.

    Curtir

  12. Parabéns Caro Leonardo! Sua vida é um dom de Deus para todos nós e suas reflexões nos ajudam a pensar melhor o mundo, a Igreja e a sociedade, de maneira lúcida e atualizante. Continue sendo esse instrumento do Divino, que com sua genialidade intelectual e literária nos impulsiona a buscar sempre um mundo mais humano, justo, cuidadoso e ecológico. Um forte abraço fraterno!
    Pedro Henrique- Postulante OFM.

    Curtir

  13. Parabéns, feliz aniversário, Deus permita que continue irradiando sua sabedoria, que sua luz continue irradiando sobre nós que tivemos o prazer de conhecer através de suas escrituras, que seu amor pela humanidade e pela terra nos sirva de exemplo. Obrigada por ter sobrevivido. Deus o cubra de bênção.

    Curtir

  14. Parabéns Frei Boff ! Sua vida foi abençoada. Parabéns por tudo que acredita valer a pena lutar. Um abraço caloroso.

    Curtir

  15. Caminhamos na esperança de dias melhores, de um povo que seja respeitado e honrado e todos os seus direitos fundamentais. Que essa e esperança se transforme em ação e seja luz para todo o sempre. Parabéns, saude e paz.

    Curtir

  16. Estimado Leonardo,
    Sinto–me privilegiado por poder ter acompanhado suas instigantes reflexões desde 1972, quando vc autografou exemplar de JESUS LIBERTADOR.
    Mergulhei em quase todas as suas paixões temáticas, discutindo com amigos.
    Faço votos de feliz caminhada até o cume da vida, que tão lindamente sabe caracterizar,
    irmanado que estou quande tb eu comemorei no mês passado meus 80 anos.
    Muitíssimo grato e ad multos annos.
    W. J. Absil

    Curtir

  17. 2010..nos encontramos em Belo Horizonte/Colégio Pitágoras. Dali em diante não deixamos – eu e minha esposa Joana Darc – de acompanhar e apreciar tudo o que o Professor Boff se nos presenteia do fundo do coração catarinense. Quantos ensinamentos preciosos, Professor! Nós, aqui de Toledo,Pr., seguimos acompanhando suas obras alicerçadas em apenas 25 sílabas e 80 anos de experiência cristã. Fazendo o bem, sem olhar a quem. Muitíssimo obrigado, Professor Leonardo Boff!!!

    Curtir

    • Aristóteles/Joana D’Arc, portadores de dois nomes célebres, muito obrigado pelas boas palavras com que se dirigiram a mim pelos meus 80 anos e pelo que tenho escrito. Continuemos como companheiros da mesma caminhada e membros da comunidade de destino. Feliz Natal para vocês Lboff

      Curtir

  18. Suas palavras fizeram de mim uma pessoa melhor, caminhando rumo ao que me faz humana e cheia de compaixao para com o meu próximo. Seu livro chegou até mim com muita força, grata por cada ensinamento. Parabéns pelas suas primaveras, que sua coragem e fé continue alimentando todos os que realmente necessitam. Suas palavras tem poder, elas viajaram e tem um longo alcance. Gratidão irmão de fé!

    Curtir

  19. Que linda a sua idade,sua trajet´´oria.Quanto ao Lula, ele tem um amigo como o sr, nada lhe faltar´´a. A pena tem por objetivo a ressocialização do preso. Ser´´a que est´´a se aplicando isso a ele?Prisão solitária faz mal à saúde mental.Um abraço esperançoso neste ano que entra.Isabel

    Curtir

  20. Exmo. Senhor Leonardo Boff.
    Sou sacerdote português e grande apreciador dos seus trabalhos e adquiri praticamente todos os livros de teologia, nos quais aprendi bastante.
    Atualmente, estou a fazer um trabalho sobre Anthony De Mello. Gostaria de saber a sua opinião sobre este autor.
    Muito grato.

    Pevirgilio

    Meu e-mail: pevirgilio@sapo.pt

    Curtir

    • Virgilio, considero Anthony de Mello um homem profundamente espiritual que soube acolher a sabedoria da India e enriquece-la com a sabedoria cristã. Acho uma pena e mesmo um erro que as instâncias doutrinárias do Vaticano o condenaram pós-mortem. Se a Igreja, na linguagem paulina, fosse menos carnal e mais espiritual, saberia ver a obra do Espírito presente nos textos do Pe.Mello. Ele tem feito e continua a fazer grande bem a pessoas que buscam uma espiritualidade para além dos quadros das religiões instituicionalizadas, geralmente, regida mais pelo poder sagrado do que pelo carisma espiritual. abraço fraterno Lboff

      Curtir

  21. Se for possível, alguém me facultar um contato do Senhor Leonardo Boff, agradecia muito.
    pevirgilio

    Curtir

      • Caríssimo Dr. Leonardo Boff.
        No seu livro “A águia e a galinha”, apresenta uma extraordinária reflexão sobre a condição humana. Lá diz que a história provém de J. Agreey, não se inspirou também nesta mesma história que vem no livro de Anthony De Mello – A águia real – no livro: O canto do pássaro?
        Tal como a sua reflexão do “Boneco de sal”, que também vem no mesmo livro de Anthony De Mello?

        Obrigado pela colaboração.

        Cumprimentos,
        pe virgilio

        Curtir

      • Virgilio, não conhecia os textos de A.de Mello. Minhas fontes eram inglesas tanto de um texto como de outro. E pesquisei que J.Agreey e é histórico.
        obrigado pela referência
        lboff

        Curtir

Deixe um comentário