A blasfêmia de Jair Bolsonaro: que “Deus” acima de todos?

Não queria ter escrito este artigo. Mas a aguda crise política atual e o abuso que se faz do nome de Deus provocam a função pública da teologia. Como qualquer outro saber, ela possui também a sua responsabilidade social. Há momentos em que o teólogo deve descer de sua cátedra e dizer uma palavra no campo do político. Isso implica denunciar abusos e anunciar os bons usos, por mais que esta atitude possa ser incompreendida por alguns grupos ou tida como partidista, o que não é.

Sinto-me, humildemente, na tradição daqueles bispos proféticos como Dom Helder Câmara, dos Cardeais Dom Paulo Evaristo Arns (lembremos o livro que ajudou a derrocar a ditadura “Brasil Nunca Mais”) e de Dom Aloysio Lorscheider, do bispo Dom Waldir Calheiros e de outros que, nos tempos sombrios da ditadura militar de 1964, tiveram a coragem de erguer a sua voz em defesa dos direitos humanos, contra os desaparecimentos e as torturas feitas pelos agentes do Estado.

Vivemos atualmente num país dilacerado por ódios viscerais, por acusações de uns contra os outros, com palavras de baixíssimo calão e por notícias falsas (fake news), produzidas até pela autoridade máxima do país, o atual presidente. Com isso ele mostra a falta de compostura em seu alto cargo e das consequências desastrosas de suas intervenções, além dos despropósitos que profere aqui e no exterior.

Seu lema de campanha era e continua sendo “Deus acima de todos e o Brasil acima de tudo”. Precisamos denunciar a utilização que faz do nome de Deus. O segundo mandamento divino é claro de “não usar o santo nome de Deus em vão”. Só que aqui o uso do nome de Deus não é apenas um abuso mas representa uma verdadeira blasfêmia. Por que?

Porque não há como combinar Deus com ódio, com elogio à tortura e a torturadores e com as ameaças a seus opositores como fazem Bolsonaro e seus filhos. Nos textos sagrados judaico-cristãos, Deus revela sua natureza como “amor” e como “misericórdia”. O “bolsonarismo” conduz uma política como confrontação com os opositores, sem diálogo com o Congresso, política entendida como um conflito, de viés fascista. Isso não tem nada a ver com o Deus-amor e o Deus-misericórdia. Consequentemente propaga e legitima, a partir de cima, uma verdadeira cultura da violência, permitindo que cada cidadão possa possuir até quatro armas. A arma não é um brinquedo para o jardim a infância mas um instrumento para matar ou se defender mutilando ou matando o outro.

Ele se diz religioso, mas é de uma religiosidade rancorosa; ele comparece despojado de sacralidade e com um perturbador vazio espiritual, sem qualquer sentido de compromisso com a vida da natureza e com a vida humana, especialmente daqueles que menos vida têm. Com propriedade afirma a miúdo o Papa Francisco: prefere um ateu de boa vontade e ético que um cristão hipócrita que não ama seu próximo, nem tem empatia por ele, nem cultiva valores humanos.

Cito um texto de um dos maiores teólogos do século passado, no fim da vida, feito Cardeal, o jesuíta francês Henri De Lubac:

“Se eu falto ao amor ou se falto à justiça, afasto-me infalivelmente de Vós, meu Deus, e meu culto não é mais que idolatria. Para crer em Vós devo crer no amor e na justiça. Vale mil vezes mais crer nessas coisas que pronunciar o Vosso nome. Fora delas é impossível que eu Vos encontre. Aqueles que tomam por guia – o amor e a justiça – estão sobre o caminho que os conduz a Vós”(Sur les chemins de Dieu, Aubier 1956, p.125)

Bolsonaro, seu clã e seguidores (nem todos) não se pautam pelo amor nem prezam a justiça. Por isso estão longe do “milieu divin”(T.de Chardin) e seu caminho não conduz a Deus. Por mais que pastores neo-pentecostais veem nele um enviado de Deus, não muda em nada a atitude do presidente, ao contrário agrava ainda mais a ofensa ao santo nome de Deus especialmente ao postar na internet um youtub pornográfico contra o carnaval.

Que Deus é esse que o leva a tirar direitos dos pobres, a privilegiar as classes abastadas, a humilhar os idosos, a rebaixar as mulheres e a menosprezar os camponeses, sem perspectiva de uma aposentadoria ainda em vida?

O projeto da Previdência cria profundas desigualdades sociais, ainda com a desfaçatez de dizer que está criando igualdade. Desigualdade é um conceito analítico neutro. Eticamente significa injustiça social. Teologicamente, pecado social que nega o desígnio de Deus de todos numa grande comensalidade fraternal.

O economista francês Thomas Pikitty, famoso por seu livro O Capital no século XXI (Intrínseca 2014), escreveu também um inteiro livro sobre A economia da desigualdade (Intriseca 2015). O simples fato, segundo ele, de que cerca de 1% de multibilhardários controlarem grande parte das rendas dos povos e no Brasil, segundo o especialista no ramo, Márcio Pochmann, os seis maiores bilionários terem a mesma riqueza que 100 milhões de brasileiros mais pobres (JB 25/9/2017), dão mostras de nossa injustiça social.

Nossa esperança é de que o Brasil é maior que a irracionalidade reinante e que sairemos melhores da atual crise.

Leonardo Boff é teólogo e comentou A oração de São Francisco pela Paz, Vozes 2009.

 

 

 

83 comentários sobre “A blasfêmia de Jair Bolsonaro: que “Deus” acima de todos?

  1. C’è un parallelo preoccupante tra la situazione politico-religiosa del Brasile e quella dell’Italia … anche il VicePremier e Ministro dell’Interno italiano Salvini usa durante la sua attività “Per carità di Dio” e poi si oppone ai salvataggi in mare e porta avanti una politica contro l’integrazione dei migranti nel Paese e approfitta della crisi economica e sociale che sta attraversando l’Italia per propagandare le sue idee politiche …

    Curtir

  2. Como sempre, um texto do teólogo e pensador Leonardo Boff é uma voz que clama, infelizmente, no deserto político da nação brasileira. É triste perceber que a CNBB foi omissa no período eleitoral. Escreveu uma carta com princípios gerais para a classe média e alta, que já tinha seu candidato. Deu as costas para o Povo e não soube articular Fé e Política, Evangelho – Vida – Compromisso Social. No caminho que trilha, a Igreja Católica tem um Papa sensível e bom, ao lado um episcopado tradicional e longe da vida do Povo. Há bispos isolados que lutam com o Povo de Deus pelas causas sociais, políticas e econômicas, mas a instituição está no “limbo”, longe da causa maior – o amor ao próximo. Penso na Igreja, logo desisto.

    Curtido por 1 pessoa

    • Bom dia Sr Leonardo,sobre sua publicação, Deus está sim acima de todos ,pois o motivo real de vc esta vivo na terra é por causa dele e por ele ter morrido na Cruz pelos pecados de muitas pessoas.ninguém faria um sacrifico tão grande por milhares de pessoas.vc faria? e JESUS FEZ.agora o mundo chegou a essa calamidade,primeiro cumprimento da palavra de Deus, Oséias Cap 4 v 6 O meu povo está sendo destruido por lhe faltar o conhecimento. Tiago Cap 4 v 11 e 12.Irmãos não faleis mal uns dos outros.Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão Fala mal da lei e julga a lei,ora,se julgas a lei,não és observador da lei,mas juiz..Sempre esteve aqui na bíblia por que o mundo está assim não é culpa do Bolsonaro. 2° Timóteo Cap 3 v 2.Pois nos últimos dias,sobreviverão tempos difíceis,pois os homens serão egoístas,avarentos,jactanciosos,arrogantes,blasfemadores,desobedientes aos pais,ingratos,irreverentes,desafeiçoados,,implacaveis,caluniadores,sem domínio de si,cruéis, inimigos do bem,traidores,atrevidos,enfatizados,mais amigos dos prazeres que amigos de Deus.

      Sr.Leonardo Leia a bíblia antes de publicar coisas ou julgar as pessoas,eu sinto da sua parte uma certa inveja,por ele ter chegado tao longe ,onde chegou.pode ser recalque da sua parte,por esta idoso e não conquistou o restante dos seus sonhos de fato.porque vc não se colocou a disposição do País para mudar. já que vc tem tanto conhecimento em criticar o que nao sabe,e falar o que vc nao vivencia diariamente na vida pessoal do Bolsonaro ou de outras pessoas que venha a ser presidente deste país.vamos tente.Ele pegou o país bagunçado arruinado,porque vc não se manifesta em dar sua opinião pra levantar o país,ao invés de derrubar mais ainda com suas ideias sensacionalista.

      João 3 v 16, 17,18 Porque Deus enviou seu único filho ao mundo,não para que julgasse o mundo,mas para que o mundo fosse salvo por ele.Quem nele cre nao é julgado, o que não crer ja esta julgado,porquanto não creu no nome unigênito (único ),Filho de Deus.

      Quem está blasfemando aqui e vc o nome do Altíssimo Deus.colocando a culpa nele.

      Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não o terá por inocente, o que tomar seu nome em vão. (Para vc Sr.Leon )Êxodo Cap 20 v 7.

      A vida de um presidente e corrida,ele não tempo pra ficar fazendo fake nas redes sóciais,ele e comprometido com o povo,e muita coisa pra colocar em ordem em apenas 4 anos..Aceita Que dói menos,ele chegou aonde chegou por que O povo nao esta mais cego,e a mentira fica oculta so por um momento.mais a verdade vem a luz.Não estou aqui publicando para suscitar ira,mais abra seus olhos ,pois vc está cego.e pára pra pensar se vc morrer hoje,para onde vai a sua alma,Jesus está voltando.as escrituras estão se cumprindo.ano passado 2018 ocorreu tremor em São Paulo.

      Lucas 21 v 27.Haverá sinais no Sol,na lua,e nas estrelas,sobre a terra.angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar, e das ondas….

      V 33.Passará os céus e a terra,mais as minhas palavras não passarão.

      Sr Leonardo, Vc desejaria ser filho de Deus ou do maligno (diabo) ?
      1°João Cap 3 v 8 ( Os filhos de Deus e os filhos do Maligno )

      Aquele que pratica o pecado procede do diabo,porque o diabo vive pecando desde o princípio.para isto se manifestou o Filho de Deus para destruir as obras do diabo.
      TODO AQUELE QUE É NASCIDO DE DEUS ,NAO VIVE NA PRATICA DO PECADO,POIS O QUE PERMANECE NELE É A DIVINA SEMENTE,ORA ESSE NAO PODE VIVER PECANDO,PORQUE E NASCIDO DE DEUS.

      Ao invés de criticar quem está na Presidência, Repito Porque vc não fez o mesmo,não se colocou a disposição de cargo a presidência, para mudar o País.pense nisso. Vc e um pessoa estudada com faculdade.Jair não precisou usar dinheiro público pra se eleger não.as custas do dinheiro do Pais,como outros fizeram.Fernando HADDAD, DILMA,LULA,ESBANJARAM EM SUAS propagandas eleitorais.e mesmo assim saíram e largaram o trono da presidência,deixando os rastros da economia quebrada,desempregos,dinheiro esbanjado por Dilma na última copa do mundo que foi gasto bilhões em obras que começaram no tempo da Dilma e não fizeram nada.isso vc não ver.agora criticar e fácil ne.crítica quem quebrou o país de fato,e não quem quer levanta-lo .E RECUPERAR O ESTRAGO DO PT.O PT QUERIA TRANSFORMAR O BRASIL NUMA VENEZUELA..PENSE NISSO QUERIDO.PROCURE NAS REDES DE JORNALISMO.DILMA FOI TAO BOA PRESIDENTE QUE OUTRO ESTADO DO RJ ONDE ELA SE ELEGEU,ELA NAO GANHOU.VC SABIA DISSO.
      SOU CARIOCA DE 36 ANOS .UMA MULHER.JOVEM ESTUDADA COMO VC.CRITICA AS PESSOAS QUE QUEBRARAM O PAIS, NAO QUEM QUER QUER LEVANTAR O PAIS.BOA TARDE.

      Sr Leonardo a culpa da pornografia no mundo e das autoridacom,juízes desembargadores,juntamente com o senado. se eles não se opuserem a calamidade da destruicao famíliar alheia vc acha que eles estão preocupados com a geração deles,?pense bem. Sobre a reforma da previdência,vejamos..Quem iniciou a reforma da presidência foi Michel Temer.e não Bolsonaro.não fala besteira.assisti mais TV e sai das redes socias .Sr Leonardo se sua teologia e sua críticas resolvesse alguma coisa o país estaria em outro nível,vc não acha.mais emprego,sem crise,mais saude,salarios bem pagos dos policiais,etc. o instituto de pesquisas contra doenças que Lula mandou fechar.isso vc não fala no seu canal.verdade tem que ser dita.Sr Leonardo o mundo e modificado por atitudes e não por palavras.Bolsonaro estspa tendo uma atitude de colocar o Brasil no seu devido lugar.ORDEM E PROGRESSO.

      Curtir

      • Esperança, seja digna de seu nome. Desafio a vc a ler e interpretar a Biblia em hebraico e em grego,pois estudei por muitos anos e sigo estudando a Bíblia, seja em Munique e Oxford (onde fui melhorar meu hebraico).Não por nada vivo produzindo teologia apesar de meus 80 anos e mais de 50 de ensino da teologia.Vc fala demais de Bíblia, deveria deixar falar também a razão para superar um fundamentalismo visível em seu texto. Não queira ficar mais alta que seus sapatos.

        Curtido por 2 pessoas

      • Tudo no Bolsonaro é tão errado que na frase ele coloca o Brasil acima de Deus. Mas tudo bem, ‘deus’ pode ser qualquer coisa. O do presidente, é o próprio ventre.

        Curtir

      • Será que estava falando do “Messias” de vós?
        “Pois nos últimos dias,sobreviverão tempos difíceis,pois os homens serão egoístas,avarentos,jactanciosos,arrogantes,blasfemadores,desobedientes aos pais,ingratos,irreverentes,desafeiçoados, implacáveis,caluniadores,sem domínio de si,cruéis, inimigos do bem,traidores,atrevidos,enfatizados,mais amigos dos prazeres que amigos de Deus”.

        Curtir

      • Vc está usando de vã sabedoria, se vangloriando e distorcendo o amor de Deus, usa a palavra de Deus pra justificar o profano e sem entendimento também parece na letra!

        Curtir

      • ***
        SEMPRE HOUVE , GRANDE ARROGÂNCIA DESTES SOCIALISTAS , QUE PENSAM SOMENTE NO PROPIO UMBIGO , TAMBEM GRANDES HIPOCRITAS ……

        ALFREDO / A.S.M. – . : / 02-01-2021

        Curtir

    • Concordo plenamente com o Mauro Passos, também senti a omissão da igreja nas eleições de 2019. Quem cala consente.

      Curtir

    • Frei Leonardo, tive meu pensamento traduzido por você, o que me enche de orgulho. Sou católica “relaxada” no que duz respeito a frequencia à igreha, mas os princípios cristãos procuro cumprir. É impossível acreditar em alguém que se diz cristão e ser que faz apologia a torturadores e tem atitudes tão baixas.
      Frei, Que Deus o abençoe!

      Curtir

      • Suely, a verdadeira religião, segundo o Jesus dos evangelhos, é ter empatia para com os que sofrem, defender a justiça e viver o amor. Para isso não precisa ir à Igreja. Se for é para reforçar o que Cristo nos ensinou. Mas o importante é viver o que ele nos ensinou. Aliás ele veio para nos ensinar a viver. Abraço fraterno lboff

        Curtir

  3. Grande Leonardo, trabalho na PUC Minas e pude conhecê-lo pessoalmente na SOTER, no ano passado. Diante de uma sociedade que sofre as consequências políticas, essa sociedade também se mostra doente, passiva, desacreditada. O que é pior? O presidente que não sabe governar um país e nem sua própria vida? Ou uma parcela da população que fez da urna um depósito de lixo e de ódio contra o PT? Só mesmo utilizando o nome de Deus em vão é que conseguem pensar e retratar uma proximidade com religião, mas isso para eles, que pregam um fundamentalismo religioso fora do comum. Continue nos iluminando com suas palavras, Boff, elas são alento para nossos dias tenebrosos. Grande abraço.

    Curtir

  4. Me permita fazer um contraponto, citando a Bíblia (e não a interpretação de algum teólogo, tendo em vista que prefiro “beber diretamente da fonte”). É certo que Deus é amor, que é declarado pelo sacrifício de Jesus, que se entrega para morrer na cruz ✝️ por nós, pecadores.

    Querido Leonardo Boff, peço que confira o texto de provérbios, que transcrevo abaixo:

    “Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos.”
    ‭‭Provérbios‬ ‭6:16-19‬ ‭NVI‬‬
    https://www.bible.com/129/pro.6.16-19.nvi

    É necessário enfatizar que o pecado é abominável à Deus. E foi o pecado que reinou, absoluto, em nosso meio político nas últimas décadas, por meio da corrupção (Mensalão, Petrolão, Eletrolão…), com a introdução da ideologia de gênero nas escolas, com a absoluta deterioração moral que assistimos neste meio, nos últimos anos.

    Nitidamente, o Presidente da República, ao escolher o mote de campanha “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, invoca o resgate do amor à Pátria e dos valores morais que Deus representa. E isso é louvável.

    Curtir

    • Deepak, me espanta que vc dê crédito a alguém que admira Hitler, que vai ao Chile e ofende o povo chileno exaltando Pinochet (irritou o Presidente Piñera que o criticou no dia seguinte) e que disse que a revolução cometeu um erro: não deveria torturar mas fuzilar começando por Fernando Henrique Cardoso e que continuamente faz apologia ao torturador Coronel Ustra e que diz à uma mãe que procura os restos mortais, os ossos, de seu filho desaparecido: quem procura osso é cachorro…Vc se alinha a esta pessoa? Não fique no AT venha ao NT e ouça a mensagem de amor e de misericórdia de Jesus.Ele veio para nos ensinar a viver e vc tem muito a aprender do Mestre de Nazaré, além de nos salvar para a eternidade.

      Curtir

      • Esses ” paixxtoresss ” evangélicos são uma mulas de bestas, e o pior , falantes …
        TODO PONTO DE VISTA É VISTO DE UM PONTO !
        HÁ PESSOAS INTELIGENTES QUE MUDAM DE PONTO PARA ENXERGAREM MELHOR. HÁ OUTRAS, COM RACIOCÍNIO DEFICIENTE, QUE MESMO MUDANDO A REALIDADE (os acontecimentos) , ELAS NÃO MUDAM DE PONTO E , PORTANTO, NEM DE VISTA – continuam enxergando a mesma coisa -. ESSES SÃO OS PROPAGADORES DA “IDIOTICE/POLÊMICA/teimosia/discórdia “ – argumentos sem fundamentação lógica – QUE TEMOS QUE TOLERAR …
        ARRE !!!

        Curtir

      • Um bem intencionado observador consegue notar que as pessoas carentes de informações mais profundas deixam-se influenciar pelas manipulações que desde sempre existiram, mas, hoje, estão mais bem esclarecidas pelo Prof Noam Chomsky. Acredito que um grande investimento na educação seja a base para que as pessoas compreendam melhor o mundo. Contudo, é certo que existe uma parcela da população com opiniões formadas e irredutíveis. Como é desprovida do sentimento de compaixão, sempre interpreta tudo, até a Bíblia, convenientemente. Afirma que o pecado “é abominável à Deus” (acredito que essa crase deva ser um erro de digitação), mas não sente que seja pecado o elogio, a aceitação, da tortura.

        Estimam que 70% do nosso povo tem dificuldade de interpretação de texto. Esse é um dos motivos que me fez convencer que a educação é a prioridade e que os demais problemas devem girar em torno dessa órbita. Que organização, quem declara como prioridade uma educação como essa ou melhor: https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/536024086555004
        Na década de 1950, o Anísio S Teixeira dizia o óbvio: Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública. É tão importante que o Anísio apareceu morto, no poço de um elevador, em 1971, um dia após ter sido preso! Esse é o nosso problema e ninguém se dá conta?

        Curtir

  5. Obrigado Leonardo . Sua lucidez é maravilhosa e sua clareza em comunicar é abençoada. Um abraço. A política brasileira está doente e febril. Vamos ver como sair dessa doença.

    Curtir

  6. Todo e qualquer governo ou reino, seja de quem for e esteja em qualquer lugar e que não associe o amor de Deus, como revelado na cruz, a seus pensamentos e atos, nega o próprio Espírito de Cristo.

    Curtir

  7. Leonardo BOFF, que profundidade com que escreves, um olhar com viés voltado para a humanidade que infelizmente caminha para o caos em virtude de desgovernantes ruins e cruéis como este infeliz aqui de nossa pátria.

    Curtir

  8. boa tarde, gostaria lhe lembrar que o Presidente é católico e não evangélico como seu artigo quer insinuar

    Curtir

  9. NUNCA ANTES DEUS ESTEVE TÃO PRÓXIMO DAS PESSOAS. AS PESSOAS CLAMAM POR ELE E SABEM QUE DEUS É AMOR E QUE FEZ ESTE MUNDO PARA NOSSA FELICIDADE E NÃO PARA QUE UM BANDO DE TRAIDORES DA PÁTRIA FIZESSEM O QUE FIZERAM
    “DEUS ACIMA DE TODOS,” SIM!!!!
    ALEM DE SER LEMA DOS MILITARES É UMA ORDEM DE RESPEITO E AMOR A DEUS.
    LALÁ HAESBAERT

    Curtir

  10. Leonardo, admiro muito suas postagens mas creio que pelo seu avanço mental poderia avaliar melhor seus comentários sobre textos judaicos/cristãos pois a realidade existente, neles, não se fundamenta em Amor e Paz, muito pelo contrário. Por obrigação de conhecimento, li o antigo testamento e não gostei nem um pouco do que ali percebi; havia sempre, desde o início, guerras entre facções religiosas e algo que não esqueço – entre tantas outras coisas – é a famosa batalha entre altos conhecedores de magia oculta: as 7 pragas do Egito. Há urgência em se atualizar questões denominadas – religiosas -, principalmente em função da barbárie que acontece no Brasil. Estamos retornando à Idade das Trevas e minha pergunta é: quem ganha com isso?

    Curtir

  11. Leonardo Biff é um padre comunista se fosse eu o presidente ele estaria preso por divulgar idéias tão perigosas a democraços.
    Ele insuflou a população contra regime político qual a maioria dos Brasileiros aprovam. Leonardo Biff e a CNBB sao um bando de pederastas pedófilos . Não tem moral para expressar idéias.
    Lixoooo.

    Curtir

  12. Com todo respeito à sua posição Teológica e pessoal, creio que o Sr Jair Bolsonaro e o Senhor escritor do texto estão falando de Deuses diferentes, pois o Deus de Josué, Arão, David, Josué, Joabe e tantos outros os mandavam para a guerra pelejar, matar, destruir, aniquilar seus adversários, e o faziam sob pedido e ajuda de Deus, pois a passagem bíblica é clara em mencionar que quando Arão abaixava as mãos o exército começava a perder, mas quando levantava a s mãos o exército passava a vencer, ou seja, é clara a ajuda de Deus em matar pessoas. Tudo bem que vivemos no tempo da graça, que o véu foi rasgado e que Deus é amor, mas esse Deus que é amor é justo, e convalidou o agir de seu povo contra outros povos em guerras sangrentas. Atualmente é impensável e inaceitável pensar em torturas, agressões físicas e mortes por divergências políticas e ideológicas, porém, são as armas que os que são contra o atual governo estão usando, então, creio que utilizar se de meios proporcionais equivalentes para repelir a injusta agressão é permitido, tanto por nosso ordenamento Jurídico, bem como pela Lei divina. O Senhor Deus disse a Moisés: “Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus.” (Êxodo 17:14). Moisés escreveu no Livro de Êxodo. Será que David não amava o próximo? Paulo? Joabe? Josué? E tantos outros que guerrearam e mataram sob a direção de Deus. Não amavam o próximo? Não tinham o amor de Deus? Peço perdão pela minha explanação, mas não tenho o mesmo conhecimento que o seu, e por isso estou aberto a uma resposta para que eu aprenda mais e possa me posicionar melhor. Obrigado.

    Curtir

    • Luis, vc está ainda no AT. Estamos no NT e vc não cita para nada Jesus Cristo e o amor incondicional que inclui até os inimigos.Seu fundamentalismo o faz inimigo de muita gente e o leva a justificar a violência. Deus é “o soberano amante da vida”(Sb 11,24) e abomina quem traz a morte especialmente aos mais vulneráveis.

      Curtido por 1 pessoa

  13. Mestre Boff, você sempre iluminando com suas palavras a cegueira humana. Passamos por momentos difíceis e necessitamos de seres de luz como você ! Agradeço Deus por você existir, sou sua fã! Um dia gostaria muito de conhecê-lo. Esse é um dos meus pedidos ao universo!

    Curtir

  14. Amigo desculpe, não tenho nada contra o senhor mais seu texto do slogan do Bolsonaro está errado o senhor colocou em seu texto DEUS acima de todos é Brasil acima de TUDO, sendo que o slogan do Bolsonaro e Brasil acima de todos Deus acima de tudo ok na minha opinião corretíssimo porque DEUS sempre estará acima de tudo

    Curtir

  15. Está aí um artigo que a grande maioria dos brasileiros, com certeza, assinaria embaixo. Parabéns Leonardo Boff por dizer com clareza o sentimento de estupefação, angústia e indignação que nos assola nestes dias obscuros do Brasil.

    Curtir

  16. A cúpula do governo brasileiro, EFETIVAMENTE está formada por lacayos do governo americano. Eles são entreguistas traidores da pátria, só não vê isto quem não quer ou quem é traidor como eles. E os alienados e analfabetos políticos. É o que se chama na linguagem popular de “Lambe botas do imperialismo americano”. O Bolsonaro chega ao cúmulo do ridículo de fazer continência para a bandeira dos Estados Unidos e também para um funcionário subalterno do governo Tranp. O Chanceler das Relações Exteriores faz elogios quase todos os dia ao governo americano e faz o seu trabalho sempre com base nos interesses dos Estados Unidos.

    Curtir

  17. Este artigo expressa o sentimento de grande parcela da população. Já se cometeu muita barbárie em nome de Deus. Sim Leonardo, vivemos tempos obscuros que achávamos terem ficado no passado. Retrocesso enorme. Onde foi que erramos? Precisamos refletir sobre isto.

    Curtir

  18. Dizem que cada povo tem o governo que merece. Francamente, não consigo acreditar que o povo brasileiro merecia isso.

    Curtir

    • Roberto, vc é um ignorante.Garanto que não leu nenhum livro de teologia e quer julgar a alguém que está há mais de 50 anos neste ofício com cerca de 100 livros publicados, a maioria traduzidos nas várias linguas e o Papa me agradecendo um que lhe mandei. Pode ler a carta nesse blog.

      Curtir

  19. Deus é o mesmo hoje, ontem, eternamente. Reinará para todo o sempre. Bendita a nação que louva a Deus: o todo poderoso. Deus acima de todos!!

    Curtir

  20. ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;
    1 Timóteo 2:1-2

    Em vez de julgar, ore pelo país e por quem está governando.

    Curtir

    • Christiane, deixe de ser alienada. Deus lhe deu a inteligência para ajuizar corretamente e não usar textos bíblicos para justificar o ódio e os fake news que o atual Presidente divulga, até youtube pornográfico.Acha que Deus aceita isso,com Bíblia ou sem a Bíblia?

      Curtir

      • Cristiane Rodrigues, parabéns pelo comentário. Dessa forma é que se age um VERDADEIRO CRISTÃO. Graças a Deus que sua mente é “alienada”(eu diria: harmonizada) em Jesus Cristo, dessa forma te guardarás das ideologias de pessoas como esse senhor, cuja mente está destruída, infelizmente. Oremos e evangelizemos mais!

        Curtir

  21. E o Deus justiça, caro teólogo?
    Por acaso não ficou na mão dos juízes e dos homens da lei julgar?
    Outra coisa, “Deus” é um título uma atribuição. O NOME dEle é Yah ou Yahu em hebraico antigo.
    Mais uma coisa, qualquer analista histórico não doutrinado(r), pode informar que o discurso não tem viés facista, o facismo mais lembra o antigo.

    Curtir

  22. Ainda nao foi liberado armamento nenhum! Então por que nas ultimas décadas entraram tantas armas no Brasil? Porque o desmatamento da Amazônia? “Sendo que este governo assumiu tem três meses” Se nas ultimas duas décadas a Amazônia triplicou o desmatamento? Quem permitiu entrar armas? E deixou acabar com parte das nossas reservas naturais? O julgamento tem que ser imparcial! Não sou leitora do PSL e nem do PT! Na minha humilde opinião, Falta equilíbrio nos dois lados! Faltou ética e onestidade no PT, está faltando ética, e sabedoria no PSL, isso é sério! No Brasil se faz tudo na clandestinidade! Ai ninguém critica! Mas se der nome aos bois … Ai todo mundo cai encima! Vamos ser coesos!

    Curtir

  23. Ainda nao foi liberado armamento nenhum! Então por que nas ultimas décadas entraram tantas armas no Brasil? Porque o desmatamento da Amazônia? “Sendo que este governo assumiu tem três meses” Se nas ultimas duas décadas a Amazônia triplicou o desmatamento? Quem permitiu entrar armas? E deixou acabar com parte das nossas reservas naturais? O julgamento tem que ser imparcial! Não sou leitora do PSL e nem do PT! Na minha humilde opinião, Falta equilíbrio nos dois lados! Faltou ética e onestidade no PT, está faltando ética, e sabedoria no PSL, isso é sério! No Brasil se faz tudo na clandestinidade! Ai ninguém critica! Mas se der nome aos bois … Ai todo mundo cai encima! Vamos ser coesos!

    Curtir

  24. Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme.
    Para criticar existem muitos, mas para abraçar as causas dos mais necessitados, são a minoria.
    Infelizmente vc em vez de ajuntar espalha…

    Curtir

  25. O caro “teólogo profissional” nao “desceu da cátedra” para denunciar a corrupção do governo anterior. Deus estaria até então contente e anuente?

    Curtir

    • Amadeu, já que vc me segue, deveria ter lido alguns dos textos que publiquei neste blog sobre a corrupção e os corruptos.Fui um dos que mais aprofundou este tema presente sempre onde há poder, também no religioso. Senão veja meu livro: Brasil:continuar a refundação ou prolongar a dependência (Vozes 2018) onde há muitas páginas sobre corrupção.Viver e aprender.

      Curtir

  26. Leorando bof, escreveu em um livro,somos aquia ou somos ,galinhas. Uma metáfora para a vida e um grande filósofo, e admirador do pt.

    Curtir

  27. Frei Leonardo Boff, os leigos CRISTÃOS precisam compreender teologicamente, a mensagem de Deus ao longo dos dos tempos, pois a mesma inspira amor sublime, igualdade entre os seres humanos, justiça social. Tenho certeza que seu texto ajuda a fazer esta reflexão.
    Parabéns!

    Curtir

  28. Essa é uma visão esclarecedora, e espero que o autor tenha razão quando espera que saiamos mais fortes dessa cafajestice instalada nesse desgoverno cruel !!!
    Mas quase 60.000.000 de pessoas quiseram esse monstro presidente do braziu, e para mim isso aponta que nosso futuro imediato será extremamente complicado!!!!!
    Aguardemos………

    Curtir

  29. Os enganados que se revoltem, os paneleiros que busquem suas vergonhas, os que sofrem que coloquem seus rostos nas ruas e troquem suas lágrimas por inconformação e força. A iginorância não pode nos submeter. O conhecimento e as estratégias de paz é que deve conduzir a luta contra esta clara falta de amor, esta barbárie que assola nosso país. Para rua todos!

    Curtir

      • kkk, se o tal moderador , nunca publica meus comentarios , com certeza estou no caminho certo e , o Sr. Leonardo, no errado . Será que as minhas palavras são mais poderosas que a do frei , de 80 livros . Acho q vou criar um blog tambem .

        Curtir

      • Kenedi, vc não tem nenhuma obrigação de me seguir. Siga o seu caminho. E eu não tenho obrigação de responder ao que vc escreve, especialmente, se considerar ofensivo. Não invade esse lugar para lançar insultos. lboff

        Curtir

      • Senhor Leonardo, por favor , nao tenho a intenção de ofender , pelo contrario , se possível, ajudá-lo. Eu tenho uma admiração pelo senhor , pra ser sincero , por todos aqueles que tem o dom de escrever livros , nunca consegui terminar o meu , sou limitadissimo . Como eu disse , gostaria de ajuda-lo na sua caminhada em busca da fé, de certa forma o senhor tambem tem me ajudado . Mas , mais que agredir , o que nao acorre , creio que minhas palavras o tem incomodado , incomodado sua consciencia . Vou deixar de segui-lo sim , mas a verdade o seguirá , o incômodara’ . Enquanto respirar, a esperança de que o ” deus ” teórico, passe a ser real . Vou deixar de seguilo, mas se desejar conversar , tem o meu e-mail . Gostaria de sugerir um livro ” A economia divina ” de Witness Lee . um grande abraço.

        Curtir

      • Kenedi, admiro sua considerada auto-estima e seu convencidmento de querer de alguma forma “converter” um velho teólogo que está já há mais de 50 anos trabalhando diuturnamente e da forma mais séria possível o campo da teologia e campos afins. Publiquei na área cerca de 100 livros e tenho tido um reconhecimento grande, pois os livros são traduzidos em quase todos os idiomas ocidentais e alguns orientais, além de uns 10 dr.h.causa de universidades nacionais e extrangeiras. Isso não significa nada diante de Deus e pode parecer vaidade minha. Mas vc me desafiou naquilo que é o essencial de minha vida e do meu empenho e tenho que justificar o sentido desta vida e deste empenho. Pode continuar me seguir. Talvez, com o tempo, possa enriquecer sua visão das coisas como eu mesmo me enriqueci ao longo de meu caminhar ético-espiritual-intelectual. Passe bem e que o Espírito nunca lhe falte. Lboff

        Curtir

      • Bem , teve alguem que nao escreveu livros , mas escreveu ” A letra mata, o espirito ,vivifica” . É, eu me sinto um pouco atrevido , ao comentar pots de alguem tao letrado como o senhor . Eu , que por muito tempo, escrevi casa , com Z . E acho a lingua portuguesa um grande e imenso atraso para a sociedade brasileira . Mas , por outro lado , sei q conhecimento, intelecto e espiritualidade , sao coisas estranhas uma para outra .

        Curtir

  30. Leonardo Boff, sou evangelico, batista e filho de pais batistas. Gostaria de dizer que o senhor me representa. O seu texto é uma verdade nua e crua.
    O texto abaixo foi escrito por mim em um momento de inquietação e tristeza.
    “É muito triste ver cristãos que tem como função pregar a paz, o amor, o perdão e sobretudo a misericórdia e graça (favor imerecido) desejando uma nova ditadura com AI 5 e tudo mais . Dizemos não acreditarmos em papai noel, mas facilmente acreditamos que um cara que é misógino, que defende tortura, que defende grupo de extermínio (milícia), que chama refugiados de escoria da humanidade e tem uma política totalmente voltada para os ricos em detrimento dos pobres e miseráveis é um cristão. As atitudes e comportamento desse falso cristão, que se batizou no Rio Jordão, mas não imergiu na graça, é averso a Cristo. É lamentável que muitos cristãos sabem, tem idéia do que estamos falando, no entanto, entendem (erroneamente, ou perversamente) que o Evangelho precisa de inquisidores, logo um certo “mito” tornou-se o instrumento perfeito para o plano de um evangelho esquizofrênico em que a justiça não excede em nada a dos fariseus e escribas. Estão dentro da igreja, mas longe de Cristo. (Ezequias Almeida)”

    Curtir

  31. Bolsonaroo diz: ” Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” NÃO tomou o nome de Deus em vão, falou uma verdade sobre Deus. É por isto que Deus o está abençoando. 🇧🇷

    Curtir

    • Um defensor de ditaduras e torturadores, um defensor de armamentos para toda a população, um sujeito ignorante que quer apenas defender o seu e isentar os filhos de crimes pesados sobre pessoas e comunidades inteiras não pode estar falando em nome de Deus. Provável que seja o próprio caramunhao

      Curtir

  32. Lendo em 01/07/2020 , cristão não pode ser comunista ,Deus é amor mas é justiça também! Não há ódio e sim reverência a Jeová!

    Curtir

  33. Humildade é algo que parece não existir mais… E a Ignorância e a falta de busca pela verdade vem ganhando espaço, Deus nos perdoe por tudo isso.

    Curtir

Deixe um comentário