Tarde de autógrafos

II ENCONTRO DE JOVENS RURAIS DO SEMIÁRIDO – 06/04/2019

455 comentários sobre “Tarde de autógrafos

  1. Leonardo

    Sou sua fã incondicional. Atualmente curso o Doutorado em Ciência da Religião UFJF, com o tema “A Diafania do Divino no coração do Universo em chamas: a mística de Teilhard de Chardin”. Eu e Faustino devemos mexer no título, mas o tema é este. Seu livro Cristo Cósmico tem me ajudado muito. Se tiver qualquer coisa e puder enviar…

    Curtir

    • Sr. Leonardo. Em cada texto ha algo cristao ali, em cada linha. Antes de dizermos que o Sr. e isso ou aquilo, e preciso, nao so ler suas publicacoes e entender, mas praticar o ensinamento. Independente de titulos , homenagens, enfim, coisas de homens. Basta ler e praticar. Afinal, a prestacao de contas sera entre cada um , individualmente, e o nosso PAi.Desta vez, quero agraceder. Obrigado.

      Curtir

      • Sou um GR admirador, deste avassalador da cultura brasileira, mas ele é muito avançado para minha baixa compreenção.

        Curtir

    • Ola Terezinha de Paula. Muito me alegro em ver que vc esta escrevendo sua tese sobre o pensamento de Teilhard de Cardin. Sou um simpatizante das posturas dele, e um leito em fase inicial. Recentemente me graduei em filosofia, com o trabalho em Max Scheler. Ia trabalhar em Chardin, mas por dificulade com as obras tive que desistir. Mas te parabeniso. E muiro me alegraria se pudesse ter a honra e folhear o seu trabalho.

      Curtir

      • Leonardo Boff…
        Você é um Patrimônio da Humanidade.
        Um Bem Público que Deus deu ao nosso país e ao nosso continente Latino.
        Divirjo e muito das suas opiniões e posições políticas, mas você é um dos maiores bens privados do meu coração.
        E se não puder te encontrar, te abraçar e te agradecer todo bem que seus escritos profundos, complexos,, densos e ricos, porem acessíveis (ate crianças podem entender sou professor há 29 anos e pedagogo), bem como sua postura inclusiva e generosa com voz calma e mansa me fizeram, minha oração é que te encontre no céu.
        Sou pastor, e apesar de discordar em alguns pontos teológicos com você, você foi e é uma das pessoas que mais me mostrou Deus de uma forma única, incomparável e singular. Pra mim você é o maior teólogo de todos os tempos ! Você simplesmente disse coisas incomparáveis, inéditas, como se das tuas letras houvesse uma “Revelação” dos Mistérios Divinos.
        Foi Jesus quem disse certa vez que as pessoas de determinada época e lugar não valorizam e reconhecem o suficiente o que tantos de outros tempos dariam tudo para ver e ouvir: “Reis e profetas queriam ver e ouvir o que vedes e ouvis”. É o que penso de você meu querido irmão. Talvez se tivesse nascido nas latitudes do Norte terias sido melhor reconhecido (mas talvez não tivesse tido a singular revelação que teve). Mas o que importa aqui é o que na terra foi ocultado o céu revelará, e os séculos que vem pela frente vão reconhecer que presente de Deus esteve entre nós por esses mais de oitenta anos. Sou profundamente grato ao Senhor por ser contemporâneo e conterrâneo brasileiro teu. Te amo. Saiba que com o Reverendo Caio Fábio, e o Pensador Augusto de Franco você é uma das pessoas que mais influenciou minha forma de ver o mundo, e de pensar a imanência e a transcendência apreciando a beleza da complexidade como uma sinfonia universal em louvor ao Deus Trino e não com medo.

        Beijão,
        Muita saúde e felicidade,
        Mas uma vez, te amo.

        Curtido por 1 pessoa

      • Jeff, suas palavras me comovem e me impõem mais responsabilidade ainda. O importante é não pensar em si mesmo mas deixar que Deus faça por mim, por você e por outros, algo de bom, em benefício da vida,e do sentido divino de tudo o que vivemos. grande abraço Lboff

        Curtido por 1 pessoa

    • Leonardo, estou muito interessado em sua teoria ,mas estou com umas dúvidas. Vc poderia disponibilizar seu email. Pretendo após divulgar sua lição com meu grupo de crisma.
      Obrigado, Edson

      Curtir

  2. A maravilha da internet e’ esta possibilidade de contactar pessoas que admiramos, e ate’ mesmo as que nao, de uma maneira que a menos de duas decadas nao podiamos.

    E, por vivermos o antes e depois da internet, ainda que tarde na vida, me regozijo pela
    oportunidade de dizer, virtualmente em pessoa, o grande apreco e admiracao que sempre
    tua figura inspirou na minha geracao.

    Assim, agrego esta personagem que eres, na minha lista de pessoas que sempre desejei apertar as maos, ainda que virtualmente. Ja’ pude faze-lo com o grande Dom Pedro de Casaldaliga, catalan como meu pai o qual, muito graciosa e gentilmente, me respondeu.

    Grande trabalho, te congratulo, pela firmeza de tuas posicoes. Tuas palavras sao sempre uma brisa de civilidade em meio a esta nova “era da ignorancia”, como eu chamo, que estamos vivendo.

    Tens em mim um adepto em 99% do que pregas. O resto, 1%, se deve ao fato de que sou um humanista, ou um ateu como me veem os que creem.
    Mesmo assim, aceite meu forte abraco com o desejo de ouvi-lo por muitas decadas adiante, e que tuas palavras tenham um efeito positivo sempre.

    PACO BERTOMEU, 61 – brasileiro
    California – EUA

    Curtir

    • Prezado Frei Boff,
      Aprecio muito as tuas palavras. São palavras que tocam e transformam o nosso modo de ser e de enxergar a vida. Por todas as publicações que tens disponibilizado neste site, sinto-me agradecida.

      Curtir

  3. Foi grande a transformação que a obra de Frei Leonardo Boff fez em minha vida,”A Águia e a Galinha”,uma metáfora da condição humana magnífica.
    Digo “Frei”,talvez em consideração a irmandade em Cristo que vejo em cada ser humano e pela forma de como mudou meu conceito em ver o Eterno com mais clareza.
    Não tenho palavras para descrever a emoção que foi poder ter esse contato,mesmo que virtual,pelo twitter,e como disse o cavalheiro acima,Frei Leonardo Boff é um dos grandes que “queria poder apertar a mão” e olhar nos olhos,para sentir o quanto é real o bem na Terra,ainda que por mais que o vento sopre contra,é bom saber que não estamos na luta sozinhos. PARABÉNS E PAX ET BONUM.

    Geraldo Márcio Pinheiro
    Crucilândia MG
    Belo Horizonte MG
    twitter.com/marcioproteste

    Curtir

  4. Leonardo, admirado:

    Desculpeme por no falar português. Variados colectivos tentamos fazer una petiçäo a la “Fundación Cultura de Paz” (Federico Mayor Zaragoza) para que viagen a Libia como observadores para comprovar lo que la OTAN/NATO está faciendo com ese país. Nos apoiaría en la nossa petiçäo?
    Muito obrigada!
    Purificacion

    Curtir

    • Por acaso você procurou saber toda trajetória do Leonardo Boff? Creio que não viu a contribuição dele não somente para a Santa Sé, mas também para a humanidade com seus trabalhos.
      Seja menos pueril e mais educado com as pessoas. Saiba que isso é de suma importância para uma boa convivência entre os pares.

      Sucesso.

      Cristiano J Ramalho

      Curtir

      • Saudações cordiais pela sua reacção, adequada ao comentário feito!
        Cumprimentos.

        Curtir

      • Não poderia haver melhor resposta ao ignorante que expõe ridículo posicionamento, sem conhecer de fato o trabalho e toda trajetória do ilustre Leonardo Boff.
        Aplausos

        Curtir

    • Na verdade o objeto de estudo da teologia não é o Deus propriamente dito, mesmo porque seria impossível estudar um objeto desta magnitude. A teologia lida com a interpretação humana acerca do divino de modo que não é uma ciência com o fim de analisar um objeto, mas um agregado interdisciplinar com o fim de aprimorar a experiência humana.

      Curtir

      • Concordo plenamente com você Sadat. De fato é necessário não nos esquecermos de que somos humanos. Nossa tarefa não é a de nos igualarmos a Deus, mas a de procurarmos ajudá-Lo a preservar a sua obra para o bem de todos nós. Um grande abraço fraterno, JFMedeiros

        Curtir

      • Estou fazendo esta experiência, quando comecei a fazer a teologia tinha muitas dúvidas, com o decorrer dos estudos e com o tempo estou aprendendo a cada dia com esta experiência na faculdade.

        Curtir

    • “Puer insipiens”…..

      Não te assusta o fato de andar na contra-mão e sozinho?

      Procure nos dicionários o significado da palavra teologia.

      E da próxima vez que a audácia lhe tentar, pense bastante, antes de colocar seu nome junto a uma declaração de ignorância desta monta. É isso que dá se meter a dar palpite onde não se é habilitado.

      Minha santa maezinha costuma dizer que o apressado come cru e queima a língua….. hehe.

      Curtir

      • Cumprimento-o pela resposta dada a um comentário que efectivamente, pela forma como foi feito, me parece infeliz. Na verdade não se deve confundir liberdade com insolência.
        E cordialidade e educação deve ser algo que devemos prezar nas relações que mantemos uns com os outros.

        Curtir

    • Sou ateu e respeito os trabalhos de Leonardo Boff independentemente de algumas divergências no campo teológico. O que está em questão aqui é a contribuição de um ser humano para o bem de todos. Não importa se esta contribuição parte de um cristão, muçulmano, judeu, budista ou ateu. Uma vez que todo ser humano é capaz de fazer coisas belas. É óbvio, entretanto, que se adentrarmos ao campo sensível da fé haverá indubitavelmente choques de opinião. Mas, deixemos de lado o que nos aparta uns dos outros e nos unamos ao que nos aproxima. Por que não nos unir em torno de questões nobres como a erradicação da fome e da miséria? A erradicação do analfabetismo? O acesso à educação de qualidade à todos? Moradia, saneamento básico, saúde de qualidade e a preservação do meio-ambiente, independente de credos, dogmas e religiões? Acredito que todo ser humano, crente ou não, é capaz de tais atitudes. Esqueçamos por um instante em querer impor a verdade sobre o nosso deus ou sobre a não-existência de um deus aos outros e nos unamos em torno de ideais maiores e mais próximos de nós. Abraços!!!!

      Curtido por 1 pessoa

      • Com certeza todos tem capacidade de fazer o bem. O de livrar-nos do mal só Cristo pode, e poucos o querem de fato. Gostei muito de seu comentário, Chico. Parabéns.

        Curtir

      • Não sei se o meu Amigo é ateu mas na verdade fico na dúvida pois demonstra ter um coração nobre, provàvelmente muito mais generoso do que muitos que se apregoam fiéis mas cuja prática contraria essa aparente fidelidade.
        Cumprimentos por uma intervenção e um pensamento inteligente.

        Curtir

      • sr luís, agora quem está sendo preconceituoso és tu, então quer dizer que uma pessoa ateia não pode ser pura de coração, nem tampouco nobre, estranho como os ditos cristãos são preconceituosos apesar de pregarem o amor ao próximo, comentário infeliz o seu, apesar de não ser ateu eu me senti ofendido pelo seu pensamento medieval…

        Curtir

      • Concordo com cada palavra sua Chico, como vc sou ateu mas admiro muito a grande contribuição para o mundo ofertada por Leonardo Boff. Mais homens como ele existissem e mundo com certeza seria muito melhor!

        Curtir

      • Leonardo Boff é a presença do Deus vivo entre nós… Deverás, devemos deixar de lado posições teológicas e juntos, combatermos todas as mazelas, próprias do nosso tempo: fome, educação, saúde, transportes e infra-estrutura de péssima qualidade… Providencial os comentários de vocês, apenas peço que as palavras sejam mediadas e pesadas para que as diferenças sejam respeitadas, pois sou cristão e não sou nem um pouco preconceituoso, pois muitos amigos ateus vivem mais o amor ao próximo que muito que se dizem crentes em Deus!!! Amar é respeitar ao outro, independente de posições político/partidárias..

        Curtir

    • Un consejo: Que tus palabras sean más valiosas que tus silencios. Si no es para hablar mejor de lo que lo haces, elige quedarte callado. Muchas gracias.

      Curtir

    • Foi o acaso que criou o maior complexo visível, o automatizou pelas leis da física, foi do nada que passou existir tudo que é visível ? TODA complexidade, perfeição, capacidades desenvolvidas por TODOS os seres vivos adveio do nada absoluto ? O que existia a 10 sextilhões de anos ? Nem DEUS existia a 100 sextilhões de anos…

      Curtir

    • Prezado Leonardo, gostaria de saber se é possível obter “Igreja, carisma e poder” no formato Epub (para livros digitais). Muito obrigada. Maria Elena.

      Curtir

    • Para quem não existe este objeto “Deus”? Se há uma estrela e vc não a vê o problema não é da estrela mas de seus olhos. A realidade de Deus é testemunhada desde que conhecemos a humanidade. Sobre a Última Realidade ela não se enganou nem engana. Apenas testemunha Aquela Presença que encheu de encantamento um Einsten, os sábios e os simples seres humanos quando postos entre o céu e Terra. Ele se interroga quem colocou essa miríade corpos celestes no espaço, os sustenta e lhes permite ainda evoluir? Todas as universidades ocidentais nasceram ao redor da teologia e da filosofia. Por isso elas ocupam ainda hoje o número 1 no ranking das demais disciplinas. É fazer pouco do espírito humano imaginar que ele desde sempre se tenha iludido e acolhido uma Realidade que é mais que um objeto. Tomás de Aquino já dizia: Se Deus existe como os objetos existem, então Deus não existe`. Ele é a condição da possibilidade de que objetos existem. Então deve ser pensado de uma forma que não o enquandre nos objetos, pois não seria Aquela Realidade que faz ser todos os seres. Lboff

      Curtir

  5. Admiro muito seu trabalho, e admiro sua luta, assim como de muitos outros que propõem uma ética planetária; atualmente estou lendo seu livro “Civilização Planetária”.

    Curtir

  6. Ésimplesmente um prazer enorme, para mim, o fato de poder dizer “pessoalmente” o que queria dizer pessoalmente. Eu tive a honra de fazer o fly do seu “Balanço aos 70”, que comemorou seus 70 anos lá no Centro Universitário UniBennett, no Rio de Janeiro. No evento eu era aluno de Teologia da faculdade. Hoje, já graduado, tenho que dizer que seus escritos, sua participação efetiva na sociedade e o seu compromisso com o Reino foram os ingredientes que fizeram de mim um teólogo que fez sua “escolha preferencial pelos pobres”.

    Muito obrigado pela riqueza de vida e de escritos que trazem a nós o orgulho de sermos teólogos latino-americanos e com um real compromisso com o “já e o ainda não”.

    Curtir

  7. Ola Leonardo,
    Gostei de te conhecer pessoalmente. Li seus livros e atraves deles consegui ter uma expansão da consciencia espiritual.
    Li o Poema de de Nietszche, Um Deus Desconhecido. Era tudo que queria.
    Émuito bom saber que pessoas como voce contribuei para a humanidade destpertar o seu ser interior.
    beijos no coração Suely Reis

    Curtir

  8. Apreciado Leonardo Boff, su Libro de Maria el Rostro Femenino de Dios fue excelente y es muy actual despeues de 25 años de su lectura.

    Monseñor Victor Manuel Cruz Blanco, Obispo Ordinario
    Iglesia Anglicana del Caribe y la Nueva Granada

    Curtir

  9. Ao incrível Leonardo Bofff… compartlho aqui a minha felicidade em ter particidade de sua fantástica palestra em Juazeiro do Norte – CE. Foi, realmente, um semear de conhecimento tão grandioso que dará, certamente, frutos até o fim de nossas vidas! Parabéns!
    E muito obrigada por tornar esse momento possível, a nação juazeirense agradece de coração!

    Mônica Leite da Nóbrega – professora

    Curtir

  10. Pensamentos e ações libertadoras, são de Leonardo Boff. Sempre no caminho de Cristo.
    Fazendo o bem para a Terra , as pessoas . Trabalhador do Reino de Deus.

    Curtir

  11. Meu irmão Leonardo Boff, obrigado pela bela entrevista concedida ao jronalista Kennedy Alencar (RedeTV) no programa “É Notícia”. Já tinha lido algo sobre a Teologia da Libertação, mas confesso que o seu “entusiamo” e clarividência postos na entrevista aguçaram-me ainda mais o apetite. Nas definições rápidas, você define Jesus Cristo como “meu irmão” que dá uma resposta à vida para além da vida. Daí o meu atrevimento em chamar-lhe também “meu irmão” pelas perpectivas que acabou de abrir no meu horizonte. Gostei muito do que ouvi falar da sua boca. Para ser-se cristão não é preciso ser membro da Igreja ou das igrejas. Mais ainda, as igrejas institucionais acabam mesmo por abafar o carisma do cristianismo autêntico. Bem-haja, irmão Leonardo!

    Curtir

  12. A você minha admiração e meu desejo sincero de que Maria te envolva no seu manto protetor, vc derrama inteligência e tolerância em nossas vidas. Seu livro A Águia e a Galinha marcou muito meus 19 anos, hoje aos 34, sempre que sinto a noite escura na minha alma retomo seus escritos, em especial hoje o Bom Pastor. Muito obrigado mesmo Leonardo, vc enobrece o Brasil!

    Curtir

  13. Prezado Prof. Leonardo Boff, como expressaram os amigos acima, a internet permite matar saudades de suas reflexões sobre o humano atual. Assiste sua entrevista na rede tv, gostaria de parabenizá-lo.

    Curtir

  14. Tua forma de pensar é a mesma forma minha de pensar,se não nos conscientizar-mos que o Planeta Azul é a terra prometida um paraiso que Deus nos deu para,dicenir entre o certo e o errado, sobre-viver,evoluir e lapidar nossas Almas.
    Então atingi-mos nosso objetivo tão almeija-do por DEUS O A M O R
    Peço muita proteção a ultima praia virgem do SP a praia de Itaguaré-Bertioga-SP,sofre pressão de expeculadores imobiliarios,construtores civis e empresarios que adoram só um tipo de verde o dolar,é uma praia linda com biodversidade em fauna e flora um hot-spot de Mata Atlantica em extinção um bem a um Mundo Novo O Planeta Azul o Planeta Terra.
    http://www.sositaguare.blogspot.com

    Curtir

  15. Hola Leonardo: muchas felicidades, porque en tu vida has demostrado que tiene una preocupación admirable sobre las diferentes dimensiones der ser humano. Lo que te quiero preguntar es; ¿será posible pensar sobre un nuevo enfoque teológico especialmente para los migrante? Abrazo fraterno!! desde Belo Horizonte. (MG)

    Curtir

  16. Buenas tardes,

    Saludos!

    Escribo desde la Universidad Latinoamericana y del Caribe y quisiera saber como puedo hacerle llegar una invitacion al señor Boff, para participar como ponente en el Simposio sobre Cambio Climatico a celebrarse por esta universidad proximamente en Panama.

    Agradezco su atencion y la ayuda que me puedan prestar.

    Delis Ditta
    Asistente Consejo Superior
    ULAC

    Curtir

  17. Meu irmão Leonardo Boff, obrigado pela bela entrevista concedida ao jronalista Kennedy Alencar (RedeTV) no programa “É Notícia”. Já tinha lido algo sobre a Teologia da Libertação, mas confesso que o seu “entusiamo” e clarividência postos na entrevista aguçaram-me ainda mais o apetite. Nas definições rápidas, você define Jesus Cristo como “meu irmão” que dá uma resposta à vida para além da vida. Daí o meu atrevimento em chamar-lhe também “meu irmão” pelas perpectivas que acabou de abrir no meu horizonte. Gostei muito do que ouvi falar da sua boca. Para ser-se cristão não é preciso ser membro da Igreja ou das igrejas. Mais ainda, as igrejas institucionais acabam mesmo por abafar o carisma do cristianismo autêntico. Bem-haja, irmão Leonardo!
    +1

    Curtir

  18. Como não tenho formação academica, mas tive a graça de pertencer a uma igreja que tinha era orientada pla. Teologia da Libertação, Leonardo Boff, frei se espirito não me engana… silenciado por ousar mostrar a visão cristã voltada para o homem em seu todo…
    Foi nesta igreja viva que vivi os meus melhores tempos como CATOLICA, a gente estava ali vendo Deus no em nos e no outro, Jesus vivo hoje na pessoa do oprimido… FREI LEONARDO BOFF, grata pela Igreja que atraves da Teologia da Libertação deu grande força as poucas mudanças que hoje temos.. Claro que para o Vaticano e os poderosos essa teologia é realmente perigosa… a gente abri o bico e abrir o bico como Boff nos mostrava na sua evangelisação… corre-se muito risco.
    A TL hoje parece esta em cinzas… mas acredito que um dia a brasa voltará a tona e VAMOS VIVER UMA IGREJA UNIDA COM TODOS OS CREDOS E CRENTES BUSCANDO A PAZ E O BEM PARA TODOS OS HOMENS, NA LIBERTAÇÃO DE TANTOS OPRIMIDOS… OBRIGADA LEONARDO BOFF O SENHOR É 10 É 1000.
    PAZ E BEM! GRAÇA GONDIM.

    Curtir

  19. Leonardo Boff, eu gostaria de ter a oportunidade de agradecer pessoalmente a tudo o que eu aprendi com o senhor. Em especial, com os livros: “Jesus Cristo Libertador” e “Os Sacramentos da Vida e a vida dos Sacramentos”.

    Infelizmente, como isso não foi possível até agora, vou agradecer via este blog. Mas espero muito a oportunidade de poder conhecê-lo pessoalmente.

    Um dos meus sonhos era vê-lo “conversar” com os meus alunos. Aqueles jovens tem muita necessidade de uma pessoa com o seu tipo de conhecimento para auxiliá-los na busca e na construção de uma humanidade diferente, mais aberta e mais acolhedora.

    Curtir

  20. Me considero un conocedor minimo de tan magna obra que usted ha plastamado para la posteridad y tengalo por seguro que sus conceptos perduraran durante muchos años en la conciencia colectiva de la gente que quiere un mundo mejor, con justicia, equidad, tolerancia e igualdad de oportunidades…

    Curtir

  21. Li muitos de seus livros, que me fizeram encontrar a cada dia um pedacinho do Deus que existe em mim.
    Sou católica e já frequentei várias religiões e ainda espero ansiosamente e com fé o dia em que poderemos vivenciar a religação, a união entre as pessoas de diferentes religiões.
    Aprendo a cada dia através das oportunidades de contato com outras pessoas (pedaços de Deus) que sempre nos modificam se estamos abertos.
    É muito bom conhecer sua palavra.

    Curtir

  22. Acabo de ler uma mensagem sua sbre o natal antigo.Gostei.Gosto dos seus escritos livros etc..Sou Mercedária da caridade ,me preparo para ir para Filipinas,tem algo a me dizer?

    Curtir

    • Izabel, vá para as Filipinas com o coração aberto e a mente vazia. Não ensine doutrinas mas o evangelho e prática de Jesus. Lembre-se que o Espírito Santo chega sempre antes do missionário, pois tudo que tem a ver com o amor, a justiça, a compaixão, o perdão e o amor revela a ação do Espírito. Aprenda na troca com aquela cultura diferente e testemunhe os valores humanitários da nossa. Assim vc vai se converter antes de converter os outros.
      Que o Espírito sempre a acompanhe para decidir pelos melhores caminhos.
      Boa vigem
      lb

      Curtir

      • “Lembre-se que o Espirito Santo chega antes que o Missionário”. Ele chegou mesmo ,mas foi para me dizer para não ir.Fui para Recife,peguei dengue ,é a segunda vez, estou debilitada e não pude ir. A vida nos exige muita abertura ao Espírito pois nem sempre fazemos o que queremos mas Sim o que Ele quer. Ficou para a proxima isto é se Ele quizer..Abraços Irmã Izabel…

        Curtir

      • Caro Leonardo….
        Que belas palavras de incentivo…
        Queria dizer-lhe que sou muito desligada de internet, tv etc.. Sempre preferi os livros… Mas com os filhos vamos nos “atualizando” e acabei por me inserir nesse contexto virtual..kkkkk
        Quero ainda um dia poder te conhecer pessoalmente…Mas no agora, já agradeço a Deus por ter permitido e ter através da rede, conhecido uma pessoa como vc e na qual não vou me alongar citando suas qualidades, pois outros tão bem o fizeram..Do fundo do coração te digo: Obrigada por existir!!!

        Curtir

  23. Prezado Doutor, Professor, Padre, Pai e Homem Leonardo Boff:

    Sinto-me profundamente honrado em tê-lo como írmão brasileiro e irmão em Cristo.
    Poderia demorar em elogiá-lo pelos predicados conquistados durante esses bons anos de vida na Terra, porém, gostaria apenas de agradecê-lo pela enorme contribuição dada, de graça, aos milhões de brasileiros desamparados e excluídos por essa má política que perdura há anos no nosso amado país, a sua sabedoria é espelho para muitos de nós que ainda engatinham, degrau a degrau, para uma vida de paz, igualdade, fraternidade e amor.
    Que nosso DEUS continue te abençando…

    Curtir

  24. Precioso Leonardo,

    seu recado a Izabel também falou comigo!
    Meu coração tem queimado por isso: “Não ensine doutrinas mas o evangelho e prática de Jesus”!
    Concordo que o Espírito Santo chega antes mesmo…

    Obrigada!

    Martha

    Curtir

  25. Por dias tenho muita vontade de agradecer o artigo: ” Só um Deus nos poderá salvar” … Como uma banho de luz, tua reflexão tão profunda citando Heidegger, se constituiu nesta semana, em uma pista maravilhosa na busca que venho fazendo em minha reflexão pessoal! Obrigada professor!!!! Deus abençoe tua missão tão bem respondida de humilde mediador de “luzes”.
    Bia

    Curtir

  26. Gracias por las recetas de vida.Sino oímos a los demás y a la tierra estamos viviendo mal y sus artículos nos ayudan a despertar .Desde Perú toda mi admiración en un momento que estoy replanteando mi vida.

    Curtir

  27. Prezado Leonardo Boff

    Eu sou seu admirador e aprendo muito com os seus comentários sobre Teologia.
    Estudo Teologia , estou no primeiro ano da Faculdade .
    Gostaria de saber se aquele artigo que está na internet sobre um suposto poema atribuido a Friedrich Nietzsche intitulado ‘ Ao Deus Desconhecido ‘ é de sua autoria ?
    Realmente o filósofo Nietzsche escreveu aquele poema e se foi ; em qual obra ( livro ) de
    Nietzsche ele é encontrado ?

    Graça e Paz !

    Paulo Roberto – Belo Horizonte/MG

    Curtir

  28. Admirado Leonardo Boff!
    Grande mestre, nao encontro palavras para agradecer o que tem feito por todos nos atravez de seus livros. Que Deus continue abencoando-te e cobrindo de luz. Que Ele abencoe nesta grande missao no qual o senhor professor Leornardo, foi escolhido.
    Muita luz…muita graca.. E meu eterno agradecimento!
    Marina Luiza Favero – Capinzalense

    Curtir

  29. Para o senhor será sempre um Vivo Frei Franciscano de acção com foi o nosso Pai seráfico São Francisco de Assis. Os seus escritos me oferecem todo o entusiasmo e alegria na minga vocação religiosa e sacerdotal. Nos meus estudos de teologia de libertaçäo, Frei você abriu-me a minha mente e inteligência de uma maneira tão extraordinaria que tive de abandonar a Igreja Católica Romana e abraçar uma Igreja Católica Independente de Roma para eu poder sentir feliz na minha vocação. Ser humano como você só vem da graça de Deus. Que o Senhor sempre ti abençõe e protege. Paz e Bem!
    + Frei Dom Teixeira, OFSJC (Ordem Franciscana de São José Cupertino)

    Curtir

  30. Todos essses discursos científicos, teólogicos e pessoais, passam por uma certa arrogância. O conhecimento corre o risco de provocar isso, infelizmente. Mas nada disso é mais importante do que a contribuição generosa que o professor Leonardo Boff tem nos dado a nossa pequenez. Obrigada professor.

    Curtir

  31. This is the exact Sobre o Autor Leonardo Boff journal for anyone who wants to assay out out about this issue. You observe so often its virtually wearing to present with you (not that I really would want…HaHa). You definitely put a new whirl on a matter thats been backhand nearly for age. Pleasant squeeze, just enthusiastic!

    Curtir

  32. […] Em meio bilhão de anos o nosso planeta conheceu cinco grandes extinções em massa, praticamente uma em cada cem milhões de anos, em que foi exterminada grande parte da vida no mar e na terra. A última ocorreu há 65 milhões de anos, quando foram dizimados os dinossauros entre outros. Até agora todas as extinções eram ocasionadas pelas forças do próprio Universo e da Terra, a exemplo da queda de meteoros rasantes ou de convulsões climáticas. O problema agora é que a sexta está sendo acelerada pelo próprio ser humano, alerta o teólogo Leonardo Boff. […]

    Curtir

  33. Poxa, eu sou estudante de ciências sociais da UERJ e infelizmente só fui descobrir seu trabalho depois q o senhor se aposentou 😦

    Gostaria muito de ter tido o prazer de assistir uma aula ou uma palestra sua 🙂

    Por favor divulgue quando tiver algum compromisso na UERJ porque quero muito conhece-lo .

    Abraços.

    Curtir

  34. Seria fantástico e abençoado se os seus pesamentos e ensinamentos pudessem modificar as mentes ruins das pessoas que estão destruindo o nosso planeta pela ganância incontrolável.Está faltando uma palavra mágica:AMOR

    Curtir

  35. Eu vos Amo, irmão Leonardo. Sois um dos grandes mestres da história da Igreja, um católico “protestante” na insurgência contra todo princípio-poder, dentro ou fora de nós. Na vitória profética contra o demônio que sufoca o princípio-esperança e reprime o carisma criador que sopra onde quer. Sois avatar de Francisco, e portanto do próprio Nazareno, anunciando no tempo-espaço de nossas angústias particulares a mensagem eterna de que a salvação vem pelo amor, pela justiça, pela solidariedade com todos os pobres, a começar de cada um de nós -amar ao próximo como a nós mesmos é este convite dúplice e autorreflexivo, de resgate dos pobres e ajuda em sua própria libertação.
    Eu vos amo, e me assumo vosso discípulo, como sempre fui, sabendo que o primeiro perigo no caminho é justamente a beleza de vossas palavras.
    Para principiantes como o eu é um perigo que a barriga ronque mais alto do que canta o coração, que o eu se contente em comê-las, as palavras, sozinho, estufado e triste, sem a “forma” que vem do compartilhar o pão da vida.
    Palavras também perigosas porque belas demais para o fechamento eclesial, a começar da alma-ecclesia que trazemos em cada um de nós, coletiva é a alma e que, ao se auto-impor tiranos como se isso fosse “vontade do Espírito Santo”, confunde auto-conservação com egoísmo, prudência com medo, universalismo com lavagem cerebral para carneiros da fé. Cristão que é cristão é utópico e de oposição, o resto é armazém de secos e molhados, parafraseando o grande Millôr.
    Outra tentação que recuso é a raiva e intolerância contra quem pense diferente. Não é hora de palavras que ferem, mas sim de silêncio, no que possível, diálogo, no que necessário, e amor sempre, ou melhor, no sempre ampliável limite de nossas forças (e amar é para os fortes que todos somos sem saber).
    Eu vos amo, irmão Leonardo, dedico a vós esta minha “semana santa”, minha própria provação, lava-pés, prisão, dor e morte, sendo a um só tempo algoz, vítima e espectador da crucificação, e discípulo de Emaús que o Senhor brindará com a certeza de que o Império, ali mesmo onde derrotou o Amor, esmagou a esperança, postergou a justiça, ali mesmo cumpriu os desígnios do Ser Supremo que não se alcança sem renúncia, que não se vive sem morrer, que não se recebe se não se dá.
    -Unzuhause-

    Curtir

    • Caio… Que lindo… Belas palavras ao nosso querido Leonardo… Realmente sem amor, sem renúncia e sem justiça não somos verdadeiros seres humanos…. Parabéns pelo texto..

      Curtir

  36. Sempre achei você demogogo, mas aquele artigo do “dias das mães” referente a condição dos negros no Brasil é o ápice da hipocrisia e demagogia.

    Só respondendo a alguns de seus pontos. “foram tirados da mãe patria áfrica”.

    A África já era celeiro de escravos a milénios, antes mesmo da Europa existir, o europeu não crirou a escravidão, ele a capitalizou. Africanos já se escravizavam antes disso, os “irmãos” de cor já se vendiam a séculos.
    Á África é tão boa mãe quanto as prostitutas da rua augusta em SP.

    Referente a Zumbi, tu disse, no artigo, ele criou uma sociedade sem escravos livre para negros, mestiços e brancos. Ele para começo de argumento, possuia escravos, pois era a mentalidade comum naquela época. Como romantizar isso a tal ponto como você romantizou? E ainda diz “aos brancos” se refere o artigo, como se todos os brancos tivessem tido “mucamas” ou tivessem uma divida com negros. Um absurdo. Comece a cobrar essa “divida” dos reinos africanos.

    Brancos detem o poder e o conhecimento, você citou. Fale por você mesmo, não em nome dos brancos, você escreve esse artigo como se fosse um guia dos brancos, ao meu ver, você é apenas o rebelde católico romancista da rodada.

    Esse seu artigo, me fez pensar que nós brancos, temos sim de ter orgulhos de nossa origem etnica, me orgulho mais de ser branco. E eu era afavor das cotas como uma forma de obrigar o Estado a cumpir a constiuição que preve sim dentre outras coisas, educação e igualde de genêros.

    Mas o seu argumento “sou vimitima do homem branco” é deploravel. Afro-brasileiros usam esse argumento aos montes, como berros… nessas horas me posto contra as cotas.
    Um dos mais renomados e bem sucedidos comerciantes de escravos do Brasil, era mulato, para assim consolidar sua hipocrisia.

    Lamentavel a invergadura que sua fama tomou como uma “grande voz”.
    Mas é compreensivel numa era onde criadores de programas de relacionamentos sociais fiquem bilionarios. A fútilidade responde aos anseios da sociedade moderna.

    Curtir

    • Rafeal
      Vc tem a visão do escravocrata metida em sua cabeça. É com esses olhos que vc leu e tresleu meu texto.E o pior vc não mostra nenhuma compaição por aqueles que foram reduzidos a “peças” e vendidos como mercadoria nos mercados.E eles são nossos irmãos e irmãs, portadoras da mesma humanaidade que a sua.
      Vc seria um bom senhor da Casa Grande lamentando não estar mais cercado de escravos e escravas penando na Senzala.
      Siga os preceitos de nossa Constituição para se inserir na cidadania republicana e democrática que lá se solidificou para não ficar preso ao passado escravocrata e genocida dos indídgenas.

      lboff

      Curtir

      • Não tenho visão escravocrata, como posso ter essa visão se não vivi essa época?, nunca convivi sequer com semi-escravos bolivianos que nossos amiguinhos coreanos e os proprios bolivianos costumam fazer em SP, claro enriquecendo nossa matriz multicultural. Não sei qual a sensação de ser “senhor de escravos” como cristão nem me passa pela cabeça querer saber o que é sentir isso. Abomino sim a escravidão e a exploração do semelhante ao seu outro semelhante, não só como uma visão cristã, mas humana que nos distingui dos animais irracionais. Não é um favor meu nem de ninguém abominar qualquer tipo de exploração. Porém a séculos atrás, indio explorava indio, negro a negro e branco a branco. Judeus comercializavam escravos, mantém milhares de palestinos presos a céu aberto na faixa de Gaza em nome da segurança, mas é racismo e preconceito dizer isso, o certo é, “homem branco cristão mal, o resto, tadinhos”. E sejamos politicamente corretos amém.
        Agora romantizar e criar o vitimismo não é o caminho, reforça estereótipos e inflama o racismo. Escravidão negra começa na África e não no Brasil. Não temos que dar reparação nenhuma. Educação de qualidade eu também quero, e tive de pagar para ter, a Constituição não olhou para mim, alias.. nunca olhou. Ela deve olhar para todos nós e não adotar cotas com base em um processo histórico iniciado na África a milénios, perpetrado por portugueses que nos administravam, e depois por dois Imperadores da dinastia Bragança. Investir na educação de base é demagogia e demora muito, pensa os negros e os esquerdistas como você.
        A condição desumana deles, outros povos já passaram, inclusive brancos Eslavos de onde origina a palavra escravo. Ficar citando “homem branco” e portanto dando a impressão que nós brancos temos alguma divida moral com negros, é pura e simples falácia demagoga, me desculpe. Além de racismo as avessas. “homem branco”

        Curtir

      • Rafael
        Saia por um momento de seu egocentristo e tente pesar a partir das vítimas, da chibata, da violencia de nao poder ter nenhuma liberdade e de ser tratado como coisa a ser vendida e comprada no mercado.
        Enquanto não tiver esse tipo de com-paixão, sua argumentação é vã para não dizer cínica e sem piedade.
        lboff

        Curtir

      • Rafael, sem querer me intrometer na discussão, nem querer reviver uma discussão antiga, eu só gostaria de corrigir um argumento maluco sim; de fato brancos escravizaram brancos, negros escravizaram negros, etc… por milênios; quando começaram a construir a primeira pirâmide do Egito, já haviam escravos por todo o mundo conhecido da época; isso existe desde que o mundo é mundo. Mas, não, os índios não escravizaram índios; isso é um grande equívoco seu. Pare um pouco para estudar as comunidades genuinamente indígenas, não os índios que hoje estão misturados à sociedade, e sim os que nunca tiveram esse contato, tal qual estudou o Darcy Ribeiro. Darcy nos mostra, através de seus estudos sobre tribos nunca antes visitadas, que entre os indígenas genuínos, não há sequer o conceito de liderança, o que nós chamamos de “chefe”, para eles é apenas um conselheiro, pois ninguém lá manda em ninguém, e não, não existem escravos! Esse sim, é o mais perto que se chegou de um anarquismo, e o mais perto que conhecemos de uma sociedade avançada, sem desigualdades, sem mandos e desmandos, sem escravidão (nem física, nem psicológica, como a que temos hoje, no nosso cotidiano)!

        Curtir

  37. Sim eu penso pelas vitimas, escravidão é tirar a humanidade da pessoa, mas eu penso nisso como um processo iniciado a milhares de anos e ainda não finalizado, visto que ainda existem escravos no Sudão e em boa parte da África central e oriental, deve ser por culpa do “homem branco”, diga-se de passagem. Seu argumento é demagogo demais.

    Deus dos Judeus também é cinico e hipocrita, em varias passagens do velho testamento, ele inclusive demanda regras “morais” no tratar dos escravos, no Alcorão, Maomé tem diretrizes “morais” no tratar de escravos. O povo Judeu possuia escravos e “servos” sujeitos como mercadorias domésticas. Entendo que naquela época, muitos escravos, nem mesmo eles, tinham noção real de sua condição. E da bestialidade que era manter alguém como seu “servo”. Jesus não precisou citar “acabem com a escravidão” o amor racional e o respeito ao próximo pregado por Jesus por si só nos ensina a isso, ele não precisa teclar nisso, ou lamentar o sofrimento dos escravos, que é latente. Você, eu percebi… foca muito no sofrer deles, como se eu fosse um insensivel egocêntrico com teor fascista, enfim… fazer o que… é o que acontece, era previsivel seu argumento. Tentar rotular os que pensam contrario. E bater na tecla do sofrimento dos escravos de 124 anos atrás. Ai da igreja Católica se os alemães quiserem reparações pelas centenas de alemãs queimadas como bruxas a séculos atrás… amarradas em postes e queimadas vivas em praça pública frente a familiares, muitas gritando de dor, que podiam ser ouvido a kms de distância, “ó igreja católica” como podes fazer isso – diria um tal Leonardo Boff?

    Sai da sua tentativa puritana e demasiada amorosa no debater dos argumentos. Pare de criar no seus argumentos monstros e mocinhos. Todos são culpados pela escravidão e não apenas o homem branco, é apenas isso senhor, que argumento. Só isso. Porém.. pode continuar romantizando seus argumentos. Apartir do momento que a mentira é usada para oprimir e repudiar os ataques aos direitos humanos, ela perde a sua natureza justa, o meio passa a justificar o fim. E assim a verdade se perde. Não precisa romantizar a escravidão para mostrar a faceta cruel dela. Eu sou cinico e o senhor daria um ótimo formador de opinião moderno, cargo alias que já ocupa.

    Curtir

    • Rafael,
      O sofrimento, especialmente daqueles aos quais negamos sua humanidade, reduzindo-os a coisas, possui uma dignidade que não pode ser questonada e diante da qual deveríamos silenciar por respeito. Aqui cala-se a argumentação. Vale a com-paixão. Se vc não a tiver perdemos a base mínima de comunicação.
      Vc me coloca numa excelente companhia: com o Deus dos judeus, que segundo vc “é cínico e hipócrita”. Ocorre que esse Deus era o Deus de Jesus Cristo, pois ele não era cristão mas judeu.
      E mais não digo

      lboff

      Curtir

      • Interessante esse “bate boca” sobre a questão do racismo e reconhecimento do mesmo(Vou utilizar esses textos aqui postados na aula de história). Concordo com os dois argumentos. Acho que Rafael levou ao pé da letra um simples texto, ele entendeu como um “ataque aos brancos”. Agora imagine o que não deve sentir milhões de negros que sofrem ataques raciais diretamente e indiretamente, não só naquela época, como até HOJE.
        Já Leonardo entendeu que faltou humanidade em reconhecer o sofrimento do povo negro. Porém reconhecer seu sofrimento não significa entrar num mundo de ilusão onde Zumbi é uma espécie de anjo negro. O que não é verdade.
        Não é preciso fazer “proza” romantica para denúnciar esse triste episódio da história brasileira, porém Rafael não citou nenhuma inverdade na história, apenas se esqueceu, que mesmo essa verdade, não apaga a crueldade de escravidão. Se negros se escravizavam naquela época e é fato, não da justificativa para brancos se esquivarem de suas responsabilidades.
        Deus nos ensina o dom do perdão, mas o perdão há aqueles que reconhecem o seu pecado. O perdão divino é sim condicional, ele depende da sua aceitação como pecador e como errante. Assim, o Brasil também foi errante na questão do negro.
        O argumento do Deus dos judeus ser conivente com a escravidão daria outras centenas de argumentações e contra-argumentações que Rafael não deveria ter utilizado, claramente ele busca a justificativa para a escravidão que até então, até os dias de hoje ainda se vê em algumas regiões africanas.
        Porém é outra perspectiva. Nada haver com o contexto.
        A falta de respeito com o Leonardo Boff um grande ser-humano dotado do conhecimento e amor de Jesus Cristo, também é marcante nos argumentos do Rafael. Ninguém é obrigado a concordar com ponto de vista, podemos escolher se concordamos ou não. Ironizar Leonardo Boff ou por em questão sua intelectualidade foi deselegante de sua parte.
        Porém gostei de sua argumentação, mal exposta, porém factual. Só lhe falta um pouco mais de respeito, conhecimento em história ele parece ter acumulado para simplesmente justificar a escravidão.

        Curtir

  38. Já tive e tenho a honra de poder realizar leituras de obras escritas pelo Senhor. Mas digo, “Tempo de Transcendência”, nos sacode e nos faz refletir que realmente “somos um projeto infinito”. Tive contato com o Senhor em Olinda -PE, congresso anual do SENAC. Um verdadeiro presente na minha vida. Exemplo de sabedoria, humildade e temor Deus.

    Curtir

  39. Leonardo Boff.

    Gostaria de deixar meu comentário sobre a crise de comunicação no mundo, descrevendo as minhas impressões sobre as mudanças que perpassam sobre as instituições de um modo geral, inclusive influenciando comportamentos humanos historicamente definidos.

    As tecnologias de informação evoluíram bastante. Hoje não se pode mais falar em monopólio de uma fonte de informação, embora percebe-se o avanço de mídias de entretenimento que possibilitam não apenas o acesso aos dados, mas também a possibilidade do homem de criar um microcosmos de suas experiências e que podem ser compartilhadas com outras pessoas digitalmente através de um simples login.

    Assim é possível evidenciar que nesse novo século as tecnologias de massa terão que se remodelar para fins de se ajustarem frente a uma sociedade que não apenas necessita de informações atualizadas, mas que sente uma profunda vontade de se fazer presente e de se sentir integrante e agente das transformações globais.Talvez essa atitude tenha como escopo suprir um certo vácuo de solidão e infelicidade que atravessa a geração coca-cola, se contentando com a mera perspectiva de acesso ao reino digital construído por cada cidadão dessa geração.

    Surgem mecanismos operacionais para novos agrupamentos coletivos, embora infelizmente grande é o abismo existente para se falar ainda em restabelecimento de laços de solidariedade e de afeto, com o condão de transcender os limites da simples conivência dentro de um ambiente cibernético. De que valem os fóruns de discussão e as comunidades das grandes redes sociais sem o calor humano do companheiro de vida e sem a risada e os gracejos melindrosos e espontâneos capazes de criar uma atmosfera de amor filial?

    O entretenimento é uma poderosa ferramenta de criação de laços artificiais, pois aparentemente a gente consegue iniciar um contato com alguém distante, trocar algumas idéias e fixar programas, Mas de que serve a tecnologia se ela não é capaz de reproduzir a relação de afeto e de respeito que depende de uma relação de convivência harmoniosa entre as pessoas e de um querer bem que ultrapassa a relação materialista e individualista? De que adianta os homens poderem se falar por chat, se a Babel decorrente das barreiras egoísticas dos indivíduos ainda impede que eles vejam os outros além das informações de seu perfil?

    Não é dando poder aos homens que se dá amor e consciência de cidadão, de cristão, enfim de agente transformador de uma ordem social mais fraterna.

    O poder passa a se remodelar assumindo uma forma difusa e complexa que dificulta o âmbito da ação imediata. A medida que as desigualdades aumentam, os potentados desenvolvem métodos mais sofisticados de disciplina e alienação. Alienação oriunda da falta de educação de qualidade, da falta de relações familiares pautadas no respeito aos bons valores e também da falta de incentivo à persistência aos projetos de vida para atender as necessidades paliativas do mercado.

    A concentração de riquezas anima as iras da população jocosa de uma distribuição mais paritária de bens. Desse impeto frenético o cidadão descobre a força da ação e do impacto da coletividade que se arma para enfrentar os inimigos ocultos e poderem assegurar uma imagens translúcida de futuro. Esse é um quadro que aponta uma transformação no cenário. Dela nascem possibilidades. Uma delas seria a dos homens se reunirem para implantar uma sociedade calcada na divisão coletiva de bens redistribuindo-os do domínio dos senhores sem face, que se articulam através de entidades paquidérmicas múltiplas e entrelaçadas por uma rede de convênios e fraudes as mais diversas.

    Outra seria criar uma espécie de realidade artificial aonde os homens aprenderão a viver ”para si” para continuar vivendo a ponto de esquecer que aquilo que a vida tem de melhor reside na saudade que a nossa passagem deixa para o coração daqueles que se abriram para nos conhecer enquanto parceiros de vida e irmãos jungidos sob o manto da identidade. Nesse tipo de mundo o Estado oferecerá regalias, benesses para os bons garotos e súditos que melhor se comportarem e seguirem na sua vidinha para si mesmos. Serão tempos que os homens lembrarão das suas lutas em seus livros de história, orgulhosos do plano de Governo de coalizão que retomou as rédeas da economia. O ”cinto” que prende a fivela provavelmente será objeto de lembrança dos senhores com melhor lembrança. A vida em seu curso e suas vicissitudes animarão os filhos daqueles que empreenderam a grande luta a retomar a sua vidinha ”para si”, procurando por um emprego mais vantajoso e por novas possibilidades de lazer, alguns até mesmo se enveredando para o lado dos vícios e dos jogos.

    Tempo em que a história se guarda nos aparelhos eletrònicos e que não são mais contadas em rodas animadas, abertas para o debate…

    Curtir

  40. Caro Leonardo Boff

    Penso que não seria o caso do senhor voltar a escrever a partir dos pobres, ou dos lugares sociais onde estão os explorados e injustiçados deste país. Em vez de focar e centralizar suas reflexões na trajetória do partido PT e seus lideres, disse Jesus ” dai a Cesar o que é de Cesar”, deixe-os eles terão o que merecem. Precisamos profetizar, como diz a Bíblia, e para isso temos que estar com os pés na base, isto é, lá onde estão os indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pescadores, estes estão sendo expulsos de suas terras por causa de grandes projetos como Belo Monte, cujo o aval para essa monstruosidade vem sendo legitimada por todos os governos deste país, inclusive o PT. O que o senhor pensa em relação a isso? Concordo que as senzalas e a Casa Grande continuam, mas veja bem onde elas se encontram. Sim vai depender muito do ponto de vista de onde um está e a opção feita.Por que o senhor não escreve algo em defesa destes povos e da natureza que também sofre com todo esse programa do PAC? Desmascarando assim esses falsos governos ditos de esquerda que seguem criminalizando, perseguindo e assassinando a mãe natureza, seus filhos e filhas.

    Curtir

    • Mas Boff não é Simpatizante do PT??!!
      tem um trecho de uma entrevista dele nesse site onde ele demonstra essa simpatia – http://homemculto.com/com-lula-e-pt-no-governo-a-comunista-teologia-da-libertacao-chega-ao-poder-no-brasil-igreja-da-libertacao-chegou-ao-poder-entrevista-historica-de-leonardo-boff/

      “Agencia Brasil – O contexto atual é da chegada ao poder de um grupo político muito ligado à organização da base cristã no Brasil. Como o sr. assiste a este momento?

      Boff – Eu estou muito feliz, porque a Teologia da Libertação, que nasceu no final dos anos 60 e se consolidou nos anos 70, 80 e até hoje, criou lideranças muito grandes na sociedade. São cristãos que, a partir da fé, militam contra a pobreza, a favor da justiça, comunidades de base, que são mais de um milhão, círculos bíblicos, que são mais de dois milhões. Ajudaram a criar sindicatos, é uma das pilastras que criaram o PT.

      Muitas lideranças hoje no governo são crias da igreja. Acho que cinco ministros vêm dessa fermentação da igreja da Libertação. O governador Zeca, do Mato Grosso do Sul também. O governador Jorge Viana foi aluno meu, amigo quando eu trabalhava no Acre durante muitos anos no mês de janeiro, fevereiro. Tanto o irmão dele, Tião, como a Marina Silva são fruto dessa igreja da Libertação, que hoje chegou ao poder e carrega junto o sonho dos cristãos, não só o de criar uma sociedade boa, mas uma antecipação do reino de Deus, o reino da fraternidade, da justiça, do resgate da criação.

      É um sonho generoso e de uma densidade ética poderosa, de transparência, de evitar toda mentira, todo engodo, toda manipulação do bem público. É uma contribuição que a Libertação trouxe à sociedade brasileira e que se esperava do cristianismo durante 500 anos. Ele foi cúmplice da colonização como invasão, foi cúmplice da escravidão. Hoje há um cristianismo de libertação, que resgata o sonho de Jesus, que é uma força de mudança. Ela está ajudando a melhorar o país, junto com outras forças políticas sindicais, de outras religiões cristãs ou afro-brasileiras que também assumiram a causa dos pobres.É uma força que garante que alguma coisa vai mudar nesse país.”

      Curtir

  41. Tenho um sonho de um dia ir até a casa do Leonardo Boff em Petrópolis.
    Quem sabe?
    Grande abraço

    Curtir

  42. Caro Leonardo Boff, sou seu assíduo leitor desde muitos anos, principalmente qdo militei nas Comunidd Eclesiais de Base aqui em Belém do Pará, hj sou prof. de Filosofia e Pe. da ICAB, gostaria muitíssimo que vc escrevesse sobre Dom Carlos Duarte Costa que foi excomungado por Pio XII em 1945, por suas ideias libertárias enquanto precursor da Teologia da Libertação. Desde já meus sinceros cumprimentos.

    Curtir

  43. Señor Leonardo Boff se que tiene muchas ocupaciones pero quisiera preguntarle sobre un tema que es la Apologetica,

    ¿Que es la Apologetica para usted?

    ¿Que piensa usted de la Apologetica?

    Muchas gracias un gran abrazo

    Celino Vauve

    Curtir

    • Celino
      La apologetica es una parte de la teología que quiere ofrecer las buenas razones de nuestra fe de cara a aquelos que no la aceptan, la critican y hasta la atacan.
      En este sentido es algo positivo.
      Pero con los enfrentamientos con las iglesias salidas de la Reforma la apologetica asumió un caracter defensivo y agresivo de los demas, intentando la desmoralización, cosa que no tiene mucho que ver con el Evangelio y más con el poder.
      Hoy casi no existe esa materia en la teología por que aprendemos a convivir, a respetar la opinión del otro y ver mas los puntos que nos acercan do que los puntos que nos alejan.
      Pero hay si una apologetica hoy especialmente de cara a cierto tipo de ciencia como la de Dowkins y otros que consideran toda la religión una enfermidad a ser extirpada o visiones de mundo que negan todo tidpo de trascendencia. Un bueno ejemplo de apologetica es uno de los ultimos textos de Hans Küng, talvez el teologo mas prolifico de la Iglesia catolica, que escribió un libro que vale la pena leerlo:Der Anfang aller Dinge: el comienzo de todas las cosas (Piper Verlag 2005). Se trata de un dialogo apologetico entre moderna cosmologia y comprensión cristiana del universo. Acepta puntos, critica otros, asimila perspectivas y hace de la fe algo razonable.
      La apologetica tiene poco lugar en mi produccion. Tengo una si, que es la defensa de la causa de los pobres y de los derechos de la Madre Tierra y de la naturaleza.
      un abrazo
      lboff

      Curtir

      • Muchas gracias Señor Boff por tomarse un tiempo en dicipar mi duda gracias un abrazo

        Curtir

  44. Olá… Estou terminando minha graduação em Ciências Sociais e minha monografia é em cima do tema da Teologia da Libertação e cada livro, texto ou artigo que leio, fico cada vez mais fascinada pelas suas ideias, e sua cosmovisão. Beber da fonte primeira sobre esse tema não somente tem enriquecido meus trabalho academico como também algumas percepções particulares a respeito do mundo em que vivemos e pelo qual travamos nossas lutas diárias…
    Parabéns pelo excelente trabalho e que a fonte continue a jorrar para o auxilio das próximas gerações.
    Abraços… Lílian

    Curtir

    • Lilian,
      Obrigado por suas palavras generosas. É bom que mais pessoas como vc se ocupem com os temas que a teologia da libertação, desde os anos 60 do século passado, tem suscitado: a questão dos pobres e oprimidos, vítimas de um tipo de construção social que para se firmar precisa continuamente sacrificar vidas, humanas, da natuerza e hoje a própria Mãe Terra. Temos que nos libertar deste tipo de habitar o planeta senão iremos tambem nós ser devorados. Temos uma tarefa ingente pela frente: inaugurar, mesmo em miniatura, o novo. Ele é como uma semente: contem a vida de toda a planta.
      abraço com fraternura
      lboff

      Curtir

  45. Boa tarde Frei Leonardo Boff! É uma honra para mim e um dos sonhos realizados poder enviar uma mensagem a voce. Sou sua fã mais de trinta anos, através do nosso saudoso Padre Antonio Ferreira Martins, pároco em Matias Barbosa MG, e fiquei feliz quando meu sobrinho, Jonas Nogueira que é Franciscano e trabalha no Colégio Santo Antonio em Belo Horizonte, postou no face, sua visita no CSA para uma palestra, fiquei triste, pois gostaria de ter ido para assistir e se posssível ter falado com voce.Mas não faltará ocasião,se Deus quiser! Estou realizando um sonho de minha juventude, cursando faculdade de Letras e Literatura, li alguns livros seus, são incansáveis, sempre temos que retomá-los para novas experiencias, é incrível.Agradeço a Deus por esse momento e a voce essa oportunidade. Um abraço fraterno! Nilza de Lourdes Nogueira Scarato

    Curtir

    • Nilza
      Obrigado por suas palavras generosas e a lembrança do Padre Antonio. Quando ele faleceu ele atendia Sossego, perto de Santa Ana do Deserto. La na fazenda dos Monteiros eu estava ultimando meu livro sobre a SS. Trindade. Uma comissão do povo veio me pedir para ficar por lá para atender a fé do povo. Foi uma das coisas mais duras de minha vida, quando tive que explicar-lhes que estava ligado ao ensino da teologia e que não podia ficar. Mas até hoje me persegue a idéia.É muito digno à SS.Trindade antender a fé do povo do que escrever um livro sobre a SS.Trindade. Até hoje penso que Deus vai me cobrar por esse decisão preferindo os livros à vida de fé do povo.Deus passou eu não soube escutar sua voz pela voz daqueles moradores.
      um abraço e se realize em seus estudos tão ansiados.
      lboff

      Curtir

  46. Estimado Professor Leonardo Boff, és um orgulho pra nossa gente. Lembro-me, quando aluno da Santa Úrsula na década de 80, passei a me interessar pela religião a partir de seus ensinamentos, que, junto com o Pe. Medoro, outro expoente da cultura religiosa, frequentávamos um seminário no Rio de Janeiro, cujo nome não me recordo, e lá aprendemos a entender a religião não como um dogma imposto pela hierarquia, mas, sim, como caminho para a Libertação em todos os seus níveis. Devo a essa guinada em minha vida, a leitura que hoje se me é de fundamental importância e à crítica mordaz que me faz menos oprimido. Com carinho, respeito e admiração.

    Curtir

  47. Leonardo Boff,

    Tenho buscado me aprofundar sobre a Teologia da Libertação e confesso que tenho me tornado um admirador de seus escritos. Apesar de já ter ouvido falar anteriormente sobre sua pessoa e obra o que me impulsionou a pesquisar mais foi uma entrevista feita pelo colunista da Veja Augusto Nunes ao filósofo Luiz Felipe Pondé e postada em 08/08/2011 (Santos entre taças de vinho) – Segue link para leitura completa da entrevista: http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/feira-livre/santos-entre-tacas-de-vinho/.

    Nesta entrevista, entre outras coisas, o filósofo faz a seguinte colocação:

    Quando o cristianismo cruza o pensamento de esquerda, como no caso da Teologia da Libertação, a humildade se perde?
    Sim. Eu vejo isso empiricamente em colegas da Teologia da Libertação. Eles se acham puros. Tecnicamente, a Teologia da Libertação é, por um lado, uma fiel herdeira da tradição cristã. Ela vem da crítica social que está nos profetas de Israel, no Antigo Testamento. Esses profetas falavam mal do rei, mas sem idealizar o povo. O cristianismo é descendente principalmente desse viés do judaísmo. Também o cristianismo nasceu questionando a estrutura social. Até aqui, isso não me parece um erro teológico. Só que a Teologia da Libertação toma como ferramenta o marxismo, e isso sim é um erro. Um cristão que recorre a Marx, ou a Nietzsche – a quem admiro -, é como uma criança que entra na jaula do leão e faz bilu-bilu na cara dele. É natural que a Teologia da Libertação, no Brasil, tenha evoluído para Leonardo Boff, que já não tem nada de cristão. Boff evoluiu para um certo paganismo Nova Era – e já nem é marxista tampouco. A Teologia da Libertação é ruim de marketing. É como já se disse: enquanto a Teologia da Libertação fez a opção pelo pobre, o pobre fez a opção pelo pentecostalismo.

    L. Boff, dentro destas afirmações gostaria de saber seu posicionamento, principalmente nas perguntas que faço:

    1. A Teologia da Libertação desconsidera o pecado original e idealiza o povo?

    2. É possível ter uma Teologia da Libertação não marxista?

    3. Você acha possível uma aproximação da Teologia da Libertação com o protestantismo? (seja ele tradicional, pentecostal ou neo-pentecostal)

    4. Você acredita em salvação e acesso a vida eterna fora de Jesus Cristo e da experiência da regeneração ou novo nascimento?

    5. Você concorda que a Teologia da Libertação no Brasil se tornou em um misticismo Nova Era?

    6. Se a última afirmação de Pondé está correta, na sua opinião por que os pobres “preferiram” o pentecostalismo? Por causa do marketing, como Pondé afirma?

    Não sei se este é o melhor canal para fazer estas perguntas, mas terei eterna gratidão e será de grande enlevo espiritual e intelectual para mim as respostas.

    O assunto tem me fascinado. Sou estudante de teologia (protestante) e estou tendencioso em fazer minha monografia voltado para o tema e ver as possíveis aproximações haja visto que é uma matéria um pouco relegada nos apriscos evangélicos.

    Desde já agradeço pelo seu tempo e atenção a mim conferidos,

    Paz e Bem!

    Felipe Borduam

    Curtir

    • Oi Felipe, meu nome é Frederico Guimarães.

      Eu sei que a sua pergunta está destinada ao prof. Leonardo Boff, de quem admiro muito a obra e a pessoa. Vou me antecipar um pouco na resposta da 3ª questão aguardando, é claro, uma resposta do prof. Leonardo Boff que, com certeza, será muito melhor e mais profunda do que a minha.

      Eu sou estudante de Teologia numa instituição evangélica e pesquiso sobre Teologia da Libertação há algum tempo. Inclusive, há muitos teólogos da libertação dentro do protestantismo histórico, como Rubem Alves (igreja presbiteriana), Milton Schwantes (luterano) e Cláudio Ribeiro de Oliveira (metodista), além de pensadores que se alinham com aspectos desta forma de fazer teologia.

      Muitas das colocações do prof. Pondé são superficiais, de quem, acredito, desconhece a teologia da libertação e a sua contribuição. Não desmerecendo o conhecimento de Pondé, que é um ótimo acadêmico e filósofo, especialista em Pascal e, embora eu discorde da maioria do que ele diz, é importante ouvir o diferente para crescermos com as críticas. Acontece que ele não é teólogo e, por isso, as posições dele tornam-se superficiais em suas críticas à teologia da libertação.

      Se você quiser algumas sugestões ou dicas, pois tenho uma boa bibliografia para iniciantes no assunto, é só me avisar.

      Grande abraço e, mais uma vez, parabéns ao professor Boff pela grande contribuição que tem dado sempre para a teologia latino-americana e para o povo sofrido do nosso continente.

      Curtir

      • Frederico,

        Muito grato mesmo pela resposta. Tenho me “alimentado” muito intelectualmente e espiritualmente com os texto do prof. Boff. Contudo, como sou incauto no assunto e tenho sido impactado positivamente pelo mesmo acabo me alongando nas perguntas e colocações. Agradeceria por de mais se pudesses me fazer algumas indicações de materiais para iniciantes no tema.

        Em Cristo,

        Felipe Borduam

        Curtir

      • Luís Felipe, aqui é o Frederico.

        Para não congestionar o site do nosso estimado professor Leonardo Boff, você pode entrar em contato comigo por e-mail, pelo fredhf@bol.com.br

        Curtir

  48. Caríssimo Leonardo Boff, sua presença é muito forte para os educadores que acreditam que a vida é dadiva e vale a pena! Saber cuidar é importante norte em minhas aulas, pois trabalho com educação patrimonial e as causas da preservação do patrimonio cultural encontram eco em suas palavras. Obrigada grande mestre, por suas palavras vindas de Cristo. Gostaria de encontra-lo em palestra em Brasilia. Maria da Gloria Bomfim Yung, professora na Escola Parque 308 sul, Brasilia, DF

    Curtir

  49. Señor Leonardo

    Me llamo Pedro López y le escribo del Canal NTN 24 internacional, con la intención de invitarlo a nuestro programa La Tarde Fin de Semana, éste sábado, para que nos hable acerca de la iglesia católica en una entrevista realizada a través de Skype.

    Mi correo para que me responda lo más pronto posible es pedro.lopez.90@hotmail.com
    y también para indicarle que si es una propuesta verdadera y no un intento de burla.

    Atentamente
    Pedro López
    Periodista Canal NTN 24 Internacional
    Bogotá D.C., Colombia

    Curtir

  50. Sr. Leonardo Boff, gosto muito de seus artigos e fiquei muito feliz ao conhecer seu blog para acompanhar seus escritos. Estou estudando a Doutrina Espírita – estou iniciando – e, claro, busco entendimento histórico também. Por favor, poderia me orientar/indicar alguns livros para ler sobre o nascimento da igreja católica (me disseram que ela existe antes de Jesus), biografia de Jesus, etc. Também me disseram que a oração Pai Nosso é universal – qual origem desta oração? Faço estas perguntas porque nos centros espíritas rezam o Pai Nosso, não sou contra, mas não esperava. Obrigada pela atenção e espero que responda. Beatriz Monteiro.

    Curtir

  51. Olá,meu caro Leonardo Boff.Admiro muito sua biografia.
    Gostaria de saber se você tem algum email para contato disponível.Agradeço,desde já.

    Curtir

  52. PAX ! SAGRADA FAMÍLIA , ROGAI POR NÓS ! Ao fazer seu primeiro discurso, disse o Papa Francisco: “E agora quero dar a Bênção, mas antes… antes, peço-vos um favor: antes de o Bispo abençoar o povo, peço-vos que rezeis ao Senhor para que me abençoe a mim” . Eu sou completamente ignorante em Teologia, mas é o Pastor Universal quem abençoa o Povo de Deus, e não o contrário. Não é isso que está escrito no Catecismo da Igreja Católica? Por qual razão o Papa Francisco inverteu esta lógica tão profunda? Um grande abraço fraterno ! Minh’ alma engrandeceria profundamente o Senhor se pudéssemos dialogar sobre este meus questionamentos ! Sagrada Família, rogai por nós ! +

    Curtir

  53. Leonardo, Le dejo una traducción rápida del doc al español, por si le sirve de algo. Con afecto cristiano, Daniel oliva (Quito, Ecuador)
    ——————————————————–
    Un ejercicio diferente del papado es posible
    16/03/2013
    La grave crisis moral que atraviesa todo el cuerpo institucional de la Iglesia ha significado que el cónclave elija una persona que tiene la autoridad y el coraje para hacer reformas de gran alcance en la Curia romana e inaugurar una forma de ejercicio del poder papal que sea conforme al espíritu de Jesús y al ritmo con la conciencia de la humanidad. Francisco es su nombre.
    La figura del Papa es tal vez el mayor símbolo de lo sagrado en el mundo Occidental. La sociedad, a través de la secularización, ha desterrado lo Sagrado, en ausencia de líderes de referencia; y con la nostalgia del padre como el que dirige y crea confianza e indica el camino, se centraron en la figura del Papa estas angustias ancestrales de los seres humanos que podían leerse en los rostros de los fieles en la Plaza de San Pedro. Por esta razón, es importante analizar el tipo de ejercicio del poder que el Papa Francisco ejercerá. En su primer discurso dijo que “presidirá en la caridad” y no como quienes en el pasado tenían el poder judicial a través sobre toda la iglesia. Para los cristianos es esencial el ministerio de Pedro como el que tiene que “confirmar a los hermanos y hermanas en la fe”, de acuerdo con el mandato del Maestro. Roma, donde están enterrados Pedro y Pablo, fue desde el principio, por encima de las otras iglesias, la referencia a la unidad, por la ortodoxia y el celo.
    Esta perspectiva es bien aceptado por los restantes iglesias no católicas. La pregunta es cómo ejercer esta función. El Papa León Magno (440-461), en un vacío de poder imperial, tuvo que hacerse cargo del gobierno de Roma. Tomó el título de Papa y de Sumo Pontífice, que era título del emperador, e incorporó el estilo imperial del poder monárquico absoluto y centralizado, con sus símbolos, vestimentas y estilo del palacio. Los textos relacionados con Pedro, que en Jesús tenían un sentido de servicio y la primacía del amor, se interpretaron como estricto poder jurídico. Todo esto culminó con Gregorio VII, quien con su “Papae Dictatus” (la dictadura del Papa) se arrogó los dos poderes, el religioso y el de la sociedad civil. Nace una gran institución, obstáculo total a la senda de la libertad de los cristianos y de la sociedad. A partir de aquí el Papa emerge como un monarca absoluto con la plenitud de todos los poderes, como el Canon 331 lo expresa claramente. Aumenta la demanda de subordinar a su poder toda a todas las iglesias.
    Este ejercicio absolutista siempre ha sido cuestionado, sobre todo por los Reformadores. Pero nunca se suavizó. Como reconociera Juan Pablo II, este estilo de ejercitar la función de Pedro es el mayor obstáculo para el ecumenismo y y de la aceptación por parte de los cristianos que vienen de la cultura moderna de los derechos y la democracia. Para compensar esta falta, los dos últimos papas han organizado una espectacularidad de la fe, con viajes y eventos de masas como la de los Jóvenes a llevarse a cabo en Río de Janeiro.
    Esta forma monárquica y absolutista representa una desviación de la intención original de Jesús y ahora, con Francisco, debería ser reconsiderada a la luz de la intención de Jesús. Será un papado pastoral y al servicio de la caridad y de la unidad en lugar de un papado del poder jurídico absolutista. El Concilio Vaticano II ha establecido herramientas instrumentales para una reformulación en el gobierno de la Iglesia: el Sínodo de los Obispos, vaciado y hecho hasta ahora un instrumento de asesoramiento, mientras que fue concebido como un instrumento deliberativo. Se plantearía un órgano ejecutivo que gobernaría la Iglesia con el Papa. Fue creada por el Concilio la colegialidad de los obispos, es decir, las conferencias continentales y nacionales ganarían más autonomía para permitir un enraizamiento de la fe en las culturas locales, siempre en comunión con Roma. Los representantes del pueblo de Dios, los cardenales y obispos, clérigos y laicos, e incluso las mujeres ayudarían a elegir a un Papa para toda la cristiandad. Se hace urgente una reforma de la Curia en la línea de la descentralización. Es verdad que lo hará el Papa Francisco. ¿Por qué el Secretariado para las religiones no cristianas no podría funcionar en Asia? ¿Y el ministerio de la unidad cristiana en Ginebra, cerca del Consejo Mundial de Iglesias? Una de las misiones, ¿en alguna ciudad de África? ¿Qué podríamos decir de los derechos humanos y de la justicia en América Latina?
    La Iglesia Católica podría transformarse en una instancia no autoritaria de valores universales, del cuidado de la Tierra y por la vida en peligro, en contra de la cultura de consumo, a favor de la sobriedad compartida, enfatizando la solidaridad y la cooperación a partir de los últimos y contra el estrés de la competencia. El tema central no es la Iglesia sino a la humanidad y la civilización que puede desaparecer. ¿Cómo ayuda la Iglesia a su conservación? Todo esto es posible y factible, sin renunciar a nada en la sustancia de la fe cristiana. Importa que el Papa Francisco se un Juan XXIII Francisco tercer mundo, un “Papa bueno”. Sólo entonces podrá rescatar la credibilidad perdida y ser un faro de espiritualidad y esperanza para todos

    Curtir

    • Gracias, hermano, por la traduccion. Pero María José Gavito Milano ha hecho una tambien que siempre la publico en el blog.
      Pero admiro tu esfuerzo y lo alabo
      lboff

      Curtir

  54. Bondoso Frei Leonardo tenho lido seus artigos em seu blog, entrevistas na TV e fiquei impressionado com sua lucides e fé diante do Evangelho de Jesus redivivo, atuante, compromissado e amoroso. Eu e a gigantesca legião de fãs de seu trabalho pelos menos favorecidos de recursos físicos e da alma te aplaudimos de pé e rogamos ao responsável por nosso planeta, diante do Criador, o filho do carpinteiro humilde que lhe abençoe nesta árdua luta contra a ignorância que gera o egoismo que nos assola.
    Obrigado!!! 🙂

    Curtir

  55. lieber leonardo Boff,
    gerne wuerde ich mit ihnen in kontakt treten, finde aber keine mailadresse.
    seit 2 jahren lebe ich in Venezuela, um die kommunale bewegung zu unterstuetzen. was ich bisher von ihnen weiss, ist dies auch ihr hauptanliegen.
    auch wenn ich atheist bin, trage ich eine grosse achtung fuer Jesus von Nazareth in mir. er war Jude und waere auch nie mitglied einer christlichen kirche geworden.
    dass ich mich fuer kommunen einsetze, liegt daran, dass mir die menschen wichtig sind und nicht die institutionen.
    mit lieben gruessen, willi uebelherr, wube@gmx.net
    merida/venezuela

    Curtir

      • Boff, sou fã do seu trabalho…

        Gostaria que o senhor opinasse sobre um poema de minha autoria, que trata do amor incondicional de Deus.

        Fraternalmente,
        José Chadan

        ah, e que o Senhor abençoe seu trabalho sempre!!
        ______________

        O ASTROLÁBIO DE DEUS

        Anjos cantaram num coração amargo
        O canto do amor esconde mil segredos
        Nele ouvem-se clarinetes e a voz das águas
        Eu era como o que do fundo do abismo saía
        Deixando o ódio e a lascívia
        Rumo ao Agape e às causas perdidas
        E a maior delas: os que estavam ao meu lado
        No abismo, e eu não via

        O amor é o astrolábio de Deus
        Confiados nele os navegantes se lançam nos mares
        E o leviatã se acalma
        A segurança mora com os famintos
        Sabendo que o pão será servido (mesmo se não for de trigo)
        Invejosos se envergonham de nem tudo terem tido
        A riqueza é dada ao que ama, de graça
        Fonte a jorrar do Céu

        Não preciso subir em escadas
        Ou em prédios para bebê-la,
        Basta olhar ao lado
        E, se avistar alguém digno de amor, ame-o
        Mas quem não é digno de amor?
        Os estupradores, as prostitutas, os assassinos são os mais dignos de
        amor
        E aquele que lhes nega o amor
        É o mais indigno de amor

        Ó Amor
        Qual é a tua essência?
        És como a pomba-rola
        Indo e vindo como quer
        A história nos conta teu percurso
        Pelas mãos dos homens

        E nos lábios dos poetas
        Tuas vozes
        Jesus?! Um subversivo em teu nome
        Quebrou os grilhões do legalismo
        E as gaiolas dos religiosos
        Voemos feito pombas
        Voemos como anjos
        Se anjos existem ou não…
        Mas algo canta no mundo
        Quem tem ouvidos ouvirá

        Mas olhe!
        Nada é prometido
        A recompensa do amor
        É o próprio amor
        Quem o dá o aumenta em si mesmo
        É diferente de tudo o que acaba
        E os anjos cantaram
        Até que eu dormisse…
        (Para minha mãe)

        Curtir

  56. Leonardo, gostaria de saber de sua disponibilidade para participar de uma conferencia em ciências, filosofia e teologia ainda esse ano. Por favor, entre em contato por e-mail: antoniocarlospatricio@gmail.com. Dependemos de sua resposta para marcar esse evento. Estamos cuidando dos detalhes. O evento poderá se realizar em Campina Grande, na Paraíba e pode ser no feriadão do mês de outubro deste.

    Curtir

  57. Prezado Leonardo Boff, gostaria de saber se exite algum email pelo qual eu pudesse entrar em contato diretamente com você. Se for possível esse contato por favor me informe pelo email que deixei cadastrado para esse comentário. Agradeço desde já e parabenizo pelo trabalho realizado com tanta paixão.

    Curtir

  58. Boff, preciso do seu e-mail para entrar em contato com você. Sou estudante de jornalismo da Universidade Federal do Piauí e estamos organizando um encontro nacional dos estudantes de comunicação social do país através da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social. Por favor, me dê retorno, com urgência, para podermos dialogar: cps.comunicacao@gmail.com

    Curtir

  59. Maravilhoso, trabalho da singularidade e da complexidade bem articulada aos princípios, valores, projetos, propósitos, crenças na jornada alquímica, científica e espiritual – com contextualização das tarefas do humano, no social, com responsabilidade e sustentabilidade autêntica e compositora – parabéns Leonardo Boff e colaboradores!!
    Adoraria ter estes textos todos na tradução da língua portuguesa – por gentileza!!
    Abraços e gratidão!!
    Márcia Lilla

    Curtir

  60. Leonardo Boff,
    Sou uma estudande the theologia em KY e gostaria de conversar com vc sobre seu livro “HOLY TRINITY, PERFECT COMMUNITY.” Eu estou escrevendo uma pequena dissertacao comparando a trinidade e a nossa responsabilidade com nossos irmaos e irmas. Por favor, eu gostaria de contatar vc por facebook, email, or telefone. Meu nome e Priscila de Jesus Alves e meu email. Obrigada antecipadamente, Priscila

    Curtir

  61. Sou admiradora de Leonardo Boff de longa data,foi com muita alegria que hoje apareceu na minha página do Face,o Blog de Leonardo Boff,, fiquei radiante… encontrei uma dificuldade:,poucos os textos em Português,tentei o google tradutor,não traduziu… ,não tenho muita habilidade com a internet…mas passo o dia buscando textos…músicas…e tudo o mais que esta ferramenta nos proporciona, eu aposentada,,tenho tempo para desfrutar dos benefícios da tecnologia…como ter acesso dos textos em Português? Abç

    Curtir

  62. Leonardo, todos os seus livros que li, me serviram de grande lição: Jesus Cristo Libertador, O Rosto Materno de Deus, Sacramentália ( aquele que tem um toco de cigarro e uma xícara na capa), maravilhoso e os outros que li. Você é um privilegiado por Deus: coloca as coisas de uma maneira muita clara de fácil compreensão. Parabéns pelo seu trabalho!

    Curtir

  63. Excelente texto Doutor, a presença do Papa Francisco foi de uma importância imensa neste período crítico que estamos atravessando. Senti a ausência de representantes de comunidades carentes, na via sacra não havia necessidade de atores, a meu ver, pois os cariocas sabem muito bem se colocar diante de uma grande multidão. Espero que o Papa Francisco tenha conseguido perceber nossas carências… E que Deus nos ajude….

    Curtir

  64. Olá, querido Leonardo Boff!

    Agradeço por contribuir grandemente acerca do tema “espiritualidade”. Há mais de 6 anos pesquiso sobre a temática, e pude ter um novo olhar a partir de um de seus livros “Espiritualidade: Um Caminho de Transformação”, e suas entrevistas na mídia.

    O escolhi para ser o meu referencial conceitual na minha dissertação de mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde, pela UFF/ RJ. Espero um dia poder conhecê-lo pessoalmente…

    Que Deus tenha misericórdia de ti e te dê paz!!!

    Curtir

  65. Bom dia!
    Acredito que muitos deveriam ler esse texto, para entender o contexto da vinda do Papa ao Brasil. Gostaria de publicar no meu jornal, com os devidos créditos

    Curtir

  66. Un saludo atento. Allá por fines de 1970, en la ciudad de México, en mi búsqueda, tuve la oportunidad de asistir en dos ocasiones, a un curso (seminario) de introducción al estudio de la Biblia, equivalente a dos años de estudio. Entre la bibliografía, nos fue recomendada la lectura de Jesucristo Liberador, del franciscano Leonardo Boff. Ni qué decir que el tal curso fue determinante para mi, en mi búsqueda. En el curso de los años, llegué a leer la mayor parte de las obras que, en español, encontré de don Leonardo, el hermano Leonardo Boff. Ni qué decir que lo he tomado como uno de mis maestros. Iglesia, Carisma y Poder, lo leí desde luego. No lo conservo porque creo lo regalé. También leí El Evangelio del Cristo Cósmico, en referencia al pensamiento del padre P. Teilhard de Chardín. Los Sacramentos de la Vida y etcétera. Con el tiempo me he enterado que Leonardo Boff ha tomado como prioridad en sus escritos, en la web, los problemas planetarios, de la crisis planetaria, desde la opción por los desvalidos, desde luego, pero como interés central, la crisis ambiental envolvente. Estas últimas semanas ha centrado su interés en la novedad del nuevo Papa de nuestra Iglesia, Francisco. Un Papa ¡jesuita y de espíritu franciscano!, según entiendo. En los últimos años, aprovechando las maravillosas nuevas tecnologías, divulgo, creo que de manera intensa, los escritos de don Leonardo. No tengo títulos, pero aprendo mucho de los académicos y creo que vamos en el mismo barco (diría también que la misma barca, je je). En cuanto a la existencia o no existencia de Dios, me permito dar mi opinión a través de un escrito que transcribo a continuación y que titulé: Entrevista con Papá Diosito. De ser pertinente, ojalá pueda publicarse aquí. Esta elaborado con pretensiones literarias. Doy un enlace de uno de mis blogs, por si tengo el honor de que se visiten. Y pongo otro enlace, de un tema más peliagudo, que llamo Sueños Guajiros. Ojalá merezca su atención. Gracias mil y allá van de mi ronco pecho, como decimos aquí en México:

    ++++
    ENTREVISTA CON PAPA DIOSITO
    Silviano Martínez Campos
    —Señor, papá Diosito, con todos mis respetos, o sea, con todo mi temor, permíteme hacerte una entrevista con motivo de esta Semana Santa, para mis posibles lectores.
    —Me vienen entrevistando desde hace más de cien mil años, desde que los hombres tienen uso de razón.
    —Sí, y hay entrevistas muy famosas, las de Abraham y Moisés o la de Job, pero a éste cómo le fue por pedirte cuentas, y a mí mismo, guardando las proporciones, en el curso de la vida me has dado respuestas aún no digeridas; pero esta entrevista sería para publicarse.
    —Tu crees que todo puede publicarse, también en estas dimensiones hay censuras, pero censuras piadosas, para no sobrecargarlos con demasiada información.
    —Es cierto, porque Pablo, el apóstol, decía que al recién converso, o sea al neófito, primero habría de dársele biberón antes de los alimentos fuertes como carnitas, al igual que a niño y, en realidad, en estas cuestiones, todos somos infantes; pero Jesús, tu Hijo, también dijo que lo dicho por El en secreto debía difundirse desde las azoteas, o sea, a través de los medios de comunicación.
    —Me pediste una entrevista y la estás cambiando a diálogo, aunque también me gusta el diálogo. Y siempre he dialogado con ustedes, aun cuando las más de las veces ha sido diálogo de sordos. En fin, viene la entrevista, pero te aguantas las respuestas.
    —Puedo grabarla, o confías en mi memoria.
    —En tu memoria sí confío, aunque la tienes débil, tan débil que a menudo te olvidas del Decálogo; en cuanto a grabarla, tú sabrás, has grabado mi ley en libros y obras de arte, tus interpretaciones llenan bibliotecas y, ya ves, el mundo que te encomendé, no es el mismo que salió de mis manos. Mejor me gustaría conservaras la grabación original que puse desde siempre en tu corazón.
    —Creía que esta entrevista era personal, pero veo estás cargando sobre mis hombros el peso del mundo.
    —¿No será que confundes lo personal con lo individual?, ¿no tus mismos pensadores dicen por allí que cada ser humano es la especie y representa la especie?. En fin, puedes preguntar si quieres.
    — ¿Realmente existes?, porque muchos lo dudan, sobre todo en estos tiempos calamitosos.
    —Realmente existes tú, porque saliste de mí. En cuanto a mí, sencillamente soy. Pero no te metas en esos enredos, eso es lo que te embrolló, tu dialéctica libresca, aunque por supuesto respeto tu cultura. ¿Por qué no me preguntas en tu lenguaje campesino?, ¿no crees que sería más fácil entendernos?.
    Podrías por ejemplo preguntar a dónde regresa el rayo de sol reflejado en el ala de una mosca, si retorna a las alturas o penetra en las profundidades; dicen que escucho los pasos de las hormigas y podrías interrogarme si la sonrisa de un pequeño también ilumina la materia oscura del universo, o si un suspiro, o un lamento del hombre atribulado, de no encontrar eco en el corazón del hermano, puede retumbar en los agujeros negros; si los cantos de los grillos son el concierto que impide oír los gritos de los condenados, como se decía antes, o más bien piadosamente atenúa los coros de ángeles y bienaventurados porque tu oído aún no está terminado para poder escucharlos sin estallar de gozo.
    De que te enredas, te enredas si insistes en desentrañar los secretos del átomo y aplicarlos a tu técnica, pero puedes hacerlo, eres libre. Aunque me gustaría más bien preguntaras sobre cómo engarzar dos miradas sin que las corte la desconfianza y el recelo; cómo concertar dos afectos en uno solo para que vibren al unísono pulsados por una sola mano en dos entrelazadas; cómo orquestar una y mil voces en una sola para entonar la canción que realmente vale, la oda de la vida; o cómo encontrar la tierra prometida donde todos coman, todos canten, todos sepan, todos amen.
    —Así está mejor, dime, entonces, ¿por qué a los niños les gusta lo pequeño?, por qué guardan sus caricias para u n cachorrillo y reducen el mundo al tamaño de sus cuerpos; en cambio los adultos soñamos con grandezas y pretendemos escalar montañas y conquistar universos; pero como el Sísifo del mito regresamos una y otra vez al punto de partida.
    —Porque los niños no han salido de mi seno, pueblan todavía el reino de los sueños y su inocencia los arraiga aún en el paraíso. Están todavía en el vivero de mi jardín, donde cultivo con esmero su plantita que será trasplantada, a su tiempo, en otros suelos, fértiles o áridos, para que también a su tiempo fructifiquen.
    Pero no te preocupes, a todos los trato como a niños, no que pretenda siempre retenerlos en viveros, sino los quiero libres y adultos; pero mi afecto va para ustedes y quién te dijo que el único lenguaje es el del logos, el del verbo; también de un suspiro se forma un alfabeto y en una mirada se descifra el universo.
    Con una palmada, a tiempo, se desarma una furia y mediante un susurro se deshace un vocerío; un afecto lo descifras en la clave de una nota, o bien escalas el señuelo en la tonada; te remontas al cielo en el vaivén de una sinfonía o te explico el mundo en el momento de un acorde; pero también te doy la clave de las cosas en el ritmo ternario, o cuaternario de una ranchera melodía surgida de las raíces de la tierra.
    —Parece poesía, ¿sirve de algo para acercarnos a ti, en nuestros tiempos azarosos?.
    —Construiste tu ciencia en torno al intelecto y tejiste con los siglos la técnica moderna; sentaste los principios de las cosas en grandiosas teorías y sistemas de pensamiento que culminaron en complicadas ideologías. Y a través de ciencia, técnica, pensamiento e ideas encontraste de nuevo los límites del mundo. ¿Qué más da entonces que vuelvas al principio y redescubras el afecto y el sentido del ritmo mesurado y busques la razón de las cosas a través del lenguaje más profundo y más abarcante de la poesía y el mito?.
    — ¿Y no sería esto una regresión?
    —Alabo desde luego tu ciencia y tu técnica y tus sistemas de pensamiento; has usado la razón que te dí, pero serás tu ahora, como Job, quien me conteste: ¿Es o no regresión el arsenal atómico que has logrado acumular, capaz de acabar con tu vida?, ¿Es o no regresión la guerra moderna destructiva, aunque toda guerra siempre ha sido armada por las huestes de Caín?, ¿Es o no regresión parte de tu industria y de tu técnica que viene esterilizando ríos, lagos, mares, suelos y amenaza con trastornar la placenta de tu Tierra?.¿Es o no regresión el que se hayan desatado sin aparente control los azotes de la violencia multiforme, la real y la simbólica, al grado de que empieza a llamarse a tu cultura, una cultura de la muerte?. Y hay más, aún, muchos se han olvidado en teoría o en práctica, de que existo y allí está la explicación.
    —No tengo respuestas claras; pero has de disculpar, estamos tratando de desenredar las cosas, en lo pequeño comunitario y en lo grande planetario.
    —Otra pregunta más: ¿es o no regresión establecer, mediante su ciencia económica y sistemas de poder, en la teoría y en la práctica, modelos de organización que facilitan la acumulación de bienes en pocos y el despojo masivo de los más, cuando los bienes de la tierra son para todos?
    —No tengo respuesta clara y creo que ni muchos economistas Pero una pregunta más: ¿cómo podemos salir de este calvario que llamamos crisis?.
    —Respuestas técnicas no las tengo, no les gustó mi mundo, háganlo a su manera, pero les doy una receta: ámense.
    —¿Cómo?.
    —Pregúntenle a Jesús, mi Hijo, mi Ungido, mi Cristo, mi Enviado.
    —Gracias Señor, papá Diosito, te trato así de cariño.
    —De nada. No lo olvides, siempre estoy disponible para las entrevistas; ¡pero cuidado!, que duelen las respuestas.
    —Algo más que desees agregar, tú siempre tienes la primera y la última palabra.
    —Y tú también la tienes: ¿No es la Palabra, el Emmanuel, al que recuerdas en la Semana Santa?. Si lo recuerdas siempre, siempre encontrarás la respuesta.

    (Publicado en GUIA, Semanario Regional Independiente, Zamora, Mich., México, Las Ventanas, 7-B, 16/IV/1995; y en ETCETERA, semanario, La Piedad, Mich.)
    (Y reproducido en diversos sitios web, entre otros, http://www.silviano.wordpress.com )

    http://silviano.wordpress.com/2011/04/29/suenos-guajiros-rusticos-vi-silviano-martinez-campos/

    Curtir

  67. Sou grande admirador da sua obra, o que me fez conhecer pessoalmente o sr. e sua ONG em Petrópolis. Me formei médico em Teresópolis, li diversas de suas obras, te acho uma grande luz… mas já desde a eleição da Dilma me pergunto quais são as ligações que o sr. tem com as propostas deste governo federal para com os pobres, e principalmente ao meio ambiente? O que assisto deste governo é uma falta de vergonha e incompetência, que eu fico boquiaberto com tanta mentira. Não é possível que esta história de Bolsas dê dignidade aos mais necessitados, sem um projeto de educação real. Não é possível que Belo Monte, Código Florestal ou o pólo petroquímico de Itaboraí (aí bem debaixo da sua barba) sejam do apoio do sr.! Agora vi uma declaracao do Lula ( http://www.youtube.com/watch?v=kXilUXmPduI ) onde ele diz que chegou ao poder por “estar com a Teologia da Libertação”… Se esta tua postura de apoio ainda existe, será para mim uma grande decepção ao ver que um homem como o sr se veste do fanatismo ideológico e acredita que a única saída contra aqueles que fizeram a ditadura é um grupo/quadrilha de políticos como o que atualmente governa o Brasil. Me desculpe qualquer excesso, mas por uma postura franciscana real e fraterna, peço sua resposta.

    Curtir

  68. Más que un comentario, deseo saludar de todo corazón a un maestro. Leornardo Boff fue mi maestro en Petrópolis, cuando un grupo de estudiantes franciscanos bolivianos hicimos estudios de Teología con él en los años 70. Ahora ya en mi tierra Cochabamba-Bolivia sigo recordando aquella vivencia profundamente humana y lleno de sabiduría cuando el Prof. Titular de la materia Teología Sistemática Frei Boaventura Kloppenburg presentó que a partir de aquel momento se haría cargo de su materia su discípulo más aventajado y éste era el recientemente graduado Doctor en Teología en la Universidad de Munich, Frei Leonardo Boff.
    Mi nombre es José Antonio Rocha Torrico, actualmente Decano de la Facultad de Ciencias Sociales en la Universidad Pública Mayor de San Simón, Cochabamba-Bolivia, con estudios de doctorado en Alemania en Antropología Cultural. Hermano Leonardo siga acompañando a los movimientos sociales e inspirando abrir siempre nuevos rumbos para todos nosotros y el cosmos. Muchas gracias. Que nuestra Pachamana siempre le ilumine!!

    Curtir

    • Torrico,
      que bueno encontrarte después de tanto tiempo. Sigo todo lo que ocurre en Bolivia y me refiero muchas veces en mi charlas sobre el “bien vir” que es una contribución andina para la cultura social mundial.
      un gran abrazo
      lboff

      Curtir

      • Sinvaldo,
        Nunca deixei a Igreja e nunca fui escomungado. Apenas passei para o estado laico, estado de Jesus que não era da tribo de Levi,portanto, não era sacerdote, mas da de Davi, portanto, leigo.Para sua informação: já recebi convite do Papa Francisco para um encontro ainda neste ano em Roma.
        Ademais, não use a linguagem dos policiais. Não sou “indivíduo”, tenho nome.
        Que o Espírito nunca lhe falte
        lboff

        Curtir

      • Uau! Tbm achei descortês e de certa forma anti-cristã a atitude do Sinvaldo. Mas, deixando este fato a parte e aproveitando o ensejo de sua colocação prof. Boff, não seria o caso de Jesus tbm ser da tribo de Levi, assim como da tribo de Davi?

        Maria era prima de Isabel e seu esposo Zacarias era sacerdote. Neste caso não poderíamos afirmar que Nosso Senhor Jesus era tanto de uma linhagem sacerdotal (Araâmica) como de uma linhagem real (davídica)?

        Obrigado por suas considerações que sempre me enchem de conhecimento e vida!

        Curtir

      • Felipe
        Para a religião bíblica só conta a linha do homem, do marido, do pai. José entra, nas genealogias de Mateus e Lucas, para incluir Jesus nessa linha, já que José era da tribo de Davi.Ao menos a epistola aos Hebreus diz que Jesus descendia da tribo de Davi, sobre a qual nada se diz sobre o sacerdócio.
        abraço
        lboff

        Curtir

      • o que você quer dizer nessa frase, “Apenas passei para o estado laico, estado de Jesus que não era da tribo de Levi,portanto, não era sacerdote, mas da de Davi, portanto, leigo”, Jesus não é Deus encarnado o qual entregou o ministério da igreja a Pedro, como ele pode ser um leigo se ele é Deus!!??

        Curtir

      • Sinvaldo
        Ele é Deus encarnado. Enquanto encarnado era judeu da tribo de Davi. Leia a Epistola aos Hebreus e ai vc lerá que ele não era levita,portanto, não era da casta sacerdotal.
        lboff

        Curtir

  69. Meu querido Leonardo Boff, você é uma referência intelectual e espiritual que tenho. Estou com 54 anos, próximo de me aposentar como bancário, cursando administração pública à distância na UFSJ com a esperança de, através de uma carreira acadêmica, contribuir na construção de um “novo mundo novo”.
    Meu planejamento é produzir alguns artigos, no 5º, 6º e 7º períodos; depois realizar o TCC no 8º, fazer o mestrado, doutorado…; procurando trilhar um caminho que contemple minha esperança.
    Sobre o caminho, motivo de estar pela primeira vez me comunicando com você, pensei que não adianta a administração pública resolver nenhum de seus inúmeros problemas se ela não ajudar a salvar a Mãe Terra e por isso pretendo trilhar o caminho de fazer da administração pública uma forte aliada da luta de salvarmos nosso lar.
    É mais ou menos assim: O tal do PIB, termômetro do deus mercado, é talvez o maior cabo eleitoral dos processos eleitorais nos dias de hoje e precisamos pelo menos fazer com que o saneamento básico, tão escondido debaixo da terra, passe a ocupar esse lugar…
    Vou tomar suas obras como referência…
    Obrigado e um fraterno abraço.

    Curtir

  70. Bueno, generalmente no digo nada, no tengo los título académicos que el profesor ostenta, sin embargo no puedo pasar callado frente al tema sin decir algo al respecto, me toca por una cuestión existencial y porque nadie puede apropiarse de la verdad por más argumentos que consiga.
    Estoy de acuerdo con la figura del Jesús histórico y el Cristo de la fe, la tradición y la religión, todo eso.
    No estoy de acuerdo con ese Reino de los Cielos, ni ese afán de politizar su acción hacia ninguna liberación de los pobres, en realidad si su deseo libertario hubiera sido tal, lo hubiera realizado, pero no, su reino no era de este mundo, y sí milagros y prodigios realizo como señales de su poder, fue por compasión, los sanaba y perdonaba y les dio de comer un par de veces pero no se quedo en eso, estaba más interesado en las almas que en los cuerpos y la Justicia del amor es para ser ejercitada por sus elegidos, porque claramente no somos todos hermanos, como dice, ni tampoco hijos, seremos todos sus criaturas y algunos pueden ser llamados hijos! Mo es lo mismo!
    Era totalmente sobrenatural y si no se hubiera levantado de entré los muertos habría pasado a la historia sin provocar el quiebre de los tiempos. Ninguno de sus cobardes discípulos hubiera vuelto a morir por El si no lo hubieran visto vivo después de su crucifixión.
    No! Estimados teólogos! Lo más grande que nos dejo fue esa visión de eternidad, de resurrección! De vida eterna!! De eso hablaba!! No de justicia social ni igualdades socialistas revolucionarias, no seria religión, pero sí relación personal y eterna. Y allá estaremos al fin de los tiempos los que ejercitamos la Fe!!! Obedecemos, llevamos frutos y confesamos con nuestros labios que Jesucristo es el Señor!!

    Curtir

    • Yanigamarra
      Según tu teología Jesús jamás iba a morir condenado en la cruz,sino de viejo cercado de discipulos.Todo es tan harmonioso y sobrentural… Pero no fué asi.Murió como consequencia de su practica y de su mensaje que escandalizaba a la gran mayoria.No te olvides que dijo:Felices los pobre; y el juicio final se decide a partir de la relacion de amor y solidaridad hacia ellos, no por dogmas o otra cosa. El resumen del mensaje de Jesús,lo dice la mas antigua tradicion teologica, se encuentra en el la oracion del Padre Nuesto. Mire que en esta oracion se une Padre Nuestro con Pan nuestro, une el impulso hacia el Padre y la consideracion de las necesidades humanas atendidas con el pan. No debemos separar lo que Cristo ha unido.Solamente uniendo Padre Nuestro con Pan nuestro podemos decir Amen. Y entonces estaremos dentro de la herencia que Él nos ha dejado. No hay cielo sin la tierra.
      lboff

      Curtir

  71. compartilho de sua causa e de sua luta por um mundo mais humano e menos capitalista.te adoro

    Curtir

  72. Doutor Leonardo,
    Pretendo publicar um livro e acho que o Sr. é do conselho editorial. Enviei um email para editorial@vozes.com.br com a introdução e umas passagens do livro. Penso que poderá gostar. O título provisório é “Direito do Apocalipse: a humanidade racional”. O livro tem a pretensão de ser científico e filosófico e coloca o Alcorão dentro dos livros bíblicos…

    Curtir

  73. Sr.Leonardo Boff,quanta alegria sinto em poder deixar aqui um recado,tenho muito que dizer por isso busquei em minha memoria a primeira entrevista que lí e procurei saber quem era sua pessoa.Quando eu era consultora de cosmético da Natura.Li uma entrevista sua ao reporter eco,tv cultura,senti que meu espirito entrava em sintonia com alguem que eu não conhecia e pensava como eu pensava e sentia como eu sentia.Caso tenha como localizar esta entrevista,se possível envie para mim,Gostaria de tornar a le-la.

    Curtir

  74. olá senhor L Boff, é com muito prazer que lhe escrevo.

    estou fazendo faculdade de administração e tenho que comentar um texto seu, ” Bento 16 e a Guerra na Igreja”, estou um pouco perdida no assunto,
    como o senhor ver os evangélicos ? é a favor de bento 16, quando afirma que a unica igreja que salva é a igreja católica?

    na verdade o que queria dizer com o texto “bento 16 e a guerra na igreja?”

    obrigada!!!

    Curtir

    • Amanda
      Não lembro de ter formulado assim meu artigo. Veja no meu blog do ano de 2013 e 2012 varios artigos osbre ele e sua compreensão de Igreja. (blog: leonardoboff.wordpress.com)
      Como fui aluno dele, ele depois de Papa radicalizou sua posição, negando às demais igrejas o titulo de Igreja, reservando-a somente à I.Catolica.
      Curiosamente na tese que fiz na Alemanha publicada sob os auspicios dele tenho um longo capitulo sobre a eclesiaidadae das igrejas. O fato é que elas não se reconhecem mutuamente. Se houvesse esse mutuo reconhecimento não precisaria mais de ecumenismo.
      lboff

      Curtir

  75. Parabéns Leonardo pelos artigos. Sempre são ótimo. Será que posso reproduzir teus artigos no jornal atual de São Mateus do Sul Paraná. Gostaria de saber se tenho a tua autorização. abraço. Daniel.

    Curtir

  76. Prezado Professor Leonardo,

    espero encontrá-lo bem. Escrevo porque gostaria que o senhor escrevesse uma crítica ao livro “Assassinato de Reputações – Um Crime de Estado”, de Romeu Tuma Jr., como o senhor fez em outros excelentes artigos sobre a política brasileira contemporânea.

    Muito obrigado.

    Abraço,

    Darcy Brega

    Curtir

  77. aunque no se portuguez lo entiendo muy bien y me ha sido muy util leer los planteamientos de los seguidores,muchos, y los detractores del señor L.Boff, com ambos he aprendido mucho y lo seguiré haciendo ,gracias…

    Curtir

    • Lucas
      seja o mais simples possivel e sinta-se irmão de todos,tambem das criaturas da natureza. E em tudo procure ver primeiro o lado de luz e menos o de sombras, poque, como dizia S.Francisco, não termos razões de nos queixar de Deus.
      Paz e Bem
      lboff

      Curtir

      • Lucas,
        Eu aconselharia o meu livro com capitulos curtos mas bem detalhados: Proteger a Terra-cuidar da vida: como evitar o fim do mundo, Record, Rio 2010.
        bom proveito
        lboff

        Curtir

  78. Boa noite sr Leonardo.
    Bem estou me formando em Relações Internacionais e meu tcc é sobre o papel da Igreja na ditadura, pretensiosamente quero saber se me concederia algo…um norte, uma indicação de livro… uma entrevista?! ( PURA PRETENSÃO! Mas…)
    Obrigado!

    Curtir

  79. Caro frei Leonardo Boff. Sou professor da Universidade Federal do Ceará e estou organizando um curso aberto e livre com o tema “Uma introdução à reflexão sobre Ciência, Tecnologia e Deus”. Gostaria de saber se o senhor poderia contribuir conosco com um texto, um vídeo ou simplesmente seus preciosos comentários em nossos fóruns. A ideia é que mesmo depois do curso encerrar o material e discussão fique disponível livremente para as pessoas poderem acessar. O que o senhor acha? Dentro dos temas trabalhados, podem haver sub-temas e o senhor poderá propôs-los. Infelizmente, as datas estão muito em cima pois o curso foi idealizado e está sendo implementado por voluntários e só consegui este período para ter um bom volume de pessoas de dentro da mina universidade e de fora.

    Atenciosamente,

    Prof. Wellington Wagner F. Sarmento (www.virtual.ufc.br)

    Título: Uma introdução à reflexão sobre Ciência, Tecnologia e Deus
    Pré-requisitos: Nenhum
    Curso Livre e aberto ao público totalmente a distância

    Endereço para cadastro (disponível para cadastro em 28/03/2014): http://www.solaredx.virtual.ufc.br

    Objetivos:

    – Refletir sobre a dicotomia entre a compreensão do divino e da Natureza;
    – Discutir os conceitos de Ciência e Tecnologia;
    – Refletir sobre a necessidade ou não de Deus;
    – Discutir o processo filosófico de reflexão sobre os temas abordados;
    – Estudar os reflexos da Ciência, Tecnologia e de Deus no cotidiano.

    Ementa:

    O que é Ciência? Do que ela trata?; O que é Tecnologia? Qual sua relação com a Ciência; Como surgiu a necessidade de deus do ponto de vista antropológico?; O que é fé? Há realmente multa exclusão entre fé em um Deus e a Ciência?; Por que nossas concepções teístas ou ateístas influenciam em nossas vidas.

    Descrição da Carga Horária

    1) Definições e discussão de Ciência, do ponto de vista filosófico. 4 h/a
    2) Definições e discussão sobre Tecnologia, sua relação com a Ciência e seu impacto no dia a dia das pessoas. 4 h/a
    3) A existência Humana e sua necessidade do Divino. 4 h/a
    4) “Se Deus não existisse precisaria ser inventado”: a necessidade de Deus para o ser Humano e suas implicações na vida das pessoas. 4 h/a
    5) Realmente existe contradição entre Ciência, Tecnologia e Deus? 4 h/a

    Inscrições: 31/03/2014 – 04/04/2014
    Início do curso: 07/04/2014
    Fim do curso: 21/04/2014
    Carga-horária: 20 h/a (carga-horária compatível com curso presencial)

    Avaliação: frequência nas discussões e participação nas tarefas propostas.

    Média: Para aqueles que obtiverem média 7,0 será emitido uma declaração de participação no curso.

    Curtir

    • Wellington
      Obrigado pelo convite. Mas tenho uma agenda nacional e internacional muito sobrecarregada, todos que implicam escrever textos. Assim não tenho disponibilidade de participar de seu curso.
      No meu blog nestes ultimos tempos tenho abordado varias vezes a questão de Deus e da ciência, O lugar de Deus na nova cosmologia. Entre no meu blog e veja nmos vários anos, procurando nas referencias em religião e teologia que vc encontrará bastante material. Pode aproveitar o que lhe parecer mais adequado.
      um grande abraço
      lboff

      Curtir

  80. Prezado Dr Leonardo Boff,

    Bom dia.
    Minha mãe, Sra Maria Antonieta Soares, (ex freira Ir. Terezinha) em Capinzal-SC, deseja contactar-lhe para dizer que envia um grande abraço, parabenizando-o, pois é leitora de seus livros.

    Curtir

    • Maria Antonieta (Ir Terezinha)
      Que surpresa. Vc ficou sempre na memoria da familia e minha. Belos tempos aqueles de Capinzal. Comparados com os de hoje viviamos no paraiso terrenal. Que tenha boa saude e a irradiação que sempre a caracterizou.
      Com carinho
      Genezio (Leonarado Boff)

      Curtir

  81. Prezado Frei e Prof. Boff,

    Adorei o seu blog. Estou preparando um projeto de pesquisa teológica sobre as relações da Graça com a imaginação produtiva no pluralismo pós contemporâneo.

    Será que o senhor indicaria algumas de suas obras que ofereçam possíveis reflexões sobre esses pontos?

    Muito obrigado,

    Vinicius

    Curtir

  82. Elucidativo, claro, conciso. . . Leonardo Boff sempre será um homem muito além do seu tempo. Excelente página!

    Curtir

  83. Professor Boff, participei de diversos encontros ecumênicos em São Paulo e outros estados. Naquela época, com o modismo da Teologia da Libertação achava que o PT era ou significava uma mudança radical na economia, na política e questões sociais de nosso país. Houvia as palestras do sr como de frei Betto com muita atenção e esperança de novos-tempos.Ora, onde anda o Betinho, ou melhor, Frei Betto, desde a primeira eleição de Lula não ouço falar dele na mídia ( o betinho). E a ética do PT acabou, juntamente, com seus fundadores ( Zé Dirceu e Zé Genuino). Será que podemos acreditar, ainda, em partido politico, nesse país. Será que as palavras de baixo-escalão não foram dirigidas, indiretamente, a impunidade que atravessa o Brasil. Chega de mensalão… fora corruptos, seja lá de qualquer partido político.

    Curtir

  84. Leo, é uma alegria poder deixar aqui minha mensagem. A primeira vez que li um livro seu, foi na década de 80 quando eu ainda era adolescente. Sou seu fã e mais do que deixar uma mensagem virtual, meu sonho é o de poder passar um dia com você, conversar e trocar idéias. Já tive a oportunidade de vê-lo e tirar um foto contigo no ano de 2013 na cidade de Rio Claro, mas não tivemos oportunidade de conversar. Esse é meu sonho. Abraços.

    Curtir

    • Estudo há muitos anos o Feng-shui desde o tempo que uma mestranda minha na UERJ foi morar um tempo na China para estudar em loco como funciona lá. Escreveu brilhante tese que ainda não foi publicada pela ignorância e desinteresse das editoras.
      lboff

      Curtir

      • Caro Leonardo Boff,
        Antes de qualquer coisa gostaria de lhe parabenizar pelo seu trabalho.
        Lhe acompanho a algum tempo e admiro muito o Sr. e seus textos.

        Estou aqui para lhe fazer um convite.
        Criei um projeto de livre discussão e aprendizado informal através de jantares “temáticos”, leves e descontraídos. Gostaria muito que o Sr. fosse nosso próximo convidado. =)

        Deixamos o tema aberto ao que o Sr. quiser falar, o que importa é termos um espaço para conversamos. Digo o mesmo em relação a data.
        Nosso próximo encontro acontecerá em São Paulo na primeira semana de março. Naturalmente seria um enorme prazer tê-lo como nosso convidado.

        Nosso site é o http://www.panela.me e no http://www.facebook.com/projetopanela o Sr. pode ter mais informações sobre nosso primeiro evento (com Dona Maria Vilani, sobre ativismo cultural)

        Não sei se esse é o melhor canal para entrar em contato mas foi o único que encontrei. =)
        Meu email é andrenery@google.com

        Um grande abraço.
        André

        Curtir

      • Prezado Senhor Leonardo Boff.
        Sou Luterano e sempre ouvia seu nome em nossa Igreja, por isso lhe tinha em alta consideração. Não consegui entender como uma pessoa de seu quilate pode estar defendendo Dona Dilma President(E) do Brasil e por analogia toda a quadrilha que assaltou em Bilhões de dólares o povo Brasileiro, dinheiro este que deveria ser utilizado para diminuir o sofrimento do mesmo. Resolvi olhar mais a fundo que é o senhor e na primeira pesquisa li a frase que me deu a resposta e quebrou totalmente a imagem de cristal que eu tinha sobre o Senhor. A frase foi ” Defensor de movimentos sociais”. Ah bom! agora entendi tudo. Que pena… tão inteligente, culto, cheio de prêmios, mas…..

        Curtir

      • Carlos,não estou defendo o PT pois não sou filiado a nenhum partido. Defendo a justiça especialmente para os mais necessitados. Sou contra golpes contra a democracia, feitos para permitir que os privilegiados explorem nossas riquezas e o povo para enriquecimento pessola. Entraremos em tempos escuros. Prepare-se para os cortes nos direitos sociais. Muitos vão ter saudades do PT no governo. lboff

        Curtido por 1 pessoa

      • O senhor defende o PT, sim. Defende tudo o que não presta. Agora que a corja mostrou as suas garras, mostrou a face que sempre foi peculiar ao PT, todo o mundo abandona. Coisa de covarde. Perdoe-me, mas é isso. É sempre a mesma conversinha de quem é limitado intelectualmente ou canalha mesmo ( não sei qual é o teu caso): deturparam Marx, deturparam o PT. O senhor é um excomungado e que bom que não faz parte da Igreja. Espero que antes de morrer, o senhor se converta. Arrume a merda que fez e faz, e consiga vislumbrar uma salvação. Hoje fico feliz, pois um herege como o senhor não faz parte da Igreja de Cristo. E muitos sabem disso. Vocês não nos enganam.

        Curtir

      • Adilson, não seja precipitado e próximo à calúnia. Pertenço à Igreja,nunca fui excomungado. O Papa Francisco me pediu para colaborar na novsa encíclia sobre a Ecologia integral.Aproveitou muitos textos meus e me convidou por um encontro pessoal que, por razões que não cabe aqui dizer, internas ao Vsaticano, não pode ainda se realizar.Também nunca pertenci ao PT.Se vc fosse atento ao ler meus textos, terá percebido que sempre distinguo a causa e o partido. Defendo sempre a a centralidade dos pobres e da justiça social,pouco importa quem dos partidos defende esta causa. Até agora foi o PT que tirou da miséria e da fome 36 milhões de pessoas. Dizer que é populismo é desprezar os famintos. A fome não tem ideologia e tem pressa. Quem fez isso antes nesta proporção?Isso são fatos e não ideias. É melhor vc ser prudente para não alimentar preconceitos e praticar maledicências. Lboff

        Curtido por 1 pessoa

      • Sr. Carlos.
        Ah bom!, ahora entiendo por que le molesta la frase de Boff “Defensor de Movimientos Sociales” usted ES LUTERANO. Con seguridad que usted también tiene por lo menos un premio, una medalla del Departamento de Estado de USA y alguna mención favorable de Temer.

        Curtir

      • Ao se dedicar a essa sua saga específica – defender os movimentos sociais – indissociável de quaisquer das outras, eis que todas, a meu ver, têm com alvo supremo o “ser perfeito como o Pai é perfeito”, sendo, ele também, infinitesimamente que seja, “caminho/verdade/vida”, perseguem a meta => “…PARA QUE TODO E QUALQUER SER HUMANO SEJA CADA VEZ MAIS ‘DIGNO DAS PROMESSAS DE CRISTO’.” – Boff, penso eu, propugna, nessa saga, pelo resgate/recomposição da justiça que a maioria pensa ter sido negada a Dilma ao sofrer na carne a pecha do impeachment basicamente por meras “pedaladas”. Estarrecedora é a comparação, hoje possível, entre o alegado crime, e os cada vez mais comprovados, cometidos, por exemplo,pelos peemedebistas Temer e Cabral. Soa como comparar um grão da areia do mar, com a com a própria areia em si. Por mais que os defensores do “dar a César o que é de César” engrossem os movimentos dos temeristas.

        Curtir

      • Apreciado Leonardo. Estoy tratando de comunicarme con usted para invitarle a un evento Académico Universitario en Ecuador, pero no encuentro su dirección electrónica. Si usted me puede ayudar dandome una dirección electránica para escribirle le agradeazco.
        Cordialmente,
        Diego Jiménez.

        Curtir

      • Eu tive o prazer de conhecer o professor e doutor Leonardo Boff, aqui em Belo Horizonte-MG, no cine Teatro Brasil, e tenho o livro “FELiCIDADE foi-se EMBORA) Ed. Vozes, Petropólis, 2016, O citado livro tem co-autoria de FREI BETTO, e MARIO SERGIO PORTELA. Li e reli e repassei aos meus amigos. Agradeço a Deus por sua fecunda existência humana, LEONARDO BOFF.
        Receba o meu fraterno abraço.
        Roberto Gonçalves

        Curtir

      • Apreciado Leonardo. Estoy tratando de comunicarme con usted para invitarle a un evento en España, pero no encuentro su dirección electrónica. Si usted me puede ayudar dandome una dirección electránica para escribirle le agradeazco.
        Cordialmente,
        Teodosiy.

        Curtir

  85. Caro Leonardo Boff,
    Um grande prazer poder ler suas mensagens com as quais acabei tendo uma breve aula de teologia.
    Mas me interessei muito, e me identifiquei muito, com o pouco que li aqui nesta, com o seu atual assunto, que pelo que entendi fala sobre tudo o que mais gosto, que é Amar a Mãe Terra e todos os seres como irmãos. Esta é uma filosofia minha de vida, e que graças a deus consegui passar para meu filho (hoje c/ 20 anos).
    Fiquei muito feliz de saber que alguém a quem eu admiro tanto também leva isso a sério!
    Vou ler os outros artigos da sua página, que falam mais diretamente do assunto, antes de qualquer outra observação! E sei que vou gostar!!!
    Mas desde já muito obrigada pela página!
    Adorei!
    Abraço 🙂

    Curtir

  86. Eu conheci Leonardo Bof quando estudei Curriculo 6º perído de Pedagogia e me apaixonei pelo que a nossa professora (Dra.Ana D’Arc) falava nos seus textos

    Curtir

  87. Como alguém com tanta sabedoria e inteligência consegue apoiar um partido tão sujo quanto o PT? Chego até a desconhecer este tal Leonardo Boff que se manifesta nessas passagens deste blog.
    Se aqui tivesse status definiria o meu como totalmente desapontado.
    Poderia expor seu ponto de vista em contrário à candidatura de Marina mas apoiar um governo que bate recorde em corrupção chega a ser vexatório.
    O Brasil carece de mudanças e se Marina que outrora era veemente apoiada por ti não tem mais tanto prestígio não vale se bandear para o PT, que tem como fantoche de suas articulações a Dilma.
    Chega de corrupção no governo de qualquer cargo político do Brasil, ninguém aguenta mais tanta “sujeira”, tanta “merda”.

    Curtir

    • O PT com seu projeto de poder, tem eu seu seio pessoas espertíssimas, entre as o primaz Luiz Ignácio, que assim, mesmo sem ineligência e cultura, conseguem com sua profunda esperteza atrair pessoas cultas e outras inteligentes, porém ingênuas, que são atraídas pelo canto da sereia vermelha. E de boa fé acabam sendo usados achando que não são, para que o partido cresça cada vez mais para perpetuar o poder dos espertos e enriquecer seus áulicos. É assim que funciona. No caso do autor, ele vai espernear, talvez nem dê bola a este comentário, pense intimamente que o ingênuo sou eu, que ele é quem possui a capacidade de ver a mil anos-luz. E assim os casos da dimensão do Mensalão e do Petrolão vão chegando, dominando, mas logo esquecidos. E assim caminha a humanidade.

      Curtir

  88. Quanto ao post transcrito adiante, qual seja, “Foi o acaso que criou o maior complexo visível, o automatizou pelas leis da física, foi do nada que passou existir tudo que é visível ? TODA complexidade, perfeição, capacidades desenvolvidas por TODOS os seres vivos adveio do nada absoluto ? O que existia a 10 sextilhões de anos ? Nem DEUS existia a 100 […] Por favor Frei Leonardo pode nos responder as perguntas do Francisco Genuino?
    Muito obrigada,
    Tânia”

    Gostaria de opinar o seguinte: (1) Foi o Homem quem criou Deus, mas isto não significa que Deus não exista; (2) Só há outra forma de provar a existência de Deus: Vivenciando-O diretamente!
    Abraços,
    Darcy

    Curtir

  89. Penso: É lamentável o que este homem de Deus defende: Dona Dilma: a organização mais corrupta e incompetente do Brasil desde seu descobrimento. E volto a pesar: se isto é verdade, e o é, este senhor ficou doido ou sempre foi mais do que era. Um….pastel, delicioso por fora e cheio de vento. Penso, finalmente, isto não deve continuar. Vou parar O homem é famoso mas falar algo com ele deve ser como perder o tempo. A sua teologia da liberação não teria liberado ninguém. Brasil seria outra Índia de faz 100 anos Só que cheio de tontos.

    Curtir

  90. Penso que sua postura política evidencia seu desinteresse pela efetivação da política que visa bem comum (cf. Gaudium et spes), mas também avidez pelo poder que transpira, através (e não só) da polêmica pretensiosa que objetiva “ser mirado”… Ainda vivemos uma crise de santos, mergulhados na obscuridade da confusão, – que você ajudou a construir – onde até mesmo a preservação da vida em plenitude converteu-se em algo inútil. É por isso que, aos poucos, essa nova Igreja que irrompe – mais comprometida e fiel à Jesus Cristo, outra vez entusiasmada e unida com o Papa Francisco – vai esquecendo de Leonardo Boff, libertando-se de seus artigos e decidindo não consumir dinheiro com tais livros enfadonhos. É isso que estamos fazendo nos grupos e movimentos eclesiais, faculdades de filosofia e teologia, além de seminários espalhados por todo Brasil: atribuir credibilidade a quem realmente é digno dela. Não é uma tarefa fácil, mas, através da porta estreita, temos alcançado agradáveis frutos, graças à bondade do Pai, que assinala perfeitamente os caminhos da verdade! E você vem nos ajudando continuamente, ao assumir posturas mesquinhas, como fez nessas eleições… Se continuarmos nesse compasso, garanto que, amanhã, nenhum ente de bem terá Leonardo Boff à memória. Causará cólera naqueles que olharem para a sua ávida e mal cheirosa história ignorada.

    Curtir

  91. adorei seu livro “A aguia e a galinha” uma grande metafora da condição humana. Quais outros livros o senhor me indicaria?obrigado.

    Curtir

    • Hitalo
      Há a continuação do livro citado: O Despertar da Aguia, com um discurso mais cientifico e abrangente que o primeiro. Tambem da Vozes, ou então O cuidado Necessário (Vozes)
      Bom proveito
      lboff

      Curtir

  92. Sinceramente, vejo uma série de pessoas questionando o apoio do Boff ao petismo e toda esta pouca vergonha populista. Já fiz isto aqui no site nas sem resposta, assim como quem hj questiona. Sempre pensei que era por estar ocupado ou não ter afinidade com internet, algo assim… Mas vi que ele respondeu fazendo propaganda de seu livro continuação de A águia e a galinha. No entanto fica calado diante perguntas relevantes. Quem cala, está de acordo. Vergonha.

    Curtir

  93. Leonardo, te comparto una de las opiniones que se dicen en Nicaragua, luego que daniel ortega, el dictador nicaraguense que quiere acabar con el lago de agua dulce de nicaragua más grande de américa latina haciéndote cómplice a ti, debes aclarar eso publicamente a nivel internacional:
    Daniel Ortega se ha consagrado como maestro del doble discurso. El pasado mes de octubre declaró, en Managua, durante una reunión de la organización de partidos conocida como COPPAL, que para la construcción del canal “le habían convencido” y que su “prueba de fuego” la había tenido con Leonardo Boff, reconocido teólogo e inspirador de la Carta de la Tierra. Interrogado sobre el asunto por Confidencial, Boff “explicó que el mandatario le afirmó que la opción del canal, para proveer de recursos mínimos a una Nicaragua endeudada, se erigía como una posibilidad ante un contexto en que Estados Unidos presionaba a todos los países y empresas para que no hicieran inversiones en el país centroamericano”.

    Como sabemos los voceros gubernamentales y sus comensales han pregonado la robustez de la economía nicaragüense. Hace unas pocas semanas el presidente del Banco Central declaró “el país goza de la sanidad financiera suficiente como para poder participar” en los mercados internacionales, lo cual incluye bajos niveles relativos de endeudamiento. Por su parte, el periódico “el 19” reportó en su edición del 30 de junio que las inversiones norteamericanas encabezan la lista de las inversiones extranjeras. Uno de cada tres dólares que se invirtieron en Nicaragua en 2013 tuvo su origen en Estados Unidos.

    La pregunta en consecuencia es ¿Quién miente? Aquí están las alternativas: El mentiroso es Ortega. O bien, la mentira está en las cifras oficiales ofrecidas por los funcionarios públicos. La otra opción es que el mentiroso es Boff atribuyéndole a Ortega afirmaciones que no hizo. Obviamente, estas opciones no son excluyentes. Cada quien tiene derecho a llegar a sus propias conclusiones.

    Curtir

  94. Olá senhor Boff, estou fazendo um trabalho na escola sobre você e sua ética. Gostaria que me enviasse um vídeo falando um pouco sobre a ética que você acredita. É muito importante para mim. e-mail: monysefalcaof@gmail.com

    Curtir

  95. Professor L. Boff,
    Quero apenas agradecer a influência de sua obra na minha decisão de, aos 55 anos de idade, voltar a estudar. No próximo ano, quando vou aposentar enquanto bancário e obter minha graduação, passo a me dedicar a participação nos movimentos sociais e a construção de uma carreira acadêmica na direção de escutar os gritos da Terra e dos pobres. Muito obrigado!
    Saulo.

    Curtir

    • Saulo, felicito-o por sua coragem. Nunca é tarde para crescer e fazer outros crescerem com você.Se o Brasil tivesse mais gente como você não precisariamos fazer nenhuma revolução das mentes, dos corações e das práticas. Siga adiante que sua energia contagiará a outros.
      lboff

      Curtir

      • felicitaciones al señor Saul de Sousa por reinicio de sus estudios académicos y al distinguido profesor señor Leonardo Boff por ser su insperador..Todos deberíamos imitar al señor de Sousa…

        Curtir

  96. Não entendo como passei tanto tempo sem conhecer Leonardo Boff. Obrigada por publicar a sua Biografia brilhante.

    Curtir

  97. Frei Leonardo, digo que estou muito agradecido por tão grande figura como vós. Estou cursando História e vejo como você é importante na minha formação, eu que sou um apaixonado pela Igreja.

    Curtir

  98. Cher Monsieur, je suis fondatrice et présidente d’un mouvement en France qui s’appelle “la conférence des baptisés” qui tente d’aider les baptises à remplir leur vocation et à construire l’avenir de leur Eglise.

    Nous avons un site qui fonctionne bien et que nous essayons d’alimenter par des articles qui aident à prendre conscience de la modernité. Pourrions nous reproduire sur notre site votre article référencé ci dessus en en 41-44? En mettant aussi le lien vers votre blog.
    Et disposez-vous d’une traduction en français?

    Avec mes remerciements anticipés et mes plus vives félicitations pour votre souci de la modernité; Très cordialement, Anne Soupa

    Curtir

    • Anne,je ne connais personne qui traduit mes textes. Mais si vous voulez les utilizer, je serai très content, aussi les autres qui sont dans mom blog.
      bien fraternellement
      lboff

      Curtir

  99. Querido Leonardo Boff admiro e sou apreciador de suas palavras. Tenho inúmeros de seu livros e sempre os estou relendo. Sou professor de Geografia. Tenho uma pergunta que gostaria muito de lhe fazer pessoalmente. Mas como sou de Alagoas e é muito difícil vires a Maceió, ainda não tive oportunidade. Estou me envolvendo na associação dos missionários do campo, um grupo da Teologia da Libertação do Nordeste, fundado por Pe. José Comblin. Fiz essa opção após desisti de ingressar no seminário, pois acredito que a Teologia da Libertação é o que ainda resta de evangélico na Igreja. Mas se não for impressão minha vejo que está sendo pouco difundido no Brasil atualmente. Qual a realidade atual e quais são os rumos da teologia da libertação no Brasil? Gostaria muito de falar pessoalmente com o senhor. Seus livros mudaram minha visão e minha vida. Meu e-mail é netto-loppes@homail.com. Tel: (82) 9305-8033 / 9960-5297.

    Curtir

    • Antonio
      A teologia da libertação é mais viva que nunca. Ela não é uma disciplina mas um modo de fazer teologia, no estilo do Papa Francisco: partir sempre da realidade concreta e não de doutrinas das quais se deduzem coisas. Isso nunca deu certo pois aliena o cristianismo da historia. Acho otima sua decisão. Verá que a verdadeira TL é feita na base, nos movimentos sociais, no MST, nos circulos biblicos e nas CEBs. Eu nunca lecionei TL. Fiz minha teologia na perspectiva que levasse à libertação, desde o tratado sobre a SS.Trindadade, a Graça e outros tratados. Vc escolheu o melhor caminho e honrará o legado espiritual e teologico que Comblin deixou ao Povo de Deus
      Feliz Natal e que o Espirito de Deus sempre o acompanhe
      lboff

      Curtir

  100. PALAVRA À VIDA COTIDIANA:

    Cientista ecossocial: pessoa que tem habilitação prática e teórica para compreender de modo amplo e específico as relações ecossociais do espaço-tempo, e utilizar os conhecimentos de que dispõe e elabora para agir à conservação, à preservação, à defesa e à proteção da natureza, bem como à prevenção de desastres ambientais, à recuperação ecológica de locais poluídos, à geração de conhecimentos sobre a biodiversidade, na intenção de encontrar soluções ecossustentáveis comunicadas e implantadas em diferentes ambientes, mídias e suportes tecnológicos.

    Observação: se gostou desta palavra científica, por favor, compartilhe-a com mais pessoas pelo Facebook, e use-a em situações cotidianas. Seja cientista ecossocial!

    Curtir

  101. Prezado Leonardo Boff, seus escritos em minha vida chegaram através de Pe Leopoldo Garcia Garcia, missionário espanhol que atuou em minha Paróquia (comunidade) por quase 13 anos. Alguém que que me ajudou a aguçar a consciência crítica na minha juventude, me levanto a atuar em pastorais e movimentos sociais comprometidos com a vida. Lhe agradeço muito por continuar sendo este ser iluminador de consciências. Não posso deixar de lhe dizer que meu esposo é seu admirador e leitor.
    Abraço fraterno

    Curtir

  102. Olá, Sr. Leonardo Boff. Tenho 27 anos, sou estudante de Teatro e o acompanho semanalmente. Aprendo muito com o Sr. Gostaria que lesse meus contos e olhasse para minhas fotografias e vídeos que complementa minha escrita. Publico no meu blog, Nós Somos Artistas. O endereço é: http://nossomosartistas.blogspot.com.br/
    Obrigada por fazer diferença no mundo e no meu mundo!

    Eterna gratidão,

    Maria Kovallis

    Curtir

    • Maria abri seu blog. É bem criativo e vc ensaia contos o que é um excelente meio de comunicação. Eu acredito com Dostoiewski que é a beleza e arte que ainda vão salvar a Terra.
      Continue que pode ir longe.
      bjs
      lboff

      Curtir

  103. Prezado L Boff iniciei um mestrado em educação. O segundo seminário, o designado foi ver um vídeo seu, por sinal super interessante-Ecologia Social- daí fazer uma releitura crítica…Gostaria que desse uma olhada pra saber se pelo menos fiz 10% dentre sua ótica.
    Abraços da sua mais nova fã.

    Deus nos presenteou todos os recursos naturais existentes, deles podemos tirar nosso sustento de maneiras incontáveis, como também diversos modos de utilizá-los, mas, com prudência para alimentação, remédios, higiene, lazer, e tantos outros. Infelizmente o ser humano é consciente das percas e faltas que causará num futuro bem próximo, contudo, posso afirmar que a conduta de aproximadamente 70% a 90% da população do mundo, não pára e faz uma análise desta situação que parece passar despercebida, ante a ótica do homem, ser pensante, racional, capacitado a entender, este fato visível e gritante…
    O ser humano é complexo nas formas de relacionamentos sociais e naturais, pois, mesmo vivendo em sociedade, não respeita as regras que lhes são impostas, pouco se importam em usufruir demasiadamente de tais recursos, enquanto outros sofrem com a falta deles. Até parece que nossa cultura é utopia, que o ecossistema é inesgotável, quando tudo na vida é limitado. Não, nos é cobrado, no sentido de chegar uma fatura mensal para ser quitada, pelo prejuízo ecológico, pela industrialização, a agressividade a biodiversidade universal . Mas, a Mãe Natureza ao seu modo, vagarosamente, está aí mostrando sua fúria ou sua dor,talvez.
    Dentro dessa perspectiva, cuidar é pensar a pluralidade e também significa vontade, desejo de mudar, nos dar as mãos para que possamos transformar esta triste realidade em um reality show da vida. Assegurando ações, cumprindo metas,para o progresso sustentável, para uma sociedade sustentável e equilibrada.
    (Fernanda Angélica)

    Curtir

  104. Vi este vocabulário no seu face. Percebi que esta energia sua é a mesma que a chamada elite branca que adota o termo petralha. Ambos promovem a luta de classe. Vi esta foto não consegui deixar de lembrar de vc.

    IMG_7956 (2)

    Curtir

  105. Muy estimado Leonardo:

    Le escribo desde San Salvador, El Salvador. Necesito comunicarme urgentemente con usted para hacerle llegar una invitación oficial. ¿Me podría proporcionar una dirección electrónica? Mi dirección es .

    Saludos cordiales.

    Pablo Benítez
    San Salvador, El Salvador
    Centroamérica

    Curtir

  106. Boa noite, sou um grande admirador de seu trabalho em defesa dos excluídos, pela ecologia, e por sempre se posicionar ao lado do povo, pregando um Cristo Libertador e não opressor. Convido a seguir nosso blog que tbm trata de ecologia, espiritualidade franciscana, fé, igreja anglicana, e a Ordem de São Francisco, OSF, http://www.fradesfranciscanos.wordpress.com obrigado e vamos avante na luta.

    Curtir

  107. Haveria alguma possibilidade de entrar em contato direto com leonardo Boff? Quero adiantar que gostaria muito de trocar minhas impressões sobre ressonância Shumann, pois tenho até como provar que a sua teoria sobre alteração dessa frequência é perfeitamente explicavel.
    Fico no aguardo de resposta e agradecido desde já.

    Curtir

  108. Olá, boa tarde Sr Leonardo!

    Sou um cidadão comum na Cidade de Camaquã, RS e pretendo me candidatar a Vereador na minha cidade que é de 64 mil habitantes, onde votaram na última eleição 41.500 eleitores.
    Eu li uma de suas postagens e fiquei convicto que se o Sr quiser poderá me responder umas duas ou três dúvidas q eu tenho.

    Conhecendo os vereadores da minha Cidade e sua possível votação em 2016 eu lhe pergunto, é certo ficar no partido ou coligação desses que são campeão de votos (tipo 1.500 votos) ou devo me filiar a um partido que não tenha muito deste tipo de candidato de grande votação???

    Se o Senhor me responder lhe serei muito grato, pois minha intenção é realmente ajudar minha Cidade nas questões do meio ambiente, ecologia e nas desigualdades que fazem uma enorme discriminação com os Bairros pobres em proporção aos mais próximos da classe média e alta.

    Li seus posts e acredito que o Sr tem todo o conhecimento para me ajudar.

    Em grande expectativa da sua resposta me despeço agradecido.

    Curtir

    • Joel
      veja neste blog os 10 conselhos que frei Betto tem dado para quem que se candidatar a Vereador. Acho que no Google vc tambem encontra sob fre Betto – candidatos a vereadores.
      um abraco e boa sorte
      lboff

      Curtir

      • Professor, não estou encontrando esse artigo do Frei Betto sobre candidatos a Vereador. Se tiver o link para disponibilizar agradeço.

        Abraços Fraternos!

        Curtir

  109. Cada vez que recibo notas, artículos de Leonardo, siempre los reenvío a todas mis conocidos en varios países. Sus planteos son muy esclarecedores a la vez que mantienen principios, valores y espiritualidad perdida a manos del neoliberalismo.

    Alberto Melgarejo
    Montevideo-Uruguay

    Curtir

  110. Caro professor Boff,
    Procurei por seu email, porém não encontrei outro meio de comunicação ao Sr. por isso, venho a escrever aqui. Primeiro é que estava esperando um artigo seu sobre o caso de Mariana, no maior desastre ecologico do Brasil. Acredito que o prof. tenha muitos contatos e fontes seguras da real devastação desse acidente. Segundo, ainda gostaria de dialogar profundamente a respeito de certas contradições em defender a mãe natureza e ao mesmo tempo combater a pobreza. Pois, ao combater a pobreza, cria-se novos consumidores, que produzem, mais lixos, gastam mais energia, poluem de diversas formas. Ou seja, se a sua tese defende que o mundo não pode ficar no padrão americano senao necessitariamos 3 Terras para sustentar-nos. Estamos refererindo, acredito eu, aos consumistas, estes, nao sao pobres.
    Abraços, e um bom 2016!

    Curtir

  111. Leonardo, com todo o meu respeito a você e suas idéias confesso que fiquei chocada com seu artigo hoje no Jornal do Brasil pedindo ao Lula que ele volte ao Planalto como ministro. Por mais que eu queira entender eu não consigo. Ele realmente tirou o pobre da miséria mas isso não o absolve do fato dele ter roubado o povo e muito. Com toda a dinheirama que ele recebeu em propinas poderia ter empregado na saúde e na educação. Como você o defende e ainda o quer como ministro? Ele tirou o pobre da miséria e enterrou a classe média que agora encontra muita dificuldade para arranjar um emprego, um número grande de desempregados sem falar na dificuldade que o povo está passando. Eu gostaria só de entender a sua decisão. Obrigada

    Jane Guimarães

    Curtir

  112. Bom dia!! O senhor acha correto, isso que o vossa senhoria quer?? Ele levou muitas peças de presentes de governante para casa e isso nao pode!!! Fora o que corre na justiça?? Qual biblia o senhor leu nem a catolica ou evangelica da para pessoa que era é superior a Lei? Que Deus nas suas oracoes abra a mente!!

    Curtir

  113. Caro Frei Leonardo Boff, com tristeza e ainda com um fio de esperança, agradeço muito o que fez e faz. Deus nos proteja desses infelizes,. Muito obrigado.

    Curtir

  114. Muito feliz e gratificada pelo alto nível dos comentários de todos, os que eu consegui ler até este momento, estou usando esta ferramenta de comunicação apenas a contar do dia 06.04.2016, e depois de ter me deparado com tantas discusões inúteis, poder participar/partilhar opiniões sobre um homem de tamanha importância para uma melhor vivência entre todos os seres que habitam este planeta, é um alívio para a mente e o espírito. Parabéns a todos e todas, como cristã catolica atuante na comunidade, militante de esquerda e mulher, afirmo com toda a convicção que a crença ou não na existência de Deus, não nos exclui, a todos, da condição de sermos seus filhos muito amados. Que o Pai Misericordioso e de Amor Infinito, nos abençõe. Bom dia!!!!

    Curtir

  115. O BRASIL E´FRUTO HOJE DE UM ATAQUE DA CIA!!REPRESENTA AGORA UMA NACAO VASSALA DOS EUA SENAO REAGE NAS RUAS PARA POR DILMA DE VOLTA!!SO LULA PODE DAR JEITO CONTRA A NOVA ORDEM ECONOMICA CRIMINAL DOS BANCOS ESTATUNITENSES!

    Curtir

  116. SOY UNA ARGENTINA, ADMIRADORA DE LA GRAN CAPACIDAD DE UD. QUE SIEMPRE TIENE UNA COSMOVISIÓN DEL MUNDO INTEGRAL.Y NUNCA SE OLVIDA DE LO QUE DICE EL EVANGELIO,GRACIAS POR COMPARTIR SU CORREO CONMIGO

    Curtir

  117. “O termo ‘dogma’ refere-se a uma visão de mundo, aplicada universalmente, formada a partir de um conjunto de crenças e atitudes que exige submissão intelectual e emocional. Como tal, o dogma exerce um poder sobre os indivíduos e as comunidades que vai muito além dos meros fatos e teorias baseadas neles. Na realidade, ele pode prevalecer apesar das evidências contrárias totalmente óbvias e a submissão a ele pode se tornar ainda mais aguerrida diante de obstáculos. Existem muitos tipos de dogma, entre eles os religiosos, filosóficos, políticos e científicos.”
    Excerto de “Ciência Contemplativa”, B. Alan Wallace. 2009

    Curtir

  118. Sr. Carlos, ahora me doy cuenta de porque está contra quienes defienden las organizaciones sociales: ES LUTERANO y, en verdad, que su cultura e inteligencia, desarrollada en ese marco religioso, sólo sirve para generar individualismo por tanto egoísmo, cosa diametralmente opuesta a la solidaridad social expresada por Boff. Alberto Melgarejo. Montevideo. Uruguay

    Curtir

  119. Caríssimo – e bota caríssimo nisso – imploro-lhe=> “pesque”, no site da TVE, hj, 23h, documentário s o avassalador colonialismo português em S Tomé. Irremediávelmente IMPERDÍVEL, creia!! Bj no coeur!!

    Curtir

  120. Depois dos atentados às Torres Gêmeas, temos, aqui no BR, o segundo golpe-gêmeo – este – ao de 64 – aquele – agora contra nossa Dilma Valente. Para quem, aliás, ambos os golpes foram indescritivelmente danosos. Coração e mente atingidos crudelissimamente!! Que Deus a console!! #ProntoFalei!!

    Curtir

  121. Olá estimado Leonardo Boff, acompanho sua trajetória, fui franciscano. Leio seus artigos e tenho alguns livros seus, dentre eles Igreja Carisma e Poder. Permita-me apresentar-me. Sou Rogério de Assis, brasileiro, casado, sacerdote anglicano, estudei filosofia e teologia e fiz uma pós lato sensu na área de educação. Nesse momento, estou pleiteando o mestrado na mesma área pela UNINOVE e já faço parte de dois grupos de pesquisa, o GRUPEFE e GRUPEC na mesma universidade a convite do Prof. Antonio Joaquim Severino. Pois bem, o mesmo me deu um tema para o projeto e dissertação do mestrado: A Dimensão Teológica do Pensamento de Paulo Freire. Gostaria de sua preciosa contribuição do que devo ler, por que caminho devo ir, pois sei que muito do que encontramos no pensamento freiriano vai ao encontro do pensamento da teologia da libertação. Que teólogos Paulo Freire leu para desenvolver a sua pedagogia? Tanto no mundo católio quanto protestante? Ansioso aguardo a sua orientação. Um forte abraço.

    Curtir

  122. Gabriel Henrique Lula, que não entende de sociologia, levou 32 milhões de miseráveis e pobres à condição de consumidores; e que também não entende de economia; pagou as contas de FHC, zerou a dívida com o FMI e ainda empresta algum aos ricos.

    Lula, o analfabeto, que não entende de educação, criou mais escolas e universidades que seus antecessores juntos [14 universidades públicas e entendeu mais de 40 campi], e ainda criou o PRÓ-UNI, que leva o filho do pobre à universidade [meio milhão de bolsa para pobres em escolas particulares].
    Lula, que não entende de finanças nem de contas públicas, elevou o salário mínimo de 64 para mais de 291 dólares [valores de janeiro de 2010], e não quebrou a previdência como queria FHC.
    Lula, que não entende de psicologia, levantou o moral da nação e disse que o Brasil está melhor que o mundo. Embora o PIG-Partido da Imprensa Golpista, que entende de tudo, diga que não.
    Lula, que não entende de engenharia, nem de mecânica, nem de nada, reabilitou o Proálcool, acreditou no biodiesel e levou o país à liderança mundial de combustíveis renováveis [maior programa de energia alternativa ao petróleo do planeta].
    Lula, que não entende de política, mudou os paradigmas mundiais e colocou o Brasil na liderança dos países emergentes, passou a ser respeitado e enterrou o G-8 [criou o G-20].

    Lula, que não entende de política externa nem de conciliação, pois foi sindicalista brucutu; mandou às favas a ALCA, olhou para os parceiros do sul, especialmente para os vizinhos da América Latina, onde exerce liderança absoluta sem ser imperialista. Tem fácil trânsito junto a Chaves, Fidel, Obama, Evo e até o Armadinejad, etc. Bobo que é, cedeu a tudo e a todos.
    Lula, que não entende de mulher nem de negro, colocou o primeiro negro no Supremo (desmoralizado por brancos) uma mulher no cargo de primeira ministra e primeira presidente mulher do país.

    Lula, que não entende de etiqueta, sentou ao lado da rainha (a convite dela) e afrontou nossa fidalguia branca de lentes azuis.
    Lula, que não entende de desenvolvimento, nunca ouviu falar de Keynes, criou o PAC; antes mesmo que o mundo inteiro dissesse que é hora de o Estado investir; hoje o PAC é um amortecedor da crise.

    Lula, que não entende de crise, mandou baixar o IPI e levou a indústria automobilística a bater recorde no trimestre [como também na linha branca de eletrodomésticos].
    Lula, que não entende de português nem de outra língua, tem fluência entre os líderes mundiais; é respeitado e citado entre as pessoas mais poderosas e influentes no mundo atual [o melhor do mundo para o Le Monde, Times, News Week, Financial Times e outros…].

    Lula, que não entende de respeito a seus pares, pois é um brucutu, já tinha empatia e relação direta com George Bush – notada até pela imprensa americana – e agora tem a mesma empatia com Barack Obama.
    Lula, que não entende nada de sindicato, pois era apenas um agitador;.. é amigo do tal John Sweeny [presidente da AFL-CIO – American Federation Labor-Central Industrial Congres – a central de trabalhadores dos Estados Unidos, que lá sim, é única…] e entra na Casa Branca com credencial de negociador e fala direto com o Tio Sam lá, nos “States”.
    Lula, que não entende de geografia, pois não sabe interpretar um mapa é autor da [maior] mudança geopolítica das Américas [na história].
    Lula, que não entende nada de diplomacia internacional, pois nunca estará preparado, age com sabedoria em todas as frentes e se torna interlocutor universal.

    Lula, que não entende nada de história, pois é apenas um locutor de bravatas; faz história e será lembrado por um grande legado, dentro e fora do Brasil.
    Lula, que não entende nada de conflitos armados nem de guerra, pois é um pacifista ingênuo, já é cotado pelos palestinos para dialogar com Israel.
    Lula, que não entende nada de nada;.. é bem melhor que todos os outros antecessores…
    SIMPLESMENTE… O MELHOR PRESIDENTE DO BRASIL DESDE O MARECHAL DEODORO DA FONSECA !

    Curtir

  123. […] Leonardo Boff é uma daquelas pessoas que não necessita de maiores apresentações. Podemos identificá-lo como ex-frei e ainda expoente da Teologia da Libertação, como professor, como escritor, pesquisador, editor, como pensador. Escreveu uma enormidade de livros –mais de 70!- mostrando uma incansável energia para fazer chegar ao leitor suas reflexões que sempre foram para muito além do âmbito religioso em que está inserido, a saber a igreja católica (apesar do seu desligamento da ordem franciscana e dispensa do sacerdócio). Seu pensamento não conhece amarras e sua sinceridade ao tocar temas como a Ética e a Ecologia, bem como a Espiritualidade, provocam de imediato um sentimento de respeito profundo. […]

    Curtir

  124. Um profundo conhecedor da alma humana, ecologia, direitos humanos…pena que se conheça tão pouco sobre ele no Brasil.

    Curtir

  125. Professor e Doutor Leonardo Boff,
    Eu tive o privilégio de conhecê-lo aqui em Belo Horizonte-MG, no Cine Teatro Brasil, ao lado do Frei Beto, falando sobre “A Felicidade Existe”.
    Um momento inesquecível. Creia !!!
    Tenho um, site no Recanto das Letras:
    http://www.robertogoncalves.prosaeverso.net
    Ficaria honrado com a sua visita e, quem sabe, algum comentário.
    Forte abraço !
    Roberto Gonçalves

    Curtir

  126. […] Leonardo Boff é uma daquelas pessoas que não necessita de maiores apresentações. Podemos identificá-lo como ex-frei e ainda expoente da Teologia da Libertação, como professor, como escritor, pesquisador, editor, como pensador. Escreveu uma enormidade de livros –mais de 70!- mostrando uma incansável energia para fazer chegar ao leitor suas reflexões que sempre foram para muito além do âmbito religioso em que está inserido, a saber a igreja católica (apesar do seu desligamento da ordem franciscana e dispensa do sacerdócio). Seu pensamento não conhece amarras e sua sinceridade ao tocar temas como a Ética e a Ecologia, bem como a Espiritualidade, provocam de imediato um sentimento de respeito profundo. […]

    Curtir

  127. Conheci o professor e doutor Leonardo Boff, aqui em Belo Horizonte, onde ele fez uma palestra com o título “A felicidade Possível”. Em outras ocasiões trocamos alguns e-mails.Ele, sempre gentil e atencioso. Obrigado por sua rica existência Leonardo Boff.

    Curtir

  128. Uma das poucas pessoas influentes que escreve com alguma coerência nesses tempos decadentes. Leitura obrigatória. Parabéns!

    Curtir

  129. Eu tive o prazer e a honra de conhecer pessoalmente o professor e doutor Leonardo Boff, aqui em Belo Horizonte, MG, Cine Teatro Brasil, falando sobre “A felicidade existe”, e obtive o seu autógrafo no seu livro. É um pensador e escritor contemporâneo como poucos. Sabe o que fala e escreve para alegria de seus incontáveis leitores e seguidores.
    Parabéns Leonardo Boff.
    Tenho um site no Recanto das Letras: http://www.robertogoncalves.prosaeverso.net, ficaria feliz com a sua visita. Grato.
    Roberto Gonçalves

    Curtir

  130. Tornou-se um mito, sobretudo da esquerda brasileira e admirável em todos os sentidos. Tem textos elucidativos, bonitos, sensíveis e acima de tudo de uma verdade dolorosa. Ao mesmo tempo em que fortalece a necessidade da utopia, puxa o tapete , colocando as verdades de forma que tira até as esperanças de encontrar caminhos de saída, viáveis e prováveis para os que tem no Brasil, a sua pátria amada. É o fim da utopia! É o desespero para a minha geração, a dos meus filhos e a do meu neto, José Miguel. Só nos resta a ocupação com a luta e resistência. Acho que nada mais…

    Curtir

    • Hebe, manipularam um texto como se fosse meu quando era de uma jornalista espanhola. Aquivai o esclrecimento que saiu nesse blog, no JB on lie e no Globo de hoje. Abraço lboff
      Não fiz as críticas a Lula que falsamente atribuem a mim

      Correm pelas redes sociais críticas que teria feito a Lula. Elas são falsas. Pessoalmente não fiz nenhuma crítica. O que fiz foi publicar no meu blog (leonardoboff.wordpress.com) um artigo de Carla Jiménez no jornal espanhol El Pais que leva como o título:”Uma elite amoral e mesquinha se revela nas delações da Odebrecht”.

      Considerei o artigo bem informado sobre a corrupção que tomou conta das empreiteiras. Estas corromperam e beneficiaram a quase todos os grandes partidos com caixa 2 ou com propinas. Um olhar de fora é sempre instrutivo, pois quando alguém escreve algo semelhante, aqui dentro do país, frequentemente é desqualificado como partidista, oportunista e mesmo falso.

      No referido artigo Carla Jiménez, no final, faz críticas ao Lula o que considero, dentro da democracia, legítimo, embora não concorde.

      Fiz um introdução bastante longa ao artigo e depois o transcrevi.

      Pessoas mal intencionadas tomaram aquele tópico critico a Lula e o atribuiram a mim como se eu tivesse escrito tal coisa. E assim foi distribuido nas redes sociais. Repito: tal crítica não é minha, mas da jornalista do El Pais. Repudio a má fé de quem tirou do textoaquele tópico e falsamente afirma que a crítica foi feita por mim.

      Corrupção se realiza não apenas nos negócios, mas corrupção existe também nas mentes de pessoas interessadas em desfazer a imagem do outro atribuindo-lhe coisas que não disse e não fez.

      Fica aqui o meu esclarecimento em função da verdade e como denúncia de uma atribuição feita malevolamente.

      Leonardo Boff, teólogo, filósofo e articulista do JB on line.

      Curtir

  131. Prezado Frei Boff,
    Para Jesus, devemos perdoar 70 vezes 7, porém ele não diz que devemos admitir ou concordar com o erro do outro. Deste modo, não podemos concordar com o que estão fazendo com o Brasil. Estão roubando o Brasil, e isto pode ser considerado como um crime contra a humanidade, diante de milhares que estão morrendo nas filas dos hospitais, sem saúde, e pela falta de segurança, além das crianças que não têm escolas, tudo por causa da corrupção. Não há partido político limpo, todos estão envolvidos. Precisamos estar alertas e não defender corruptos! Isso seria anti-cristão. Obrigada.

    Curtir

  132. Apreciado Leonardo. Estoy tratando de comunicarme con usted para invitarle a un evento en España, pero no encuentro su dirección electrónica. Si usted me puede ayudar dandome una dirección electrónica para escribirle le agradeazco.
    Cordialmente,
    Teodosiy.

    Curtir

  133. Apreciado Leonardo. Estoy tratando de comunicarme con usted para invitarle a un evento en España, pero no encuentro su dirección electrónica. Si usted me puede ayudar dandome una dirección electrónica para escribirle le agradeazco.
    Cordialmente,
    Teodosiy

    Curtir

  134. Boa tarde Frei Boff. Estou fazendo Pós Graduação em Aconselhamento Pastoral na UMSP. Minha Tese tem como tema “Aconselhamento pastoral para liderança eclesiástica na práxis de Jesus”. Quais dos seus livros você me aconselharia para ser citado nessa tese? Obrigado. Edson Mudesto

    Curtir

    • Edson, os livros para sua tese seriam Jesus Cristo Libertador (Vozes), Igreja:carisma e poder (Record,Rio), Eclesiogênese: as cebs reinventam a Igreja(Record,Rio); aconselho o livro de meu irmão Clodovis, Como trabalhar com o povo (Vozes). Bom proveito. lboff

      Curtir

  135. Ola! Sou Rafael, tenho 7 anos. Estudo na Escola Vila em Fortaleza e estamos pesquisando sobre você e a sua colaboração para melhorar a vida na terra. Gostaria de saber sobre a sua infância. Por favor me responda, minha mãe era da PJMP e diz que sua fã. Obrigada, boa noite, até logo!

    Curtir

    • Rafael, meu pai era professor de escola em Concórdia-SC e minha mãe trabalhava na roça; somos 11 irmãos.Meu pai nos obrigava ler um livro por semana.Assim todos viraram até hoje amigos dos livros e fizeram mais tarde a universidade.Com 11 anos entre no seminário em Luzerna-Santa Catarina e fiz meus estudos em Rio-Negro-Paraná, Agudos-SP.E filosofia em Curitiba e teologia em Petrópolis e estudos superiores em Munique na Alemanha. Escrevi já 102 livros e o mais lido é A Aguia e a glinha, uma metáfora da condição humana. Abraço lboff

      Curtir

  136. Olá Leonardo!
    Sou um grande fã e admirador de seu trabalho. Acompanho-o já há anos e faço uma dissertação em teologia na qual o utilizo como uma de minhas principais referências. Entretanto, uma questão sempre me acompanhou. Leio em seus belos textos de fundo poético e de importante conteúdo sobre o valor da Criação e das outras criaturas, mas sinto falta de que aborde as implicações éticas e práticas desse discurso. Quais os desdobramentos éticos?
    É assumido de forma linda por você (assim como pelo Papa Francisco na Laudato Si’) o valor inerente de cada criatura, e que não são instrumentos a serem utilizados pelo ser humano. Entretanto são mortos 6 milhões de animais por hora no mundo inteiro, 24 horas por dia, o ano todo, sem parar, somente para se ter produtos de origem animal na alimentação, e que são dispensáveis.
    Você acredita que é possível conciliar uma ética do cuidado com os animais e ao mesmo tempo subjugá-los a infernal realidade de serem assassinados diariamente para atender aos banais interesses de se obter um pedaço de carne no prato?
    Já é certo que existem diversas alternativas nutricionais e alimentícias com inclusive maiores possibilidade de saúde, e ainda mais baratas que produtos de origem animal.
    Fico agradecido pela atenção, e reafirmo a admiração que tenho pelo senhor.
    Abraço fraterno,
    Marco Túlio.

    Curtir

  137. Admiro muito! Tenho orgulho dele. Obrigada Leonardo. Lúcido e espiritualista. Não poderia deixar de se se manifestar. Uma das mentes mais brilhantes, justas e politizadas que conheço nesse planeta. Uma luz🌟

    Curtir

  138. Boa tarde, Senhor Leonardo.

    Mechamo Alessandro José, moro em Belém do Pará e estou fazendo um trabalho sobre ecologia para meu colégio, gostaria por favor, se possível de fazer algumas perguntas.

    Como funciona a Ecopirataria?

    Por que é importante dividir a fauna e flora em biomas?

    Hoje em dia qual é o sentido espiritual e material de estudar ecologia?

    Muito obrigado pela atenção.

    Curtir

  139. Um dos meus primeiros contatos com os escritos do Leonardo Boff foi em 1995 quando estudava no seminário. Sempre amei sua maneira de escrever e sua filosofia.
    Obrigado por compartilhar seus conhecimentos e enriquecer nossa vida com seus livros.

    Curtir

  140. Boa Tarde, Leonardo. Sou Tathiana Guimarães, cientista social, e assumi a intervenção judicial sobre uma belíssima obra de seu amigo Pe. Arturo Paoli. Gostaria muito de falar a respeito desta e de inúmero livros de autoria deste grande ser humano, o qual preciso de ajuda para tentar preservar. Preciso da sua ajuda nesta grandiosa missão em levar adiante e revitalizar o projeto que o Pe. Paoli deixou em Foz do Iguaçu/PR, a fim de defender os direitos humanos de crianças e adolescentes da fronteira. Meu contato 45) 99985-2883. Se puder me contacte para que possa lhe deixar a par da situação. Abraço fraterno

    Curtir

  141. Boa tarde.

    Sou conselheira do CMDCA de Campinas e gostaria de verificar a possibilidade de termos o Professor Leonardo Boff conosco.

    Existe algum telefone ou e-mail para me comunicar? Enviar a proposta e realizar orçamento.

    Curtir

  142. Lieber Leonardo,
    ich bin sehr traurig, dass deine texte nicht mehr ins deutsche uebersetzt werden. Mit englisch kann ich mir aushelfen. Aber zur weitergabe an viele freunde waren die deutschen Texte notwendig.
    Vielleicht findet ihr wieder eine freundIn, die sich der uebersetzung widmet.
    mit lieben gruessen, willi
    z.zt. Asuncion, Paraguay

    Curtir

  143. Prezado Leonardo, sou do MORHAN – Movimento de Reintegração das pessoas atingidas pela hanseniase, gostaria de marcar uma reunião com voce para conversarmos sobre a situação destes nossos irmãos no Brasil. Precisamos de sua ajuda pois o País está em primeiro lugar no mundo, em incidencia e segundo em numero absoluto. Estivemos com o Papa Francisco mas acho que podemos fazer mais !meu celular 21 982263124 e email arturmorhan@gmail.com

    Curtir

  144. Prezado Leonardo, sou do MORHAN – Movimento de Reintegração das pessoas atingidas pela hanseniase, gostaria de marcar uma reunião com voce para conversarmos sobre a situação destes nossos irmãos no Brasil. Precisamos de sua ajuda pois o País está em primeiro lugar no mundo, em incidencia e segundo em numero absoluto. Estivemos com o Papa Francisco mas acho que podemos fazer mais !meu celular 21 982263124 e email arturmorhan@gmail.com

    Curtir

    • Marizia, obrigada por suas palavras, sempre positivas, vendo o lado melhor de tudo e não se prendendo às naturais limitações da humana existência. Meu abraço afetusoso. LBoff

      Curtir

      • Penso que como Cristã Católica,próxima de Francisco de Assis, Leonardo Boff e Lauro Trevisan, só me compete ver o lado melhor de tudo e não me prender às naturais limitações da humana existência. Retribuo o abraço afetuoso. Marízia C.Carmo Lippi.

        Curtir

  145. Olá mestre!

    Feliz Aniversário prezado amigo!

    Desejo-lhe muitas e muitas felicidades hoje que está completando 79 primaveras.

    Desejo-lhe muita saúde e paz e mais dezenas de primaveras de vida. E que possa nos bridar com mais obras e conhecimentos!

    Não sei se lembra de mim, sou o professor Maurício Tavares Pereira, que fez a dissertação de mestrado na FAJE/BH em seu pensamento ético ambiental ou como você mesmo diz na nova Cosmologia da Transformação (novo paradigma ecológico que esta sendo gestado) rumo á era ecozóica. Na época tive a honra de ter como co orientador o Padre Libânio…

    Na ABHR sul este ano em Florianópolis coordenei um GT sobre o seu pensamento.

    Abraços fraternos!
    Que em 2018 O criador nos dê muita coragem para lutarmos contra o golpe institucional que tomou conta de nosso país, retroagindo-o. Que possamos reverte-lo!

    Professor Mauricio Tavares Pereira
    Professor de filosofia do IFRS – campus Alvorada/RS

    Curtir

    • Mauricio, agradeço os bons votos pelos meus 79 anos. Os espanhois costumam dizer: “ya voy a los 80” quer dizer vou à culminância da vida. Mas seja o que Deus quiser. Quisera estar já co Ele mas se precisar continuo aqui para seguir a luta pelo direito e pela justiça a partir dos mais vulnerávies, penso que isso pertence também ao sonho de Jesus. Um forte abraço Lboff

      Curtir

  146. Prezado Leonardo Boff,

    Sou estudante de Teologia pela faculdade Claretiano e fui surpreendido há poucas semanas pela notícia que devo desenvolver um artigo científico como TCC do curso, ainda neste semestre.

    Pensando um pouco e vendo os livros que tenho ao meu redor, decidi fazer um pequeno estudo sobre o Espírito Santo em suas obras, já que – por coincidência ou por obra do mesmo Espírito – eu tenho seu livro “O Espírito Santo: Fogo interior, doador de vida e Pai dos pobres” (Vozes, 2013), e encontrei alguns artigos seus no seu site sobre o tema. Até vislumbrei tratar deste tema nas obras de Comblin, mas aqui em Vitória-ES somos muito mal servidos de livros e com dificuldade achamos algo mais acadêmico…

    Queria muito saber quais outros livros seus tratam de uma pneumatologia da libertação (seria assim que se deve chamar a pneumatologia dentro da Teologia da Libertação?) para dar continuidade à pesquisa, ou se, na sua opinião, o livro que tenho e os artigos que você publicou aqui seriam os textos maiores que você já fez sobre o Espírito Santo, ou seja, sobre os seus atributos vistos desde a Teologia da Libertação.

    Agradeço imensamente pela colaboração!
    Bom domingo e grande abraço!

    Curtir

    • Vitor, Os livros são: O rosto materno de Deus, pela Vozes;O Espírito e o feminino um comentario à Ave-Maria, pela Vozes; e com Rose Marie Muraro, Feminino-masculino,pela Vozes e nos outro tb sobre a Trindade, a Sociedade e a Libertação e o Ecologia: grito da Terra-grito dos pobres, Vozes. Bom proveito lboff

      Curtir

      • Prezado Leonardo Boff,
        Não pude agradecer a você pela cordialidade e prontidão na resposta e pela grande quantidade de livros indicados, graças à correria para realizar o meu artigo de TCC e às demais tarefas de professor em 2018 e 2019.
        Porém, quero agora manifestar minha gratidão a você, mostrando o modesto artigo que consegui escrever em pouco tempo, entitulado “O Espírito Santo segundo Leonardo Boff”.
        Consegui adquirir todos os livros indicados e pegar um pouquinho de cada um para escrever o breve artigo de 13 páginas. Pelos seus escritos eu poderia escrever muito mais, porém a faculdade delimita a quantidade de páginas.
        O modesto artigo está disponível para leitura na seguinte página: http://vitor.6te.net/?p=1928
        Espero que seja agradável rever suas ideias de maneira tão breve, e espero que os futuros leitores encontrem no artigo um impulso ou mesmo uma iniciação ao estudo da Teologia da Libertação.
        Feliz Natal e Ótimo 2020!
        Atenciosamente,
        Vitor Luiz

        Curtir

      • Victor Luiz,parabens pelo trabalho, pois imagino que foi custoso manejar vasta bibliografia e oferecer os elementos essenciais da reflexão sobre o Spiritus Creator na história, na Igreja e na vida de cada pessoa. Lembre que a primeira Pessoa divina a ser enviada ao mundo não foi o Filho mas o Espírito Ssnto que armou sua tenda em Maria. Sem o seu consentimento, o fiat, o Filho não teria vindo a se encarnar na figura de Jesus de Nazaré. Parabéns Lboff

        Curtir

  147. Estimado Leonardo, me gustaría invitarte a un evento que vamos a tener en octubre en EEUU. y quiero explorar la posibilidad de que nos acompañe. Espero estemos en contacto.
    Nos conocimos en Costa Rica en un conversatorio con Mark en la Universidad La Salle.
    Saludos

    Curtir

  148. Olá encantada com sua pessoa.
    Sou defensora do direito LGBT.
    Gostaria de um email que eu podesse lhe mandar um convite para um encontro o qual vamos debater temáticas como direitos humanos, resistência diante ao golpe entre outros.
    Nosso povo vem morrendo a cada dia e esse ódio que vem nos matando vem crescendo.
    Sua ilustre presença seria de grande conhecimento na defesa dos direito do povo.

    Curtir

  149. www. ESO-A.org.br CONGRATULATE and present a TRIBUTE to LEONARDO BOFF:

    SELF-SUSTAINABILITY: We invite you HONORABLE DEAR SIR –
    LEONARDO BOFF!

    to join our project to recover the WATER CYCLE (we do not have water enough, for everyone, for energy, for navigation, sanitation, for the agriculture, for every CO.)

    http://WWW.ESO-A.ORG.BR _ IT DEVELOPER:
    https://www.google.com.br/shopping/shortlists/u/0/l/a12884020989084203537
    http://WWW.ESO-A.ORG.BR _ IT DEVELOPER

    SITE OF WORK: solution ESO-A _ IT DEVELOPER

    for REVERSE LOGISTICS,
    for recovering WATER CYCLE,
    for Edu COMMUNICATION, GLOBALLY.

    total innovation: COMMUNICATION: OPEN CHANNEL in BRAZIL (REDE CULTURA – tv – CULTURA MUNDO), : WIDE OPEN GLOBALLY!!!! EDU COMMUNICATION wide open spread REDE CULTURA – tv – CULTURA MUNDO!

    SPREAD BROADCAST INNOVATIONS FEATURING!: EDU COMMUNICATION wide open spread REDE CULTURA – tv – CULTURA MUNDO!

    (Dr.ISMAR DE OLIVEIRA SOARES, idealizador EDU COMUNICAÇÃO) , e
    (MÉTODO CONTEÚDO via vídeos Educativos inovadores: AULAS PRÁTICAS EDUCAÇÃO BÁSICA COMPLETA: Projeto Piloto Brasil solução, método conteúdo: ESO-A _ IT DEVELOPER!)

    platform SITE of work and projects for the solution of environmental and social causes:
    ESO-A _ IT development: GSUITE: automatically connects to the SITE Pilot Project Brazil ESO-A _ IT DEVELOPER:
    https://www.google.com.br/shopping/shortlists/u/0/l/a12884020989084203537 :

    RIO JANEIRO CAPITAL e Estado de São Paulo – PRESENTING THE SOLUTION for WATER CYCLE;

    Elsa Assis, ENVIRONMENTAL ECONOMIST, expert WASTE MANAGER for the REVERSE LOGISTICS, natural VOCATION for EDU COMMUNICATION, and for the WASTE MANAGEMENT, the ORGANICS + SYNTHETIC Raw materials

    Ceo Higor Rafael expert ENVIRONMENTAL-WASTE MANAGER, natural VOCATION for EDU COMMUNICATION, and WASTE MANAGEMENT, ORGANICS + SYNTHETIC RAW MATERIALS

    we are working with our solution by eso-a _ IT DEVELOPER for the social environmental causes:

    WITH OUR BEST REGARDS
    eso-a.org.br – Soluções Água | Brasil | Associação ESO-A _ IT DEVELOPER

    Curtir

  150. Lieber Herr Boff, herzliche Grüße aus Wien! Ich habe gerade “Überlebenswichtig” (2016) rezensiert, und bin sehr bewegt und erschüttert. Gerne würde ich Ihnen einen Artikel von mir senden. Könnten Sie mir Ihre E-Mail Adresse senden? Ich würde mich freuen. Mit herzlichen Grüßen, Ernst Fürlinger, Donau-Universität Krems, Zentrum Religion und Globalisierung
    E-Mail: ernst.fuerlinger@donau-uni.ac.at

    Curtir

  151. Caríssimo professor Leonardo Boff, tive a grata satisfação de assistir a duas de suas palestras no Rio de Janeiro. Li Teologia da Libertação e do Cativeiro ainda adolescente e só posso dizer que admiro imensamente sua coragem e sua inteligênciaassim como sua contínua luta pela democracia, pela paz, pela Justiça e pela verdade!

    Curtir

  152. sehr geehrter Herr Leonardo, ich habe ein Foto für sie. Inspiriert von der laudatio und der Geschichte über das Andenken des Vaters. wie kann ich ihnen das Foto zeigen?
    ich werde es eine woche lang auf meinen blog in dem Bereich “über” setzen.
    herzliche grüße: doekopistin aus dem KarlMarxHaus Trier

    Curtido por 1 pessoa

  153. Mi nombre es Zuly Astrid Parra, soy estudiante de la Universidad Santo Tomás seccional Tunja, del departamento de boyacá, Colombia. Me encuentro haciendo una investigación que titula ” El Cuidado de la Casa Común: Diálogo educativo de la Iglesia Católica con las Ciencias Ambientales”. Para mí, ha sido de gran valor su trabajo y me atrevo a escribirle ya que considero que usted posee vasto conocimiento sobre el tema y me puede orientar al respecto. Quisiera saber si es posible me señale dónde puedo obtener información acerca de las acciones ecoeducativas tanto de la iglesia catóica, como de otros sectores de los cuales usted tenga conocimiento. Agradezco de antemano el apoyo brindado a mi trabajo.

    Quedo atenta a su respuesta.

    Curtir

    • Estimda Zuly, gracias por tu petición. Salió por DABAR Mexico mi libro “Una etica de la Madre Tierra:como cuidar de la Casa Comum (contacto@dabar.com.mx) en 2017. Y creo que salió tambien en Argentina por Santa Maria- B.Aires. Importante tambien es los otros dos libros Saber Cuidar y el Cuidado necesario, tambénin por DABAR por que ahi hay toda la fundamentación teórica del cuidado como paradigma. Vea que el Papa no escribió una enciclica verde, ambientalista, sino intencionalmente una ecología integral que abarca lo ambiental, lo mental, lo politico-social y lo espiritual. Quanto a ejemplos no sé como apuntar por que son muchos, generalmente en pequeños textos. Mejor es buscar en el Google y especialmente ver los sites del MST Movimiento de los sin Tierra que publica muchos materiales. Buen provecho y un abrazo fraternal LBOFF

      Curtir

  154. OLÁ,
    Meu nome é Edina, sou de uma comunidade no qual nosso padroeiro é São Francisco de Assis, e mês que vem gostaríamos de fazer uma peça de teatro no qual possamos falar de Francisco Jovem, e queremos saber se os senhor teriam algo para nos indicar, pois vimos que voce escreve muitas coisas sobre ele.

    Desde já agradecemos

    Curtir

    • Edina, escrevi um livro Francisco de Assis: ternura e vigor,publicado pela Vozes e outro Francisco de Assis e Francisco de Roma, Mar de Ideias, Rio de Janeiro e outro todo ilustrado: Francisco de Assis: saudade do Paraíso, Vozes de Petropolis Um abraço franciscano de Paz e Bem Lboff

      Curtir

  155. Olá Sr. leonardo, meu nome é Ana luiza Soares , tenho 18 anos e sou aluna de um cursinho em Cuiabá.

    Nessa minha escola, eu tenho uma professora chamada Priscila Germogeschi que é apaixonada pelo o que faz. Eu sinto isso.

    Ela é professora de redação e não tem uma aula que ele nao cite seu nome, seja para redação ou para algum exemplo de vida. Foi com ela que eu te conheci , e acredito que foi com ela que outros 1000 colegas meus aqui do cursinho também o conheceram. Entretanto, conhecer e muito pouco. Ela contou a história de quando conheceu seu esposo, que foi por meio de um livro do rubem alves que tudo começou, mas foi com “águia e galinha” que o relacionamento se tornou sólido e permitiu que tivessem uma linda família… ela tem carinho ao cita-lo. E eu me apaixono cada vez que ela fala sobre algo sobre você, tanto que percebi que não pode ser usado simplesmente para fazer uma citação bonita em uma redacao de 30 linhas. Voce deve ser usado para muito além disso. Para a vida!

    E você deve estar se perguntando… mas o por que veio falar comigo?

    Então, essa professora e muito querida e nessa época do enem dorme cerca de 4 horas por noite, pois se dedica a redações e montar auloes como o que ela nos dara na véspera que é de 16 horas.

    Em um aulao desses, ela conseguiu contato com um rapaz que fez sucesso pela internet, que se chama jota jr, gari da periferia do RJ que fala sobre racismo. Ela quis nos mostrar,por meio dele,que nossa realidade é muita distante da de muitos brasileiros e que na hora de escrever sobre racismo ou coisas do tipo, nos colocarmos no lugar dessas pessoas.

    Por isso, gostaria de pedir a você, que pudesse me retornar esse email se dispondo a participar de um desses Auloes, mandando um vídeo falando um pouco sobre alguma obra sua ou durante o aulao fazer uma participação especial ao vivo…

    Vou deixar meu telefone para contato, caso o senhor puder ceder seu tempo para isso…

    Muito obrigada pela atenção.

    (65) 9 9992-9390

    Curtir

    • Ana Luiza, agradeço sua carta,num excelente português, e abrace por mim a professora Priscila. Moro no meio do mato e tenho dificuldade de fazer youtubes. Talvez lhe mande um dvd que todos podem ver. Mas responderei a você agradecendo. Com carinho Lboff

      Curtir

  156. Caríssimo L. Boff, confesso que ser católica me faz feliz.Aos seis anos de idade iniciei meu curso primário na “Escola Gratuita Santa Catarina”, frequentavamos a liturgia na Matriz do Sagrado Coração de Jesus. Aos nove anos fui preparada p/ a Prim.Comunhão pelos Franciscanos.Sinto-me filhote deles.Hoje aos 79 anos me invade, por muitos momentos, o sentimento que levava São Francisco de Assis a chorar pelos campos exclamando: “O Amor não é amado!” Peço a Deus que sejamos fiéis e que nos santifique…

    Curtir

  157. Bom dia… trago-lhe enorme satisfação pelo contato. Porém preocupação com o cenário, independente de qualquer situação governamental. Lembrei que a composição da camâra terá sua dinâmica.

    Será que nao e o momento de solicitar da comunidade científica uma proposta de debates decisivos e propostas institucionais para estrtura do ensino?

    No que me referio, Reitorias das Universidades Federais; CAPES; CNpQ; bolsitas Produtividade em Pesquisa – Avaliadores ad hoc. Por ex.

    Enfim, a questão é, será que nao chegou o momento de institucionalizarmos a luta para mobilizaçao do ensino e o ambiente?
    No que se refere a saúde ambiental…

    Por uma epistemologia ambiental, entretanto levar uma parte da ecologia politica e dos saberes para o espaço que precisa ocupar.

    Uma súplica pela complascência, uma etica da alteridade Lèvinas, enfim… “ao encontro do outro, sua total responsabilidade”.

    Paz.

    Curtir

  158. “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para por em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor” (Lucas 4,18 e 19). Para mim aqui se baseia a Teologia da Libertação ! “GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS E PAZ NA TERRA AOS HOMENS POR ELE AMADOS!”

    Curtir

  159. Caro Leonardo Boff…

    A vida em toda sua amplitude física – astral – espiritual, nos apresenta diversos casos de co-incidências.
    O último livro que li por inteiro, foi o seu, sobre a Águia e a Galinha..
    Após visitas a terras lusíadas a fim de encontrar minha mãe que está a estudar psicologia, dois lugares foram marcantes, Mosteiro dos Jerônimos e Fátima, linda, linda cidade, ágora.

    Porém, mente vagueia, e rs, mente.. Brinca conosco, e as vezes sobe nossa cabeça nos fazendo levitar de certa forma.. Levando a um “surto” e uma estada de 7 dias na Clínica Pousada das Bromélias aqui em Petrópolis. Ao qual o mais bonito foi o cuidar de outras e, da minha mente, ao fazer grupos de leitura dentro da clínica.. Levei para lá, um livro sobre Feng-Shui; um caderno com fotografias; revista de decoração; e dois discos, Almanaque de Chico Buarque e Dire Straits – Money for Nothing.. Como foi minha segunda estada, preferi itens aos quais é possível observar a boniteza do divino, sem citar religiões que me botariam em uma encruzilhada rs…

    Tendo retornado há duas semanas, encontrei em meu computador um doc. word com frases especiais sobre seu livro, e resolvi contactá-lo afim de agradecer, e se possível receber dicas, de leituras e palestras. sobre temas que lhe vier a mente, tenho certeza que outras coincidências serão bem vindas.

    Grata por tudo,
    Ana Clara.

    email de contato: anaclara_terres@hotmail.com

    Curtir

    • Ana Clara, obrigado por sua sinceridade. Pode ler a continuição de
      a Aguia a

      Galinha que é O Despertar da águia, com dados mai cientificos sobre a realidade humana e cósmica. Há muitos youtubes meus no Google,sobre espiritualidade, cuidado, ética e outros. É só fazer uma busca e encontrará muitos. Isso talvez atenda ao seu pedido. abraço e nunca perca a esperança de sempre crescer, melhorar e ser mais mulher.

      Curtir

  160. Paz e Bem!!
    Fr. Leonardo, gostaria de aprofundar mais o tema teoantropocosmica na criação. Poderia por ventura ter o seu e-mail? Agradeceria bastante.
    Adérito.

    Curtir

  161. Olá, sou pastor na Igreja Batista e muito enriquece seus livros e questões na Área de Capelania na UNIC onde sou palestrante. Obrigado pelo seu carinho em tratar de temas que poucos se importam mas que fazem diferença na sociedade. Amo o posicionamento social quanto ao cuidado

    Curtir

  162. Bom dia Leonardo. Também sou escritor e comungo das mesmas ideias suas. Sou cristão e progressista. Tenho três livros lançados e atualmente estou chegando a duas centenas de citações no site PENSADOR. Se puder dar uma olhada e examinar minhas citações, será uma grande honra. Forte Abraço.
    Delegado Peralta ou Delegado Adriano Peralta

    Curtir

    • Caro delegado. Somos companheiros. É importante que mais e mais gente escreva e alimente nossa visão da realidade. Parabéns por ser escritor. Continue e como sabe a tarefa é sempre árdua e ao mesmo tempo prazerosa. Vou ver as citações de suas obras. Abraço Lboff

      Curtir

  163. Gostaria muito de fazer uma pergunta ao Frei Leonardo Boff, mais é muito difícil, e acho que só ele poderia me esclarecer. A dúvida é sobre algo que me incomoda como Cristão. , a questão é a seguinte: Jesus temeu a morte porque pediu para o Pai afastá-lo daquele cálice?, e na crucificação e quando perguntou a Deus porque ele o abandonou? E o fato de Ele temer era porque Jesus não tinha certeza da Ressureição?,e nesse caso como pode ele garantir ao outro prisioneiro que estaria com ele no paraíso no mesmo dia (como fica o juizo particular nisso? Se puder me aclarar essa questão que surgiu depois de leituras de artigo desse grande teólogo que já foi Frei (mais continua sendo Cristão) e respeito algumas idéias dele,inclusive o Frei Leonardo Boff, o qual já li alguns de seus livros e me identifico em muito com suas opiniões, em uma de suas obras afirma que não houve a famosa santa ceia que instituiu a eucaristia. escreveu depois um artigo (“Aclarações acerca de alguns temas da
    Teologia”) publicado na revista Grande Sinal, de junho de 1982, pp.
    357-369. :

    Releva que a dimensão histórica
    da instituição da Eucaristia não tem muita importância já que – escreve
    agora LB no citado artigo – os textos eucarísticos “possuem um caráter
    historicamente fidedigno”, por causa de seu caráter tradicional
    acentuado por 1 Cr 11,23 (“recebi do Senhor o que vos transmiti: na
    noite em que foi entregue, o Senhor Jesus… “).

    LB recorda ainda que tanto os Sinóticos como Paulo “indicam com toda
    certeza a ocasião histórica em que Jesus pronunciou as palavras
    eucarísticas”. E esclarece que, “apesar de seu caráter
    litúrgico-cultural, o valor histórico dos textos não pode ser negado”
    (como ele negara), pois, “fundamenta-se em sua procedência de
    testemunhas qualificadas, a saber, dos próprios participantes da última
    Ceia de Jesus antes de sua morte” (p. 367).

    Eu gostaria de saber se sua opinião mudou, ou foi obrigado a mudar de idéia pelo vaticano?

    Sei da Cristandade de Leonardo Boff, e como admirador ficaria muito feliz se ele realmente reveu os seus conceitos a respeito do exposto ou só fez isso por obrigação da santa sé, o que seria uma decepção.

    MEUS CAROS SE PUDEREM INTERCEDER POR MIM ENCAMINHANDO ESSA MINHA DÚVIDA AO FREI FICARIA MUITO FELIZ E ALIVIADO EM RECEBER SUA RESPOSTA, MINH INTENÇÃO É SOMENTE ACLARAR MINHAS DÚVIDAS , E CONTINUAR ADMIRANDO ESSE GRANDE SER HUMANO, OBRIGADO!

    Curtir

  164. Caro Leonardo Boff,
    Sou leitor assíduo dos seus livros e artigos. Compartilho com sua visão de mundo, hoje extremamente necessária ante a situação de crise que vivemos. Gostaria de saber o seu e-mail para poder compartilhar algumas ideias que estou tentando disseminar na forma de artigos.
    Abraço fraterno

    Curtir

  165. luzia Barbosa viúva de Mario oliveira Barbosa ex padre igreja são jose disse:

    Luzia de Moura Barbosa viúva de Mario Barbosa oliveira ex padre igreja sao jose manda abraco moradora bairro Esplanada Rua Violeta 208 atravez de meu amigo e vizinho Magno dos Anjos Ribeiro

    Curtir

    • Luzia Barbosa, agradeço seu abraço e só lhe posso retribuir vitualmente. Mas o espírito é mais forte que o abraço corporal e ele chega até vc. Grande e afetuso abraço espiritual lboff

      Curtir

  166. Querido Leonardo Boff,

    Me chamo Ana Luz e sou uma grande admiradora da sua escrita.

    Trabalho na programação de uma Feira literária (Feira Internacional do Livro) em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e gostaria de te convidar para uma atividade.

    Será que o senhor poderia me mandar seu endereço de e-mail para que eu possa fazer um convite formal, por gentileza?

    Agradeço desde já pela atenção.
    Forte abraço,
    Ana Luz

    Curtir

  167. Salve.
    Mi chiamo Luisa Vicinelli.
    Ho letto in rete un suo articolo dove cita Francoise Gange. Ho visto che i suoi libri sono rarissimi e molto cari. E’ possibile almeno accedere a qualche capitolo di Avant les Dieux, la Mère universelle? Grazie per l’aiuto
    Un abbraccio
    Luisa

    Curtir

  168. Papa Bento XVI nos ensina os 10 Erros da Teologia da Libertação

    31/07/2020

    Temos recebido muitas perguntas sobre o que é a Teologia da Libertação (TL) de cunho marxista; e isto é muito bem explicado pelo Papa Bento XVI em muitos de seus artigos e livros.

    Vamos resumir em 10 itens o que o Papa Bento XVI explica sobre os erros da Teologia da Libertação. As frases entre aspas são do Papa:

    1. “A TL substituiu a palavra “salvação” por “libertação”, aplicada em cunho político. Propõe resolver o problema da injustiça social, especialmente na América Latina, pela “mudança radical das estruturas do mundo”, que são estruturas de pecado e do mal. Não é pela conversão pessoal, mas somente mediante a luta contra as estruturas injustas. E esta luta “precisa ser uma luta política”, pois as estruturas se mantém e se consolidam por meio da política”.

    2. Afirma Bento XVI: “Para a TL a salvação tornou-se um processo político, para o qual a filosofia marxista oferecia as diretrizes essenciais. Assim, a salvação tornou-se uma tarefa que o próprio homem podia realizar. A salvação consistiu, a partir de então, uma esperança exclusivamente prática”.

    3. O homem passa a ser o salvador do próprio homem, anula-se a Redenção que Cristo conquistou com sua Cruz. Aqui está o grande perigo de uma TL de fundo marxista. Toda espiritualidade católica cai por terra e perdem a sua importância os sacramentos, mandamentos, etc.

    4. “A TL não entra em nenhum esquema de heresia até hoje existente; é a subversão radical do Cristianismo, que torna urgente o problema do que se possa e se deva fazer frente a ela”.

    5. “A TL se concebe uma nova hermenêutica [interpretação] da fé cristã, como nova forma de compreensão e de realização do cristianismo na sua totalidade. Por isto mesmo muda todas as formas da vida eclesial: a constituição eclesiástica, a liturgia, a catequese, as opções morais”.

    6. “Os teólogos da libertação continuam a usar grande parte da linguagem ascética e dogmática da Igreja em chave nova, de tal modo que aqueles que leem e que escutam partindo de outra visão, podem ter a impressão de reencontrar o patrimônio antigo”.

    7. “A comunidade “interpreta” com a sua “experiência” os acontecimentos e encontra assim sua “práxis”. Assim, por exemplo, “Povo” torna-se um conceito aposto ao de “hierarquia” e em antítese a todas as instituições indicadas como forças da opressão”. “O Reino de Deus não deve ser compreendido espiritualmente, nem universalmente… Deve ser compreendido em forma partidária e voltado para a práxis”.

    8. “A TL vê no Magistério da Igreja, que insiste em verdades permanentes, uma instância inimiga do progresso, dado que pensa “metafisicamente” e assim contradiz a “história”. Pode-se dizer que o conceito de história absorve o conceito de Deus e de revelação”.

    9. “O Êxodo se transforma em uma imagem central da história da salvação; o mistério Pascal é entendido como um símbolo revolucionário e, portanto, a Eucaristia é interpretada como uma festa de libertação no sentido de uma esperança político-messiânica e da sua práxis”.

    10. “A verdade não deve ser compreendida em sentido metafísico; trata-se de “idealismo”. A verdade realiza-se na história e na práxis. A ação é a verdade. A única coisa decisiva é a práxis. A práxis torna-se, assim, a única e verdadeira ortodoxia”.

    O marxismo foi muitas vezes condenado pelos papas. Como pode, então, esta ideologia ser a base de uma teologia? O marxismo prega a luta de classes, o materialismo e ateísmo, é inimigo da religião e da liberdade religiosa, elimina a propriedade privada, impõe a estatização das empresas e a coletivização das terras, impõe a ditadura de partido único do proletariado, o fim da liberdade de imprensa, de ir e vir, etc.. A aplicação dele pelo comunismo gerou, segundo “O livro negro do comunismo” (Stephan Courtois e outros), 100 milhões de mortos.

    O que é libertação segundo o Magistério da Igreja?

    Segundo o Papa Paulo VI:

    “Como núcleo e centro da sua Boa Nova, Cristo anuncia a salvação, esse grande dom de Deus que é libertação de tudo aquilo que oprime o homem, e que é libertação sobretudo do pecado e do maligno, na alegria de conhecer a Deus e de ser por ele conhecido, de o ver e de se entregar a ele. Tudo isto começa durante a vida do mesmo Cristo e é definitivamente alcançado pela sua morte e ressurreição; mas deve ser prosseguido, pacientemente, no decorrer da história, para vir a ser plenamente realizado no dia da última vinda de Cristo, que ninguém, a não ser o Pai, sabe quando se verificará” (EN,9).

    Por outro lado, a Igreja ensina desde Leão XIII a “Doutrina Social da Igreja”, que não é aceita pela TL como uma opção eficaz para realizar a justiça social e a paz no mundo. A Santa Sé publicou há mais de dez anos o “Compêndio de Doutrina Social da Igreja”, com os ensinamentos de cerca de dez Encíclicas papais sobre o tema. Quem o leu? Quem o aplicou?

    Ao apresentar este Compêndio, o Cardeal Camilo Ruíni disse:

    “A Doutrina Social da Igreja é como uma verdadeira revolução antropológica, cuja proposta é anunciar a verdade de Cristo na sociedade”. “A Doutrina Social da Igreja é ‘Caritas in Veritate in re sociali’: anúncio da verdade de Cristo na sociedade”.

    Outro ponto: nenhuma instituição na terra fez e faz tanta caridade como a Igreja Católica, mas nunca precisou usar de uma ideologia estranha ao Evangelho para isso. Basta examinar a vida de São Francisco, São João Bosco, Santa Teresa de Calcutá (que rejeitava a TL!), São José de Anchieta, Santo Frei Galvão, Santo Padre Pio, São Vicente de Paulo, etc… Nunca usaram nada parecido com a ideologia marxista, apenas a caridade evangélica.

    Fonte: Cleofas

    Via:https://templariodemaria.com/papa-bento-xvi-nos-ensina-os-10-erros-da-teologia-da-libertacao/?

    Curtir

    • Gabriel, vc está atrasado nos seus estudos. Leia o segundo documento do Papa Bento XVI positivo em favor desta teologia. No fim da vida João Paulo II disse aos bispos de S.Paulo em visita ad limina: “Em situações de pobreza e opressão a teologia da libertação não é só util mas necessária”. E o Papa Francisco se inscreve dentro desta teologia. Aqulo que Ratzinger escreveu veio das calúnias dos adversários da TL especialmente do Card Lopez Trujillo cuja vida, mostrada no livro Sodoma, escrito por um jornalista que vivia dentro do Vaticano, não é nada recomendável pois vivia de prostituição,viajando até a Kenia e a Hong Kong para realizar seu vício, agora revelado por vítimas dele quando era Card em Puebla. Vc acredita em pessoas que tem esse tipo de vida sejam verdadeiras fontes para a TL? Seja menos reacionário e se oriente por aquilo que o Papa Francisco fala e vive, de forma libertadora.

      Curtir

  169. Olá, Professor Leonardo, boa tarde.
    Sou Sixto da Silva Monteiro, tenho 27 anos, um estudante da faculdade de filosofia do Instituto Superior de Filosofia e de Teologia (ISFIT), Dom Jaime Garcia Goulart, Fatumeta, Dili, Timor-Leste.

    Gostaria de agradecer a Deus que nos mandou um grande filósofo e teólogo, Leonardo Boff, na nossa época para nos iluminar a “saber cuidar do outro”. É, realmente, uma nova paradigma da vida humana onde elevar a nossa sabedoria que não fique morto na teoria mas devemos praticar, viver na nossa convivência diária, sobre tudo “cuidado do outro” porque somos “ser-com-os-outro” e todos nos vivemos juntos numa “Casa Comum” que dá nos um poder e dever ser de cuidado do planeta Terra.

    Depois de Ler suas obras, principalmente “Saber Cuidar: Ética do Humano- Compaixão pela Terra” e fiz uma reflexão pessoal de que, queria escolher o Professor Leonardo Boff para ser meu autor principal no meu trabalho conclusivo neste ano, cujo tema: ” A VIRTUDE DO CUIDADO CONSIGO, COM A NATUREZA E AS RELAÇÕES HUMANAS PARTINDO DE UM POSICIONAMENTO ÉTICO SEGUNDO LEONARDO BOFF.”

    Professor tenha disposto de me deixar alguns meios de contacto pessoal, por favor?

    O meu respeito e obrigado.
    Sixto Silva
    abraço

    Curtir

    • Caro Sixto da Silva,obrigado por suas palavras. Folgo em saber que está estudando teologia e filosofia através de minhas obras. Espero que o ajude para a sua vida e missão. O livro Saber Cuidar é importante pois elabora um novo paradigma.Ele entrou na Carta da Terra, documento fundamental para a nova visão do mundo no qual trabalhei no grupo criado pela ONU sob a coordenação de Gorbachov. Foi também assumido pela encíclica do Papa “Laudato Si: sobre o cuidado da Casa Comum”. Eu pessoalmente insisti com o Papa para que essa categoria entrasse na encíclica. Há ainda um outro livro que completa o Saber Cuidar com o título O Cuidado Necessário:na vida, na saúde, na educação, na ecologia, na ética e na espiritualidade” também pela Editora Vozes. Ai aprofundo um pouco mais a temática do cuidado. Seria bom vc trabalhar também este livro. Num outro o Ethos Mundial apresento também o cuidado como um dos fundamentos da ética. Escreva-me para o meu e-mail para alguma reflexão: Lboff@leonardoboff.eco.br.

      PS No meu site vc encontra bastante material: leonardoboff.org. Também no meu blog: http://www.leonardoboff.wordpress.com Procure em baixo a lista dos temas e das linguas.
      Um abraço frateno unindo Brasil e Africa Lboff

      Curtir

  170. Para Leonardo Boff ( escritor de mais de sessenta livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística) devemos começar a desenvolver a ‘cultura da paz’ pela:

    Curtir

Deixe um comentário