OBRAS / ECOLOGIA

2020


Covid-19: a mãe terra contra-ataca a humanidade

O autor Leonardo Boff fala neste livro sobre a doença que, atualmente, assola a humanidade, e que esta definindo, um novo rumo para nossa historia. O coronavirus e um contra-ataque da Terra as agressões que vem sofrendo por danos causados pelo homem, mas o autor acredita que ainda ha tempo.

2017


Ética e espiritualidade
Como cuidar da Casa Comum

Esta obra trata-se efetivamente de um pequeno tratado de ética, fundado em valores e princípios que devem ser incorporados, caso quisermos garantir um futuro comum, da vida, da Mãe Terra e da humanidade.

2016


Terra na palma da mão
Como cuidar da Casa Comum

Face às inúmeras crises que estamos enfrentando, especialmente a social e a ecológica, muitos se perguntam: para onde está caminhando a Terra e a Humanidade? O presente livro, na esteira das reflexões do Papa Francisco sobre “o cuidado da Casa Comum”, oferece análises detalhadas sobre a gravidade da atual situação. Mas principalmente apresenta uma perspectiva de esperança de que, solidários e cooperativos, poderemos dar um salto de qualidade rumo a um mundo mais cuidadoso para com a Mãe Terra, mais justo, terno e fraterno para com companheiros de viagem por esse planeta.

2015


Terra na palma da mão
Como cuidar da Casa Comum

Ecologia: grito da Terra – grito dos pobres, agora republicado pela Editora Vozes e enriquecido com novos materiais, oferece uma visão ampla e crítica das várias correntes da ecologia – ambiental, mental, social e integral, discutindo seus pressupostos filosóficos, culturais e espirituais. A obra ganhou o prêmio Sergio Buarque de Holanda da Biblioteca Nacional como o melhor ensaio social do ano de 1994 e também o prêmio Nobel Alternativo da Paz pelo Parlamento sueco em 2001.

2012


Sustentabilidade
Oque é – O que não é

A sustentabilidade representa, diante da crise socioambiental generalizada, uma questão de vida ou morte. O autor faz um histórico do conceito desde o século XVI até os dias atuais, submetendo a uma rigorosa crítica os vários modelos existentes de desenvolvimento sustentável.

2010


Cuidar da Terra. Proteger a Vida

“A tranquilidade em tempos maus como os nossos se afigura como uma irresponsabilidade. Cada um de nós devemos agir rapidamente e juntos. porque o tempo do relógio cabe contra nós. Temos de mobilizar para definir um novo rumo para nossa vida neste planeta. caso queiramos continuar habitando nele (…) Começou o tempo da consciência da finitude de todas as coisas. também daquilo que nos parecia mais perene: a persistência da vitalidade da Terra. a continuidade do equilíbrio da biosfera e a imortalidade da espécie humana” Um dos maiores teólogos mundiais e árduo defensor da consciência ambiental. Leonardo Boff lança livro inédito – que completa sua vasta obra com mais de 70 livros publicados. em diversos idiomas – sobre uma das questões que mais preocupa a população do planeta: como superar a crise ecológica atual. agravada pelo aquecimento global. para evitar uma situação ameaçadora para o futuro da humanidade. Chegamos a um ponto em que as bases de nossa sobrevivência como espécie humana estão ameaçadas. Porém. essa ameaça não vem de algum meteoro rasante como o que outrora dizimou dinossauros. mas de algo mais próximo e cotidiano: as ações humanas. tão desrespeitosas com os ritmos da natureza e com a dinâmica da Terra. Nosso planeta. Esse super organismo que se autoregula para continuar vivo e produzir o que precisamos para viver. está sendo dizimado. Precisamos devolver-lhe o equilíbrio perdido. e para que a vida e a civilização possam ser salvas. importa cuidar deste planeta como cuidamos de nossas mães. Um planeta limitado não suporta um projeto ilimitado. Em Cuidar da terra. Proteger a vida: como evitar o fim do mundo. Leonardo Boff alerta para o fato de que o conjunto das crises que assolam a humanidade nos remete a uma única crise: a do nosso modo de viver. conviver. de nos relacionarmos com a natureza. explorando-a de forma ilimitada em função de benefícios materiais.

2009


A Opção Terra

O autor pretende apresentar soluções para promover a preservação ambiental do planeta. A destruição da biosfera e a consequente extinção humana são questões que preocupam não só ambientalistas, mas também governantes e aqueles engajados em preservar os recursos naturais.

2008


Ecologia, Mundialização E Espiritualidade

Em Ecologia, Mundialização e Espiritualidade, Leonardo Boff alimenta a esperança bem-fundada de que outra globalização de natureza política, cultural, e ética torna-se possível se houver espaço para espiritualidade na vida das pessoas e das sociedades. Para o autor, três grandes complexos temáticos agitam a discussão mundial atual: a ecologia, a mundialização e a espiritualidade. Com as mudanças climáticas, a questão da ecologia se tornou vital. Ela é a resposta inadiável às ameaças ao nosso planeta e ao futuro da vida. Para onde nos leva a globalização? Vivemos a idade de ferro desse processo de base econômico-financeira que exclui e marginaliza milhões de pessoas. A espiritualidade sempre ressurge quando uma civilização como a nossa – globalizada – entra em crise. De acordo com a espiritualidade se elaboram os grandes sonhos e um sentido superior, capazes de sustentar outro ensaio civilizatório. A espiritualidade não é monopólio das religiões, mas está profundamente ligada ao humano. Cabe dar-lhe espaço na vida das pessoas e das sociedades para que a travessia para uma nova sociedade mundial se faça de forma construtiva e integradora.


Homem: Satã Ou Anjo Bom?

O homem de hoje sabe mais do que qualquer outra geração anterior a dele. Cada pessoa medianamente formada tem acesso a conhecimento científicos e a informações que excedem em muito o que um Aristóteles, um Platão ou um Pascal sabiam. No entanto, há uma diferença fundamental entre nós e eles. Nós sabemos muito, mas não pensamos sobre o que sabemos, enquanto eles não apenas dominavam praticamente todo o saber de seu tempo, como também refletiam sobre ele. Homem: Satã Ou Anjo Bom? recolhe várias intervenções de Leonardo Boff ao longo dos últimos dois anos acerca de diferentes problemas que exigiam e continuam a exigir reflexão e pensamento. O livro é dividido em quatro partes que se articulam entre si. A primeira é a da ecologia como política do cuidado com os ecossistemas. Na segunda parte, o autor expõe temas sobre ética e sustenta a convicção de que somente uma coalização de valores altruístas, ligados à cooperação, à compaixão e ao amor efetivo a tudo o que existe, poderá oferecer um caminho de solução para a atual crise global. A terceira parte trata da teologia. Com toda a honestidade é enfrentada a questão do sofrimento humano e cósmico. “Onde estavas, Deus, quando milhares morreram durante o tsunami na Ásia?” Só a fé que se transforma em esperança pode trazer alguma luz a esse mistério. Por fim, Boff reflete sobre a espiritualidade como expressão da saudade de Deus. É um projeto infinito que reclama um Objeto infinito adequado. Somente quando identifica esse objeto, o ser humano descansa pacificado.