PUBLICAÇÕES

A Saudade de Deus

O presente livro revisita, com uma nova linguagem, temas que já há 40 anos preocupam a teologia que busca a libertação das muitas opressões que se agravam nos tempos atuais: o crescimento da injustiça social mundial, a superexploração do planeta pela voracidade consumista de poucos, deixando a maioria na fome e na miséria, a exigência de uma ética que inclua os direitos da natureza e da Mãe Terra, as novas perspectivas da questão do feminino e uma espiritualidade do cuidado pela Casa Comum e pelos escassos bens e serviços naturais. Valoriza a volta do religioso e do místico nos tempos atuais, uma verdadeira “saudade de Deus” e também a “força dos pequenos” que lutam com fé por sua vida e libertação.

Águia e a Galinha

Em comemoração aos 20 anos de publicação de “A águia e a galinha”, a Editora Vozes traz uma edição comemorativa retrô desta histórica obra. Segundo Boff, existe em todas as pessoas a dimensão galinha, que é a inserção no mundo concreto e suas limitações, e a dimensão águia, que são os sonhos e a vontade de crescer. Nesta obra, o autor busca animar os leitores a crescerem humanamente, a fim de saberem utilizar as energias presentes tanto na águia quanto na galinha. O que se espera é uma reflexão instigante e entusiasmo na busca da identidade pessoal.

Princípio de compaixão e cuidado

A compaixão é defendida por todos os sábios e mestres de todas as religiões, do Ocidente ou do Oriente, no passado ou no presente. Este é um princípio central nos livros sa­grados da humanidade, como a Bíblia, o Corão, o Tao-te-king, assim como no Bhagavad Gita. Este livro oferece uma coleção de textos que documentam e trazem à consciência que o “princípio-com­paixão” constitui de nossa herança cultural e ética, sendo uma condição para a nossa sobrevivência. Apresentam uma base para uma visão sólida e concreta de um mundo melhor, partindo daquilo que é fundamental para todas as culturas.

Felicidade foi-se embora?

Felicidade foi-se embora? A tristeza não tem fim, mas a felicidade sim? É impossível ser feliz sozinho? Três dos mais prestigiados autores do país se reúnem nesta obra para falar da Felicidade, este tema que nos inquieta, nos provoca e incita a construir todos os dias a base para alcançar este momento de plenitude da vida. São muitas as perguntas, e nenhuma tem uma resposta definitiva. Mas com certeza neste livro você vai encontrar uma inspiração para buscar a felicidade em todos os momentos da vida, até nos mais difíceis. Se abra para a felicidade e verá que é bem mais simples do que imaginava!

Virtudes para um outro mundo possível Vol. 2

Nesta obra, Anselm Grün e Leonardo Boff se inserem na rica tradição de pensar a relação do ser humano com a totalidade a partir da ideia do divino que tudo perpassa: o divino em nós! A palavra “divino” nos remete à relação com uma divindade. Quando alguém se relaciona com algo divino ultrapassa seus próprios limites, relacionando-se com algo que é muito maior que si. Para os autores a questão central é como pode o humano sentir-se nesta unidade do divino em nós. E cada autor toma este desafio a partir de um ponto de vista distinto. Grün tem como base a presença do divino sentida como força no mais íntimo do ser humano e Boff se baseia na presença do divino no universo.

Experimentar Deus

Experimentar Deus não é pensar sobre Deus. É sentir Deus a partir do coração puro e da mente sincera. Experimentar Deus é sentir Deus com a totalidade de nosso ser. Experimentar Deus não é falar de Deus aos outros, mas falar a Deus junto com os outros

Jesus Cristo libertador – Ed. Bolso

Obra clássica da Teologia da Libertação, Jesus Cristo Libertador convida a inspirar-se no sonho de Jesus e no Reino que se principia na história mediante o comprometimento inequívoco de Jesus pelos excluídos e os empobrecidos, e que se expande mediante o comprometimento da Igreja de Jesus com a verdade, a justiça, a misericórdia e o amor, em vista da plena libertação.

Reflexões de um velho teólogo e pensador

Existe em todas as pessoas a dimensão galinha, que é a inserção no mundo concreto e suas limitações, e a dimensão águia, que são os sonhos e a vontade de crescer. Nesta obra, que agora faz parte do selo Vozes Nobilis, o autor busca animar os leitores a crescerem humanamente, a fim de saberem utilizar as energias presentes tanto na águia quanto na galinha. O que se espera é uma reflexão instigante e entusiasmo na busca da identidade pessoal.

Natal

Para que se possa verdadeiramente celebrar o Natal faz-se mister recriar a atmosfera sagrada de suas origens religiosas. É preciso abrir o coração e alegrar-se por este gesto de infinita bondade de Deus. Nesta meditação o autor procura aprofundar os motivos de alegria e da festa do natal, para poder bem celebrar.

Ética e espiritualidade

Esta obra trata-se efetivamente de um pequeno tratado de ética, fundado em valores e princípios que devem ser incorporados, caso quisermos garantir um futuro comum, da vida, da Mãe Terra e da humanidade.

Cuidado necessário

O Cuidado Necessário prolonga e aprofunda o livro anterior Saber Cuidar. O novo livro investiga com mais amplidão a categoria e o paradigma do cuidado para os campos da vida pessoal, da saúde, da educação, na ecologia, da ética e da espiritualidade. O autor está convencido de que somente sairemos do complexo de crises que já há anos assola a humanidade se conseguirmos articular a Sustentabilidade com o Cuidado. Pertence ao cuidado essencial o momento da espiritualidade: aquela aura que acompanha todas as iniciativas humanas para que não sejam meramente pragmáticas, mas que ancorem a vida em um Sentido Maior e transcendente.

Mística e espiritualidade

Mística e espiritualidade, que desde 1994 vem atraindo multidões de leitores em sucessivas reimpressões, aborda com clareza e erudição, os problemas atuais que marcam as vivências do cristianismo, da religião de modo geral e de toda a humanidade entre os séculos XX e XXI. Trata-se de um documento imprescindível, leitura fundamental para todos que desejam ampliar seus horizontes sobre a vida, a espiritualidade e o amor a si mesmo, ao próximo, à natureza e a Deus.

Fundamentalismo, terrorismo, religião e paz

Fundamentalismo se tornou uma expressão de acusação. Este livro busca esclarecer os muitos equívocos e preconceitos que cercam esta palavra. Apresenta uma compreensão crítica e analítica do fundamentalismo em suas várias versões, na religião, na política, nas ciências e nas artes, que nos permite compreender os fenômenos atuais de violência e de guerra. O grande desafio deste século será superar as concepções fundamentalistas e abrir espaço para o diálodo intercultural e interreligioso, A procura do bem comum da humanidade e da paz.

Saber Cuidar

A crise generalizada que afeta a humanidade se revela pelo descuido e pela falta de cuidado com que se tratam realidades importantes da vida: a natureza, os milhões e milhões de crianças condenadas a trabalhar como adultos, os aposentados, os idosos, a alimentação básica, a saúde pública e a educação mínima. A crise é civilizatória.

mais informações >>

Imitação de Cristo e seguimento de Jesus

Depois da Bíblia, Imitação de Cristo é um dos livros mais lidos por cristãos e por seguidores de outros caminhos espirituais. Seu autor, Tomás de Kempis, era cônego da Ordem de Santo Agostinho e durante toda sua vida dedicou-se à iniciação de jovens noviços na vida espiritual. Das conferências e dos conselhos espirituais que dispensava nasceu este pequeno livro. O teólogo Leonardo Boff retraduziu e atualizou a obra no contexto da piedade cristã, inspirado nos ensinamentos do Concílio Vaticano II. E para conferir atualidade a ela, Boff acrescentou mais uma parte sob o título Seguimento de Jesus. Este tema do seguimento traduz a tendência espiritual, nascida dos estudos bíblicos e vivida pelos cristãos e pelas cristãs engajados no mundo numa perspectiva de fazer valer os bens do Reino de Deus, que são o amor incondicional, a misericórdia, a fraternidade universal e a filiação divina oferecida a todos

Papa Francisco

Existe em todas as pessoas a dimensão galinha, que é a inserção no mundo concreto e suas limitações, e a dimensão águia, que são os sonhos e a vontade de crescer. Nesta obra, que agora faz parte do selo Vozes Nobilis, o autor busca animar os leitores a crescerem humanamente, a fim de saberem utilizar as energias presentes tanto na águia quanto na galinha. O que se espera é uma reflexão instigante e entusiasmo na busca da identidade pessoal.

O Espírito do santo

Neste novo livro Leonardo Boff, influente teólogo da libertação e pensador da ecologia, oferece um pequeno tratado sobre o Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, apresentando os grandes movimentos do espírito e sua paulatina compreensão, do mundo bíblico à teologia moderna, da experiência à reflexão.

O Tao da Libertação

O Tao da libertação se inspira em discernimentos de diversos campos, como a economia, a psicologia, as ciências, a espiritualidade, e procura a sabedoria que leva à verdadeira libertação. Este caminho conduzirá a comunidade da Terra cada vez mais para a comunhão, a diversidade e a criatividade. Para descrever essa sabedoria os autores fazem uso da palavra chinesa Tao, que significa o caminho que leva à harmonia e ao processo evolutivo do cosmo.

São Jose

Nesta obra, Leonardo Boff procura descortinar as dimensões do mistério que envolve a figura de São José como sendo a personificação do Pai Celeste, mas sem diminuir em nada o se ‘ser justo’ e o anonimato de sua vida e atuação. São valores perenes que animam os cristãos, especialmente aqueles que vivem a mesma condição humilde que ele viveu e que estão longe de qualquer especulação teológica. Para José, mais importante que saber-se a personificação do Pai era viver com radicalidade, sinceridade e humildade as virtudes do pai, do esposo, do educador e do trabalhador.

Crise

As categorias crise, espiritualidade, consagração, política e contemplação abordadas neste livro se mostram fecundas para enfrentarmos os desafios do tempo presente. Mais e mais fica claro que precisamos de uma nova experiência espiritual para estabelecer novos valores que fundem novo paradigma de civilização, agora planetário e válido para toda a família humana.

Sacramentos da vida e a vida dos sacramentos

A intenção do autor nesta obra é despertar a dimensão sacramental adormecida ou profanizada em nossas vidas. Ele mostra, através de pequenos contos, a estrutura e a lógica do pensar sacramental que subjaz aos sacramentos. Orienta o leitor na recuperação da riqueza religiosa presente em nossa vida cotidiana.

Caminhar da Igreja com os oprimidos

Este livro mostra a via por onde a Igreja pode e tem de perfazer a descida do poderoso centro político e econômico para a periferia, onde vive e sofre a maioria do povo pobre. Aqui está enraizada a Igreja.

Oração de São Francisco

Neste livro, Leonardo Boff comenta cada estrofe da oração de São Francisco. Encontra nela a chave para compreender e, de certa forma, enfrentar a violência reinante no mundo. Neste mundo sempre encontramos amor e ódio, paz e guerra, erro e verdade, desespero e esperança. Não podemos tirar o mal deste mundo. Mas podemos diminuir-lhe a força. É a parte sadia que vai curar a parte doente. Essa é a mensagem de São Francisco. Mas somente o podemos de verdade se contarmos com a força de Deus que sempre acompanha os esforços humanos por um mundo onde a paz, o amor, a união, a alegria e a esperança ocupam o lugar central.

Trindade e a sociedade

O mistério da Santíssima Trindade sempre ficou distante da piedade dos fiéis, pois se acentuava tanto seu caráter de mistério que a grande maioria preferia ficar apenas com o conceito de um só Deus, onipotente, criador do céu e da Terra. Assim se perdia a singularidade da fé cristã num Deus que é Trindade de Pessoas que se unem pela comunhão e pelo amor. O presente livro mostra como a comunhão e as relações eternas de inclusão entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo podem inspirar relações sociais mais participativas, igualitárias e includentes. Cada pessoa na medida em que vive em comunhão com os outros participa da comunhão trinitária.

Divino em nós

Nesta obra, Anselm Grün e Leonardo Boff se inserem na rica tradição de pensar a relação do ser humano com a totalidade a partir da ideia do divino que tudo perpassa: o divino em nós! A palavra “divino” nos remete à relação com uma divindade. Quando alguém se relaciona com algo divino ultrapassa seus próprios limites, relacionando-se com algo que é muito maior que si. Para os autores a questão central é como pode o humano sentir-se nesta unidade do divino em nós. E cada autor toma este desafio a partir de um ponto de vista distinto. Grün tem como base a presença do divino sentida como força no mais íntimo do ser humano e Boff se baseia na presença do divino no universo.

Meditação da Luz

Nesta obra, Anselm Grün e Leonardo Boff se inserem na rica tradição de pensar a relação do ser humano com a totalidade a partir da ideia do divino que tudo perpassa: o divino em nós! A palavra “divino” nos remete à relação com uma divindade. Quando alguém se relaciona com algo divino ultrapassa seus próprios limites, relacionando-se com algo que é muito maior que si. Para os autores a questão central é como pode o humano sentir-se nesta unidade do divino em nós. E cada autor toma este desafio a partir de um ponto de vista distinto. Grün tem como base a presença do divino sentida como força no mais íntimo do ser humano e Boff se baseia na presença do divino no universo.

Virtudes para um outro mundo possível Vol. 1

Como solucionar os problemas da contemporaneidade? O que fazer com os problemas trazidos pelas formas globalizadas de convivência? O autor desta obra, aponta uma solução não meramente política e técnica, e sim uma visão global do ser humano e seus valores. Este é o primeiro de três volumes de uma série que procura orientar o ser e seu comprometimento com o viver.

O Despertar da águia

O presente livro prolonga o anterior, A águia e a galinha, e mostra como a dimensão-águia e a dimensão-galinha, ou também o sim-bólico e o dia-bólico, entram na estruturação do universo, da história e da pessoa humana. Um livro que ajuda o ser humano a ser plenamente humano.

Águia e a Galinha

Existe em todas as pessoas a dimensão galinha, que é a inserção no mundo concreto e suas limitações, e a dimensão águia, que são os sonhos e a vontade de crescer. Nesta obra, que agora faz parte do selo Vozes Nobilis, o autor busca animar os leitores a crescerem humanamente, a fim de saberem utilizar as energias presentes tanto na águia quanto na galinha. O que se espera é uma reflexão instigante e entusiasmo na busca da identidade pessoal.

Terra na palma da mão

Existe em todas as pessoas a dimensão galinha, que é a inserção no mundo concreto e suas limitações, e a dimensão águia, que são os sonhos e a vontade de crescer. Nesta obra, que agora faz parte do selo Vozes Nobilis, o autor busca animar os leitores a crescerem humanamente, a fim de saberem utilizar as energias presentes tanto na águia quanto na galinha. O que se espera é uma reflexão instigante e entusiasmo na busca da identidade pessoal.

Brasil: concluir a refundação ou prolongar a dependência

Há cinquenta anos o autor acompanha o curso político-social do Brasil, assessorando movimentos sociais e vários tipos de comunidades de base cristãs, unindo a tudo isso um estudo acurado dos principais intérpretes de nossa história. Agora, reúne nesta obra suas reflexões provocadas pela atual crise que atinge os fundamentos de nossa sociedade. Segundo Boff, seguramente o resultado final da crise atual é um novo pensamento sobre o Brasil e a definição de um projeto nacional, soberano, autônomo e aberto à nova fase planetária da humanidade.

mais informações >>

Cartas de esperança em tempos de ditadura

As 25 cartas que compõem este epistolário não são apenas “cartas da prisão”, são cartas das “catacumbas pós-modernas”. Mais do que cartas da prisão, são textos que evocam a liberdade, que clamam por este direito tão básico do ser humano. Neste sentido, Alceu Amoroso Lima foi o destinatário de Frei Betto e Leonardo Boff, cujas missivas não apenas denunciavam as torturas e os desmandos do Regime Civil-militar instaurado em 1964, mas também evocavam – e clamavam – por justiça e libertação, valores estes que Alceu defendeu veementemente nas inúmeras crônicas que publicou nos jornais brasileiros daquele momento.

Sustentabilidade

A sustentabilidade representa, diante da crise socioambiental generalizada, uma questão de vida ou morte. O autor faz um histórico do conceito desde o século XVI até os dias atuais, submetendo a uma rigorosa crítica os vários modelos existentes de desenvolvimento sustentável.

Cristianismo

Este livro foi escrito para cristãos e não cristãos, interessados pelo essencial da mensagem cristã. Nesse livro o autor condensa uma visão do Cristianismo fruto de 50 anos de intensa atividade teológica, de pesquisas minuciosas em mais de 70 escritos e de muitos diálogos com diferentes atores religiosos e sociais. Leonardo Boff propôs-se, como uma espécie de canto de cisne, dizer em poucas palavras, o que quer o cristianismo e qual a contribuição que trouxe para a história da humanidade. Encontramos nesta leitura todas as contradições da condição humana, mas também se encontra uma proposta de sentido das mais generosas do ser humano e do universo, chamados a uma suprema realização no coração do Mistério dos mil nomes, resumidos na palavra Deus.

Ética e Moral

Contra a apatia dominante acerca do que é bom ou mau, certo ou errado em termos éticos e morais, Leonardo Boff apresenta reflexões que visam criar clareza e motivações para um comportamento ético e moral responsável e à altura dos desafios contemporâneos.

Ecologia grito da terra grito dos pobres

Ecologia: grito da Terra – grito dos pobres, agora republicado pela Editora Vozes e enriquecido com novos materiais, oferece uma visão ampla e crítica das várias correntes da ecologia – ambiental, mental, social e integral, discutindo seus pressupostos filosóficos, culturais e espirituais. A obra ganhou o prêmio Sergio Buarque de Holanda da Biblioteca Nacional como o melhor ensaio social do ano de 1994 e também o prêmio Nobel Alternativo da Paz pelo Parlamento sueco em 2001.

Grande transformação

O livro trata da Grande Transformação que está em curso e que consiste de passar de uma economia de mercado para uma sociedade só de mercado. Tal passagem transformou tudo em mercadoria e o que era sagrado e respeitado como a vida, os órgãos humanos, a consciência e a verdade se tornaram objeto de troca, de compra e de venda. O texto denuncia o risco que esta Transmutação pode trazer para a economia, para a política e para a ecologia, tendo como eventual consequência uma gravíssima crise ecológico-social que poderá dizimar grande parte da vida sobre o planeta.

Há esperança para a criação ameaçada?

Qual é a contribuição que a teologia cristã pode dar para a superação da crise ecológica e humanitária que estamos vivendo? Este é o tema principal do ensaio escrito por dois dos mais eminentes teólogos atuais, um de tradição católica – Boff – e outro de tradição protestante – Moltmann. Em sua contribuição, J. Moltmann apresenta os caminhos e descaminhos que a reflexão teológica passou para que pudéssemos chegar ao ‘estado atual das coisas’ e sinaliza as novas abordagens que estão surgindo e trazem esperança, entre outras, com a teologia natural. L. Boff, em seu turno, apresenta as virtudes necessárias para superar a crise ecológica tendo em vista, principalmente, fomentar práticas alternativas

Ética e ecoespiritualidade

Existe em todas as pessoas a dimensão galinha, que é a inserção no mundo concreto e suas limitações, e a dimensão águia, que são os sonhos e a vontade de crescer. Nesta obra, que agora faz parte do selo Vozes Nobilis, o autor busca animar os leitores a crescerem humanamente, a fim de saberem utilizar as energias presentes tanto na águia quanto na galinha. O que se espera é uma reflexão instigante e entusiasmo na busca da identidade pessoal.

Via-Sacra

Leonardo Boff dedicou anos trabalhando teologicamente o mistério de Cristo. A luz das perspectivas e convicções conquistadas ao longo destes anos de estudos cristológicos, apresentamos agora esta via-sacra que quer ser uma teologia orante ou uma oração teológica. Foi publicada há muitos anos sob o título Via-sacra da justiça. Agora foi retomada com correções e acréscimos e leva como título Via-sacra para quem quer viver. Esta via-sacra pretende atualizar o permanente significado da paixão de Jesus que se confunde com a paixão dos sofredores do mundo inteiro. Essa identificação produz um sentido secreto ao sofrimento, porque nunca é um sofrimento solitário, mas solidário. Por isso foi intitulada Via-sacra para quem quer viver.

Paixão de Cristo paixão do mundo

Neste ensaio o autor, tomando como base o enredo dos fatos históricos e a doutrina da vida de Jesus, efetua uma explanação sobre o significado da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo para o contexto atual de nossa fé e de nossa situação.