Pular para o conteúdo

Manter viva a causa do PT : para além do “Mensalão”

17/09/2012

Há um provérbio popular alemão que reza: “você bate no saco mas pensa no animal que carrega o saco”. Ele se aplica ao PT com referência ao processo do “Mensalão”. Você bate nos acusados mas tem a intenção de bater no PT. A relevância espalhafatosa que o grosso da mídia está dando à questão, mostra que o grande interesse não se concentra na condenação dos acusados, mas através de sua condenação, atingir de morte o PT.

De saída quero dizer que nunca fui filiado ao PT. Interesso-me pela causa que ele representa pois a Igreja da Libertação colaborou na sua formulação e na sua realização  nos meios populares. Reconheço com dor que quadros importantes da direção do partido se deixaram morder pela mosca azul do poder e cometeram irregularidades inaceitáveis.

Muitos sentimo-nos decepcionados, pois depositávamos neles a esperança de que seria possível resistir às seduções inerentes ao poder. Tinham a chance de mostrar um exercício ético do poder na medida em  que  este poder reforçaria o poder do povo que assim se faria participativo e democrático.

Lamentavelmente houve a queda. Mas ela nunca é fatal. Quem cai, sempre pode se levantar. Com a queda não caiu a causa que o PT representa: daqueles que vem da grande tribulação histórica sempre mantidos no abandono e na marginalidade. Por políticas sociais consistentes, milhões foram integrados e se fizeram sujeitos ativos. Eles estão inaugurando um novo tempo que obrigará  todas as forças sociais a se reformularem e também a mudarem seus hábitos políticos.

Por que muitos resistem e tentam ferir letalmente o PT? Há muitas razões. Ressalto  apenas duas decisivas.

A primeira tem a ver com uma questão de classe social. Sabidamente temos elites econômicas e intelectuais das mais atrasadas do mundo, como soia repetir Darcy Ribeiro. Estão mais interessadas em defender privilégios do que garantir direitos para todos. Elas nunca se reconciliaram com o povo. Como escreveu o historiador José Honório Rodrigues (Conciliação e Reforma no Brasil 1965,14) elas “negaram seus direitos, arrasaram sua vida e logo que o viram crescer, lhe negaram, pouco a pouco, a sua aprovação, conspiraram para colocá-lo de novo na periferia, no lugar que continuam achando que lhe pertence”.

Ora, o PT e Lula vem desta periferia. Chegaram democraticamente ao centro do poder. Essas elites tolerariam Lula no Planalto, apenas como serviçal, mas jamais como Presidente. Não conseguem digerir este dado inapagável. Lula Presidente  representa uma virada de magnitude histórica. Essas elites perderam. E nada aprenderam. Seu tempo passou. Continuam conspirando, especialmente, através de uma mídia e de seus analistas,  amargurados por sucessivas derrotas como se nota nestes dias, a propósito de uma entrevista montada de Veja contra Lula. Estes grupos se propõem apear o PT do poder e  liquidar  com  seus líderes.

A segunda razão está em seu arraigado conservadorismo. Não quererem mudar, nem se ajustar ao novo tempo. Internalizaram a dialética do senhor e do servo. Saudosistas, preferem se alinhar de forma agregada e subalterna, como servos,  ao senhor que hegemoniza a atual fase planetária: os USA e seus aliados, hoje todos em crise de degeneração. Difamaram a coragem de um Presidente que mostrou a autoestima e a autonomia do país, decisivo para o futuro ecológico e econômico do mundo, orgulhoso de seu ensaio civilizatório racialmente ecumênico e pacífico. Querem um Brasil menor do que eles para continuarem a ter vantagens.

Por fim, temos esperança. Segundo Ignace Sachs, o Brasil, na esteira das políticas republicanas inauguradas pelo do PT e que devem ser ainda aprofundadas, pode ser a Terra da Boa Esperança, quer dizer, uma pequena antecipação do que poderá ser a Terra revitalizada, baixada da cruz e ressuscitada.

Muitos jovens empresários, com outra cabeça, não se deixam mais iludir pela macroeconomia neoliberal globalizada. Procuram seguir o novo caminho  aberto pelo PT e pelos aliados de causa. Querem produzir autonomamente para o mercado interno, abastecendo os milhões de brasileiros que buscam um consumo necessário, suficiente e responsável e assim poderem viver um desafogo com dignidade e decência.

Essa utopia mínima é factível. O PT  se esforça por realizá-la. Essa causa não pode ser perdida em razão da férrea resistência de opositores  superados porque é sagrada demais pelo tanto de suor e de sangue que custou.

*Leonardo Boff é teólogo, filósofo, escritor e dr.h.causa em politica pela Universidade de Turim por solicitação de Norberto Bobbio.

161 Comentários leave one →
  1. Thúlio permalink
    17/09/2012 2:04

    eu acho que seria, realmente, impossível mudar da noite pro dia os antigos problemas da política brasileira. o pt apresenta enormes falhas, mas tem grandes meritos principalmente na concessão de direitos aos menos favorecidos. às vezes são conquistas pequenas, difíceis, batem de frente com o conservadorismo e o moralismo, mas eu acho que é um início. o que, claro, nao pode nos fazer aceitar cegamente o que o pt faz, relevar seus erros pois seria cair no erro do ‘rouba mas faz’. mas é interessante pra tentar pelo menos mudar a mentalidade política do povo

    Curtir

    • Elias Neto permalink
      20/09/2012 9:28

      Muito bom o artigo!!! continuo lhe admirando, simplesmente magistral!!!

      Curtir

    • Antonio Gomes permalink
      19/06/2015 9:58

      Enquanto isso a verdadeira politica esta sendo feita a saber:
      De volta ao Brasil após integrar a comitiva de senadores que sofreu um cerco da ditadura venezuelana de Nicolás Maduro, o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) publicou a seguinte nota nas redes sociais:
      “Aterrissamos em Brasília. E a primeira informação que recebo do deputado Raul Jungmann (PPS-PE) é que Dilma Rousseff ordenou que o Itamaraty não nos desse suporte. O embaixador não nos acompanhou por ordem de Dilma Rousseff.*
      Foi o próprio Itamaraty que confirmou a informação em reunião com os deputados. Amanhã cedo (sexta-feira, 19) vamos ter uma série de ações. Isso é inadmissível.
      Vamos propor uma série de ações contra a Venezuela. Começando por um Projeto de Decreto Legislativo sustando todos os acordos com o país.
      Vamos também denunciar Dilma por armar isso, ela é partícipe dessa trama sórdida. Colocou em risco a vida de 8 senadores da República.
      Vamos trabalhar também para tornar persona non grata toda autoridade do Governo da Venezuela. Vamos usar o princípio da reciprocidade.
      A Venezuela não tem condições de continuar no Mercosul enquanto for uma ditadura.”
      Muito menos de receber dinheiro do BNDES.
      O embaixador brasileiro em Caracas, Ruy Pereira, abandonou os senadores à própria sorte após recebê-los no aeroporto. Enquanto os políticos tentaram ir de micro-ônibus visitar à prisão militar onde estão presos opositores da ditadura chavista, o representante de Brasília não acompanhou os parlamentares – ele pegou seu carro e foi embora.

      Curtir

    • 11/03/2017 1:47

      O PT foi a pior desgraça que se abateu aqui no Brasil…
      #PTNuncaMais

      Curtir

      • 11/03/2017 18:45

        JASON, vá dizer as suas bobagens aos 36 milhões que sairam da fome por causa dos projetos sociais doPT e verá a carreira que vai tomar. lboff

        Curtir

  2. José Siqueira permalink
    17/09/2012 2:48

    Leonardo, creio que seja simples como um grão de areia. Nós cidadãos normais e sem militância de nenhum partido e que votamos no PT em 2002, ficamos emocionados quando no discurso da vitória, Lula disse chorando que o PT não poderia errar, eu e tantos acreditamos, demos um voto de confiança.
    Sei que Lula não é um monstro de 7 cabeças, ele é uma pessoa que teve boas intenções(sinceras, não como as do inferno), mas se permitiu corromper pelo poder para que o PT transformasse o Brasil rapidamente, vendeu a alma por uma boa intenção no começo, comprar partidos de aluguel e votar leis que ajudassem o povo e o País, mas a alma corrompida só degenera!

    O ponto central que fica é, os fins justificam os meios? Será que o Brasil crescer, os brasileiros ganharem mais dinheiro, justifica o “rouba mas faz”? Pode ser uma leviandade, mas creio piamente que “nem só de pão viverá o homem”. Os princípios são preciosos para cultivar nosso espírito, mais que alimentos e ganhos materiais, sei que é um discurso elitista, mas já passei fome e ainda pensei assim, aprendi com meus pais, o certo só tem um lado.

    Muitos estão decepcionados com Lula, mas sabemos que ele virou uma espécie de bode expiatório, ele cometeu crime, FHC muito possivelmente também. A imprensa está mentindo? não! Está manipulando? talvez! Isto importa? Se é verdade que Lula cometeu crime, para mim pouco importa os motivos de quem acusa, não despisto minha mente e não o indulgencio por isto. Se errou tem que pagar! E como ficarão as obras sociais? Ninguém é insubstituível neste quesito, pelo menos não deveria ser. Metade dos que criticam as escolhas do Lula são aqueles que nunca votaram nele, a outra metade são aqueles como eu, que votaram e ficaram severamente decepcionados com a conduta moral ao mesmo tempo felizes com as conquistas efetivadas, mas principalmente lamentando, será que precisava ter feito isso? Claro que não! Se o PT não tivesse cometido todos esses crimes não daria munição para os opositores, ficariam achincalhando de longe, jogando tomates. A culpa é sim de Lula e do PT, não é dos jornais que divulgam por interesses outros e muito menos minha, as regras do jogo são claras, devem valer para todos. “orai e vigiai”, tenho isto como um mantra em minha vida, faltou isto para àqueles que um dia sonharam em plantar o bem, e como na oração do Pai nosso, não entenderam que o pedido de “não nos deixei cair em tentação”, é uma constante na vida, principalmente dos que se vêem como justos!

    Curtir

    • Márcio Bertuga permalink
      21/09/2012 11:01

      Caríssimo Leonardo Boff
      Saiba, antes de tudo, que você me faz acreditar. Que seus livros me consolam. Que sua citação do apóstolo João – “se a tua consciência te condena, saiba que Ele é maior que a tua consciência” – transformou minha angústia em esperança na espera pelo grande encontro.
      Mas devo concordar com José Siqueira. O PT, que graças ao “universo autoconsciente e espiritualizado” já não me tem, há tempos, em seu quadro de filiados, além de tudo o que afirmou o amigo José, ainda persegue politicamente aqueles que não dizem amém aos seus desmandos.
      Sabes, muito melhor que este humilde subscritor, que a moral se modifica, e isso é bom para que não vivamos no obscurantismo; todavia, estimado, a ética é uma, não há como ser ético em determinados momentos e não ético em outros; agindo assim, o máximo que se consegue chegar é ao título daquele que age segundo a conveniência. Assim é o PT.
      Para despedir-me o saúdo com manifestações de elevada estima e distinta consideração.
      Seu irmão em “Jesus Cristo Libertador”.
      Márcio Bertuga.

      Curtir

    • Yvone Almeida permalink
      21/09/2012 19:56

      Que alívio ler o texto de alguém tão lucido! Parabéns José Siqueira ! São de brasileiros assim que precisamos para afastarmos o fanatismo partidário.

      Curtir

    • Ivana Macedo Cardoso permalink
      24/09/2012 17:54

      José Siqueira, concordo com você em gênero e grau. Eu também me decepcionei com o PT.

      Curtir

    • 18/10/2012 11:53

      Parabéns José Siqueira, você colocou em palavras tudo aquilo que eu gostaria de ter colocado para alguns amigos, o que mais dói é o sentimento de que fomos traídos, simples assim.

      Curtir

    • Jadir Lucas permalink
      23/10/2012 12:59

      Parabéns pelo texto. Foi claro objetivo e traduziu o sentimento de muitos brasileiros, com todo respeito a Leonardo Boff, mas ele perdeu a oportunidade de calar-se.

      Curtir

      • Rubens Franco permalink
        18/11/2013 20:58

        Mandar alguém como Leonardo Boff se calar ???, principalmente depois de algo tão sublime ? Bem… mesmo antes de ler o texto que o próprio autor identifica como elitista( e nem há como ser o contrário), eu ia dizer que o texto lamentável é no mínimo de nos fazer achar que o autor faz parte do ”pig” (minúsculo mesmo). Mas resolvi ler na íntegra , afinal quem mandou-o se calar nem foi o Siqueira. Mas aí sim tive certeza ,pelas palavras sem consistência, que nada mais são do que um eco de tudo que a mídia podre , os mal informados rebeldes sem causa, e é claro os ”tucanos ” vivem vomitando aos 4 cantos do mundo. José Siqueira sim , perdeu um momento histórico de cair na real ,assim como descreveu Boff que… ”a elite perdeu e não aprendeu ”.
        Basta ler algumas frases do texto para perceber a falta de consistencia e veracidade dos fatos :….Lula bode expiatório?…Dizer que ele cometeu crime com tanta convicção e que FHC apenas ” talvez”…. talvez????
        -Outra frase contraditoria tipíca de tucanos:…”Se é verdade que Lula cometeu crime, para mim pouco importa os motivos de quem acusa, não despisto minha mente e não o indulgencio por isto. Se errou tem que pagar!”…
        Ué..se errou ( mesmo sem provar nada) tem que pagar, e não importa quem acuse? Mesmo que acusador tenha notadamente errado e roubado ( comprovas), infinitamente mais do que esteja acusando , esse não precisa pagar ? E a historia do aprendizado que só existe um lado da verdade??…
        -Outra coisa: a imprensa não mente??…Que piada dizer que a globo, veja, folha etc não forja noticia…Mas pior ainda, quer dizer que se a mídia está manipulando( como todos sabemos) isso não importa?.
        E mais, ele diz:….Metade dos que criticam as escolhas do Lula são aqueles que nunca votaram nele, a outra metade são aqueles como eu, que votaram e ficaram severamente decepcionados, blá blá blá…Engraçado de onde ele tirou essa estatistica? E o PT deu brecha para ser achincalhado pela oposição?…Outra piada pois todos os ”entendidos de política” sabem muito bem que esse governo não tem oposição á altura e até agora a única coisa onde se vangloriam para ”jogar seus tomates ” é um ”tal de mensalão” quem nem existiu de verdade e só tomou tais proporções graças á mídia podre chamada ”pig”. que não divulga uma linha sequer daquilo que seria um escândalo verdadeiro envolvendo PSDB desde a época do FHC.
        Leonardo Boff..és um ser verdadeiramente iluminado! E sei que deve lamentado o texto de Siqueira mas ao mesmo tempo isso não incomoda , por ja saber talvez até melhor que a propria pessoa, qual a causa e o motivo de tantos equívocos.
        Um beijo em seu coração!

        Curtir

      • 19/11/2013 22:48

        Rubens
        agradeço suas reflexões bem fundadas e expressas com palavras adequdas.
        Parabens
        lboff

        Curtir

    • Luis Claudio Varella permalink
      09/11/2012 21:08

      Concordo e acrescento que talvez esse “espírito” do PT que o levou ao poder, dele já desencarnou e mudou-se talvez para o PSOL, um partido de dissidentes que talvez ainda tenham alguma ética nessa política de vale tudo.
      Quando o PT associou-se a velha corja dos coronéis corruptos (e não parou mais) para sustentar-se perdeu completamente a sua identidade.
      PS:não sou filiado a nenhum partido ao contrário um desencantado com os rumos da política.

      Curtir

    • 05/02/2013 15:53

      Concordo com José Siqueira. É assim como me sinto. E mais… acho muito perigoso apostarmos nossa libertade para tentar salvar esse PT de Lula e o próprio Lula. Essa perpetuação de Lula e o PT no poder é nocivo ao nosso desenvolvimento sócio civilizatório. Precisamos de mais. Só assim poderemos consolidar nossa democracia. Infelizmente o PT, a que considero PTG (partido dos trabalhadores golpista) não parece merecer nossa confiança no momento. Sinal de alerta. Na dúvida não ultrapassem. Infelizmente é minha conclusão sobre o PT. Logo abaixo escrevi toda minha história, resumida lógico, e meu sentimento, estudos, leituras, observações, análise… sobre a ótica petista.

      Curtir

    • mariamaria permalink
      23/09/2013 12:00

      Só o fato de pessoas como voce, que era pobre, ser capaz de escrever o que está escrevendo nesta coluna, já dá a resposta a sua pergunta. Valeu a pena sim. Voce mesmo responde, Lula nao é Deus, é humano, o mundo nao é o paraíso, só Cristo resistiu as tentacoes, e foi crucificado. O linchamento do PT tem como objetivo fazer com que as pessoas que se beneficiaram de tudo o que foi feito pelo PT nao reconhecam que, se fosse só por mérito próprio, mas em um governo do PSDB, teriam continuado pobres, sem educacao, incapazes de criticar quem quer que seja, a viver sem pao, sem a possibilidade de ter uma opiniao elaborada, como muitos dos comentaristas. Se acham que a solucao é eliminar o PT, que o facam, a democracia é para isso, talvez esteja na hora da populacao experimentar o pior, para refrescar a memória sobre o que acontece quando escolhem o que a televisao manda, o que os escravocratas elitistas mandam. Acho que o brasileiro tem uma eterna saudade das chibatas.

      Curtir

      • Edson permalink
        18/11/2013 11:59

        Perfeito!!!

        Curtir

      • DaniEL permalink
        19/11/2013 9:53

        Mariamaria, voce traduziu o pensamento de muitos. Não estamos aqui para dourar o que o PT fez, mas como nosso grande Leonardo Boff disse, as conquistas são muitas, alguns erros tambem se alojaram nessa esteira. O mundo segue, e a politica como tudo na vida nescessita de correções e ajuste. Tal como o José siqueira tambem me decepcionei, mas não estou no paraiso e não quero perder nossas conquistas nem ser representado por essa elite conservadora e por essa mídia golpista jamais. crescer sempre essa e a lei de Deus.

        Curtir

    • Joanna Gomes permalink
      19/11/2013 10:52

      O que você disse é muito bonito e tem muita verdade… O que me incomoda não é o fato do mensalão ter sido julgado e os réus condenados e enviados a cadeia… O que me sufoca a alma e fere a carne é o modo como a justiça se mostrou direcionada.

      Por que APENAS os mensaleiros foram julgados e condenados? E Maluff? E José Sarney? e tantos outros?

      Nem precisamos ir longe e Eduardo Azeredo e o mensalinho mineiro??? De onde surgiu o mensalão! Não merecem o mesmo destino?

      A dor da sujeira nas mãos do PT me doeu e muito. Eu cresci escutando do meu pai que ele me pôs no mundo para votar no Lula, sim voto de cabresto. Eu chorei com o discurso do lula de baixo de chuva em Brasília e chorei de novo com a bomba do Jeferson.

      Me sentiria feliz e reconfortada se o julgamento do mensalão abrisse as portas para todos os outros julgamentos que o Brasil merece. Mas choro de novo ao constatar que não… A elite continua a roubar, matar e usurpar o Brasil e o povo brasileiro

      Curtir

    • Ana Karenina Berutti Marques permalink
      22/11/2013 10:03

      A minha decepção não é com o PT e sim com o que os petistas fizeram dele ao longo dos anos em que o partido se fez representar no poder. Em nome de que? De garantir sustentabilidade política para implementar políticas públicas voltadas para o social? De se perpetuar no poder? Essas são as regras do jogo? Em nome da ética, ou você luta para mudar as regras do jogo ou sai do jogo sujo que está posto há décadas, desse jogo de fazer política no sentido mais pejorativo que a palavra passou a ter. Como diria um grande amigo e grande petista que admiro muito e que por não estar compactuando com o que tem sido feito não terá seu nome exposto aqui. Coloco apenas suas sábias e objetivas palavras: “o PT abusou do direito de errar”.

      Curtir

      • Marcelo permalink
        03/01/2015 17:43

        Sai do jogo, preserva a biografia e deixa o tabuleiro livre para os usurpadores? Que belo pensamento! Muito prático, inclusive.

        Curtir

  3. 17/09/2012 2:59

    Sou seu leitor assíduo, mas dessa vez não consigo concordar. A causa do PT foi duramente golpeada e hoje os que têm o controle do partido nada mais têm a ver com a causa original. São corruptos e oportunistas. Eu sou um que muito lutei para a formação do PT, desde o meu tempo de estudante, no final do Regime Militar, e o que vejo hoje é um partido completamente tomado por corruptos em suas bases. Qualquer um hoje nas bases do PT que levante a bandeira dos movimentos populares e clame por democracia e por transparência, será duramente reprimido. Resumo da seguinte maneira: arruinaram minha vida, a troco de favorecimento a elites econômicas, à especulação imobiliária e ao favorecimento da degradação ambiental. Investigue minha vida e terá essa confirmação. Se liga, xará: a causa do PT ainda é uma bandeira nobre, mas o PT não é mais mo mesmo.

    Curtir

    • 23/09/2012 17:46

      Eu estou com o Leonardo, não o Boff mas com o Carneiro da Cunha. Trabalhei como simpatizante e como técnico em cinco prefeituras administradas pelo PT antes e depois do PT ser governo federal. Achava que estava fazendo a coisa certa. Não acreditava nas reportagens e denúncias que surgiam e elas sempre surgiram. Entendia que eram perseguição, que eram coisas da mídia, das elites. Ledo engano! Eu, como outros, ajudamos sem saber a criar esses monstros que dominaram e dominam ainda o partido. O PT mais que uma sigla partidária é uma organização usada para gerir administrações públicas em favor de uma causa propagada como boa para o povo, como diferente, como viável e possível. Não se pode creditar os ganhos dos últimos anos só ao PT. A História e a Economia dão conta de contar os fatos. O PT aliás, foi contra o Plano Real, foi contra a estabilidade monetária, foi contra diversas privatizações, parece que gostava de ficar 3 anos esperando uma linha de telefone, gostava de pagar pedágio sem usar rodovias, gostava de acidentes e mortes em estradas esburacadas, gostava do preço do aço, em fim, gostava da falta de concorrência e dos monopólios. O PT foi contra tudo que não era produzido pelo próprio partido. Só não vê quem não quer! Quem se relaciona com Renan Calheiros, com Jader Barbalho, com Fernando Collor, com Maluf e com Zé Sarney e governa com “ajuda” desses não merece respeito, não merece créditos. Aliás já é antigo o ditado “Diga com quem andas que direi quem és”. Se não foi o PT que errou porque defende os errados? Porque seu atual presidente continua pregando que “o que está aí” são as elites e a imprensa que fazem. Por que seus candidatos escondem os erros? Por que permanecem endeusando o Zé Dirceu? O Genuíno se calou por que? Não nos esqueçamos do Silvinho Land Rover – primeira prova concreta de existência de falcatruas, de desvios de verba, de corrupção, de lavagem de dinheiro, de formação de quadrilha, de Dança da Pizza no Plenário do Congresso Nacional. Acorda povo! Claudio E. Costa

      Curtir

    • Luis Claudio Varella permalink
      09/11/2012 21:14

      Concordo com o Leonardo e o Claudio, mesmo ignorando o episódio do mensalão o PT há muito se perdeu e é preciso que se enxergue isso se quiserem alguma correção na rota.

      Curtir

    • Libério Agesilau permalink
      19/11/2013 11:23

      Totalmente de acordo!

      Curtir

  4. jairo costa permalink
    17/09/2012 3:23

    LUZ NAS TREVAS, é o que senti ao ler este texto.

    Curtir

  5. Rosemary Ferrari permalink
    17/09/2012 7:28

    Eu o admiro muito e gosto muito de seus trabalhos. Eu já te vi em algumas missas quando era o Frei Leonardo Boff, nossa, era emocionante ver a pessoa idealizadora da Teologia da Libertação, e até hoje, para mim é uma pessoa muito importante!
    Esse texto que acabei de ler, me trouxe de certa forma um acalanto, pois há muito, estou triste com o PT, do qual já fui filiada e trabalhei muito pra construção dele. Hoje o vejo como qualquer outro partido, agora com o seu olhar, me ajuda a enxergar o que já não conseguia mais. Obrigada!
    Tenho vontade de escrever muita coisa, mas agora não dá, infelizmente!

    Curtir

  6. 17/09/2012 7:43

    concordo plenamente e o parabenizo por tão lúcido e objetivo artigo.pt saudações e a luta continua.abração

    Curtir

  7. Roberto Machado permalink
    17/09/2012 9:47

    Caro Frei Leonardo,

    Estou começando a concordar com Jose Severino Lopes de Queiroz que disse em seu blog:
    “Alguém neste blog disse que você perderá a maior parte de seus seguidores e acho que é verdade”.

    Eu não diria tanto, mas igualmente discordo completamente da sua visão do novo PT que está poder e lamento profundamente.

    Roberto Machado

    Curtir

    • 20/09/2012 5:42

      Roberto,
      Para sua tristeza lhe digo que meu twitter, ligado ao facebook, aumenta em mil seguidores por semana.Agora ja são mais de 70 mil. Não escrevo em função de ter seguidoes, mas como cidadão que quer colaborar no pensamento publico brasileiro.
      lboff

      Curtir

      • Roberto Machado permalink
        20/09/2012 10:58

        Caro Frei Leonardo,

        Confesso com certa estranheza em sua resposta (com certa ironia) que valoriza mais o grande aumento de seguidores e não a discussão em si sobre sua visão do PT com a qual muitos não concordam incluso eu.
        A propósito das suas mais recentes publicações lhe proponho esta histórinha:

        A pessoa inteiramente humana é um agente, não um reagente. O colunista Sydney Harris conta a história de quando foi acompanhar um amigo até a banca de jornais. O amigo cumprimentou o jornaleiro muito educadamente mas, em troca, recebeu resmungos e um serviço descortês. Aceitando o jornal que fora grosseiramente atirado em sua direção, o amigo de Harris sorriu polidamente e desejou um bom fim de semana ao jornaleiro. Enquanto os dois amigos desciam a rua, o colunista perguntou:
        “Ele sempre o trata com essa grosseria?”
        “Sim infelizmente sim.”
        “E você é sempre educado e amável assim com ele?”
        “Sou sim.”
        “Por que é tão educado com ele se ele é tão desagradável com você?”
        “Porque não quero que ele decida como eu vou agir. Sou um agente, não um reagente.” Esta aí uma boa e oportuna pergunta!

        Roberto Machado

        Curtir

      • 21/09/2012 20:14

        Leonardo Boff
        Ficou inflacionado? O povo não é tolo.
        Paulo Coelho é o autor mais lido, talvez do mundo. E é um medíocre.
        Os best-selers são, geralmente, livros medíocres, porque atinge a massa ignorante. Não vejo um livro de filosofia atingir muitas edições como a sua tola “A ÁGUIA E A GALINHA”.

        Curtir

      • 23/09/2012 0:56

        Por favor, continue colaborando com o pensamento público e com conceitos que nos ajudem a solidificar a independência de opiniões e o respeito a diversidade do povo brasileiro…

        Curtir

      • Luis Claudio Varella permalink
        09/11/2012 21:24

        Desculpe Leonardo Boff, não sou seguidor e menos ainda o serei por seu comentário reativo a crítica do Roberto. Talvez assim como o PT você esteja se perdendo em sua própria vaidade.
        Deus te ilumine!

        Curtir

  8. Alexandre Freitas permalink
    17/09/2012 10:38

    Sr Leonardo Boff, sempre tive respeito por sua história e por algumas de suas posições, mas, no meu entendimento, o seu artigo utiliza a retórica das Igrejas Evangélica: Você faz a besteira (para ser educado) e o culpado é o demônio !
    As base téoricas elaboradas por volta de 1978 para a fundação do PT, já desapareceram a muito. O PT, de hoje, tem as mesmas bases combatidas aquela época. Me refiro ao partido ! Essas bases foram modificadas com a desculpa da modernidade, mas os desvios o transformaram em um representante legítimo das classes dominantes. O PT acabou com o PT. Não tenho nenhuma ilusão que seja possível aplicar aquelas bases no sistema econômico vigente, mas o que foi atingido foi o princípio.
    Obrigado

    Alexandre Freitas

    Curtir

  9. Elinalva Barros permalink
    17/09/2012 11:50

    Perfeito o artigo o Leonardo Boff… Fico muito triste quando ouço pessoas que considero inteligentes, entrando na jogada da grande mídia, e pior reproduzindo em sala de aula o que escutam da Rede Globo, com isso, contribuindo com o retrocesso.

    Continuo fã do Leonardo…

    Curtir

  10. Isabela permalink
    17/09/2012 11:59

    Esse texto me lavou a alma… que se espalhe aos quatro ventos!

    Curtir

  11. 17/09/2012 14:19

    Em que pese todo o meu respeito pela pessoa que representa o Frei Leonardo Boff, mas verifica-se que cometeu o erro do simplismo ao tentar simplificar em Lutas de classe e Conservadorismo de Elites Dominantes a extraordinária e crescente aversão ao mercatilismo de baldroca político e à vergonhosa forjicação da política em nome de uma ética (que nunca se teve) por parte de um partido que, se a princípio nasceu da periferia, com vocação a tábua de salvação dos menos providos da sorte por empenhado discurso de ética e integridade, bem cedo se viu na mesma bancarrota da politicagem partidária, que uma vez reconhecida pelos verdadeiramente éticos do partido, os obrigava a abandoná-lo por malogro das suas aspirações mais virtuosas.

    Caráter não se vende, não se compra, não se relativiza.

    Deixo aqui algumas perguntas de quem nunca foi simpatizante de nenhum partido; perguntas de quem é radicalmente contra o radicalismo (seja político, religioso, social, científico ou filosófico):

    1) Você REALMENTE acredita que Lula não sabia de nada?

    2) Você REALMENTE acredita na integridade do Lula?

    3) Você REALMENTE acredita que Lula não se corrompeu?

    4) Porque as REALMENTE boas lideranças do PT foram alijadas do partido (por vontade própria ou contra ela)? (Erundina, Luiza Helena, Marina Silva e tantas outras)

    5) Como pode um partido viver à sombra de um Deus-Homem a quem REALMENTE tudo se desculpa por estar colocado acima do bem e do mal?

    6) A quem REALMENTE aproveita a (des)qualificação da crescente aversão do Brasileiro à politicagem há muito praticada por todos os partidos como mero ataque ao PT por “questão de lutas de classe ou conservadorismo da elite dominante”?

    Segue sugestão de Leitura importante sobre Caráter e Corrupção:

    http://amilcarfaria.blogspot.com.br/2012/09/carater-e-corrupcao-quase-todos-os.html

    Curtir

    • Luciano permalink
      23/09/2012 5:05

      Desculpe-me, mas não dá para se comportar como virgem na antessala de um lupanar. De antemão, digo que não sou filiado ao PT e que estou chateado com o partido porque, apesar de ter feito o País dar um salto econômico, não resolve questões básicas e nos prende cada vez mais a esse modelo consumista de desenvolvimento insustentável.
      Mas vamos, por início, concordar que o grande problema do Brasil não se resume ao PT nem ao mensalão do PT, como a mídia de porte nacional tenta recortar com mordida feroz, haja visto que a direta que assumiu o Brasil após a reabertura democrática cometeu inúmeros crimes de lesa-pátria e humanidade e nada ou quase nada foi investigado a fundo (vixe Maria!, lembrei de Tuma. Cruz credo!) julgado nos tribunais ou apurado com a mesma intensidade pela imprensona.
      Devo lembrar que o PT chegou ao poder com, se não me engano, cerca de 90 deputados no Congresso. Estava longe de formar maioria e encontrou uma casa pouco renovada e com um fisiologismo “privatizacionista” enorme (lembra-se daqueles rumores de pagamentos a deputados através de contas em paraísos fiscais? Algo irrastreável, ainda mais com aquela polícia federal desaparelhada e severamente controlada da época). Era o PT chegando ao poder pela primeira vez. Como governar? É a pergunta que se faz a qualquer partido que alcance o poder vindo de uma trajetória opositora ao sistema por décadas esculpido. Essa história de que vai governar com o povo, pelo menos por aqui e por enquanto, é balela. Mas vamos em frente.
      A ideia mirabolante do PT, naquele momento de rearrumar a casa, foi o tal do mensalão, compra de votos de deputados, mal-acostumados a abocanhar fortunas na privatização, para a aprovação das medidas. E foram dois anos assim, até que um dos deputados insatisfeitos com as migalhas mensaleiras, com um plano extremamente bem orquestrado com a mídia, trouxe à tona a maior burrice petista. Sim, pois além do PT rebaixar-se à circunstância do crime, era lógico que aquilo não ia dar certo. Todos os beneficiários do antigo esquema, ainda extremamente bem-nutridos, estavam esperando a primeira oportunidade para derrubar a esquerda do poder. Graças a Deus não chegaram ao tamanho absurdo cometido no Paraguai recentemente, não que não por falta de vontade, creio.
      O PT, que naqueles dois primeiros anos, provavelmente graças ao mensalão, controlou o governo de forma radical, com distribuição de pouquíssimos cargos de primeiro escalão (creio que eram só quatro ou cinco ministros de outros partidos. E ainda assim estes ministérios concedidos eram de menor fluxo financeiro, como o do Turismo, único dado ao PMDB, com o nome de Mares-Guia à frente), fechou um acordo grande com o PMDB fisiologista, fez uma grande reforma ministerial e saiu distribuindo o manar. A pergunta que sempre faço é: o que custa mais caro financeiramente ao Brasil para se chegar à governância, o mensalão do PT ou dar um ministério, como o da Integração Nacional, por exemplo, para um cara mal-intencionado?
      Infelizmente, o nosso sistema democrático é frágil diante do sistema do capital que nos orienta. Estar no poder de um país de medida continental como o Brasil deve ser algo extremamente difícil, e o jogo nos bastidores certamente é pesadíssimo. O próximo lance que nos será apresentado provavelmente já foi engendrado e concluído há tempo. Muita gente possui em mãos dados comprometedores sobre outras pessoas, e a barganha deve ser tremenda.
      Pararei aqui com as supostas suposições, mas não me lançarei à inocência. Me parece que, longe de ser esse monstro gigante do mensalão, o grande problema deste País riquíssimo, por fim, é o estado de consciência de seu povo, que precisa dar um grande salto qualitativo para enaltecer a cidadania e crescer de fato. Nossos políticos são reflexo da nossa sociedade, não tenho dúvida, são um recorte fiel.
      E nesse sentido, há um imenso benefício que o PT traz a esse país, pois como algumas estruturas democráticas ainda estão extremamente incorporadas ao velho esquema, há um olhar muito duro sobre o partido e o governo, como nunca houve antes. A imprensa começou a apurar mais, assim como a polícia federal, mais aparelhada e mais independente, investiga mais e a Justiça começa a punir. As leis estão bem mais rigorosas, obrigam a transparência. A sociedade busca formas de controle público e entra no jogo pela internet, nas redes sociais. O lodo vem à tona diversas vezes, um mal cheiro que, no fundo, sabemos que não emana em essência do Congresso, do executivo, do judiciário, dos poderosos, ele deriva de toda a sociedade. Em meio a tanto atrito, ela se lapida mais rápido, acredito. É flor que nasce do lodo.

      Ora ninguém vai se regozijar com o mal-feito, mas não dá para ficar nessa babosa de “1) Lula sabia do mensalão?”. Há muito mais em jogo, convenhamos.
      E nesse sentido, Leornardo Boff, mais uma vez, foi extremamente feliz em seu texto, mostrando que há, sim, como o PT, mesmo diante de toda a trama que envolve estar no poder, não baixar a cabeça e retomar o caminho de seu ideal. É o que eu torço para acontecer, pois estamos muito mais próximos desse ideal com o PT, que nasceu dele, do que com os seus antecessores e derivados, que nasceram de um ideal totalmente diverso e funesto.

      Curtir

      • Patricia permalink
        10/10/2012 13:33

        Ótimo comentário, bem situado, imparcial, sem paixão. Nem desconfiamos da profundidade de distorções que cercam o mensalão, os escândalos ocultos de outros grupos partidários que o antecedeu e o que ainda vai sucedê-lo. Estou do lado da democracia e, apesar dos pesares, foi no governo do PT que muita coisa melhorou em instância democrática, espero que a nação tenha discernimento e paciência para continuarmos neste caminho.

        Curtir

      • Marcelo permalink
        03/01/2015 18:06

        Aonde eu coloco o bonezinho aplaudindo de pé, meu caro Luciano? É decididamente o comentário mais lúcido, realista e honesto que vi aqui. Nem mesmo à luz da verdadeira ética o ato de jogar o jogo como ele é pode ser condenado. Condenável e antiético é abrir mão do jogo e deixar milhões de irmãos que precisam da intervenção política, de que o Estado cumpra seu papel, sentar na poltrona e gozar da consciência tranquila. É melhor ficar dizendo que horror para a miséria, para a iniquidade, para a pilhagem das nossas riquezas, para o genocídio, para o fechamento das portas que levam ao futuro do que assumir que “fomos nós” que escolhemos esse caminho ou então que são vocês que não escolheram caminho nenhum e ficam unindo vozes aos verdadeiros e eternos usurpadores da pátria.

        Parabéns por mais um belo artigo, Frei Leonardo Boff!!

        Curtir

  12. Darcy Brega permalink
    17/09/2012 15:05

    Querido Prof. Leonardo Boff, o conheci pessoalmente no Seminário John Mais 2012. Confesso que fiquei profundamente tocado pela sua profundidade generosidade, inteligência, coragem, amor…não tenho palavras para, nem de longe, falar o que senti em conhecê-lo e ouví-lo. Entretanto, no caso deste artigo, creio que o senhor está cometendo – no mínimo – alguns equívocos importantes. Por exemplo, quando afirma que “Você bate nos acusados mas tem a intenção de bater no PT”, o senhor está se esquecendo que Lula e o PT foram reeleitos com o apoio de quem agora o senhor acusa, a meu ver, injustamente. Lula não teria sido reeleito sem o apoio da classe média, de boa parte dos poderosos e mesmo de parte da mídia. Mas não foi a “causa do PT” a razão da reeleição Lula e da eleição de Dilma; ou teria sido? Outra questão importante: a verdadeira “Causa” atribuída ao PT está viva, não exatamente no PT, mas em partidos como o PSOL, em movimentos sociais e ambientalistas, em seguimentos religiosos que continuam vivos, ativos e sofrendo do mesmo mal que sofriam quando estavam de ombros dados com o PT. Em suma querido Mestre, não foram os segmentos sociais que deram vida à Causa abraçada há anos pelo PT que agora julgam o Partido pelos réus do mensalão mas, a meu ver, o que está em julgamento é o comportamento de uma pequena mas importante parcela de dirigentes e militantes do próprio PT que “abandonaram a Causa” em troca do pequeno e corrupto poder”. Um forte abraço de seu grande admirador, Darcy Brega

    Curtir

    • buddhinha careca permalink
      24/09/2012 16:31

      Me lembro quanto o PT veio ao poder e a bolsa caiu – não sou economista, mas acho que é assim que se diz, quando os investimentos no país desaparecem – e isso demonstrou que os ‘endinheirados’ no mundo, não estão nada interessados em democracia, muito pelo contrário – querem um subalterno no poder, para defender seus interesses, que de costume, são contrários ao do povo e ao meio ambiente – querem o ‘business as usual’ e o PT desafiou essa posição autoritária e oligárquica.

      Infelizmente, o Lula é a cara do PT, e o partido tomou a forma física dessa pessoa carismática, e pessoas são falhíveis e sujeitas à corrupção, que não está restrita ao Brasil e vigora mundo agora.

      Mas os princípios democráticos, igualitários, e pela soberania nacional, continuam em outros partidos brasileiros, como vc mesmo mencionou, o PSOL. Não sigo de perto, mas dá para perceber, os partidos que são de interesses plutocráticos e os de interesses sociais e da nação em geral.

      Moro em Montreal e, aqui, na américa do norte, há manifestações defendendo os direitos dos 99% contra os interesses de 1% da população, e que esta camada de 1% (topo da pirâmide), está ameaçando a democracia (ou já se acabou há muito tempo, desde que o Reagan foi eleito presidente dos EEUU). A mídia pertence, na maior parte, à minoria da população (os 1%), e, por isso, não está muito interessada nessas manifestações. A imprensa dos 1% na américa latina, ataca Chavez, Morales, Correa, e ignora a opinião de 99% da população, é racista e palhaça e sempre, manipula a opinião pública – nem sempre com sucesso, mas esta é a intenção. A imprensa brasileira, também, pertence à camada de 1%,. Aliás, a imprensa brasileira é tão favoritista, que omite quem são esses indivíduos, no topo da pirâmide, e quais são seus interesses.

      Deus me livre, que o Brasil se torne bipartidário como é nos EEUU. Felizmente, ainda temos mais opções nas eleições, sei que democracia não sobrevive só com eleições, mas pelo menos, não sofremos com a armadilha de ficar entre dois partidos, e ter que escolher o “menos pior” como é nos EEUU. Só espero, que o cidadão brasileiro perceba esta oportunidade, enquanto há tempo.

      Teclei tudo isto, em resumo, para dizer que tenho o mesmo pensamento que vc, Darcy. É o cidadão, que tem que perceber, que os princípios igualitários sobrevivem, mas que mudou de cara.

      Curtir

    • Marcelo permalink
      03/01/2015 18:12

      Parabéns aos que continuam imaculados. Imaculados e fora do poder, fazendo críticas como sempre. Pretendem acaso mudar o Brasil sem um projeto de poder? Vão usar o que? Mágica? Feitiçaria? O poder da mente? Ou será que vão esperar o povo amadurecer sem educação, sem saúde, sem saneamento, com fome e sem dignidade para eleger políticos comprometidos com as causas corretas?

      Curtir

  13. Franklin Jr. permalink
    17/09/2012 16:40

    Parafraseando o poeta Fernando Pessoa, quando disse que “só por ouvir passar o vento vale a pena ter nascido”, diria que só o fato de Lula e Nestor Kirchner terem abortado a ALCA, seus governos já valeram a pena, pois cumpriram uma missão civilizatória histórica na construção da soberania, do desenvolvimento e da integração sulamericana. Se o caminho tivesse sido outro, com a eventual implantação da ALCA, somado à crise econômico-financeira eclodida em 2008, hoje seríamos uma nação moribunda e muito certamente a nossa capacidade de resistência soberana e de auto-determinação tivessem ido irreversivelmente para o ralo exploratório e colonizador do império do Norte. A utopia continua, sigamos adelante, com fé, esperança, criatividade, inclusão, sustentabilidade, amor e coragem!..

    Curtir

  14. 17/09/2012 17:35

    Prezado Leonardo, parabéns pela clareza e pela coragem de sempre, sobretudo nesses momentos em que a sociedade se apega a pré-julgamentos e massacres efetuados pela imprensa.

    Entretanto, no presente caso, não posso compartilho com você que o Partido dos Trabalhadores é sinal de um ideal.

    Esclareço que sempre fui ligado e depois filiado ao PT. Sempre, desde o início da minha juventude, vi no PT a construção da Esperança, vi o PT um ideal. Bastava ser petista! Mas hoje, o PT não pode ser um ideal, é hoje um partido político que acena para um ideal. Um partido se faz pelas pessoas que o dirigem e pelas ações que realiza, um partido não pode estar além das suas pessoas ou de seus dirigentes. Hoje não sou mais petista.

    A cada dia, a cada eleição que disputava, via o ser petista voltar-se mais para disputas internas e conquistas de espaços eleitoriais e a consolidação de um determinado grupo, aliado a quem precisa-se. Ocupar espaços e se opor a quem quer que não o seja petista, virou um dogma seguido por militantes que vão a movimentos e carregam bandeiras sem saber o porque, mesmo que isso na prática os distancie do ideal e da esperança que acreditamos e lutamos.

    Construir a esperança, não está em ser petista ou defender o PT. Não ser petista não é sinal de ser conservador e defensor da classe dominate. DIversamente de outras épocas, o PT não pode ser visto hoje como é um ideal. Temos que reconhecer a contribuição e os avanços importantes passos dados pelo PT na história, para a política e para as pessoas, mas agora é preciso reconhecer o discurso petista hoje resta como dogma inquestionavel. Temos que escolher e buscar formas de construir nossa esperança não apenas defendendo um partido politico. Certo que aquela a utopia mínima factível ainda seja buscada por algumas pessoas que ainda acreditam no PT, mas sinto que as ações e as práticas da agremiação partidária não dizem isso.

    Para manter nossa fé nessa Terra de Esperança, temos encontrar outros instrumentos e seguir outros passos, pois ser petista não é mais seguir um ideal por si só. Dores e tristezas sentimos em face disso, mas temos que ter consciência de que precisamos retormar sempre nossa esperança e buscar a construção da Terra que queremos a todos.

    Abraço a você e a todos aqueles que, independentemente da bandeira que representam, acreditam e trabalham pela construção da Esperança de uma nova Terra.

    Curtir

  15. Ismael José de Oliveira permalink
    17/09/2012 17:59

    Belo trexto, consciente e muito inteligente, expressando a realidade. O PT é maior do qualquer infâmia, pq term fislofia e idealismo de fazer o melhor pélo paí

    Curtir

    • Lucas Monteiro permalink
      19/11/2013 11:31

      Realmente o PT ainda tem filosofia e o idealismo de fazer o melhor para o país… é fácil sabê-la: basta procurá-la nas latas de lixo.

      Curtir

  16. Daniel Cézar permalink
    17/09/2012 18:12

    Como sempre, suas palavras e reflexões refletem exatamente o que sinto e almejo. Parabéns pelo texto.

    Curtir

  17. 17/09/2012 18:46

    Concordo. Por vezes participei de reuniões e de atividades que eram o simbolo da esperança de um tempo, de uma geração. Também acredito, que um dia o PT representou todas estas coisas. E justamente por causa de toda esta História, justamente pelo esforço popular de pessoas simples que sonharam por um amanhã mais digno que aquelas outras pessoas – “importantes da direção do partido” – não tinham o direito de trair o povo, de trair a vida. Estas pessoas nos fazem afirmar como afirma Leonardo Boff: “Reconheço com dor que quadros importantes da direção do partido se deixaram morder pela mosca azul do poder e cometeram irregularidades inaceitáveis.” Porém, estas mesmas pessoas ainda não tiveram a dignidade de sair do Partido. Ainda tentam provar que são inocentes. Porém, como recuperar o SONHO de toda uma geração? A gestação coletiva da “vida melhor para todos” obrigava que estas “pessoas importantes na direção do partido”, a cima de tudo, gerissem a coisa pública com tanta lisura, que nada de errado pudesse sequer ser suposto. Não é fazendo alianças que vão da extrema direita à extrema esquerda do espectro político que o PT sairá de seus pesadelos e recuperará o sonho perdido. É preciso que o PT volte-se para o povo. O poder político é transitório. A voz do povo e a cumplicidade com os excluídos é esterna.

    Curtir

  18. Paulo permalink
    17/09/2012 19:57

    Discordo com a essência do raciocínio do missivista.
    Uma perversa lógica (embora bem elaborada) que tentar justificar e habilitar os novos e antigos privilegiados que em nome de uma pretensa causa (ou desculpa, dependendo do ponto de vista) elege uma casta daqueles que tem o “direito” de estar acima e violar a lei a seu bel-prazer. A essência da lógica constitui-se em ingrediente básico de tantos regimes autoritários construídos ao longo da história.
    Não precisamos para evoluir socialmente continuar transformando este País na República PTrativa do Brasil, como tão desejado pelo texto. O PT não é “o caminho, a verdade e a vida”.
    Mais estado, menos governo. Mais cidadania, menor influência político partidária.

    Curtir

  19. Marcelo permalink
    17/09/2012 22:23

    O Mesalão existiu, não há dúvida. Ele foi uma criação do PT como um projeto de perpetução no poder. Seu grande mentor foi Lula, o grande traidor dos eleitores. Em um país sério o Lula=PT nunca mais teria vez.

    Curtir

    • Edson permalink
      18/11/2013 12:10

      Eu acho que você mora na lua, não sabe ler ou não quer ler. O “mensalão” como citado foi na verdade um grande circo. O supremo simplesmente ignorou provas (segundo Ives Gandra e outros) a “pedido” da grande mídia. Agora se você faz parte dos 5% (talvez menos) da falsa elite brasileira eu entendo perfeitamente a sua posição.

      Curtir

  20. Darcy Brega permalink
    17/09/2012 23:13

    Querido Prof. Leonardo Boff, o conheci pessoalmente no Seminário John Main 2012. Confesso que fiquei profundamente tocado pela sua profundidade generosidade, inteligência, coragem, amor…não tenho palavras para, nem de longe, falar o que senti em conhecê-lo e ouví-lo. Entretanto, no caso deste artigo, creio que o senhor está cometendo – no mínimo – alguns equívocos importantes. Por exemplo, quando afirma que “Você bate nos acusados mas tem a intenção de bater no PT”, o senhor está se esquecendo que Lula e o PT foram reeleitos com o apoio de quem agora o senhor acusa, a meu ver, injustamente. Lula não teria sido reeleito sem o apoio da classe média, de boa parte dos poderosos e mesmo de parte da mídia. Mas não foi a “causa do PT” a razão da reeleição Lula e da eleição de Dilma; ou teria sido? Outra questão importante: a verdadeira “Causa” atribuída ao PT está viva, não exatamente no PT, mas em partidos como o PSOL, em movimentos sociais e ambientalistas, em seguimentos religiosos que continuam vivos, ativos e sofrendo do mesmo mal que sofriam quando estavam de ombros dados com o PT. Em suma querido Mestre, não foram os segmentos sociais que deram vida à Causa abraçada há anos pelo PT que agora julgam o Partido pelos réus do mensalão mas, a meu ver, o que está em julgamento é o comportamento de uma pequena mas importante parcela de dirigentes e militantes do próprio PT que “abandonaram a Causa” em troca do pequeno e corrupto poder”. Um forte abraço de seu grande admirador, Darcy Brega

    Curtir

  21. miguel angelo cruz dias permalink
    18/09/2012 0:29

    Cachorro que vê seu território ameaçado fica perigoso; o PT é uma ameaça a privilégios de muitos, portanto…

    Curtir

  22. 18/09/2012 8:10

    Vinho que vai pra vinagre
    Não retrocede o caminho
    Só por obra de milagre
    Pode de novo ser vinho

    António Aleixo

    Curtir

    • Lucas Monteiro permalink
      19/11/2013 11:32

      Isso é o PT e o Lula… sem pôr nem tirar. Diz tudo!

      Curtir

  23. Joao Prim permalink
    18/09/2012 9:42

    É muito cômodo ao nobre teólogo colocar-se do lado do PT e achar que a solução de tudo está lá, esquecendo-se da grande quadrilha que se montou no Governo com o único objetivo roubar. Eu como lider de Pastoral e engajado desde jovem e procurando ser fiel aos princípios que aprendi de meus pais, sobre valores morais e espirituais, me vi quase que convidado e deixar de lado todo o meu trabalho, por Padres e até Bispos, por não pertencer ao PT. Sempre fiquei quieto em nome da obediência Cristã, pois Cristo também silenciou e gritou forte contra todas as injustiças. A Igreja Católica Apostólica Romana perdeu muito em função destas incoerências de muitos de seus líderes. Muitas vezes, por conveniência, pregavam uma coisa e na prática viviam outra. Essa jamais foi e não é a verdadeira Igreja de Jesus Cristo. O PT se utilizou da Igreja, para chegar ao poder e depois renegou todos os seus valores. Prova disto está na defesa do aborto, eutanásia e tantas coisas negativas que nosso Gongresso está prestes a aprovar. Partindo do pricípio que com Jesus Cristo, chegaremos ao céu, logo estamos admitindo que a metade das pessoas estão fora deste sonho, só por não defenderem o PT ou porque defendem a igualdade. Não é verdade? A Igreja, precisa ser PASTOR de todo o rebanho, sem definir raça , cor, classe social, partido político e/ou qualquer outra força oculta. A Igreja defender uma ideia é salutar, defender um partido é o mesmo que separar. Partido é partido e jamais reunirá todos. A Igreja precisa ser em favor de todos. Agora se nem todos querem viver os valores de Jesus Cristo, isso já é outro papo e cada um deve assumir as sua consequências. Amém.

    Curtir

    • buddhinha careca permalink
      24/09/2012 17:20

      O Estado é secular – quer dizer, separado da igreja ou de qualquer religião. Eu reconheço, que há movimentos religiosos, em prol de igualdade e solidariedade, mas as pessoas de fé, são como qualquer outra – existem as com boas intenções e as de má intenções, egoístas e dogmáticas. As que trabalham junto à comunidade e respondem aos anseios do indivíduo, com responsabilidade e sensibilidade, e as que só seguem dogmas, sem considerar suas conseqüências à população.

      Eu sou a favor do aborto, sem regulamentação qualquer. É a mulher que decide sobre seu corpo e sua vida. O movimento contra o aborto pressupõe que todo feto quer nascer, seja do jeito que for. Eu, certamente, não penso assim. Pessoalmente, não quero ser punição nem imposição à vida e ao corpo de minha genitora. Mas essa é uma opinião pessoal e subjetiva e, com certeza, nem todos concordam com isso.

      O que eu não aceito, é que toda proposição de campanha de esclarecimento do aborto, toda sugestão de referendo/plebiscito e voto direito do brasileiro em relação ao planejamento familiar e aborto, é rejeitado no congresso, que é composto, na maioria, por homens e muitos, religiosos envolvidos com política.

      Isso basta! Temos que consultar a população. Se até católicos estão divididos nesse assunto – existe o movimento católico pelo direito ao aborto. Já era hora do Brasil mostrar que é, verdadeiramente, secular e parar de violar o direito das mulheres e de toda a nação. Plebiscito já!

      Curtir

  24. Marcio Pereira permalink
    18/09/2012 10:34

    Senhor Leonardo Boff. O PT era a esperança de muito de nós, que como bem mencionado por você veio da classe mais baixa, esquecida pelos outrora governantes de direita. Porém o PT, ao chegar no poder se mostrou igual, ou pior que os outros partidos que ele PT criticava. Palavras do próprio mensaleiro-mor-de-nove-dedos. O que o governo Lula fez como impoulsionado pela conjunta econômica do resto do mundo. É precido analisar também e com mais cuidado ainda o que o governo Lula e o PT fizeram de ruim, pois isso sim, mostra a real intenção de um partido e de um governo. Aprovar Medidas Provisórias destinando recursos de contribuição sindical para sindicatos e apoio do MST são apenas alguns dos legados deixado por Lula. Juros extratosféricos, banqueiros ganhando direito a rodo, montadoras vendendo carroças a preço de ouro. Sem falar nessas BOLSAS que só estimulou gerações de pessoas dependentes do Estado. Isso sem falar no golpe da BANCOOP, cooperativa dos bancários de São Paulo que prometeu apartamentos para os bancarios e deixou muitas famílias sem moradia, deixando um rombo R$ 180 milhões de reais na cooperativa; palavras do Ministério Público de São Paulo.
    Eu era petista desde meus 17 anos; votei no Lula na primeira eleição, e depositei toda a minha esperança nesse partido fracassado. Me arrependo amargamente de ter depositado confiança e meu voto nesse partido que é igual aos outros. Desculpe-me, mas suas palavras só monstram uma tentativa infeliz de revitalizar um partido fadado a extinção.

    Curtir

  25. 18/09/2012 11:38

    Quando a Marta Suplicy não ganhou as eleições disputando com o Serra, na verdade a intenção era de certa forma atingir a Marta. Entretanto, estamos até agora pagando as consequências desse erro. Tivemos que aguentar até agora o Serra e o Kassab. No final das contas, punimos a nós mesmos, por que a Marta, vai super fine, thanks.

    Curtir

  26. Marcos Viegas permalink
    18/09/2012 12:27

    Os “estranhos”, para fazermos uma referência carinhosa, não são poderosos apenas economicamente, mas na inteligência e na má-fé. Sabem, com muita propriedade, fazer pairar nuvens espessas. Ainda bem que, para àqueles que venham a sofrer a picada do veneno da dúvida existe o antídoto Leonardo Boff.

    Curtir

  27. 18/09/2012 13:05

    O ódio golpista da grande imprensa ao PT é notório precisamente por conta da cobertura nada isenta desse suposto mensalão. Via de regra, o Congresso é o que sempre foi, um escancarado balcão de negócios. A propósito, foi lá que Fernando Henrique Cardoso comprou sua reeleição. Muitos mensalões ocorreram, inclusive o promovido pelo tucanato, mas justiça seja feita apenas quando se trata de Lula e seu PT. É ridículo observar a imensa quantidade de papel gasta pelo relator Joaquim Barbosa apenas para constatar novidade nenhuma e condenar sem provas, conforme ansiosamente esperam a Veja, o Jornal Nacional, a Folha, o Globo, o Estadão.

    Curtir

    • Alessandra Almeida da silva permalink
      24/10/2012 15:01

      Frederico compartilho desse mesmo pensamento. Nao foi o PT que inventou a corrupção no Brasil criou o mensalão foi o FHC.

      Curtir

      • Roberto Machado permalink
        29/10/2012 9:30

        Frederico Peter Strube, não foi o PT quem inventou a corrupção política no Brasil, mas foi o PT quem apontou o dedo em riste aos corruptos e fez campanha em favor da moralidade, da decência e a favor dos trabalhadores brasileiros, foi o PT que saiu da classe trabalhadora e por isso foi uma grande esperança para a maioria dos eleitores, então está explicada a grande decepção e a onda contra os petistas porque o povo que pensa está se sentindo hoje totalmente enganado!

        Curtir

    • 29/11/2012 10:38

      Se a mídia fosse imparcial como deveria ser,não contariam só escândalos do pt,sim pois tem tanto escândalo piores que eles “blindam”,a gente só sabe por meio de notas curtas,em algumas poucas mídias meio imparciais,como por exemplo,o jornalista da veja,o pgr,o marcone perilo,não deixaram coloca-los na cpi,mesmo tendo provas contra eles,mas condenar o josé dirceu sem provas,só porquê o outro quis se vingar dele,isso pode .Quem quiser ,pode ver,existe um vídeo,eu vi no r7,rede record,que conta toda história,comprovada,que poderia, inclusive inocentar o josé dirceu,mas infelizmente o stf já o condenou,atendendo o clamor da veja e da rede globo,que por sinal fizeram um estardalhaço e deu certo.Eu estou em choque,vendo esses absurdos e ninguém pode fazer nada?

      Curtir

  28. 18/09/2012 13:30

    SOMOS GRATOS POR ESSE ILUSTRE CIDADÃO BRASILEIRO: ESCRITOR, TEÓLOGO, FILÓSOFO E DOUTOR, QUE MUITO CONTRIBUI COM A LITERATURA, LEITURA E ANÁLISE DA CONJUNTURA HISTÓRICA, ÉTICA, POLÍTICA E RELIGIOSA DO BRASIL E MUNDO.

    Curtir

  29. Luiz permalink
    18/09/2012 14:00

    O que queriam manter a causa afastaram-se do partido, envegonhados de duas lideranças. Concordo: manter a causa, mas o partido está infectado, como bem o disse, pela mosca azul e mais ainda, em defesa de interesses pessoais.e tudo que de pior sempre existiu na política brasileira. Realmente, a decepção é muito grande: onde estão os éticos do PT?

    Curtir

  30. Alex Fraguglia permalink
    18/09/2012 14:17

    Boff, sua alma esta suja de sangue..sangue dos torturados, presos politicos de Cuba e dos 100 milhoes de mortos que o comunismo causou em 1 seculo de utopia. Fico imaginando o que voce diria a Jesus se ele aparecesse a sua frente explicando como pode aliar-se aos que defendem as drogas, aborto, terrorismo, prisoes e controle da vida alheia.

    Curtir

    • 20/09/2012 5:25

      Alex
      O que vc diz é invenção de sua cabeça. Discuta comigo e não com suas fantasias mirabolantes. E deixe Jesus de fora para não pecar contra o segundo mandamento que reza: não use o nome de Deus em vão.
      lboff

      Curtir

      • Alexandre permalink
        20/09/2012 9:58

        Caro,
        os dois exemplos dados são fatos ( a disposição da presidenta e do ex) em relação à liberação de verba caso os eleitores votem em candidatos do PT. Ambos disseram isso. Há uma tentativa de transformar todo o país na expressão do PT. Também não é ideia mirabolante. A queda do partido também não é ideia mirabolante. É um fato que vem se consumando. Então, segundo a sua análise, talvez ideia mirabolante seja o mensalão?
        Aproveitando, trata-se de uma interjeição o termo usado. Nada a ver com religião.
        Obrigado

        Curtir

      • Ana valéria holanda permalink
        20/09/2012 15:13

        Pois é Alex…Vc deveria procurar um médico…Vc não está bem…Não mesmo…

        Curtir

      • 05/02/2013 16:39

        Alex, está certo. O Professor Boff em seu texto faz uma apologia ao PT… esquecendo que foi o PT que se uniu ao PMDB, foram petistas que foram condenados por crime de lesa-pátria, é o PT por fome de poder que quer se perpetuar no planalto… com todos meus respeito, um texto tendêncioso “o roubou mais fez”… uma apologia à impunidade, à corrupção, à ignorância. Acredito que um novo PT nascerá através da verdade do que sinificou o esquema do mensalão, de uma forma ou de outra. Essa idolatria à Lula é gritantemente nociso ao nosso desenvolvimeto sócio civilizatório. Vaidade, egomania, megalomania não são justificativas para se querer um Brasil mais justo, ético e civilizado. Pelo contrário.

        Curtir

  31. Alexandre permalink
    18/09/2012 15:23

    Mas o PT e seus políticos transformaram-se em senhores na medida em que plantaram suas raízes em Brasília e fazem de tudo para que o poder permaneça em suas mãos. Há dias, Dilma fez propaganda eleitoral para o Haddad afirmando que este é a pessoa certa e que ele terá todo o apoio financeiro do governo federal se os paulistanos votarem nele. Mas é assim que funciona? E se outro for eleito, o dinheiro será proibido?É preciso ser do mesmo partido para a verba chegue? Lula também afirmou em comício na Bahia que se Nelson Pelegrino for eleito haverá dinheiro: “Se votarem no Nelson, o dinheiro vem?” Mas é ele quem decide para onde vai o dinheiro público?
    Que tipo de poder e de políticos são esses que continuam infiltrados nos gabinetes do Planalto, alterando as decisões presidenciais? Tanto faz ele falar no lugar da presidente?
    Acredito que essa seja queda que o artigo menciona: a queda dos peixes grandes. E oxalá seja fatal.

    Curtir

  32. 18/09/2012 17:31

    Seria interessante o senhor dar nomes aos bois quando diz Reconheço com dor que quadros importantes da direção do partido se deixaram morder pela mosca azul do poder e cometeram irregularidades inaceitáveis. Caso contrário, não será possível acreditar nessa sua esperança, por que tais pessoas talvez ainda façam parte dos quadros e têm influência no Governo Federal. Ou todos os nomes as quais o senhor se refere foram defenestrado?

    Curtir

  33. 18/09/2012 18:25

    O texto diz tudo… Infelizmente o que vimos hoje é a elite social e reacionária do país numa situação muito previlegiada, além de todos privilégios sócio economicos que já possuem, estão numa situação “confortavel” também politicamente usa
    ndo da “transparencia” da informação para tentar matar em nós o sonho de um país mais democratico e socialmente justo…É muito triste tudo isso, mas o meu sonho de viver num país mais justo, democrático e solidário não morreu e isso eu vou viver no meu cotidiano com a pessoas que estão ao meu lado nos vários momentos, sejam nas relações pesoais, nas profissionais ou sociais… Só para que possamos fazer uma reflexão para além do turbilhão pelo qual passamos…Boa noite, amigos…Obrigada Elaine Cristina pela indicação do texto!

    Curtir

  34. henrique azevedo fabio permalink
    18/09/2012 18:49

    ¨Um outro Mundo é possível se agente quiser¨
    Forum Social Mundia 2001 / 2002 / 2003
    Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil
    Eu estava lá, e lá, continua em mim.
    A chama do Espírito De Porto Alegre, É VIVA EM MIM.

    Curtir

  35. Aldo Silva permalink
    18/09/2012 20:21

    Penso na mesma forma , post muito bem elaborado , creio que o respeito entre eles não existe mais em Brasilia apenas interesses.
    http://hercules-now.com/

    Curtir

  36. Silvânia Farias de Oliveira permalink
    18/09/2012 21:10

    Eu admiro o senhor, reconheço sua inteligência e sabedoria. Tenho total respeito pela sua história, mas acho difícil crer que pense realmente isso. “elites econômicas e intelectuais”, “conservadorismo”, “entrevista montada de Veja contra Lula”, “macroeconomia neoliberal globalizada” Sério???
    Desculpe se de alguma maneira lhe desrespeitei, não é essa minha intenção, mas acho tão utrapassado essa linha de pensamneto no mundo em que vivemos.
    Boa noite e que Deus nos ilumine e guarde.

    Curtir

    • Roberto Vital permalink
      23/09/2012 22:02

      Querida Silvânia, em que VOCÊ acredita? Capitaoismo justo e benéfico? Imprensa isenta no Brasil? Elites interessadas na vida da maioria do povo? Se, em vez de chamar ultrapassado um pensamento tão CORAJOSO por contrariar os DOGMAS em vigor, você apresentasse as SUAS idéias, seria um pouco mais honesto, não acha? Ou não o faz porque são ELAS que se mostraram ultrapassadas com o choque da realidade (crise mundial, imprensa partidarizada, sumiço dos escândalos tucanos como a Privataria, o mensalão de Minas etc.)?

      Curtir

    • buddhinha careca permalink
      24/09/2012 17:53

      Esclareça então: qual é a linha de pensamento atual, detalhadamente?

      Curtir

    • José Cani Júnior permalink
      10/09/2014 20:18

      Melhor comentário impossível.
      Certíssimo.

      Curtir

  37. Antonio Pizzolante permalink
    18/09/2012 21:37

    Interessante a análise do Dr. Leonardo Boff, só que muito condescendente com o Partido dos Trabalhadores. Condescendência esta que este partido jamais teve com os partidos políticos da oposição ao PT. Apresenta-se o Lula como só ele tivesse trabalhado pela virada que estamos vivendo em termos econômicos e sociais. O Brasil está sim num bom caminho, mas isto não se deve ao Lula somente, muita gente boa asfaltou a estrada para ele caminhar por ela. Esse rótulo de “macroeconomia neoliberal” foi criado pelo PT e colou. A base econômica para o Lula fazer o que ele fez foi montada pelos chamados neoliberais e contra o voto do PT, mas isso ninguém jamais cita. Essa estória de que quem é contra o PT é conservador e que pertence as classes dominantes são outros rótulos inventados e repetidos tanto que acabam parecendo verdades. Sentimos muito pelo episódio do Mensalão, ele nos mostra que o PT e o Lula são da mesma matéria que os políticos dos demais partidos. Todos os partidos brasileiros tem muito o que evoluir, é procurando apontar o que está ruim que nós brasileiros daremos nossa contribuição, não é sendo condescendente com erros e divulgando meias verdades que faremos algo de bom. Assisti uma aula do Dr. Leonardo e fiquei impressionado com seu carisma e passei a tê-lo em alta conta, mas nessa análise ele deixou a desejar. Enfim, assim são as coisas, todos erramos.

    Curtir

  38. Manoel Mendonça permalink
    19/09/2012 9:35

    O PT não existe, o que existe são homens que juntos fundaram um partido político chamado PT. Esses homens que representariam o ideal do povo brasileiro, na verdade mostraram-se incompetentes e corruptos. É lamentável que ainda exista alguém que defenda esses homens. Lamento pelo Sr. Dr. Leonardo Boff.

    Curtir

  39. 19/09/2012 12:08

    Não existem elites intelectuais no Brasil. Se existissem, seríamos um país sócio-economicamente desenvolvido (não, o Brasil ainda não produz vários bens de consumos que demandam capacidade técnica apurada) ou estaríamos convergindo para tal ponto.
    Além do mais, falarmos de “oprimidos” no poder é uma besteira imensa, é, por exemplo, dizermos que o Governo da União Soviética era formado por operários. Em última análise, quando certas camadas sociais tomam o poder, forma-se um Governo tão ou mais estratificado que o Regime anterior, é um paradoxo social inexorável, e a alternativa do Anarquismo não é válida (vide Termodinâmica de Não-Equilíbrio aplicada à Sociologia). Este texto contém erros básicos de argumentação e lógica. O “Governo do Povo” não existe, nem pode, nem é você que vai fazer. Este comentário não é um ataque pessoal, é apenas uma crítica às ideias massificadas aqui expostas.

    Grato.

    Curtir

  40. Jose Severiano Lopes de Queiroz Neto permalink
    19/09/2012 12:13

    Caro Leonardo Boff

    A respeito destes facínoras que querem o neo-liberalismo e a manutenção de seus currais e privilégios vai ai uma observação que gostaria que o Sr. notasse as “UPPs” paulistas, um incêndio numa favela pelo menos por mês (não importa as consequências e ainda com o beneplácito do Sr. Governador).
    É no mínimo suspeito, já é (se não me engano o 34o. incêndio) .
    A cracolândia continua, tentaram espalhá-la pela cidade, piorando mais ainda a situação, agora temos viciados em qualquer lugar.
    O estado de São Paulo tem o maior número de presos de todo o Brasil, o maior número de atropelamentos (só um louco de um advogado atropelou 154 ciclistas e não deu em nada). o maior número de assassinatos e assaltos e já não se pode nem ir a uma pizzaria pois você está arriscado a sofrer um arrastão (quando não é morto).
    Aliás é um estado recordista em tudo que há de ruim, também pudera reduto do tucanato,e do sr. FHC (que diga-se de passagem foi premiado no império, provavelmente porque fez o dever de casa direitinho).
    E tudo isto não é só na capital não…
    Imagina se o pais cai na mão dos tucanos (coitados dos tucanos, são pássaros tão belos), pobre será queimado em pira de lenha como na idade média.

    Curtir

  41. 19/09/2012 12:43

    Caro Boff,
    Meu respeito e admiração por suas ideias e sua trajetória de vida permanecem inalteradas, mas vou me permitir discordar fraternalmente de você. Posso estar equivocado, mas na essênciaNa essência, o que você argumenta é que “Você bate nos acusados mas tem a intenção de bater no PT. “. As pessoas más intencionadas estariam “usando” o mensalão para atacar não os acusados, mas o PT. Pode ser, mas a razão é muito simples e clara: infelizmente o PT e os petistas assumiram os ilícitos para si. Ao invés de condenar José Dirceu e todos os que participaram do mensalão, ao invés de se distanciar do que aconteceu, procuram subterfúgios para nao assumir o intolerável. Porque eu acho que o que aconteceu é intolerável. A corrupção com dinheiro público não pode ser tolerada. Mas para o PT parece ser. Porque eles não entram no mérito das acusações. Só dizem que é um “ataque ao PT”. Não é o PT que está sendo julgado, é José Dirceu, Roberto Jefferson e cia. Ao defender (ao invés de condenar) estas pessoas, o PT está assumindo que o que estas pessoas fizeram FOI EM NOME DO PARTIDO! Por que não fazem com o Freixo (candidato a prefeito no Rio) fez, quando um membro do seu partido queimou a bandeira de Israel? Freixo podia dizer que atacar seu correligionário era uma tentativa de atacá-lo, que queimar a bandeira não era uma questão importante, que era uma “maquinação da imprensa neo-liberal,” etc. O que ele fez? CONDENOU o gesto intolerante e deixou claro que ele não tinha nada a ver com a atitude preconceituosa. Caro amigo Boff, se o PT não quer ser jogado na vala comum do mensalão, deveria RECRIMINAR PUBLICAMENTE as pessoas que praticaram os crimes. Deixar claro que agiram por sua conta e risco e não por determinação do partido. Enquanto não fizer isto, correrá o risco de jogar na lama toda a sua bela história. Um abraço fraternal!

    Curtir

    • buddhinha careca permalink
      24/09/2012 18:13

      Você teclou e esclareceu muito bem e concordo plenamente! Mas desconfio que pessoas do alto escalão do partido, estão envolvidas e, recusando em se entregarem, arrastam consigo, o partido todo na lama.

      Então queimaram a bandeira de Isra-hell? Para mim, Israel não representa os judeus, mas os sionistas, que invadiram, assassinaram e roubaram terras alheias, mas se fazem passar por representantes dos judeus, para esconderem suas calamidades e atrocidades, cometidas contra o povo Palestino e toda a região do Oriente Médio.

      Chamar Benjamin Netan-yahoo de BIbi, é como chamar Hitler de Titi.

      Curtir

  42. 19/09/2012 17:07

    Já que o principal beneficio que os conservadores atribuem ao julgamento do mensalão é a morte do PT e não dos condenados,
    proponho para a salvação do PT a seguinte estratégia:

    1.A Presidenta do Brasil faria uma faxina no PT, transformando-o milagrosamente no partido mais ético da História do Brasil.

    2.A Presidenta do Brasil autorizaria a sociedade civil através de entidades como o Instituto Mãos Limpas Brasil a fiscalizarem o Governo Federal.

    Gostaria de saber do nosso ilustre filósofo se um milagre desta dimensão tem alguma chance de ocorrer.

    Obrigado
    Mtnos Calil
    Coordenador do Instituto Mãos Limpas Brasil
    http://www.maoslimpasbrasil.com.br

    (se as matérias deste site darem a impressão de que a entidade é conservadora isso se deve à liberdade de expressão, sendo que todas as correntes ideológicas e não ideológicas usufruem deste direito)

    Curtir

  43. Aline permalink
    19/09/2012 20:52

    Essa utopia mínima é factível sim! Mas sem o PT de Lula de José Dirceu e quadrilha. Pode ser factível até com o PCB e outros……

    Curtir

    • Ana valéria holanda permalink
      20/09/2012 15:20

      Incrível a vontade de pessoas como vc em sujar o nome do ex- presidente Lula e do PT…Não estão em julgamento, pessoas que fazem parte do partido estão em julgamento…Existe uma diferença grande. E mesmo vc discordando, os méritos do Partido do Trabalhadores ninguém tira: Governamos pra maioria do nosso povo, construímos um novo país com mais esperança e possibilidades de uma vida melhor para a MAIORIA. Isso é fato! Se vc não é rica, não tem dinheiro…Então é uma tola com mentalidade burguesa.

      Curtir

  44. 19/09/2012 21:18

    Leonardo Boff
    Tudo o que você escreveu é sofisma.
    O ex-Presidente Lula ao entrar no poder como seu grandiosíssimo apoio ( nas suas palestras, nos seus artigos, nas suas entrevistas, vídeos etc.), colocou muitos Ministros corruptos para auxiliá-lo.
    O Brasil-oligárquico (do PT) chega até parecer uma Dinastia. O Brasil pós-Lula, os bandidos que dominam a nossa Nação. Lula comprou votos dos presidiários, pistoleiros, criminosos, assaltantes, empresários corruptos, políticos inescrupulosos etc. Eis o Brasil sem nenhuma segurança para os cidadãos de bem; um Brasil onde quem manda é o bandido-herói. Isto, graças a impunidade reinante em nosso país e orquestrado por intelectuais cooptados pelo poder como o teólogo Leonardo Boff e outros.
    Lí, ontem, no jornal O Granma Internacional cubano, onde oitos políticos corruptos irão para o “Paredão” para serem executados a tiros de fuzis.
    Precisamos fazer uma limpeza neste nosso país através de Cadeiras Elétricas, gás mortal ou até um guilhotina elétrica serviria. C H E G A ! ! !
    odéciomendesrocha philosopher

    Curtir

  45. 20/09/2012 1:11

    SI VIS PACEM, PARA BELLUM – SE QUERES A PAZ, PREPARA-TE PARA A GUERRA!
    ENCONTRA-SE EM ANDAMENTO UM GOLPE INSTITUCIONAL NO BRASIL, A SEMELHANÇA DOS PROMOVIDOS EM HONDURAS E PARAGUAY, PARA ATENXDER AOS INTERESSES DAS TRNSNACIONAIS E GEOPOL
    ITICOS E ENERGETICOS((PRÉ-SAL) DO IMPERIO IANQUE. E O STF, CONCIENTE OU NÃO, ESTAR CONTRIBUINDO PARA ESSE FIM DE QUEBRA DA INSTITUCIONALIDADE, A MEDIDA QUE, COM OGUARDIÃO DA CONSTITUCIONALIDADE , DEVERIA ASSEGURAR A PARIDADE DE ARMAS E A ISONOMIA NO PROCESSO ELEITORAL, JÁ QUE O CALENDÁRIO ELEITORAL É INADIAVEL, E NÃO SE CONVERTER NUM PALCO DE TRIBUNAL INQUISITORIAL, QUE REVOGA A TRADIÇÃO JURIDICA DO DIREITO POSITIVO BRASILEIRO. NEGLIGENCIOU O “MENSALÃO DO PSDB DO AZEREDO DE 1998, DO MENSALÃO DO D.E.M. DO DF, DO MENSALÃO DE FURNAS DO PSDB, DO PROCESSO CACHOEIRA ENGAVETADO 3,5 ANOS, E NÃO JULGA OS CRIMES DA PRIVATARIA TUCANA ,O MAIOR ASSALTO AOS COFRES PUBLICOS DESDE O IMPERIO(200 BILHÕES DE DOLARES), QUE EM OUTROS LUGARES SO SE CONSEGUE COMO ESPÓLIO DE GUERRA. PROMOVE A SATANIZAÇÃO DO PT, 24 HS POR DIA MUTIPLICADO PELA ENEZIMA POTENCIA PELA REPERCUSSÃO DO P.I.G. A SOLDO DO IMPERIO/USAID/CIA, COMO DENUNCIOU O SITE WIKILEAKS RECENTEMENTE. AGREGUE-SE O ESTELIONATO PANFLETÁRIO, PSEUDOJORNALISTICO DO PANFLETO DE EXTREMA direita”veja”, LIGADA VISCERALMENTE A CONTRAVENÇÃO DO CACHOEIRA. ESSE PROCESSO É O PLANO COHEN HODIERNO. OS PATRIOTAS E DEMOCRATAS E OS QUE DEFENDEM A CONSTITUCIONALIDADE ALERTA POR TODOS OS MEIOS E ARMAS.. ESSE PROCESSO É SIMILAR A PROPAGANDA DO I.B.A.D(INSTITUTO BRASILEIRO DE AÇÃO DEMOCRÁTICA- QUE TAMBEM FOI FINANCIADO PELA CIA) NO PRÉ GOLPE DE 64, PARA EVITAR AMINÉSIA HISTÓRICA. SI VIS PACEM, PARA BELLUM! SE QUERES APAZ, PREPARA-TE PARA AGUERRA!!! VAMOS NOS PREPARAR PARA RESISTIR AO GOLPE, POR TODOS OS MEIOS E ARMAS! NÃO SEJAMOS MAIS UMA VEZ INPREVIDENTES.!

    Curtir

    • 20/09/2012 12:43

      Dr. Amilcar Ximenes
      Valeu a coragem que tem ao publicar tal texto. Então a CIA (central de Inteligência Americana), poderá está por trás disto tudo ?
      Grato
      odeciomendesrocha philosopher

      Curtir

  46. Manoel Mendonça permalink
    20/09/2012 11:15

    O sr. Leonardo Boff parece que esqueceu os motivos que levaram Jesus Cristo a ser condenado por Judeus e romanos. Jamais Jesus seria favoravel a corrupção como o faz agora o autor da matéria. Como teólogo, deveria se lembrar das palavras colocadas na boca de Jesus pelos biblistas: “Essa não é a casa do meu Pai, e sim um covil de ladrões e salteadores”. De acordo com sua matéria, ele ficaria do lado dos fariseus e saduceus, mandando Jesus ficar “quieto”.

    Curtir

  47. 20/09/2012 11:27

    Caro Leonardo Boff
    Percebo q vc responde alguns comentários… PARABÉNS.

    Perdão por achar patético teu artigo, mas é só ler as atas do FÓRUM DE SÃO PAULO para saber que a proposta do PT tem tudo a ver com a tomada do poder por toda a América Latina, quiçá EUA (via Obama).
    O absurdo das FARC envolvidas, e principalmente a destruição da moral cristã (o q é diferente de respeitar as minorias) me faz pensar porque e como estudaste em um seminário católico, e ainda foste padre.
    Sou pastor, e ressalto que uso teus textos para formar meus discípulos, incluindo teu perfeito cd TEMPOS DE TRANSCENDÊNCIA. Portanto não é preconceito pessoal, é questionamento da absurdidade das idéias, mesmo.
    O PT é muuuuuuuuuito pior q a ditadura. Os quebra-quebras e invasões várias, e o dinheiro dado ao MST mostra que a bagunça é interesse do PT.
    Por fim, o PT nem sabe fazer a diferença entre partido e REPÚBLICA. Se fosse democrata gostaria e aceitaria o jogo de sair do poder, sabendo de como é saudável. MAS NÃO: tem projeto de perpetuação, tanto que apóia Hugo Chavez e Fidel.

    ENTENDO TUA HISTÓRIA – acompanho e lei desde sempre – mas não posso achar absurdo o desvio e a falta de contundência CONTRA O PT, para levá-lo a rever posições.

    Abraço, L. BOFF

    NILS ALBERTO BERGSTEN

    Curtir

  48. 20/09/2012 12:03

    Eu na realidade mesmo acho que o PT depois do que esta escancarado no mensalão e no Livro O chefe de Ivo Patarra, deveria ser extinto, proibido de participar de eleições, é muito ultrajante, saber que fomos enganados, feitos de bobos, por um cara que eu admirava, por que não o conhecia, ou sejo o lulismo é uma farsa

    Curtir

  49. 20/09/2012 12:08

    Leonardo Boff, esse artigo remete pra um aprofundamento sobre a importância do partido político na consolidação de um projeto popular para o Brasil, projeto esse que se mantem nas diretrizes e plataformas estratégicas do PT e é esse conteúdo, que faz elevar o debate democrático junto a militância de base do partido. Não podemos perder o eixo do conteúdo de teses partidária, pelo desvio de condultas de alguns militantes que se perdem dentro da máquina burguesa do estado, nem deixar que o projeto seja dissolvido pelo discurso da elite conservadora e sua mídia. O discurso e prática dessa elite reflete muito bem o que Mitt Romney acaba de falar na disputa eleitral america, “que os pobres não pagam impostos e ainda querem ter direito aos beneficios de assistência do estado, como: educação, saúde, etc”. Eles consideram que colocar dinheiro nesses setores são gastos desnecessário, enquanto que a esquerda considera investimento na pessoa humana e na qualidade de vida. É exatamente isso que o PT e sua militância vem fazendo no Brasil, mesmo, ainda tendo um congresso conservador, aliados a muitos governadores e prefeitos que muitas vezes impedem o avanço do projeto maior, que é a construção de um mundo justo, fraterno e solidário que a esquerda é capaz de implantar.

    Curtir

  50. 20/09/2012 12:26

    Alguns comentários manifestam repúdio ao fato de o PT estar no poder. É natural, pois partem de crédulos leitores de Veja, Folha, Globo. O que deve ser julgado não é o PT, mas o Congresso que sempre foi um grande balcão de negócios. Recorde-se: foi lá que FHC comprou sua reeleição. Julgar somente o PT é um ato de parcialidade gritante, enquanto outros escândalos repousam à sombra de um silêncio constrangedor. Esse artigo de Leonardo Boff veio em boa hora, é lúcido e esclarecedor.

    Curtir

  51. Celia permalink
    20/09/2012 12:27

    Nao sou militante do PT, mas sempre fui simpatizante e fico perplexa quando leio registros de militantes que apesar de toda formacao politica nao conseguem fazer leitura critica para alem do que a midia conservadora propaga… assim prefiro continuar simpatizante e enxergar alem da muralha da midia global e dos demais seguidores dela… Que maravilha termos a sensibilidade e a visao de mundo que LEONARDO BOFF deixa para nos!!!!!

    Curtir

  52. Antonio Duarte permalink
    20/09/2012 15:46

    Sera que vc é um novo Frei Caneca assumindo como ele a funçao de “capitão de guerrilhas” contra o STF e a Midia. Cuidado, seu excessivo posicionamento a favor de pessoas de recomendaçao duvidosa,
    pode leva-lo a um “enforcamento” moral!

    Curtir

  53. MARCIO ANDRADE permalink
    20/09/2012 23:15

    SE O PT DEVOLVER 350 MILHÕES QUE ROUBOU E USA ATÉ HOJE …. SÓ EM LITERATURA FANTÁSTICA OS CARAS TERÃO CORAGEM… OUTRA , CONSEGUIRAM TANTO DINHEIRO E INFLUÊNCIA, ENROLARAM POR ANOS O JULGAMENTO , QUE ESSES CARAS , CANSADOS DE GANHAR POUCO E TER AQUELE SENTIMENTO DE “CACHORRO VIRA-LATAS ” QUE O PT TINHA (CACOFONIA), RESOLVERAM CONTRATAR MARCOS VALÉRIO E DAR O GOLPE DE MESTRE E COMPRAR CARGOS, TERNOS, CARROS ! O PT PODERIA MUDAR PRA BT (BOLSO DO TRABALHADOR) !

    Curtir

  54. Ex-eleitor do PT permalink
    21/09/2012 9:03

    Há um provérbio que diz que “o pior cego é aquele que não quer ver”. Aqui nesse texto cita-se apenas o caso do mensalão, mas nunca na história de desse país se viram tantos casos de corrupção e má gestão do dinheiro público. Alianças com Maluf, Sarney, Jader Barbalho, Renan Calheiros, ACM, tudo isso parece ser detalhe para quem quer defender a politicagem implementada do PT, Lula e demais. Votei nele e estou plenamente desapontado. Tiveram a oportunidade de mudar o País e não o quiseram, preferindo se vender ao sistema: “Dize-me com quem andas, que te direi quem és”.

    Curtir

  55. 22/09/2012 10:16

    Inspirador e grande mestre, uma perfeição seu artigo. Compartilho da dor, que é maior pelo fato de ver que esses companheiros (e outros ainda), quando deveriam fazer o devido enfrentamento às elites traiçoeiras é exatamente com elas que vão se aliar… é doloroso ver se perdendo nas trevas mortas da velha escuridão o brilho vivo da nova estrela. Acredito na força e na capacidade de reinvenção popular, para aperfeiçoar as conquistas recentes e aprofundá-las, com o tempero e a vivacidade originais que deram vida a esse instrumento político que hoje ruma à U.T.I, pela ação das elites com a inegável colaboração dos “companheiros” de alto escalão, em cada instância da Federação. Em minha cidade o PT está dividido em dois grupos, com seus respectivos lemas: “Sou PT mas voto 15!” e “Sou PT mas voto 45!”.

    Curtir

  56. B. A. Sponchiado permalink
    22/09/2012 11:39

    Prezado L. Boff
    Paz e Bem!
    Interosso-me pelas coisas que dizem respeito ao nosso Brasil, do seu passado, presente e futuro.
    Nessa visão mais larga, gostaria de dialogar e pensar com seu texto.
    – Sempre desconfiei de uma característica presente no PT: sua diciculdade de admitir inteligencia e pontos positivos nos outros, fossem quem fossem; em outras palavras, considerar-se “absoluto”, no sentido que não permite contestação e contradição. Ha, como seria diferente a sua trajetória se abraçasse a metodologia da auto-avaliação, do saber admitir os erros, do fazer mea-culpa…
    – Não comungo de identificar uma “causa”, uma meta, uma esperança, com um projeto localizado como é um partido político em um país sem experiências neste área, sabendo-se que as provações serão imensas….
    – Concluindo: do inventário do PT, o que há de útil e bom permanecerá, o que não é interessante para um Brasil justo e solidário, seja abandonado,mas primeiro admitido para não ser esquecido e não poder servir para o amadurecimento da nossa Nação.

    Curtir

  57. Eduardo Ramírez permalink
    22/09/2012 13:48

    VENHO FALANDO REPETIDAMENTE, CUIDADO COM O (ROUBA MAS FAZ), ESSE É A DEFESA DOS MEUS AMIGOS QUE AINDA SÃO PETISTA, NÓS NOS ANOS 80 DISCUTIAMOS COM OS MALUFISTAS ESSAS MESMAS QUESTÃO ÉTICAS.

    Curtir

  58. Regina permalink
    22/09/2012 14:18

    Professor. Me lembro do senhor quando começou a escrever seus livros (li alguns) Uma coisa que aprendi desde criança é que a Igreja é santa e pecadora, assim como todos nós. Eu não gosto e nem tenho o direito de julgar ninguém pelo que as pessoas dizem. Mas acredito que se as pessoas que tem algum poder dessem o exemplo de justiça, ética, bondade e dignidade esse mundo seria muito melhor. (não só para os pobres. Todos precisam de apoio e respeito)

    Tenho uma irmã que trabalhou muito para o PT, e assim como a grande maioria dos petistas que conheço, eles não admitem o diálogo, é como se fossem donos da verdade.
    Não gosto de política e nem sigo nenhum partido… cansei de votar no “menos ruim”.

    Me lembro do Frei Hilário, um padre “capuchinho” da Igreja Santo Antonio, que voltou para a casa do Pai há alguns anos. Ele sempre dizia que “todo poder é corrupto”. O único poder que não foi corrupto foi o de Jesus.

    Se todos que tivessem um mínimo de poder, seja um presidente ou diretor de uma empresa, deputados, vereadores, prefeitos, presidente do país, TVs, jornais, etc… e até o pai de família, esquecessem um pouco a vaidade, o desejo desenfreado de “ter”, o “estar sempre certo” admitindo que todos erramos, os holofotes da vida e procurassem agir pelo bem comum, tenho certeza que este mundo seria muito melhor.

    Curtir

  59. 24/09/2012 20:44

    Que tristeza ler este artigo!

    Curtir

  60. 26/09/2012 23:16

    – Concordo em gênero, número e grau Sr. Leonardo! Lula melhorou efetivamente a vida do brasileiro, para que a população, mesmo a mais pobre e dita não-ideológica, vivesse com dignidade, Lula foi contra a tudo que já foi visto, veio de baixo defendeu o pobre (a maioria), beneficiou os menos favorecidos e isso incomoda muito as elites dominantes, o fato de ter mudado a cara do país, os pobres inseridos nas faculdades através do políticas como ProUni, Sisu ou um bom financiamento, é um belo exemplo. Não podemos cegar e dizer que o PT não cometeu erros, mas o populismo de Lula não foi inconseqüente. Ele realmente ajudou os menos favorecidos, diferente dos outros governos, Lula acelerou o desenvolvimento social de tal maneira, que jogou para a classe média um número enorme de pessoas e tirou de pobreza muitos brasileiros. Isso já explicaria o êxito eleitoral de Lula, como se viu o que o tornou confiável a ponto de poder pedir voto para uma desconhecida.
    “Essas elites tolerariam Lula no Planalto, apenas como serviçal, mas jamais como Presidente. Não conseguem digerir este dado inapagável. Lula Presidente representa uma virada de magnitude histórica. Essas elites perderam. E nada aprenderam. Seu tempo passou. Continuam conspirando, especialmente, através de uma mídia e de seus analistas, amargurados por sucessivas derrotas.” Sem mais.

    Curtir

  61. 28/09/2012 13:36

    Texto perfeito!Também não sou filiada ao pt, mas estou com Lula sempre!

    Curtir

  62. Marcelo Taveira permalink
    29/09/2012 12:20

    A culpa dessa perseguição implacável, e injusta mesmo, em minha ignorante opinião, é justamente do tal do Lula.

    Tivesse ele dado o golpe fatal na quadrilha que usou e abusou do partido, logo no início da deflagracão da falcatrua e nada disso estaria acontecendo hoje; além de dar um sonoro “calaboca” na “zelite”, ainda estaria dando sinais inquestionáveis da firmeza de propósitos em combater, de verdade, tudo aquilo contra o qual lutou por um bom período de sua vida e que realmente o tornou admirável.

    Mas não, não teve forças, não quis fazê-lo, ficou com medo, acovardou-se, sei lá, nunca saberei o real motivo, mas que perdeu uma oportunidade única, perdeu!

    E agora, não adianta chorar; precisamos fazer, sim, desse episódio, um exemplo, o mais espetacular possível, para que tenhamos uma nova esperança de que estamos no início de um processo que possa alijar a corrupção endêmica que assola esse país.

    E vai demorar muito ainda para que esse sr. consiga apagar a mágoa que deixou ao tratar-me como um imbecil, ao subestimar minha parca inteligência, afirmando que não sabia de nada e, pior ainda, até hoje, insistir em nos convencer que o mensalão não existiu.

    Ora, tenha a santa paciência!

    Caiu na vala comum.

    Curtir

  63. Rafael permalink
    30/09/2012 18:56

    Belo texto!Mas acho que deveriamos ter dois Brasil,o de LULA e do PT depois de 2002.E para alguns,que falam tanta bobagem,o Brasil da extrema direita,que foi na sua maioria representado pelo PSDB,de FHC e Serra,entre outros,.Que governaram o Brasil em toda sua historia até 2002,estes tinham que continuar em outro Brasil governado por estas pessoas,que renderam o país a miséria,e que se tivessem continuado,tinham vendido o resto do país que eles nao conseguiram até 2002,aos estrangeiros.Qual você iria preferir?Acho que eles fugiriam ligerinho para o Brasil de LULA e do PT!

    Curtir

  64. rafael permalink
    04/10/2012 9:14

    concordo com o texto e vou além: acho que o brasil deveria dar os vinte anos pedidos pelo pt para corrigir os rumos da nação. deveríamos ter um controle da imprensa. veículos como a globo e a revista veja seria monitorada diariamente por membros escolhidos pelo partido para eliminar as notícias danosas à nação e também suspender o processo democrático por uma década para dar tempo e surtir o efeito necessário à implantação do projeto brasil (hugo chavez vem conseguindo bons resultados na venezuela já faz uma década – os indicadores mostram que o país saiu de uma capacho para um líder contra o imperialismo).

    Curtir

    • João Prim permalink
      06/10/2012 22:58

      Caro Leonardo Boff, boa noite.

      Favor dizer a este Ditadorzinho que não é desta forma que se constrói democracia. O senhor é responsável para dizer isso ao Rafael, pois ele é maluco. E olha que o PT está todo assim e por isso que foi roubado tanto no Mensalão e continua até hoje. Isso não é correto como Cristão. Ou vale dizer, faça o que eu digo e naão faça o que eu faço?

      Abraço, João prim.

      Curtir

      • Frazão permalink
        27/10/2012 20:44

        Aproveitando o “gancho” do João prim, pergunto ao senhor Rafael:
        O senhor teria gostado se o regime anterior tivesse feito com a imprensa, na época, o que o senhor está querendo fazer agora? Será que nós estaríamos passando por essa experiência (até agora nefasta) e pela constatação de que (embora nem todos), intencionalmente tenhamos, inicialmente, pureza de propósito, nos corrompemos no poder, e pelo poder, a ponto de comprar apoio para nele permanecer, para não se dizer perpetuar nele, como o senhor está demonstrando?
        É isso que me faz pensar, com cautela, no programa de poder do PT, pois, se realmente os seus dirigentes acreditassem na sua ideologia não teriam comprado apoio dos corruptos; isso porque, se ela fosse boa, os seus dirigentes teriam partido para o convencimento dos eventuais opositores e não, repito, para a compra de apoio; atitude essa que demonstra a (in)comPTência dos seus dirigentes.
        Agora, uma sugestão ao senhor Boff: se o senhor acredita na ideologia que motivou a criação do PT, por que o senhor não tenta sugerir os partidários fiéis a ela a fundarem um novo partido, a exemplo do que fizeram os seguidores de Jesus, em relação ao Judaísmo, já que o senhor se diz cristão?
        Abraços. Frazão

        Curtir

  65. 05/10/2012 23:32

    Prezado Boff, assisti a uma palestra sua, ha uns 40 dias, sobre a ECOLOGIA E EDUCAÇÃO, NO MUNICÍPIO DE pARAÍBA DO sUL.
    Percebi o quanto é sereno, lúcido e inteligente, atual, enfim…um ícone na nossa região. Moro em Três Rios. Ja fui mto simpa´tica ao PT, morei em Brasilia, participei de movimentos a favor do único impechiemnt da história, e tudo q sonhava era com LULA presidente. Mas não substimo nenhum ser humano mais, principalmente os políticos, todos, todos podem nos decepcionar um dia.
    O Lula como presidente não me decepcionou, mas a performance digamos, administrativa do PT sim. Acho que ideologia não combinam com administração. Só isso. Gosto da pessoa do Lula, assim como gosto da Dilma, apesar de controvérsias. Que condenem mensaleiros, sem mesmo condenarem a ideia original do PT, que pode não ser mais do próprio partido, mas da boa intenção dos brasileiros, como vc, Frei Leonardo.
    Parabéns, hoje e sempre, pelo escritor que é.
    Adorei o vídeo da CARTA DA TERRA.

    Prof. Mônica Ribeiro
    email. monicasan.ribeiro@hotmail.com

    blog:
    contracenandocompalavras@blogspot.com

    Curtir

  66. 09/10/2012 9:16

    Amo meu país e não escolho partido e sim um bom candidato… O povo fica falando de partido de um lado a outro, pois não buscam, acham chato ler e buscar a vida de seu candidato, refletirem sobre o que podem estarem fazendo com os bens do nosso país, quais os acordos que possam estarem fazendo sem que saibamos… e muito mais coisas que pela nossa ignorância não alcançamos! Por saber que pertenço ao povo que na hora de votar tudo manda e depois nem lembram da nossa existência em corredores hospitalares, sem atendimento, nas compras de remédios ou para um estudo digno de se apresentarmos com condição nas faculdades populares, Isso é que quero reivindicar. Sou ignorante mas não idolatro siglas, homens e nem almejo que esteja sempre em destaque um único partido, pois a diferença é que nos tráz descobertas e condição de comando para escolhas de candidatos que trabalhem para nós e não nós para eles!!! Por que tanta luta por partido?Temos que variar de partidos plíticos, para que um tema o outro que for entrar e verificar o que foi feito anteriormente! Que armas temos de cuidar do nosso futuro se não for pela desputa política entre os próprios políticos e os receios, entre eles mesmo! Temos muito em que se pensar… Os aposentados com suas aposentadorias defasadas muito mais!!! Quanto ao mensalão… Todos tem que serem envestigados um por um e assim… Pela lógica, uma coisa puxa outra! E nosso país se liberta das infermidades!!!

    Curtir

  67. maximuscoliseum permalink
    10/10/2012 8:54

    A lucidez de pensamento de Leonardo Boff deveria iluminar as pessoas que ocupam, no momento, postos relevantes para os destinos da Nação.

    Curtir

  68. Yan West Behrens permalink
    10/10/2012 11:50

    Olá, Leonardo.
    Bem, basicamente, eu concordo com você, mas há um ponto do seu texto que não parece ser verdade.

    Sobre dizer que o Brasil se revela autônomo politicamente e um exemplo em conservação/preservação ambiental.

    Os passos do governo do PT foram em direções talvez não opostas a isso, mas também não condizentes.

    Alinhar-se a políticas atrasadas como as de Venezuela e Irã, ao meu ver, não acrescenta em nada. Coloca o Brasil em xeque enquanto liderança na América do Sul.

    A aprovação da Reforma do Código Florestal, que eu ainda espero não venha sem muitos vetos da presidente Dilma, parece ser um erro motivado por interesses mesquinhos das bancadas ruralistas no Congresso.

    Sem me demorar, é isso. Obrigado pelo espaço!

    Curtir

  69. Alessandra Almeida da silva permalink
    24/10/2012 14:31

    Fiquei impressionada com a sua sabedoria e discernimento; esse texto me ajudou muito

    Curtir

  70. Luiz Rezende permalink
    25/10/2012 23:59

    Prezado Sr. Leonardo Boff,

    Com todo o respeito que você certamente merece, lembrei-me, ao ler o seu texto, do personagem “Sansão” descrito por George Orwell em sua belíssima obra “A Revolução dos Bichos”, em que faz uma crítica mordaz ao regime comunista-stalinista que, já naquela época (1945), destruía corações e mentes na região da “Cortina de Ferro”.. Dizia ele (o cavalo Sansão), sempre que controntado com as ações pouco ortodoxas do (porco) líder da sua revolução: “o companheiro Napoleão sempre tem razão”. É triste, mas muito triste mesmo, constatar que o seu artigo, que só difere da clássica obra de Orwell na referência daquele “companheiro que sempre tem razão”, ecoa os mesmos ideais retrógrados e ultrapassados que orientaram a implementação no leste europeu de um regime de triste memória para a humanidade.
    Grande abraço, e meus sinceros desejos de que seu pensamento político evolua na mesma medida de suas nobres intenções sociais.

    Luiz Rezende
    Brasília – DF

    Curtir

  71. romuloc permalink
    28/10/2012 11:03

    Caro Leonardo Boff,
    Sou seu admirador desde sempre como protestante evangélico, sempre acompanhei a importância da teologia da libertação em sua trajetória.

    Li o seu artigo e as dezenas de comentários acima e repito o que já foi dito antes. O seu artigo tem uma falha na sua essência. O PT foi o primeiro partido brasileiro onde conseguimos acreditar numa “causa” como diz o título do seu artigo. Era o único partido onde não víamos apenas pessoas, mas como deve ser uma ideologia clara de justiça social. Diferente por exemplo do partido do qual Collor de Mello fazia parte quando ganhou a eleição.

    Nesse sentido o PT é e continua sendo um dos poucos partidos que mantém um bloco unificado de pensamento e poder. Não que isso seja bom. Mas foi justamente essa estrutura de manutenção do Poder que o levou cada vez mais profundamente para as entranhas do mensalão. Então não foram pessoas isoladas com sonhos pessoais que levaram os fatos aonde nós vimos chegar. Não foi um projeto pessoal de poder do José Dirceu. Não foi uma mente privilegiada do Delúbio isolada da cúpula do partido que o fez articular e agir como agiu. O que ficou patente é que o projeto do Partido estava corroído por dentro.

    Então, querido Leonardo Boff, o que parece estranho para você, ou ainda, o que o leva a escrever esse artigo, é considerar que seja possível separar as pessoas envolvidas do partido que elas pertencem. Querido Leonardo Boff, se existe um caso onde isso não pode ser feito é justamente no caso do PT. Isso faz parte da história do Partido.

    Não há necessidade nenhuma de buscar explicações que foram expostas no artigo para explicar o que é absolutamente compreensível no contexto em que se inserem as pessoas envolvidas no mensalão. NÃO HÁ COMO NÃO ATINGIR O PT, caro Leonardo Boff. Não há necessidade de concluir que o objetivo principal é atingir o partido. Isso não é objetivo, é consequência política. Por que isso é tão difícil de ser entendido por todos que querem ainda encontrar uma fresta por onde salvar o PT. Na bíblia, o caminho de toda restauração passa pelo passo inicial do arrependimento. Não temos visto isso. Sequer o partido manteve as punições aos envolvidos.

    Se o PT ainda quiser ter alguma causa. Alguma chama acesa é preciso parar de olhar para fora, para a imprensa, para as elites, para quem quer que o esteja criticando. É preciso olhar para dentro. O problema não está fora do partido. Ele precisa mudar suas práticas. Mudar o rigor com que encarou tudo isso. Mudar a forma como reagiu e vem reagindo aos seus erros.

    Somente assim o título do seu artigo terá sentido e teremos novamente no Brasil um partido que volte a nos dar alegria. Até lá eu torço para que esse mandato acabe logo e tenhamos novas eleições o ciclo do poder se renove mais uma vez.

    Curtir

    • Frazão permalink
      29/10/2012 16:39

      Caro senhor Leonardo Boff.
      Pelo que se vê do seu artigo o senhor acredita na ideologia do PT, como todos nós, no fundo, pretendemos que, realmente, ela seja agregada às normas de regência de uma nova sociedade, e de uma “nova” forma de Estado; entretanto, com esse material humano que compõe a cúpula diretiva do partido, e que se alojou em todas as esferas do poder, o melhor será, constituir uma nova agremiação partidária, guardando os mesmos princípios doutrinários do primitivo PT, a exemplo do que fez a turma que constituiu o PSOL, ou como fizeram alguns dissidentes de outros partidos.
      E essa atitude deve ser tomada o mais rápido possível, a fim de que a reserva moral do antigo PT, se é que ainda há alguma, não venha a ser considerada como “farinha do mesmo saco” pela camada social que ainda dá apoio político à legenda, na esperança de que aconteça um “milagre”, em relação á recuperação moral dos integrantes remanescentes.
      Abraços, e que Deus ilumine os novos eleitos do PT. Frazão

      Curtir

  72. 30/10/2012 0:08

    Minha mãe foi candidata a vereadora, me recordo sempre quando ouvia suas conversas com amigas de longo tempo, contando suas lutas em que era engajada e por sua crença no Lula, no PT. Nessas conversas a que me refiro ela sempre contava que era participante ativa por melhorias nas condições de vida, participando do Movimento Mulheres Agricultoras e tantos outros projetos em que o PT fazia parte como Boff lembra. Meus pais agricultores, trabalhadores humildes e honestos, trabalhavam (lutavam) gratuitamente dispostos a ficarem “distantes” dos seus filhos pequenos, para que juntos em nome de um ideal apoiar um candidato barbudo, apoiar seus projetos, apoiar um ParTido. Meus pais, sem nenhuma instrução “intelectual”, – uma quarta série bem feita -, como eles mesmos contam, depositavam todo seu suor na compra de santinhos de alguns candidatos da comunidade local para assim conseguir alguma representação digna. Os “companheiros” trocavam dias de serviço com outros na lavoura para conseguir se manter e, felizmente fizeram alguns serem eleitos. Conto essa pequena história para fundamentar o porquê de minha primeira afirmação neste comentário (minha mãe foi candidata a vereadora). Atualmente, mais precisamente há 16 anos, resido numa cidade de 22 mil habitantes, tenho 22 anos, curso direito e estou na quinta fase. Auxiliei minha mãe nesta jornada com toda instrução recebida de minha família, curso e estágio no Fórum; instruído ainda por um Magistrado cordial e benevolente que sempre contribui comigo, seja doando livros ou debatendo idéias sobre a situação em que nos encontramos. Relato isto para saberem um pouco de sobre mim e família, a qual é responsável por nossa base. A mãe sempre foi voluntária em igrejas, frequênta novenas, grupos sociais, participante na venda de rifas, enfim, sempre teve sua vida ativa no sentido de moldar o ambiente em que vivemos. Trabalhou por mais de quinze anos num Centro de Convivência dos Idosos passando pelas mais diversas humilhações e pressões psicológicas que um funcionário público remunerado com um salário mínimo possa sofrer, mas sempre permaneceu nessa situação porque amava o que fazia, – trabalhar com Idosos. Um dia ao decidir que para ela bastava, não suportando mais o que vinha acontecendo, se posicionou contra a “situação”, ao dizer que apoiaria um atual vereador, candidato a prefeito, – pois era esse o único que conseguia verbas para custear viagens a municípios vizinhos e bandinhas para animar as tardes dançantes -, foi rapidamente vítima de assédio moral sendo “deslocada” para outra função em outro e local qualquer de trabalho. A se ver em tal posição decidiu lançar-se na candidatura à vereadora junto com o outro candidato a prefeito, que atualmente era vereador. Resumindo a história, minha mãe sem dispor de recursos vultosos à campanha, teve até uma expressão significativa – bem como o outro candidato que teve de custear sua candidatura com o próprio bolso –, mas muito longe de se elegerem com um projeto de campanha feito baseado no livro de Denise Kronemberger, “Desenvolvimento Local Sustentável”, obra recomendada no site de Ladislau Dowbor. Muito diferente do candidato vencedor, que ao se coligar com o dono do maior supermercado da cidade e com outro empresário milionário e ainda com um coordenador de campanha corrupto até os dentes, foi vencedor sem dantes ter participado de sequer um conselho da comunidade ou alguma atividade do terceiro setor do gênero. O que quero dizer com tudo isso é que essa esperança que Boff se refere reflete em minha existência, não é porque minha mãe não se elegeu ou porque Lula é considerado desleixado com sua índole que a crença na esquerda, na melhoria de condições de vida se esgotou. Lula continuou com alguns projetos já existentes e aprimorou outros, conseguiu proporcionar para a maioria o que só a minoria dispunha, acesso a educação superior, PROUNI (por mais precária que seja) e ajudou a conquistar algo imprescindível, alimento (FOME ZERO). Ao invés de ficar somente apontando o dedo, reconheço o que foi feito de “bom”, por mais que Lula tenha errado, acredito que de qualquer forma ele tenha colaborado, o mínimo que seja para o “empoderamento” dos brasileiros esquecidos. Mesmo que esse “empoderamento” seja uma maneira de “clientelismo” barato, portanto para melhorar nosso quadro político me sinto no dever de como cidadão pensante estudar e contribuir não como político epistemologicamente falando, mas participando democraticamente até que novas conquistas sejam realizadas. Porquanto até para um candidato a prefeito ou candidata a vereadora de uma cidadezinha de pequena expressão em sua receita, a qual gira em torno de três milhões/mês, os candidatos para serem eleitos participem dessas “jogadas” prometendo o mundo encantado, vendendo sua alma, ou seja, ser apenas mais uma marionete política e usufruir do cargo para interesses próprios a qual o digníssimo L. Boff se refere (Classe social e Conservadores).
    NOTA 1 – Nem por isso tudo que relatei irei me esquivar de sonhar, de trabalhar pelo ideal-social, de escrever ou de me furtar aos debates. E digo mais, de desacreditar inteiramente no PT ou de renegar seus frutos, o qual um deles eu sou!
    NOTA 2 (um pouco mais extensa) – Não sou intelectual propriamente dito, iniciei no universo da leitura aos 19 anos, estou cursando direito há dois anos e estagiando há um. Li apenas alguns poucos livros, assisti alguns poucos documentários e li alguns artigos de Boff; sou admirador profundo por sua inteireza e propriedade no que diz. Porquanto as críticas são resultados naturais e saudáveis desde que construtivas. Relatei tudo isso porque me senti provocado ao ler alguns comentários e dizer que sou prova viva do que Leonardo Boff diz e corroborar sua afirmação: “Essa utopia mínima é factível. O PT se esforça por realizá-la. Essa causa não pode ser perdida em razão da férrea resistência de opositores superados porque é sagrada demais pelo tanto de suor e de sangue que custou.”
    OBS.: “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar. ” – Eduardo Galeano
    Um grande abraço Boff e continuamos em frente! (navegar é preciso…)

    Curtir

    • 04/09/2013 13:45

      Gostaria que, se possível, removesse os meus comentários aqui postados, tendo em vista que não mais coaduno com o que anteriormente disse, pois, como é permitida ao indivíduo a possibilidade de amadurecimento diante das problemáticas cotidianas (o que aconteceu), desejo, dessa forma, a remoção. Desde já, grato pela compreensão, Luis Merten.

      Curtir

    • 29/11/2012 11:42

      Valeu Luis!É exatamente a mais pura realidade!E o pior é que a gente não pode fazer nada para mudar essa triste realidade,a não ser pedir uma luz a Deus,pois eu acho que nuvens negras de muita maldade estão sobre os atuais acontecimentos,mas como existe a lei divina e imutável,provada cientificamente,que é a lei de causa e efeito,toda essa maldade,irá retornar a esses manipuladores do mal .

      Curtir

      • 02/12/2012 23:19

        Olá, respondendo o seu comentário, vou dar alguns exemplos de que temos sim força para transformar nossa realidade, cito a Lei da FICHA LIMPA, contamos ainda com instruções de sites que combatem a corrupção, tais como: http://www.transparencia.org.br, ou para conhecer um pouco mais sobre nossos candidatos: http://repolitica.com.br, e tem o http://www.votenaweb.com.br/ que ajuda a acompanhar o trabalho deles, e muitos outros, para ficar sabendo quanto é gasto em cada setor, nesse caso, o da saúde: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php. Até mesmo este canal do Youtube demonstra que temos força para cobrarmos mudanças http://www.youtube.com/user/OtarioAnonymous como cidadãos que somos. Como brasileiro estou disposto a fazer parte dessa luta, participando de iniciativas, por exemplo, a do site da avaaz que faz um trabalho incrível http://www.avaaz.org/po/. Os links acima podem ajudar a “abrir” os olhos para sair do ”limbo” apenas espiritual, tendo esperança somente no ser divino e não tomando as rédeas da vida. Não que a lei da causa-efeito não seja verdadeira, ou ainda que os malfeitores não colham o que plantam, mas sim para trazer luz e compreender que nós, povo brasileiro, ou qualquer outro povo, que se unir para transformar nossa situação, tudo será possível, desde que aja grande mobilização e engajamento na proposta. Alguns movimentos recentes demonstram que isto é possível, temos a Primavera Árabe e Occupy Wall Street, estas referências são as de que o povo não está estagnado não, e sim que apenas os grandes agentes dos monopólios midiáticos não sedem espaço para algo que ameace sua área de conforto. Incutem nas pessoas que o mundo é assim mesmo, que não há esperança em um mundo melhor, que na política só existe corrupção ou que na sociedade só existe violência, e, se parar para pensar, não é bem assim. Temos que utilizar essa ferramenta chamava internet para recriar nossas convicções a respeito das relações humanas, enriquecendo o mundo de atitudes altruísta. Só assim conquistamos dias melhores. Cordialmente Luis Ricardo Merten

        Curtir

  73. 06/01/2013 19:59

    Que caia logo a sua máscara, Leonardo Boff, teólogo da corte corruPTa deste país. Deus irá desmascarar todos vocês.

    Curtir

    • 07/01/2013 6:41

      Você começa mal o ano, injuriando os outros. Cuidado que a maldição que joga contra os outros; ela pode voltar contra vc, pois assim nos ensina a Biblia.
      Negaro PT rotundamente como faz, é colocar-se contra a grande maioria dos pobres, pelo menos 40 milhões que foram beneficiados pelas politicas publicas.
      Que nunca lhe falte o bom senso
      lboff

      Curtir

  74. Francisco Roberto permalink
    09/01/2013 14:52

    Eu já tinha ouvido falar do Sr. Leonardo Boff, alguns elogios e algumas críticas. Quando eu li seu texto, achei que ele pudesse ser uma boa pessoa, ingênua, talvez ignorante no que tange à “ética”, à “democracia” e à história humana de maneira geral. Mas li no final que esse Sr. se diz um “teólogo”. Pode até ser que ele seja um, mas na minha humilde opinião ele deveria se voltar mais aos valores cristãos genuínos e tentar ser menos advogado do DIABO!

    Curtir

    • 09/01/2013 23:47

      Francisco,
      Fui professor de teologia por 22 anos e aluno do atual Papa, quando era professor na Alemanha e de etica por uns 6 e dei aulas em Harvard, Heidelberg, Basel, Salamanca, Lisboa e em outras universidades estrangeiras. Talvez não seja tão ignorante nestas disciplinas da etica e da teologia.Mas preciso aprender ainda muito. Antes de opinar desta forma como fez, nada lhe custa entrar na Wikipedia do Google e ai vc encontra os principais dados das pessoas.
      lboff

      Curtir

      • Francisco Roberto permalink
        10/01/2013 13:43

        Sinceramente, reconheço algo de muito bom no seu posicionamento frente ao que eu disse. Em todo caso, o que me espanta, o que eu não consigo ou não quero entender, é como alguém que estudou tanto, que possivelmente demonstra na vida prática uma busca incessante pelo cristianismo concreto, possa justificar a má ação de homens – e principalmente de uma instituição, seja ela qual for -, sem querer perceber que essa defesa pode causar ainda mais alienação resultante desta justificativa pois foi dada por alguém em sua posição social e cultural. Em todo caso, peço desculpas pelo tom usado por mim anteriormente e agradeço a sua resposta.

        Curtir

      • 14/01/2013 12:05

        Francisco
        Acho que vc está lendo de forma errada meus textos. Nunca defendi os erros e instituições que cometem erros. Critiquei-os agora e no pasado. Apenas não quero fazer o jogo da direita raivosa que com a água suja da bacia quer jogar fora junto a criança. Querer a liquidação do PT é ser antidemocractico e não reconhecer o avanço historico que o partido significou para a dignificação dos pobres, daqueles que nunca contaram em nossa história. Negar isso é condenar-se a repetir o passado e ser injusto para com as vitimas.
        lboff

        Curtir

  75. Antonio da Paixão permalink
    02/02/2013 9:14

    É muito importante ter uma pessoa como o teologo Leonardo Boff nessa vida, porque com sua visão mas além, nos provoca a pensar e refletir o dia a dia. Valeu Frei continuo respeitando e adirando seus pensamentos, vá enfrente porque é dessas pessoas que o nosso triste belo País precisa.

    Curtir

  76. 05/02/2013 15:37

    Vivo mais de 10 anos na Inglaterra bem no período da era Lula. Lembro quando fui a Embaixada Brasileira em Londres votar nele… lembro: “… por favor qual é o número de Lula para eu digitar aqui… vou anular seu voto… perdão não faça isso por favor…” eu estava errado lógico, voto é secreto… consegui com uma ajudinha divina e assim encontrei uma lista dos candidatos por trás da urna eletrônica, assim meio que escondida… é 13! não podia me lembrar já que eu não era um petista. Isso foi sua reeleição. A primeira vez eu estava em Londres mas ainda tinha meu domicílio eleitoral no Recife, Colégio Santa Maria, desde da época que eu votei pela primeira vez, em Miguel Arraes. Nasci PMDB (MDB) de Jarbas Vasconcelos, me tornei PSDB, um adepto da social democracia de FHC, da terceira via de Tony Blair, motivo pelo qual foi a Londres estudar e aqui fiquei. Me tornei Labour, membro do Partido dos Trabalhadores daqui da Inglaterra, Labour Party. Gostava de Lula, meu problema era com o PT, achava um grupo muito desorganizado para administrar o País… mas meu voto seria dele, Lula, para substituir meu eterno líder FHC. O PSDB estava muito amarrado com grupos de elites de coronéis ruralistas, oligarcas… pessoal das antigas originados do capitalismo de exploração, expropriação e manipulação da massa faminta de tudo… o pessoal que promoveu nossa formação sócio econômica… o mesmo pessoal “inteligente” que criou dois “Brasis”… o Brasil dos mauricinhos e patricinhas e o Brasil dos negros, pobres e favelados… eu não conseguia entender e até tinha medo… medo do meu povo… que ignorância minha, mas uma realidade triste e vergonhosa. Lula representava não uma forma de protesto, era uma forma de revolução no sentido de chacoalhar com a ignorância desses nossos burgueses, muitos já falidos, lembram? Meu pensamento era que Lula não só nos representaria como Presidente da República, como era a cara do nosso Povo. Lula era, não é mais, o Povo Brasileiro… assim eu “tomei gás” e me orgulhei de ver e ter um Presidente que veio do Povo… que viveu nos grotões da miséria, que viveu o que todos os presidentes anteriores não viveram, inclusive eu.

    Tive que voltar ao Brasil e viver isso de perto… os novos prefeitos de 2009 recém empossados. Uma confusão danada entre os petistas do Recife, ex amigos, correligionários, sucessor de um, em fim, briga por poder… hum! Falta de educação, deselegância, descompromisso. Vivi quatro anos na região metropolitana do Recife e pode ver a cidade crescida, bem maior, grande, o povo realmente consumindo, fazendo compras nos grandes shopping malls da cidade… carros, motos… domingão, um simples trecho de estrada entre Recife e o litoral sul, dois, três, quatro acidentes de motos, carros numa frequência semanal assustadora. Pensei logo, mas já imaginava, sou economista e sei muito bem que estrutura não se faz de um dia para noite, leva tempo e muito trabalho. Brasil em obras… o Brasil não tinha a menor estrutura para segurar o aumento do consumo interno, infelizmente… consequência? preços tendem a subir… uma constatação real, mas o caixa do governo estava cheio… graças a Deus! Obras precárias, irresponsabilidades grosseiras, super faturamento, falta de qualificação de pessoal, falta de educação… falta de tudo, basicamente tudo mesmo. Leis de 1º mundo, mas ainda com mentalidade e estrutura de terceiro mundo subdesenvolvido. Me parece que nós brasileiros, seguindo o comportamento de nossos lideres, não conseguimos entender e absorver as leis, sendo assim não é corriqueiro ver brasileiros seguindo as leis existentes. Observei profissionais qualificados, até educadores, até polítcos e “civil servants” exercendo um grande desconhecimento, ignorância e desentendimento das leis brasileiras.

    Estradas prontas, novas mas sem sinalização, sem marcação alguma, perigosas… inverno… cada buraco de você depois de ter passado com seu último modelo audi à 100 km por hora, fazer o sinal da cruz e agradecer por não ter caído. Eu pensava… na realidade se passaram 10 anos, não sou engenheiro mas posso acreditar que tinha dado tempo suficiente para o país ter se desenvolvido mais estruturalmente… ou melhor, 10 anos tinha dado tempo suficiente para o Brasil ter desenvolvido uma atitude pró construção da infraestrutura brasileira… 10 anos é tempo suficiente para os petista terem se educado mais… mas como não? É Brasil! É assim mesmo. Dilma, a mãe do PAC x o antipático do Serra, e mesmo assim, ela se apertou para ganhar as eleições. Governador Eduardo Campos trabalhando, trabalhando e trabalhando, economista, esposa economista também, têm consciência que o momento brasileiro é trabalho, trabalho e trabalho para se construir a infraestrutura urgente, urgentíssima, necessária ao nosso país, passando logicamente pela educação… quase que ganha com 100% dos votos. Pernambuco um verdadeiro canteiro de obras… Estado cheio de imigrantes de todas as partes do Brasil e muitos do estrangeiro… muitos tubarões também, de você ir nadando mar a dentro como nos velhos tempos e depois lembrar que o mar está cheio de “tuba” “nossa senhora! esqueci dos tubas”, “mas em Porto de Galinhas não tem” mesmo assim, não é verdade? Eleições para prefeitos… resolvi entrar na onda e defender virtualmente o Prefeito do Recife João da Costa, do PT, nem conheci o cabra pessoalmente, mas não consegui me calar diante de tamanha arrogância, despreparo, falta de educação, desrespeito a nossa constituição, ignorância, preconceito, desmerecimento, descompromisso, vaidades, egos, pequenez… tudo isso dentro do PT do Recife. Queriam tirar o direito do Prefeito à reeleição à força, violentamente… como o fizeram, com toda sociedade vendo e assistindo… tudo gravado e devidamente registrado… e tudo em nome de Lula, como eles mesmos diziam… até o senador da República, petista, de Pernambuco, disse que foi convocado por Lula para levar a cabo essa violência ao Prefeito de seu próprio partido. Terminou em 3º lugar. Pronunciamentos em radio e televisão afirmando ou dando a entender que a cidade do Recife era do PT, que os votos do Prefeito eleito, na época, era do ex prefeito… um total desconhecimento das leis. Um total descompromisso com nossos valores morais e princípios constitucionais. Uma ignorância braba… brigando para conseguir poder e talvez dinheiro, desmerecendo um ser humano governante que na realidade fez o que pode diante de todas as adversidades e do fogo amigo ao longo de todo seu governo… se assistia de tudo menos o que importava… a atitude positiva pró construção da infraestrutura. Em todo o Brasil, o compromisso era só com o partido (PT) e ganhar as eleições, quem conseguia tirar fotos ao lado de Lula, coligações pragmáticas eleitoreira oportunistas e surrealistas, não se ouvia atitudes compromissadas para como a região, nem tão pouco para com o país… muito menos para com o Povo.

    Diante de toda a conjuntura brasileira… economia, acredito eu, meio que manipulada, inflação meio que escondida, dólar meio que segurado, instigação do consumo sem o devido preparo e a mínima estrutura… bolsa família, que é mais uma bolsa esmola, compras de votos, mas necessárias pelo seu motor impulsionalista. PAC que não anda, cabides de emprego, irresponsabilidade fiscal, educação e saúde totalmente subdesenvolvidos. Bolsa esmola e instigação do consumo? explico! o governo Lula não levou em consideração as outras variáveis estruturais. Em suas mentes eleitoreiras petistas, era mesmo que dar uma esmola para o Povo Brasileiro em troca de votos. Se tivessem considerado, seria sim um plano de desenvolvimento sustentável e impulsionista. Estava aí explicado o sentido nos delírios lulista de apologia à ignorância, ao ter sido pobre “graças à Deus”, a falta de protocolo, de estilo, de educação e boas maneiras… a infantilidade, os devaneios em público, falas e discursos sem conteúdo, palhaçadas constantes em público, bla, bla, bla… como se a comunidade internacional entendesse, quer dizer, entendiam, tanto que ele engoliu a corda de Obama… Esse é o cara! E hoje sabemos quem é de verdade o nosso Lulinha… um megalomaníaco louco, irresponsável, mau educado… um apedeuta, que teve as suas chances de ser um grande lider. Tudo na realidade era uma grande encenação, uma frasa, em qualquer que fosse o lugar, para dar uma impressão de brilhantismo ao Povo Brasileiro… entendem? Entendem como é difícil dizer isso sem machucar o coração sofrido, sem culpa, do Povo Brasileiro. A apologia à corrupçao, a apologia à impunidade… “o segura minha onda que eu seguro a tua”… todos viram Lula propondo isso ao Ministro do STF. Percebi que o lulismo era uma grande enrolação populista usando os efeitos da propaganda eleitoral e da encenação de Lula para se dar bem… ou mais grave, se perpetuar no poder. Ops! Aí não… aí ele não entra não… aí eu coloco a minha mão no fogo pelo Povo Brasileiro que é inteligente naturalmente o suficiente para, em conjunto com nossas instituições sólidas democraticas de direito, não consentir tamanha regressão. Percebi e li que o estatuto do PT não faz referência a Constituição da República Federativa Brasileira, em nenhum momento. Ouvi deputados petistas, o senador petista de Pernambuco, presidente nacional dos petistas afirmar que as normas e regras do partido não considera as leis vigentes de nosso estado de direito. Quer dizer que um petista não pode recorrer a justiça para buscar seus diretos de cidadão dentro da espera do partido. Me parece como se fosse um outro estado de direito dentro e alocado no seio de nossa pátria. Assim se pode concluir e é logicamente visível que o objetivo do PT é fazer do Brasil uma nação petista. Foi daí em diante que eu comecei a dizer: O PT E LULA MORRERAM DENTRO DO MEU CORAÇÃO. Mas também aposto na renovação do partido, um novo partido dos trabalhadores está nascendo… que venha! porque afinal vamos torcer para que só seja megalomania de Lula e seu apego ao poder em conjunto com sua alta popularidade. Lula ficou vazio porém se apresentando um déspota arrogante, prepotente e megalomaníaco fruto de sua cabecinha despreparada porém um cidadão muito famoso, importante, talvés muito rico, não sei, poderoso. Me parece que até D. Marisa também andou desenhando nos jardins do Palácio da Alvorada a estrela do PT.

    Mensalão petista. Julgamento e muitas condenações. Secretários petistas do governo federal, ministros petistas, presidente da câmara dos deputados que é petista também, instigando o povo a ir contra a suprema corte de justiça. Petistas instigando a desordem. Nunca comentei publicamente sobre o esquema do Mensalão, mas depois que foi provado como existente de verdade, a coisa realmente ficou bem mais ampla e perfeitamente entendida. Foi comprovado desvios de dinheiro público para compra de apoio e suporte na câmara dos deputados federais… para que? receber dinheiro? e/ou plantar a nação petista no seio de nossa Pátria?

    Envolvimento de Lula, a coisa se amplia cada vez mais… continua a instigação para o povo se confrontar com a suprema corte de justiça e defender Lula… propondo que o Povo defenda Lula de uma investigação… políticos petistas de dentro do governo incentivando e fazendo apologia à impunidade, fazendo apologia à corrupção. É na realidade apenas uma investigação, pode até ser a certeza sobre a honestidade de Lula, que eu acredito muito que não seja…a cada dia que passa. O povo deveria se unir para não permitir que esse assunto seja prevaricado… não o inverso. Que se investigue, se apure e se julgue. Lula tem que vir a público e se esclarecer assim como se deixar ser investigado. A confrontação não é que a suprema corte e a mídia sejam golpistas como sempre afirmam os petistas usando essa mesma retórica mentirosa para esconder Lula atrás do Povo… irresponsavelmente usando o povo como escudo humano… a instigação à confrontação é uma tentativa de um golpe petista. Atualmente estou lendo Stalin, “The Court of the Red Tsar”, tentando encontrar um paralelo entre o Partido Comunista da época de Stalin e o PT de Lula… os camaradas e os companheiros… me parece até que Lula chamou um oficial das forças armadas brasileira de companheiro “X”, não me lembro… ou chamou mesmo camarada “X”? Como eu sempre disse: NA DÚVIDA NÃO ULTRAPASSEM… assim sendo temos que colocar Lula em stand by até que ele se explique… explique o que significou o esquema do mensalão petista, livremente ou “under caution”, assim como a justiça investigue, apure a verdade e o julgue, caso for necessário, dentro dos rigores da lei. Hoje, dia 22.01.2013 é possívelmente visível a diferença entre a fala de Lula, na França, mês passado, meses passados também, no evento do biodiesel e a de ontem, no Institulo Lula sobre a integração da América Latina. Procurem ver e ouvir, esse cidadão, por exemplo, no evento do Biodiesel, se apresentou como um déspota brasileiro, acredito até para a comunidade internacional… falando como se fosse o Presidente da República, uma deselegância, uma afronta a nossa constituição, as nossas instituições de direito, a nossa Presidente Dilma… muitas vezes afirmando coisa como “o seu governo”, “o seu ministro”… pasmem, até “a sua ministra das minas e energia… Dilma”. Já nessa fala, no evento sobre a integração da América Latina, ele esteve bem mais comedido… afirmando inclusive como é difícil para ele esse papel de ex presidente… foram suas palavras.

    Vamos ficar atentos… esse cidadão é muito perigoso e nocivo a nossa nação… hoje ele representa um retrocesso ao nosso desenvolvimento civilizatório. Senador Sarney, guardião de nossa constituição, Presidente Dilma, garantidora de nossa ordem e progresso… ao final, Ministro Joaquim Barbosa, detentor da autoridade máxima… façam esse cidadão permanecer em seu lugar de ex presidente. O resto deixa por conta do bom senso das coligações partidárias.

    Que se nasça um novo partido dos trabalhadores.

    Viva a democracia!

    Curtir

  77. Ronaldo Ribeiro permalink
    11/02/2013 13:19

    Analiso da seguinte forma o texto publicado pelo frei Leonardo Boff. Primeiramente faço um breve histórico deste país quanto Lula assume. O custo Brasil insuportável , A Petrobras quase vendida, FMI comandando em benefício do capital internacional. Os investidores fugiram, talvez com medo de represálias. Das crises econômicas enfrentadas, uma Lula chamou de marolinha. Tinha razão. o Brasil hoje serve de modelo para as novas estratégias de mercado. Quanto ao episódio do mensalão, herdamos o que historicamente neste país ainda não conseguimos eliminar. Faz parte da cultura de muitos o jeitinho brasileiro. Alguns lideres do PT foram ingênuos e morderam a isca deixada no caminho pela oposição. Lembro de Eduardo Galeano numa conferência sobre o futuro das esquerdas na America Latina lá em 2005 no Fórum Social Mundial quando no Brasil o PT era o grande projeto de mudanças. Dizia ele que o momento era perigoso, pois os setores conservadores representados pela direta radical se travestia de centro e com isto, o atrairia, mas ela direita jamais sairá do lugar onde sempre esteve, enquanto que a esquerda levará décadas para retomar o seu caminho. Associar a figura de Lula embora sendo presidente aos escândalos em especial ao mensalão, é tudo que a direita brasileira quer, amparada pela grande mídia. Não resolve chorar depois do leite derramado. Devemos tirar lições do episódio. Se foi ruim a postura de Lula ,pior sem ele. Pela sua genialidade, fez Dilma sua sucessora e o Brasil caminha a passos largos rumo a sua emancipação econômica e oxalá de suas mazelas.

    Curtir

    • 12/02/2013 5:41

      Ronaldo,
      concordo com sua análise. Nunca devemos esquecer a transformação de magnitude histórica: um das classes excluidas chegou ao centro do poder e lhe deu um sentido republicano, quer dizer, fez politicas para o povo mais necessitado. A classe dirigente até aquele momento jamais fez coisa parecida, exceto o presidente Vargas.
      lboff

      Curtir

      • Ronaldo Ribeiro permalink
        12/02/2013 11:54

        Frei Leonardo Boff,
        Obrigado pelo comentário. Entendo também que neste país ainda as verdades são ofuscadas. Lendo neste feriado a edição nº 83 de agosto de 2012 a revista História da Biblioteca Nacional com o título O GOLPE Militares e Civis na trama de 1964, quantas questões importantes para a compreensão de nossa realidade ainda não chegaram aos bancos escolares!!. A presidente Dilma ao instaurar a comissão da verdade busca exatamente isso. Oportunizar aos brasileiros acesso a tudo aquilo que as classes dominantes utilizam para a manutenção de privilégios. Assim foi com
        Vargas e com Jango e não seria diferente com Lula e futuramente não será diferente com a Dilma.

        Ronaldo

        Curtir

  78. 22/07/2013 16:38

    Wonderful challenges the following. My business is pretty satisfied to check a person’s report. Appreciate it that i’m having a look toward touch anyone. Are you going to kindly decline me a mail?

    Curtir

  79. Ana Valéria Holanda permalink
    23/09/2013 22:13

    Concordo com o texto escrito, mas quero chamar a atenção pra algumas coisas que considero muito sério. Bem sei do papel histórico e fundamental do PT na trajetória política do nosso país e na sua influência com a mudança social nessa democracia tão jovem como a nossa. Considero portanto que depois do terceiro mandato petista há um retrocesso na questão da reforma agrária tão pertinente ao meu entender sobre justiça, distribuição de renda e qualidade de vida do nosso povo no campo. Além dessa questão há o retrocesso no Código Florestal onde dá chance pro agronegócio mais uma vez se sobrepor a agricultura familiar (é quem bota alimento na mesa do cidadão brasileiro)…aCHO NEFASTA ESSA VISÃO DESENVOLVIMENISTA de passar por cima dos indígenas e da biodiversidade sem levar em consideração as reivindicações da maioria do nosso povo e beneficiando quem já tem bastante, como Kátia Abreu por exemplo. Muito complicado O PT “arranhar” o significado da esquerda, do que foi acumulado pelo movimento social qdo ao subir nos palanques com todo tipo de político corrupto nesse país os jovens nas manifestações não aceitaram os militantes com suas bandeiras ou blusas…Eu que venho da geração dos “cara pintadas” que mudaram a face desse país vi com profunda tristeza as agressões… Essas questões não são simples e nem a toa, infelizmente. Ou o PT muda de postura…Ou a história passará por cima do mais importante partido que surgiu nsse país…

    Curtir

    • Alex Martin permalink
      25/09/2013 7:52

      Um povo que precisa de gurus, governo “cuidando” de sua vida eh um povo fraco. Mas o que me impressiona eh a sociopatia do BOFF, fico imaginando ele encontrando com Cristo e dizendo: “olha senhor, o comunismo matou mais de 100 milhoes de pessoas no mundo porque queriamos um mundo melhor, so isto viu, nos gostamos de controlar a vida de outras pessoas atraves do poder, mas eh por causa deste mundo melhor que queremos e nunca conseguimos.” Eu tenho um resto de esperanca que ano que vem nenhum socialista ganhe qualquer eleicao no Brasil..e se ganhar..que tomem o poder os militares e extermine sim todo comunista do Brasil. PESSOAS DO MAL. Pois a Deus a liberdade humana, do individuo deve ser respeitada, coisa que os socialistas odeiam no ser humano.

      Curtir

  80. José Carlos permalink
    18/11/2013 10:23

    No momento em que esses mensaleiros são presos, a mídia faz todo um estardalhaço, eu reflito e chego a conclusão de que é só mais um circo. Logo logo eles estarão à solta. E mesmo “cumprindo suas penas”, eles nos dão despesas e custam caro aos cofres públicos, com suas viagens em jatinhos da PF, caríssimas. E se u de nós precisasse de um jatinho para uma viagem em busca de tratamento médico, teríamos? Também não ficarão em celas comuns, não comerão a comida normal dos presos. Aliás, comida essa que muitas vezes é bem melhor do que a comida que muitos pais de família podem oferecer aos seus filhos, depois de um dia catando recicláveis pelas ruas, ou melhor do que merenda que nosso alunos e nós professores comemos nas escolas desses país.
    Também eles terão direito a recursos, habeas corpus. Será que perderão direito sobre seus vultuosos salários, no caso dos que ocupam cargos no poder? As grandes somas de dinheiro e os bens envolvidos em suas negociatas, voltarão aos cofres públicos?
    O povo lembrará de tais fatos nem frente à urna em 2014, ou só verá a Copa e nada mais. Será que essas prisões não são uma preparação para a eleição, para que o PT possa afirmar que “fez a Justiça que o povo tanto pediu”?
    Por que essas prisões só agora, e com tanta mídia?
    Lembro-me de Sarney, militante da ARENA (partido da ditadura) e que depois se pôs como que num passe de mágica no MDB, para convenientemente assumir o poder após a morte mais do que certa de Tancredo. E depois de todos os crimes (inclusive de pistolagem) no Maranhão, a família Sarney reina, aliada inclusive ao PT de Lula, seu maior inimigos em outras épocas.
    E o Collor? inimigo declarado de Lula, surrupiador das poupanças dos brasileiros, tirado do poder por um impeachment midiático, cercado de “anões” e de “Farias”? Hoje senador, aliado do PT, lá está, porque o povo de Alagoas o colocou lá. Alagoas, onde sua família grileira e pistoleira construiu um império de sangue.
    Antonio Carlos Magalhães, lembram? ACM, agora lembrado e com o poder herdado por seu ACM Neto. A Bahia tem se coronel e sempre o respeitará. Renan Calheiros, condenado, e PRESIDENTE DO SENADO.
    Maluf e sua adoração pela tortura durante a ditadura militar, seus roubos e trambiques descarados em SP. Livre leve e solto.
    E tantos outros que fizeram e aconteceram, e estão aí, na sociedade, respeitados, votados, eleitos, autoridades. Sem falar que esse circo, pode ser apenas uma cena para que um novo “herói” surja, antes das eleições, um negro (que bom!), “ex pobre”, hoje poderoso, um “salvador” da Pátria. Mais uma salvador da Pátria… Tudo pode acontecer nessa “bagaça”.
    QUE PAÍS É ESSE, E QUE POVO É ESSE? O PAÍS É O QUE SEU POVO O PERMITE SER.
    José Carlos Correia Filho, professor de História e desconfiado de tudo!

    Curtir

  81. Tainá permalink
    18/11/2013 20:32

    Esse texto me surpreendeu negativamente e alguns dos comentários foram muito bem colocados. Creio que é hora de virarmos a página e sair da era PT. Fizeram muita coisa boa sim, mas erraram e ainda erram muito (sem falar da corrupção, que sei não só pela mífia, mas por várias familiares e amigos que já foram filiadas ao PT). Será que o povo no Brasil estão tão bem assim? A educação pública está cada vez pior e isso já é motivo de sobre para desejar uma reforma de base. Temos níveis de saneamento comparáveis a países de extrema pobreza. A preservação ambiental é deixada de lado em prol do “crescimento”. Não há investimentos e incentivo para políticas públicas sociais sustentáveis. E nem mesmo abertura para novos ideais.. Por esses e vários outros motivos, estou com a Marina

    Curtir

  82. 18/11/2013 21:40

    Sou muito pequeno e pouco instruído para questionar o frei. Li seu artigo várias vezes, refleti intensamente, li com acuidade os pareceres mais profundos dos comentaristas. Concordo com o racíocinio do frei quando ele coloca as premissas que fundamentaram a aparição do PT, concordo que o PT modificou a vida de milhões de brasileiros tirando-os da miséria, concordo quando ele afirma que a prioridade sempre foi os marginais da economia. Realmente o PT prestou ao Brasil um sem número de benefícios. Mas não podemos perder de vista que o Lula é oriundo do sindicalismo, a instituição mais promíscua e corrompida do Brasil. Num determinado momento o classismo passou a imperar e dominar o PT, e aí vieram as corrupções sem tamanho, não se trata dos mensaleiros. Em todas as administrações petista houve um recludescimento da corrupção em escala insuportavel. Vários petistas deixaram o partido, abandonaram cargos nas administrações por não concordarem com as mazelas e desvios de recursos praticados. Cooperativas, prefeituras. E o Lula com certeza não só sabia como ainda articulava. O comprade Roberto é um dos articuladores. O PT de hoje não difere em nada dos partidos que tanto combatera. Aliou-se ao que há de pior na política brasileira. E não venha dizer que foi obrigado a fazer assim para conseguir governar. Não é verdade. O Sarney com a história da fundação ficou fragilizado, o Renan com a amante. No entanto ele tratou de fortalece-los e não a derruba-los. Era o momento ideal para se livrar de dois dos maiores cancros do país. Dos atuais dirigentes do PT é raro encontrar um que não tenha ou uma investigação por mal feitos, ou indícios da prática. Acusar a mídia de elitista que quer derrubar a esquerda é uma grande balela. A globo nunca ficou contra quem está no poder, está eivada de petista na alta direção, a record não se interessa por política, a band é a que faz um pouquinho de barulho. Na escrita o Estadão é realmente da ultra direita, mas com pouca influencia, a folha joga em todas as posições. A Isto é , é petista, a VEJA considerada a grande vilã pelo PT, sempre foi contra quem está no poder, pegue as edições do tempo do FHC e compare com o que acontece hoje em relação ao PT, eles acreditam que assim vendem mais revistas e aumentam os anunciantes. O problema frei é que realment o PT abandonou suas principais premissas, e hoje é um partido de uma ditadura branca terrível, donos da verdade, raivosos, que se auto intitularam dono da verdade. E nós simples mortais que acreditamos naquela juventude e até arriscamos nossas vidas assistimos hoje D. Maricia com toda sua ignorancia ter gastado fortuna nos cartões corporativos, o Lula está riquíssimo, bem como seus filhos, o filho do Dirceu, e tantos outros e a nós apenas a desiluzão. O Pt não tem saída e nem conserto. Mas mesmo assim torço pela reeleição da Dilma.

    Curtir

  83. Stefano Venuto Barbosa permalink
    19/11/2013 16:14

    Parabéns José Siqueira, vc tem a alma do povo brasileiro, de homem honesto, assim como você, eu me iludi e agora estou perdido no meio de tanta lama.

    Curtir

  84. 20/11/2013 1:16

    Em meio a tantos comentários, sinto-me forçado a protestar contra o que, afinal e de fato, foi julgado. Provas? Nenhuma. Só “domínio de fato”. E é só PT? O resto é tudo honestinho? Só é otário quem quer ser. O Daniel Dantas está rindo a toa… Só é otário quem faz questão de ser!

    Curtir

  85. 21/11/2013 10:45

    Mesmo com este artigo algumas pessoas insistem em dizer que o “PT rouba mas faz” é o sinal que não entendeu o proverbio alemão.Em política ninguém é santo e se alguém quer uma santo não vai encontrar nem na igreja.

    Curtir

  86. saback permalink
    11/02/2014 9:37

    O problema do PT é que ele não tem militantes, tem fanaticos que não sabem discernir o certo do errado. Para eles roubar ou deixar que roubem não tem importancia desde que continuem no poder. É lamentavel

    Curtir

  87. Gustavo permalink
    07/09/2014 19:35

    Só pelo fato do Lula ser viciado em álcool ( cachaça ) e trair a simpática dona Marisa por anos a fios, pelo menos com uma mulher ( Rosemary Noronha ), com toda a cúpula do PT “compartilhando” este “segredo”, já o desqualifica moralmente como condutor de uma nação. Ao invés de ficar bebendo cachaça, por que não procurou se instruir e, pelo menos, ter um curso superior?

    Curtir

  88. Rives permalink
    20/02/2015 16:33

    Ano… 2015…. após a condenação/ libertação de dirceu, genuino…. Texto super atual com o momento e discussões atuais…. concordam? 😉

    Curtir

    • Roberto Vital Anau permalink
      22/02/2015 0:27

      Rives, este ano tem coisas muito mais graves acontecendo. Por exemplo, os vazamentos seletivos do inquérito da Petrobras. Tucanos importantes estão envolvidos, mas a mídia só divulga os petistas. A delação premiada que serve na Petrobras não serve na CPTM, e por isso o trensalão paulista foi arquivado pelo STF. Roubar e sair ileso: a receita é se filiar ao PSDB! Sobre José Dirceu, o que o Brasil nunca esquecerá é a frase terrível da Ministra Rosa Weber: “Não tenho provas cabais contra José Dirceu, mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”. O que de pior podia nos acontecer é um STF que se move por preferências partidárias, chegando a adotar teorias inéditas para condenar sem provas (a “literatura” da ministra, que gerou protesto de seu autor, o jurista alemão Claus Roxin, contra seu mau uso no Brasil!) e usando critérios opostos para o mesmo fato conforme o partido dos réus. E uma mídia acobertadora dos tucanos (conforme diretriz explícita da diretora do O Globo aos jornalistas para eliminarem referências ao FHC no caso Petrobras) e linchadora do PT, não tem nada a ver com liberdade de imprensa, mas com oligopólio ideológico. Concorda?

      Curtir

Trackbacks

  1. Manter viva a causa do PT : para além do “Mensalão” (via Leonardo Boff) | Beto Bertagna a 24 quadros
  2. Manter viva a causa do PT, para além do “MENSALÃO” « Associação Rumos
  3. OpenSanti » PARA ALÉM DO LULA E DO PT, A GRANDE MÍDIA E OS OUTROS CONSERVADORES QUEREM ATINGIR AS LUTAS DO POVO
  4. Dissecando Estereótipos 03 – O Militante Virtual do PT | Rascunho Raso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: