Jovens que nos dão esperança de que se pode proteger a Terra

Todos nos perguntamos: quem serão os protagonistas de uma relação salvadora da Mãe Terra? Eles estão despontando em todas as partes. São eles que levam a esperança de que outro mundo é possível e necessário. E se comprometem a inaugurar práticas que significam verdadeiras revoluções moleculares: começam com eles e se irradiam para todos os lados. Aqui vai uma carta de jovens do ensinao fundamental de Curitiba que nos dão este testemunho. Merecem que outros conheçam tais sua disposição e os compromissos que coletivamente assumiram. Por isso lhes somos gratos. Vocês são sementes de um mundo que ainda deve nascer mas que, com pessoas, como vocês, vai realmente nascer.  Lboff

Curitiba, 15 de Abril de 2013

Olá Professor Leonardo…

Somos do Colégio Nossa Senhora Medianeira de Curitiba – Paraná. Fazemos parte da turma do 3º ano G da primeira fase do Ensino Fundamental.

Nas aulas de Ensino Religioso conhecemos a Carta da Terra e aprendemos várias coisas que podemos fazer para ajudar o Planeta.

A Carta da Terra nos fez perceber que podemos realizar pequenas atitudes que contribuirão para a qualidade de vida no planeta. Por isso, a nossa turma defenderá e assumirá 20 metas para ajudar o planeta neste ano de 2013, aqui estão elas:

·     Não poluir o mar!

·     Não poluir o meio ambiente!

·     Separar o lixo!

·  Participar ou organizar de campanhas para ajudar as pessoas carentes, com alimentos e roupas!

·     Não jogar pilhas, baterias e celulares em lixos comuns!

·     Não deixar a torneira aberta quando escovar os dentes.

·     Economizar energia.

·     Preservar o bem-estar dos animais.

·     Não jogar lixo no rio.

·     Proteger os animais aquáticos e terrestres ameaçados de extinção.

·     Tomar banho mais rápido.

·     Respeitar todas as pessoas.

·Recolher óleo de cozinha usado e enviar para estabelecimentos habilitados.

·   Não contribuir com o trabalho infantil, dando dinheiro para crianças na rua.

·     Plantar árvores.

·     Não cortar árvores.

·     Não jogar objetos que possam causar incêndios na mata.

·     Não comprar CD’s piratas.

·     Não jogar lixo na rua.

·     Evitar o uso de embalagens plásticas.

          

       Professor Leonardo, sabemos que o senhor é um protetor da vida no planeta, queremos que saiba que a nossa turma gosta muito da Natureza e queremos ajudar para que todos tenham uma vida melhor.

Um grande abraço da turma do 3º ano G   

Resposta 19/04/2013

 

Queridos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora Medianeria, Curitiba, PR.

 

A carta de vocês me encheu de alegria. Há muitos anos que, muitos junto comigo, nos preocupamos com o futuro da vida, com a preservação da Mãe Terra e com a garantia da continuidade de nossa civilização.

 

Essa meta só será alcançada se mais pessoas, como vocês, logo no alvorecer da vida e da inteligência, tomam a sério as medidas que podem garantir o nosso futuro. Sem gente como vocês, que devem crescer em número no mundo inteiro, dificilmente escaparecemos de um grande  sofrimento para a humanidade e para todos os seres vivos. 

 

Vocês nos dão esperança de que um outro mundo é possível. E vocês o mostram concretamente. As metas que se propuseram alcançar, são as corretas. Elas estão no rumo certo. E nos dão a esperança de que a vida é mais forte do que a morte, que o amor à natureza tem mais dignidade que o uso irresponsável dos bens e serviços que ela nos propicia.

 

Vejam e tratem a Terra como nossa Grande Mãe, a Pacha Mama dos povos andinos e a Magna Mater de quase todas as tradições da humanidade. Mãe a gente cuida, respeita e ama. Nunca a ofende e a explora.

 

Façam assim com a Mãe Terra que ela lhes mostrará sua gratidão. E continurá a dar generosamente tudo o que precisamos para viver, além da beleza e o encantamento que ela cada dia nos proporciona.

 

Com  todo o meu apoio, também em nome da Comissão Internacional da Carta Terra, à qual pertenço, saúdo a todos e a todas com muito carinho, especialmente à Professora Suzana F. Brito que os inicou nesta consciência ecológica. Colocarei a carta de vocês no meu blog (Leonardoboff.wordpress.com) e enviarei o texto de vocês à Comissão Central que fica em Costa Rica (Mirian Vilela; e-mail: <mvilela@earthcharter.org>)

 

Leonardo Boff

 

 

16 comentários sobre “Jovens que nos dão esperança de que se pode proteger a Terra

  1. Deve ter sido emocionante receber esta carta, Professor Leonardo. É urgente trabalharmos para que a educação cumpra seu pape de formar pessoas de boa vontade, solidária e comprometidas com o cuidado para com o planeta. A educação não pode ser apenas uma usina que forma profissionais eficazes e dóceis consumidores. Ela precisa estar comprometida em contribuir para que indivíduos se tornem sujeitos, capazes de encontrar e ampliar espaços de liberdade, em suas vidas.

    Curtir

  2. Parabens aos professores que apresentaram o assunto `as criancas. E o unico caminho para salvar o planeta. Passar esse conhecimento a todas as criancas.

    Curtir

  3. Que coisa linda! Estou transbordando de alegria por saber que podemos e devemos confiar nesses jovens que são o futuro deste planeta! Uma mãe que cuida e ama merece receber de seus filhos o mesmo amor, o mesmo cuidado e o mesmo respeito!

    Curtir

  4. “Eu venho do Sul e do Norte
    Do Oeste e do Leste, de todo o lugar.
    Estrada da vida eu percorro,
    levando socorro a quem precisar.
    Assunto de paz é meu forte,
    eu cruzo montanhas e vou aprender.
    O mundo não me satisfaz,
    o que eu quero é a paz o que eu quero é viver.”
    (padre Zezinho)
    As novas gerações nos dão o tom da luta, da perseverança, nos dão lições de amor. Emocionada pela carta dos meninos, pelas metas traçadas por eles , pela partilha de ideias. É bom viver e constatar que a esperança ainda caminha de mãos dadas com o ser humano. Um abraço

    Curtir

  5. Parabéns ! É lindo vê o quanto os jovens estão preservando a natureza, ,logo eles então fazendo o melhor para a nova geração deles que há de fica neste planeta terra. Os mais velhos estão alertando para dar o procedimento de fazerem o melhor para o nosso planeta. Amei esse assunto.

    Curtir

  6. Hamilton Maria da Silva
    É necessário que nos conscientizemos e o façamos com nossos filhos e netos que o amor
    e o respeito à Natureza é o que conta.
    Rememos contra a maré do lucro imediato e a qualquer custo desde que esse cu$to seja
    o menor po$$ivel não importando se às custas da Natureza.

    Curtir

  7. Já me manifestei, mas em quadrinho errado, de outra matéria. Mas, fiquei maravilhada de saber da potencialidade desses jovens tão jovens e já preocupados com o futuro de nosso planeta.Acredito na bondade, mas, sobretudo, na inteligência como fonte movimentadora. Ou são a mesma coisa? E, acredito que os bons contagiarão os equivocados.Isabel

    Curtir

  8. Fiquei muito contente pela preocupação que escola tem com a educação em defesa da vida. Acredito que o conceito de ecologia trabalhado pelo Leonardo no livro “Ecologia-Mundialização-Espiritualidade” vai bem ao encontro do modelo de sociedade que podemos construir se tomarmos consciência do quanto somos responsáveis pela preservação da vida no nosso planeta. Também trabalho no mesmo colégio das crianças da carta, só a minha faixa etária é o 9º. ANO do Ensino Fundamental. Procuro aprofundar o conceito de ecologia social a partir de outros conceitos, como a diversidade, o cuidado, ser sujeito da própria história, formação integral…. Quero parabenizar a todas as pessoas que se preocupam com a defesa da vida em todos os sentidos e dimensões.Inácio

    Curtir

  9. Gostei muito dessa matéria! Quem não gostou?

    É gratificante receber uma correspondência cheia de entusiasmo e esperança.
    Nem tudo está perdido. Cada semente plantada, de boa qualidade, se desenvolverá bem. Existe um livro de Robert Fulghum :Tudo que eu devia saber, aprendi no jardim-de-infância. Fiquei contente de que muito do que ele fala, essas crianças estão colocando em prática. E essa carta da Terra, dar a Terra o que ela precisa e recolocar no lugar, o que se encontra deslocado, dá uma sensação de renovação espiritual e mental. A Mãe-Terra agradece, com certeza! Esses são os verdadeiros princípios e fundamentos da civilização que não poderiam ser esquecidos. É um aprendizado constante. Parabéns!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s