A nossa ressurreição na morte

O fato maior para o cristianismo não é a cruz de Cristo mas sua ressurreição. Sem a ressurreição Cristo teria ficado no passado, no panteão dos mártires abnegados, sacrificados por uma grande causa, um sonho de um Reino de justiça,de amor incondicional e de total entrega a Deus. Mas nunca reuniria pessoas para celebrarem sua presença viva entre nós. A ressurreição significa exatamente essa presença inefável de toda a realidade de Jesus,chamado por São Paulo como o  “novissimo Adão”, com um corpo transfigurado,  corpo-espiritual, dentro da história humana.

A ressurreição não deve ser vista como a reanimação de um cadáver, como o de Lázaro, mas como a plena realização de todas as possibilidades inerentes à vida humana dado que o ser humano é um projeto infinito, inteiro mas ainda incompleto. A ressurreição representa  a vida do homem de Nazaré, elevado na cruz e depois  introduzida dentro da realidade divina.

Pertence à fé cristã a convicção de que Cristo é o primeiro entre muitos irmãos e irmãs. Todos nós ressuscitaremos em seguimento dele. Mas quando? No fim do mundo que não sabemos quando vem? Ou no fim do mundo pessoal quando cada um de nós deixa este mundo espácio-temporal?

Seguindo a linha de reflexão dos melhores teólogos atuais, sustento a tese de que nós ressuscitamos quando para nós se realiza pessoalmente o fim do mundo, isto é, quando morrermos. Ao morrermos somos transfigurados e ressuscitados.

Esta é seguramente a mensagem mais esperançadora que o cristianismo pode oferecer para a humanidade e para cada pessoa humana. É a sua grandiosa colaboração antropológica. Não vivemos para morrer. Morremos para ressuscitar, para viver mais e melhor.

Leonardo Boff é teólogo e escreveu “A nossa ressurreição na morte”,Vozes 2005.

27 comentários sobre “A nossa ressurreição na morte

  1. Teologicamente não é um erro dizer que Jesus foi o primeiro humano a ressuscitar? Como ficaria a ressurreição dos primeiros primatas (homo sapiens sapiens) que antecederam a Cristo?

    Curtir

    • Warley, a vida é chamada para a vida. Todos os que morreram ressuscitaram. Apenas que em Jesus isso ficou visível e entrou em nossa consciência coletiva (evidentemente para os que creem) Feliz Pascoa Lboff

      Curtir

    • Marízia, obrigado por me acompanhar sempre na leitura dos meus textos. Desejo a vc uma feliz Páscoa e viva agora já os bens da ressurreição que é a vida no amor, na paz e na comunhão com Deus. Lboff

      Curtir

  2. Leonardo, e por que temos que morrer para ressuscitar? Por que a vida eterna não começa com o nascimento nesse mundo?

    Curtir

    • Marcone, a vida eterna já começou com a vida. Mas no espaço e no tempo e no desgaste natural das coisas vamos perdendo nosso capital biológico, mas não o espiritual. Vamos nascendo ao largo da vida e a morte é um acabar de nascer para a vida eterna. Feliz Páscoa lboff

      Curtir

  3. Querido Mestre L. Boff,

    Invariavelmente, suas palavras nos remetem ao profundo significado da religiosidade inerente ao ser humano. Com este teu texto mais uma vez somos provocados a pensar, através da reflexão interna suas palavras consoladoras nos impulsiona a manter a esperança, este preciosa pérola que nós seres humanos precisamos de um esforço diário para cultivar.

    Obrigado frei pelos ensinamentos, vos saúdo hoje de Assisi terra do nosso grande Mestre São Francisco onde orarei para que o senhor sempre mantenha sua coragem, sabedoria e garra diante de tantas injustiças.

    Um abraço fraterno,

    Thiago

    Curtir

    • Thiado, suas palavras generosas me fortalecem. Já vou quase aos 80 e mantenho minha fidelidade teológica desde que comecei. Feliz Páscoa e viva já agora as sementes da ressurreição. Lboff

      Curtir

  4. Caro Leonardo, sacerdote ecumênico, você disse em sua crônica tudo que pensamos, mas, às vezes, relutamos em dizer. Muito obrigado. Uma Feliz Páscoa para você e D. Márcia. Se não for pedir demais, pode indicar algum nome dentre destes “melhores teólogos atuais”, para uma leitura mais aprofundada sobre o tema? Obrigado.

    Curtir

  5. Certíssimo meu caro Leonardo. Vivemos para morrer e ressuscitar em nova vida. Evoluir e retornar pra mais aprender.

    Curtir

  6. Caríssimo Frei L. Boff , tive o privilégio de participar de Stas. Missas consigo… Ler seus artigos é também um priivilégio! Deus se doa através de suas criaturas e, em especial daqueles que lhe são fiéis, o levam a sério e o amam! Sou eternamente grata!

    Curtir

  7. Deixei,Fr. L.Boff,na Defesa dis Direitos Humanos , em que é “Presidente de Honra”, umas lembranças e Votos de Feliz Páscoa!Não tive um lar harmonioso na infância o que me dificultou a capacidade de amar. Fiz muitos tratamentos. Hoje estou praticamente boa, mas,a arte de amar é exigente.”Paulo diz algo semelhante:”No amor está a perfeição da lei.”Quando me confesso digo sempre: Não amo como deveria a Deus, ao próximo como a mim mesma.

    Curtir

    • Marizia, Deus vê o coração e suas boas intenções.Como diz o Salmo 103 Ele sabe do pó de que somos feitos e nunca continua a nos perseguir mas tem misericórdia infinita. Então fique tranquila, basta esta abertura a Deus para permitir que Ele entre e faça em vc a sua morada. Feliz Páscoa
      lboff

      Curtir

  8. Prezado Leonardo Boff,

    É muito útil e esclarecedora a sua mensagem sobre a Páscoa e sobre a ressurreição, um tema que causa até hoje certa confusão na cabeça de algumas pessoas que insistem na existência da reencarnação dentro do Cristianismo.

    Jesus não reencarnou, nenhum cristão reencarna, ninguém reencarna na fé cristã!
    Quem quiser crer na reencarnação, pois o faça como ser humano livre que é para pensar o que seja, mas que isso seja feito fora da perspectiva cristã, pois dentro dela isso não é possível.

    Pela experiência de Jesus Cristo morto e ressuscitado, é impossível crer que há um “espírito” que sai de um “corpo”, mas o que nos foi revelado é a transfiguração da humanidade por obra de Deus para que vivamos com Ele eternamente.

    “Se ele não ressuscitou, vã é nossa fé”, afirmava São Paulo!

    Grande abraço e Feliz Páscoa!

    Curtir

    • Lázaro, sua argumentação é excelente. A teoria da reencarnação pressupõe um antropologia pobre e hoje tida como superada, a morte como separação entre corpo e alma. O ser humano é uma totalidade e o que ressuscita e se transfigura é essa totalidade. Chegamos no último estágio da evolução pessoal quando morremos. O seguinte passo é o Grande Encontro e Mergulho no Mistério do Deus da vida que nos preparou uma morada, desde toda a eternidade. Parabéns. Lboff

      Curtir

      • Frei Leonardo, fiquei abalada com a matéria do Gogó. Será que o PT a conhece? Os governadores, uns oito tentaram visitar o Lula mas não permitiram. O Brasil está nas mãos do exército americano, o que diz o artigo do Gogó!!! Peçomsua bênção Se possível me envie uma palavra sua. Deus lhe pague! Marízia Lippi.

        Curtir

      • Marizia, obrigado pelos materiais que eme enviou e sua carta generosa. Efetivamente, por detrás de tudo estão forças do sistema de dominação mundial, orquestrada pelos USA que sempre usam o que mais têm que é a força militar. Eles não intervem diretamente,mas usam seus aliados internos. Eu venho alertando há tempos sobre este fato sem ter sido muito ouvido. Falando pessoalmente com Lula ele acabou concedendo. Lamento que os analistas especialmente do PT não terem dado o devido peso a esse fato geopolítico. Que Espírito nunca nos falte. Com carinho Lboff

        Curtir

      • Jesus e Francisco de Assis nos unem! Penso que seria oportuno passar cópia da matéria do Gogó à Presidência do PT. Jesus disse:” Somos todos irmãos.” “Deus enlouqueceu de amor pela humanidade!” (Santo Afonso Maria de Ligório, fundador junto dos pobre, dos Redentooristas). “Se defender os pobres é ser comunista, Jesus Cristo e euj somos comunistas!” (PAPA FRANCISCO).

        Curtir

  9. Ótimo texto Leonardo. Sempre leio suas matérias. Estou estudando Teologia pela graça do senhor Jesus Cristo. Espero contar com vc para tirar algumas dúvidas. Grato

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s