Pular para o conteúdo

Carta do Papa Francisco a Leonardo Boff

11/03/2019

Há dias recebi através da Nunciatura Apostólica em Brasília e posteriormente pelo bispo de Petrópolis Dom Gregório Paixão esta correspondência vinda  do Papa Francisco.

Fiz-lhe chegar a retradução do latim medieval da Imitação de Cristo, de 1441, de Tomás de Kempis, o livro mais lido na cristandade depois da Bíblia. É uma das  jóias  da espiritualidade cristã. Reescrevi-o no sentido da superação dos dualismos (Deus-mundo,corpo-alma, céu-terra, mundo interior-mundo exterior), típicos de seu tempo, mas mantendo rigorosamente o sentido do original.

Ousei acrescentar-lhe uma quinta parte (originalmente são 4) intitulada O Seguimento de Jesus, perspectiva querida da teologia e da espiritualidade de nosso tempo. Elaboreia-a a partir da nova visão do mundo que nos é oferecida pela cosmologia contemporânea e pelas ciências da Terra e da vida. O trabalho, especialmente, O Seguimento de Jesus, foi traduzido para o italiano, espanhol, alemão e inglês.

Se a Imitação coloca o Cristo da fé no centro da meditação, o Seguimento procura orientar-se pelo Jesus histórico e sua gesta quando esteve entre nós. Ambas afirmam sua divindade. Mas a Imitação privilegia o Cristo cujo rosto está voltado para o céu, como  Filho do Pai,  enquanto o Seguimento proucra mostrar o Jesus histórico, cujo rosto está voltado  para a Terra, o Filho do Pai feito carne, que se coloca do lado do filho pródigo, dos pobres e doentes, das mulheres discriminadas, dos que se sentem perdidos. São dois olhares da mesma e única figura de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Entendi esse trabalho como o meu “nunc dimitis, Domine” (“agora posso partir,Senhor” palavra do velho  Simeão ao tomar o menino Jesus nos braços: Lucas 2,20), uma espécie de despedida do ofício da teologia. Nada mais desafiador e honroso do que, no entardecer da vida, com 80 anos, confrontar-se com esse gigante da teologia e da espiritualidade que foi Tomás de Kempis.

O Papa Francisco recebeu a tradução italiana e quis honrar-me com esta pequena carta de agradecimento. Acrescentou ainda um de seus melhores documentos sobre a paz .de 10 páginas, que mostro apenas o título e a última parte, assinada por ele.

Apresento aqui as cópias dos documentos com o meu reconhecimento pela figura do Papa Francisco especialmente por nos ensinar a viver à luz dos valores da mensagem originária de Jesus Cristo: a total abertura a Deus, Pai e Mãe de bondade e de  misericórdia, o amor incondicional, a compaixão pelos que sofrem, a solidariedade sem limites, a irmandade universal, e hoje em dia, o cuidado pela Casa Comum na qual todos, seres humanos e os demais  seres da natureza nos encontramos como irmãos e irmãs.

 

 

 

23 Comentários leave one →
  1. Aristóteles Barros da Silva permalink
    11/03/2019 21:41

    Parabéns, Professor Leonardo Boff! Quisera eu ter a honra de receber pelo menos um bilhete do Papa Mais Humano e Verdadeiro de que se tem notícia. O Senhor merece tal honra e, nós, seus pupilos, nos sentimos sobremaneira honrados!

    Curtido por 1 pessoa

    • Terezinha Kunen, permalink
      15/03/2019 10:11

      Parabéns Leonardo, você merece muito mais pela grande contribuição com seus escritos e testemunha de vida. Que Deus continue te iluminando. Abraço. Sua admiradora sede 1980.

      Curtir

  2. Marízia Costa Carmo Lippi permalink
    12/03/2019 1:43

    É uma alegria ver o bom relacionamento entre pessoas por nós muito amadas! “Glória a Deus nas Alturas e paz na Terra aos homens por Ele amados”.

    Curtir

  3. MARIO ROGERIO DE VASCONCELOS permalink
    12/03/2019 4:12

    Ainda bem que a igreja dos homens está prestes a acabar, e, Cristo, com sua inimaginável Misericórdia, nos colocou Francisco na cabeça para que a igreja de Deus renascesse! Tomara, que Ele e ele consigam concluir a sua obra!

    Curtir

  4. 12/03/2019 5:46

    Sim um PRESENTE para todos que possam ,ao ler :compreender e ser o que ali se propõe,outro presente é podermos acessar tantas nobres formas de buscarmos a PAZ em meio ao CONFLITO que são nossas VIDAS para trazendo HARMONIA ,podermos ser os MENSAGEIROS da INFINITA COMPREENSÃO AMOROSA que é o que não entendemos ainda o AMOR de DEUS…Quando entendermos:SEREMOS e o Mundo ah o MUNDO SERÁ OUTRO com nossa consciente participação ,mesmo que nano seja …Gratidão prezado Leonardo Boff!

    Curtir

  5. Paulo Gil Confortin permalink
    12/03/2019 8:22

    Uma inspiração para mim, ver que estes idosos homens, mantém sua coragem em Cristo.
    Leonardo Boff um exemplo de intelectual comprometido e o Papa Francisco um corajoso servo de Deus. Que a Igreja saiba ouvir as palavras de Jesus: “…O maior entre vós, será o que mais serve”

    Curtir

  6. Magdalena Medina Filipo permalink
    12/03/2019 8:31

    Desejo ler este livro. aonde o posso comprar? os meus cumprimentos para nosso irmao e amigo Leonardo Boff.

    Curtir

  7. 12/03/2019 9:06

    Preciosas letras del Papa Francisco a Leonardo Boff. Dios les bendiga siempre.
    Saludos desde Puerto Rico. Donde los poliladrones se han robado todo y el pueblo está en deuda y miseria.
    Paz.

    Curtir

  8. MARIA BRIGIDA SEABRA permalink
    12/03/2019 10:23

    Muito digno da parte do pontífice essa honra lhe concedida e muito merecido tal reconhecimento Professor Leonardo. Parabéns!

    Curtir

  9. Edu permalink
    12/03/2019 10:43

    Porque não pública o resto? Sua doutrina foi banida.

    Curtir

    • 13/03/2019 16:55

      Edu, o documento é longo, de 10 pp. Não dava para publicar no twitter e blog. Apenas fotografei a última página pois trazi a assinatura pessoal do Papa, Franciscus Mas pode achá-lo no Google

      Curtir

  10. Jordão Cardoso permalink
    12/03/2019 11:28

    Senti “um dedinho na ferida” nesta carta, como se costuma dizer! “O perigo gnóstico” ao qual o Papa se refere na carta é exatamente aquele de reduzir a fé a um racionalismo sufocante, que esquece a carne do Cristo – e veja bem que carne é essa! E ilustra bem o significado dessas palavras mostrando que não se separa Cristo de Deus, a Igreja de Cristo nem o povo da Igreja, evidenciando assim a teologia à qual o Papa se vincula, que é a teologia popular de Scannone, uma teologia que não é fruto de uma reflexão de escritório, mas da escuta do coração do verdadeiro povo de Deus, que por seu “sensus fidei” conserva o verdadeiro sentido da fé, sem nunca ceder à gnose ou a quaisquer heresias.

    Curtido por 1 pessoa

  11. Celia Soares de Sousa permalink
    12/03/2019 13:18

    Esplêndido, simples e comovente! Parabéns! Que honra, e que Alegria estar tão próximo do nosso querido e amado Papa Francisco!

    Curtir

  12. MARCIEL MANOEL LINHARES permalink
    12/03/2019 13:24

    Com alegria leio essa notícia e a manifydo Santo Padre sobre seu livro. Que grande reconhecimento anexo um dos maiores teólogos de nosso templo. Tem sido enriquecedor ler seus livros e este último não será diferente. Parabéns e continuemos firmes nos caminhos da missão, onde Cristo se revela diariamente.

    Curtir

  13. Adelia Maria Evangelista Azevedo permalink
    12/03/2019 17:49

    Parabéns! Que bênção LINDA!

    Curtir

  14. Marina Lima Leal permalink
    12/03/2019 22:10

    Parabéns, Leonardo Boff. Mereces!

    Curtir

  15. EDNALDO DOS SANTOS COSTA permalink
    13/03/2019 12:26

    Lindo diálogo. Que bom saber desta tradução do clássico Imitação de Cristo.

    Curtir

  16. Maria permalink
    13/03/2019 21:43

    Querido irmão Leonardo Boff. Obrigada por tudo o que fez em sua vida. Esta atenção do nosso amado Francisco é mais que merecida.
    Gostaria que esta nao seja sua ultima obra….apesar de reconhecer que cumpriu a corrida e manteve a fé….ainda precisamos de suas palavras.

    Curtir

  17. Nyeta Magalhães Campos permalink
    14/03/2019 12:30

    Que felicidade saber de mais uma de suas contribuições para iluminar nossa fé e por ter compartilhado com o nosso querido Francisco! Ambos são homens muito importantes no nosso tempo… são como luzes acesas num poste alto a iluminar nosso caminho…e quanta delicadeza do Papa Francisco em responde-lo! Reconhecimento de quem vale a pena ser reconhecido! Precisamos de notícias que nos alimentem a alma! Obrigado! Mas, ainda precisamos de suas palavras amigo Leonardo…

    Curtir

    • Marizia Lippi permalink
      16/03/2019 16:58

      Caríssimo Irmão Leonardo Boff, o Papa Francisco, Dom Gregório e sua Pessoa são por mim muito estimadas,admiradas, valorizadas! “Morrer é ir ao encontro do Pai, sem medo, pois Ele é pura bondade, misericórdia e amor. Morrer é cair em seus braços para o abraço infinito da paz e do amor” (Leonardo Boff).

      Cordial e Afetuosamente, Marízia Lippi.

      Livre de vírus. http://www.avast.com .

      Curtir

      • 19/03/2019 2:13

        Mzrizia sempre acompanho seus comentários espirituais, bem fundados, com uma fé pensada e testemunhada com coração e inteligência. Seus comentários fazem bem a muita gente pois os reforça no bem e no amor. abraço fraternal lboff

        Curtir

      • Marizia Lippi permalink
        19/03/2019 15:48

        Como já expressei, sinto-me cristã de útero materno, minha geração deu-se em base cristã paterna e materna. Sou imensamente grata e feliz por isto. Deus Amoroso, Eterno, Fiel, merece nossa reciprocidade! Cordial e Fraternalmen te, Marízia Lippi.

        Livre de vírus. http://www.avast.com .

        Curtir

Trackbacks

  1. Carta do Papa Francisco a Leonardo Boff – Blog das Comunidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: