Carta do Papa Francisco a Leonardo Boff

Há dias recebi através da Nunciatura Apostólica em Brasília e posteriormente pelo bispo de Petrópolis Dom Gregório Paixão esta correspondência vinda  do Papa Francisco.

Fiz-lhe chegar a retradução do latim medieval da Imitação de Cristo, de 1441, de Tomás de Kempis, o livro mais lido na cristandade depois da Bíblia. É uma das  jóias  da espiritualidade cristã. Reescrevi-o no sentido da superação dos dualismos (Deus-mundo,corpo-alma, céu-terra, mundo interior-mundo exterior), típicos de seu tempo, mas mantendo rigorosamente o sentido do original.

Ousei acrescentar-lhe uma quinta parte (originalmente são 4) intitulada O Seguimento de Jesus, perspectiva querida da teologia e da espiritualidade de nosso tempo. Elaboreia-a a partir da nova visão do mundo que nos é oferecida pela cosmologia contemporânea e pelas ciências da Terra e da vida. O trabalho, especialmente, O Seguimento de Jesus, foi traduzido para o italiano, espanhol, alemão e inglês.

Se a Imitação coloca o Cristo da fé no centro da meditação, o Seguimento procura orientar-se pelo Jesus histórico e sua gesta quando esteve entre nós. Ambas afirmam sua divindade. Mas a Imitação privilegia o Cristo cujo rosto está voltado para o céu, como  Filho do Pai,  enquanto o Seguimento proucra mostrar o Jesus histórico, cujo rosto está voltado  para a Terra, o Filho do Pai feito carne, que se coloca do lado do filho pródigo, dos pobres e doentes, das mulheres discriminadas, dos que se sentem perdidos. São dois olhares da mesma e única figura de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Entendi esse trabalho como o meu “nunc dimitis, Domine” (“agora posso partir,Senhor” palavra do velho  Simeão ao tomar o menino Jesus nos braços: Lucas 2,20), uma espécie de despedida do ofício da teologia. Nada mais desafiador e honroso do que, no entardecer da vida, com 80 anos, confrontar-se com esse gigante da teologia e da espiritualidade que foi Tomás de Kempis.

O Papa Francisco recebeu a tradução italiana e quis honrar-me com esta pequena carta de agradecimento. Acrescentou ainda um de seus melhores documentos sobre a paz .de 10 páginas, que mostro apenas o título e a última parte, assinada por ele.

Apresento aqui as cópias dos documentos com o meu reconhecimento pela figura do Papa Francisco especialmente por nos ensinar a viver à luz dos valores da mensagem originária de Jesus Cristo: a total abertura a Deus, Pai e Mãe de bondade e de  misericórdia, o amor incondicional, a compaixão pelos que sofrem, a solidariedade sem limites, a irmandade universal, e hoje em dia, o cuidado pela Casa Comum na qual todos, seres humanos e os demais  seres da natureza nos encontramos como irmãos e irmãs.

 

 

 

23 comentários sobre “Carta do Papa Francisco a Leonardo Boff

  1. Parabéns, Professor Leonardo Boff! Quisera eu ter a honra de receber pelo menos um bilhete do Papa Mais Humano e Verdadeiro de que se tem notícia. O Senhor merece tal honra e, nós, seus pupilos, nos sentimos sobremaneira honrados!

    Curtido por 1 pessoa

    • Parabéns Leonardo, você merece muito mais pela grande contribuição com seus escritos e testemunha de vida. Que Deus continue te iluminando. Abraço. Sua admiradora sede 1980.

      Curtir

  2. É uma alegria ver o bom relacionamento entre pessoas por nós muito amadas! “Glória a Deus nas Alturas e paz na Terra aos homens por Ele amados”.

    Curtir

  3. Ainda bem que a igreja dos homens está prestes a acabar, e, Cristo, com sua inimaginável Misericórdia, nos colocou Francisco na cabeça para que a igreja de Deus renascesse! Tomara, que Ele e ele consigam concluir a sua obra!

    Curtir

  4. Sim um PRESENTE para todos que possam ,ao ler :compreender e ser o que ali se propõe,outro presente é podermos acessar tantas nobres formas de buscarmos a PAZ em meio ao CONFLITO que são nossas VIDAS para trazendo HARMONIA ,podermos ser os MENSAGEIROS da INFINITA COMPREENSÃO AMOROSA que é o que não entendemos ainda o AMOR de DEUS…Quando entendermos:SEREMOS e o Mundo ah o MUNDO SERÁ OUTRO com nossa consciente participação ,mesmo que nano seja …Gratidão prezado Leonardo Boff!

    Curtir

  5. Uma inspiração para mim, ver que estes idosos homens, mantém sua coragem em Cristo.
    Leonardo Boff um exemplo de intelectual comprometido e o Papa Francisco um corajoso servo de Deus. Que a Igreja saiba ouvir as palavras de Jesus: “…O maior entre vós, será o que mais serve”

    Curtir

  6. Desejo ler este livro. aonde o posso comprar? os meus cumprimentos para nosso irmao e amigo Leonardo Boff.

    Curtir

  7. Muito digno da parte do pontífice essa honra lhe concedida e muito merecido tal reconhecimento Professor Leonardo. Parabéns!

    Curtir

    • Edu, o documento é longo, de 10 pp. Não dava para publicar no twitter e blog. Apenas fotografei a última página pois trazi a assinatura pessoal do Papa, Franciscus Mas pode achá-lo no Google

      Curtir

  8. Senti “um dedinho na ferida” nesta carta, como se costuma dizer! “O perigo gnóstico” ao qual o Papa se refere na carta é exatamente aquele de reduzir a fé a um racionalismo sufocante, que esquece a carne do Cristo – e veja bem que carne é essa! E ilustra bem o significado dessas palavras mostrando que não se separa Cristo de Deus, a Igreja de Cristo nem o povo da Igreja, evidenciando assim a teologia à qual o Papa se vincula, que é a teologia popular de Scannone, uma teologia que não é fruto de uma reflexão de escritório, mas da escuta do coração do verdadeiro povo de Deus, que por seu “sensus fidei” conserva o verdadeiro sentido da fé, sem nunca ceder à gnose ou a quaisquer heresias.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Esplêndido, simples e comovente! Parabéns! Que honra, e que Alegria estar tão próximo do nosso querido e amado Papa Francisco!

    Curtir

  10. Com alegria leio essa notícia e a manifydo Santo Padre sobre seu livro. Que grande reconhecimento anexo um dos maiores teólogos de nosso templo. Tem sido enriquecedor ler seus livros e este último não será diferente. Parabéns e continuemos firmes nos caminhos da missão, onde Cristo se revela diariamente.

    Curtir

  11. Querido irmão Leonardo Boff. Obrigada por tudo o que fez em sua vida. Esta atenção do nosso amado Francisco é mais que merecida.
    Gostaria que esta nao seja sua ultima obra….apesar de reconhecer que cumpriu a corrida e manteve a fé….ainda precisamos de suas palavras.

    Curtir

  12. Que felicidade saber de mais uma de suas contribuições para iluminar nossa fé e por ter compartilhado com o nosso querido Francisco! Ambos são homens muito importantes no nosso tempo… são como luzes acesas num poste alto a iluminar nosso caminho…e quanta delicadeza do Papa Francisco em responde-lo! Reconhecimento de quem vale a pena ser reconhecido! Precisamos de notícias que nos alimentem a alma! Obrigado! Mas, ainda precisamos de suas palavras amigo Leonardo…

    Curtir

    • Caríssimo Irmão Leonardo Boff, o Papa Francisco, Dom Gregório e sua Pessoa são por mim muito estimadas,admiradas, valorizadas! “Morrer é ir ao encontro do Pai, sem medo, pois Ele é pura bondade, misericórdia e amor. Morrer é cair em seus braços para o abraço infinito da paz e do amor” (Leonardo Boff).

      Cordial e Afetuosamente, Marízia Lippi.

      Livre de vírus. http://www.avast.com .

      Curtir

      • Mzrizia sempre acompanho seus comentários espirituais, bem fundados, com uma fé pensada e testemunhada com coração e inteligência. Seus comentários fazem bem a muita gente pois os reforça no bem e no amor. abraço fraternal lboff

        Curtir

      • Como já expressei, sinto-me cristã de útero materno, minha geração deu-se em base cristã paterna e materna. Sou imensamente grata e feliz por isto. Deus Amoroso, Eterno, Fiel, merece nossa reciprocidade! Cordial e Fraternalmen te, Marízia Lippi.

        Livre de vírus. http://www.avast.com .

        Curtir

Deixe um comentário