A laicidade do Estado levada às últimas consequências.

O Estado brasileiro, como a maioria dos Estados modernos, é laico. Quer dizer:  respeita todas as religiões e seus símbolos, sem aderir a nenhuma delas. Garante-lhes a liberdade de seu exercício, logicamente, dentro do quadro legal do país. Veja a coragem deste frade face ao fato de o Ministério Público Federal de São Paulo haver  ajuizado a ação pedindo a retirada dos símbolos religiosos das repartições publicas.

O frade Demetrius dos Santos Silva, corajoso, reagiu positivamente a esta decisão com estas palavras verdadeiras:

” Sou Padre católico e concordo plenamente com o Ministério Público de São Paulo, por querer retirar os símbolos religiosos das repartições públicas.

Nosso Estado é laico e não deve favorecer esta ou aquela religião. A Cruz deve ser retirada!

Aliás, nunca gostei de ver a Cruz em Tribunais, onde os pobres têm menos direitos que os ricos e onde sentenças são barganhadas, vendidas e compradas.

Não quero mais ver a Cruz nas Câmaras legislativas, onde a corrupção é a moeda mais forte.

Não quero ver, também, a Cruz em delegacias, cadeias e quartéis, onde os pequenos são constrangidos e torturados.

Não quero ver, muito menos, a Cruz em pronto-socorros e hospitais, onde pessoas pobres morrem sem atendimento.

É preciso retirar a Cruz das repartições públicas, porque Cristo não abençoa a sórdida política brasileira, causa das desgraças, das misérias e dos sofrimentos dos pequenos, dos pobres e dos menos favorecidos “.

Assinado: Frade Demetrius dos Santos Silva.

 

 

14 comentários sobre “A laicidade do Estado levada às últimas consequências.

  1. Incrível, esse tipo deatitude deve ser louvada. Porém, acredito que não só a retirada da cruz deve ser retirado mas também a realização de ”cultos” ou cebebraçoes semelhantes dentro de espaços públicos.

    Curtir

  2. Se o Estado é laico a medida é coerente. As considerações do Frei apontam as incoerências em face das práticas. Ele não mencionou bancos financeiros que exibem crucifixos.

    Curtir

  3. Paz e bem, Irmão. É uma honra ser citado por ti. Devorei muitos dos seus livros e o seu testemunho sempre foi para mim uma inspiração. Deus te abençoe em tua missão.

    Curtir

  4. Muito bom, precisamos ser críticos, nossos governantes se esconde atrás da Cruz de Cristo, nestas imensa salas . Jesus luta por todos nós, não importando se é pobre ou rico, Jesus luta pela justiça, pelos oprimidos. Parabéns Frade Demetrius, pela sua atitude, são poucos que falam estas verdades.

    Curtir

  5. Concordo plenamente com o Frade Demetrius, pois estes órgãos públicos que ostentam os símbolos religiosos, são os os principais responsáveis pela monstruosa e desumana concentração de renda em nosso país causa da miséria de muitos milhões de brasileiros e brasileiras.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s