Palavras maliciosamente deturpadas em um blog hoje

Não fiz as críticas a Lula que falsamente me atribuem

Introdução: Repito agora. 24/04/2018,  o artigo escrito há um ano atrás sobre inverdades. No contexto atual onde ganhou publicidade internacional a proibição arbitrária do Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Perez Esquivel e eu para visitarmos humanitariamente o ex-Presidente Lula, nosso amigo de longa data, lamento mais uma vez a manipulação das minhas palavras e da minha pessoa para interesses excusos e mesquinhos. LBoff

*********************************************************************************

24/04/2017

Correm pelas redes sociais críticas que teria feito a Lula. Elas são falsas. Pessoalmente não fiz nenhuma crítica. O que fiz foi publicar no meu blog (leonardoboff.wordpress.com) um artigo de Carla Jiménez no jornal espanhol El Pais que leva como o título:”Uma elite amoral e mesquinha se revela nas delações da Odebrecht”.

Considerei o artigo bem informado sobre a corrupção que tomou conta das empreiteiras. Estas  corromperam e beneficiaram a quase todos os grandes partidos com caixa 2 ou com propinas. Um olhar de fora é sempre instrutivo, pois quando alguém escreve algo semelhante, aqui dentro do país, frequentemente é desqualificado como partidista, oportunista e mesmo falso.

No referido artigo Carla Jiménez, no final, faz críticas ao Lula o que considero, dentro da democracia, legítimo, embora não concorde.

Fiz um introdução bastante longa ao artigo e depois o transcrevi.

Pessoas mal intencionadas tomaram aquele tópico critico a Lula e o atribuíram a mim como se eu tivesse escrito tal coisa. E assim foi distribuído nas redes sociais. Repito: tal crítica não é minha, mas da jornalista do El Pais. Repudio a má fé de quem tirou do texto aquele tópico e falsamente afirma que a crítica foi feita por mim.

Corrupção se realiza não apenas nos negócios, mas corrupção existe também nas mentes de pessoas interessadas em desfazer a imagem do outro atribuindo-lhe coisas que não disse e não fez.

Fica aqui o meu esclarecimento em função da verdade e como denúncia de uma atribiução feita malevolamente.

Leonardo Boff, teólogo e escritor

13 comentários sobre “Palavras maliciosamente deturpadas em um blog hoje

  1. Quem pode duvidar de sua grande amizade a Lula? Quem o viu alí no portão da policia federal, debaixo de sol escaldante, esperando autorização para visitar seu amigo, além de sua constante presença solidária nos piores momentos da vida politica de Lula, não pode jamais ter dúvidas. Grande abraço e todo reconhecimento as suas ações.

    Curtir

  2. Leonardo Boff vc talvez seja a pessoa mais lucida que tem escrito sobre a prisao de Lula! Meu amigo de Petrópolis sempre esteremos juntos pelos pobres e contra a pobreza! O que fizeram e ardiloso, como toda a nossa elite e imprensa nao poderia ser diferente! Sao tao incompetentes, que precisam fragmentar uma ideia que nao lhes pertence para gerar uma critica. Alem de racistas e preconceituosos sao incapazes de produzir textos consistentes! Caem na esparrela dessa midea golpista! Grande abc!!!

    Curtir

  3. “Vigiai e orai para que não entreis em tentação; pois o espírito está pronto mas a carne é fraca..”(Marcos 14,38). Esta existência aqui nos foi dada por Deus para conquistarmos a felicidade Eterna por meio do seguimento de Jesus Salvador . Infelizmente muitos não aceitam o dom da fé, se infelicitam e fazem muitos de seus semelhantes sofrerem!

    Curtir

  4. Se não disse, como teólogo, já deveria ter dito. Tenho a impressão que você, Leonardo Boff, e muitos outros dos seguidores de Lula, até porque você, pessoalmente, respondeu-me que não era petista, pouco ou nada leem ou ouve do que Lula escreve ou diz. Aliás, escrever não é o forte de Lula. Tenho certeza de que você é cidadão brasileiro qualificado para fazer uma análise profunda do que Lula cobseguiu semear nesta nação. Lógico, é preciso despir-se de ideologias.

    Curtir

  5. Prezado Leonardo Boff,

    jogando m…a no ventilador, faz parte da guerra total declarada às vozes da sinceridade.
    Contam com o efeito de “semper aliquid haeret”. Infelizmente funciona – fake news está em alta.
    Um abraço fraternal
    Wolf Gauer

    Curtir

  6. Triste ver a falsidade oportunista, a mentira e o prazer de fazer o mal aos mais preciosos seres humanos desta terra, dentre eles você e o Lula, Tem muitos com a mesma dignidade que vocês tem, querem destruí-los, mas como diz Lula vocês são uma ideia impossível de destruir e eu ainda acrescento além desta ideia, são sementes de amor, paz e liberdade tão necessária nesta sociedade corrupta e maldosa. Siga em frente precisamos sempre de sua iluminação espiritual.

    Curtir

  7. Queridos e estimados Leonardo e Marcia em Porto Velho nos encontramos e com Dom Moacyr Grechi com quem trabalhei por muitos anos e vc me presentou com seu livro homenagem de varios amigos com um autografo. Por nenhum momento acreditei no q esta divulgando e estou solidaria com nosso companheiro Lula que conheço desde a epoca do inicio do PT. O artigo do Palhares de Carta Maior hoje sobre vc e sua imagem e tb o artigo sobre a tortura psiquica q estao fazendo com o Lula postada no IHU definem vc e a nossa caminhada e resistencia. Hoje renovei minha resiliencia, minha fe e esperança diante de seu testemunho e o do Lula. Unidos na fe, na luta vamos em frente pois vale a pena lutar pelo nosso Brasil. Abraços Doralice

    Curtir

  8. Estou com você, sempre! Mas vivemos um momento terrível, onde sr dizem coisas que não são verdadeiras muito mais do que se diz a verdade…

    Curtir

  9. O Papa Francisco está alertando para as falsas notícias (fake news) ! Jesus Cristo já recomendava: “Dizei somente: ‘Sim’ , se é sim; ‘Não’, se é não. Tudo o que passa além disto, vem do Malígno.” (Mateus 5,37).

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s