Pular para o conteúdo

O sentido da vida não se perdeu

03/11/2017

Quem olha o panorama brasileiro sob a ótica da ética (toda ótica produz sua ética) não deixa de ficar desolado e profundamente entristecido. Um presidente não é apenas portador do poder supremo de um país. O cargo possui uma carga ética. Ele deve testemunhar, por sua vida e atos, os valores que quer que seu povo viva.

Aqui temos o contrário:um presidente tido por corrupto, não só por acusação de políticos, nem sequer por delações, sempre discutíveis, mas por investigação séria da Polícia Federal e de outros órgãos como o Ministério Público. Mas a desmesurada vaidade do cargo e a total falta de respeito face ao seu próprio país, se mantem à base de corrupção feita à luz do dia, comprando votos de deputados e oferecendo outros benesses. E os deputados, gaiamente, se deixam corromper, porque muitos são corruptos, aproveitam a ocasião para conquistar funções e outros benefícios.

A república apodreceu de vez. Temos que refundar o Brasil sobre outras bases pois aquelas que até agora mancamente o sustentaram já não conseguem dar-lhe digna sustentabilidade.

A despeito disso tudo, não deixamos a esperança morrer, embora nesse momento, no dizer de Rubem Allves, se trata de uma “esperança agonizante”. Mas ela ressuscitará desta agonia e nos resgatará um sentido de viver. Se perdermos o sentido da vida, o próximo passo poderá ser o completo cinismo e, no termo, o suicídio. Quero retomar a questão do sentido da vida.

Não obstante a desesperança e aa existência do absurdo face ao qual a própria razão se rende, acreditamos ainda na bondade fundamental da vida. O homem comum que somos a grande maioria, se levanta, perde precioso tempo de vida nos ônibus super lotados, vai ao trabalho, não raro penoso e mal remunerado, luta pela família, se preocupa com a educação de seus filhos, sonha com um Brasil melhor, é capaz de gestos generosos auxiliando um vizinho mais pobre que ele e, em casos extremos, arrisca a vida, para salvar  uma inocente menina  ameaçada de estupro. O que se esconde atrás destes gestos cotidianos e banais? Esconde-se a confiança de que, apesar de tudo, vale a pena viver porque a vida, na sua profundidade, é boa e foi feita para ser levada com coragem que produz auto-estima e sentido de valor.

Há aqui uma sacralidade que não vem sob o signo religioso  mas sob a perspectica do ético, do viver corretamente e do fazer o que deve ser feito.  O grande sociólogo austríaco-norte-americano Peter Berger, há pouco falecido, escreveu um brilhante livro, relativizando a tese de Max Weber sobre a secularização completa da vida moderna com o título:”Um rumor de anjos: a sociedade moderna e a redescoberta do sobrenatural (Vozes 1973). Aí descreve inúmeros sinais (chama de “rumor de anjos”) que mostram o sagrado da vida e o sentido que ela sempre guarda, a despeito de todo caos e dos contrasensos históricos.

Aduzo apenas um exemplo que me vem à mente, banal e entendido por todas as mães que acalentam seus filhos. Um deles acorda sobressaltado dentro da noite. Teve um pesadelo, percebe a escuridão, sente-se só e é tomado pelo medo. Grita pela mãe. Esta se levanta, toma o filhinho no colo e no gesto primordial da magna mater cerca-o de carinho e de beijos, fala-lhe coisas doces e lhe sussurra:” Meu filhinho, não tenhas medo; sua mãe está aqui. Está tudo bem e está tudo em ordem, meu querido”. O menino deixa de soluçar. Reconquista a confiança da noite e um pouco mais e mais um pouco, adormece, serenado e reconciliado com as coisas.

Esta cena tão comum, esconde algo radical que se manifesta na pergunta: será que a mãe não está enganando a criança? O mundo não está em ordem, nem tudo etá bem. E contudo, estamos certos: a mãe não está enganando seu filhinho. Seu gesto e palavras revelam que, não obstante a desordem que a razão prática aponta, impera uma ordem mais fundamental.

O conhecido pensador Eric Voegelin (Order and History, 1956) mostrou magistralmente que todo ser humano possui uma tendência natural para a ordem. Onde quer que surja o ser humano, aí aparece uma ordem das coisas, valores e  certos comportamentos.

A tendência para a ordem implica a convicção de que a vida possui sentido. Que no fundo da realidade, não vigora a mentira, mas a confiança, o consolo e o derradeiro aconchego.

Assim cremos que o tempo da grande tribulação da desolação por causa corrupção que destroi  a ordem, voltaremos a celebrar e desfrutar o sentido bom da existência.

Leonardo Boff é articulista do JB on line e acaba de escrever: Brasil: continuar a refundação ou prolongar a dependência?  a sair pela Vozes brevemente.

14 Comentários leave one →
  1. Carlos Paixao Figurredo permalink
    03/11/2017 19:47

    Ler Leonardo é beber da fonte!

    Curtir

    • JOAO DE PAULA permalink
      18/12/2017 13:37

      Grande Leonardo, tenho muito orgulho de vc, por ser da mesma ideologia, por pensarmos um Brasil eticamente cristao, que defenda a vida, e nao o vil capital. PESSOAS ASSIM, EXISTEM POUCAS, pessoa de grande sensibilidade, que muito tem nos ajudado com seus comentários realistas que , retratam bem a realidade que vivemos. Obrigado, graças a Deus por sua existencial,que continue te fortalecendo esse dom que lhe deu! J P RADIALISTA E, LÍDER COMUNITÁRIO.

      Curtir

    • Maria de Fátima Sousa R César permalink
      06/02/2018 9:49

      A cada texto uma aula, uma reflexão. Todo respeito e admiração por você….

      Curtir

  2. Diva Silva permalink
    04/11/2017 9:16

    A desesperança está tão invasiva que parece que morreremos sufocados por ela. Mas, seu texto é um alento é sinal de que precisamos ser fortes!

    Curtir

  3. 04/11/2017 10:12

    Pode-se discordar de ideologias distintas do mundo contemporâneo e desse confronto pode sair um mundo melhor, mas sinceramente não sei qual o futuro de lideranças de nações ou mundiais sem ética. Assusto-me ao ver isso hoje em dia

    Curtir

  4. 04/11/2017 21:49

    A boa inspiração não se esgota. Muito bem vinda esta palavra de alento. Há pouco estava lendo sobre o Além, o Céu… de Dom Boaventura Kloppenburg. Após ter feito a Lit. das Horas . Foi muito estimulante. Senti-me animada. Veio-me a lembrança de alguém desanimada e resolvi escrever para ela : “…Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!”. Penso que isto serve para todos nós, Humanidade… Dias melhores virão.

    Curtir

  5. Rosangela Castro permalink
    05/11/2017 9:06

    Sobreviveremos a essa tempestade de corrupção! Deus está no comando de tudo!
    Depois dessa tempestade o Sol há de brilhar outra vez!

    Curtir

  6. 06/11/2017 17:14

    Republicou isso em Paulosisinno's Bloge comentado:
    “O sentido da vida não se perdeu” – Leonardo Boff

    Curtir

  7. Pedro da Silva Feitoza permalink
    07/11/2017 19:42

    A esperança há que existir sempre mas o ódio, o rancor, a intolerância não são desprezíveis, formam um caldo assustador e avassalador. Dele resulta a injustiça que leva à morte a própria vida.

    Curtir

  8. 08/11/2017 9:08

    “A vida é Deus, e amar a vida é amar a Deus!” Deus é Eterno, Imortal!

    Curtir

  9. Isabel Pinho permalink
    23/01/2018 13:18

    bom retorno meu. Esplêndido s3eu texto, como sempre. Sinto, lendo-o um alívio.Andava deprimida por isso não lido seus últimos textos. Talvez por ser advogada e, estar decepcionada com as decisões do Poder Judiciário. In casu cito a prisão do Lula, pois seus atos estão protegido pela Lei Maior: o trples está de acordo com o que pede a Lei: registrado no Registro de imóveis. aLIÁS TODOS OS SEGUIMENTOS, A CONDUTA DO PT ESTÃ FUNDAMENTADA NA Constituição Federal. Exemplificando direito de moradia, direito de ir e vir. No dia 24- dia as audiência, cobremos, pois, nossos diretiro de brasileiros. Joguemos na cara do Judiciário as pocilgas – Presídios brasileiro.Não briguemos. Não é preciso, esfreguemos na cara deles deste poder fraco que são assassinos de débeis mentais e psicopatas deste Brasil. Rogo, por fim que, se Deus existe estará a nosso favor e, consequente vitória. Cantemos menos hin0 do Brasile soltemos a vos n0 hin0 do Rio grande do Sul e, claro na Aquarela do Brasil.À busca do fazer o direito. Com a Lei Maior.Um abraço de irmã. Isabel Pinho

    Curtir

    • 25/01/2018 18:43

      Isabel,obrigada por suas palavras e sua coragem. Não perca a esperança, ela é a respiração da alma,sem a qual não viveríamos. Abraço fraterno Lbooff

      Curtir

      • Isabel Pinho permalink
        28/01/2018 13:39

        Aceito e, concordo com sua pontuação sobre o tema. Obrigada, Isabel

        Curtir

  10. Isabel Pinho permalink
    01/02/2018 14:17

    Da prisão do Lula- Encaminhemo-nos e preparemo-nos para tal veredito. Por quê? Porque penalizam demais os presos, entre tantas coisas, tiram-lhes o direito de comunicação- não existe nenhum artigo que faça tal proibição em nossa Costituição. É uma minoria que usa para fins criminais. A maioria precisa comunicar-se com seus familiares.Lula precisará comunicar-se com seus familiares.Ainda não vi reivindicação desse direito. Da pena: objetivo legal é a ressocialização do preso. Nada mais.Enfim, os dieitos dos presos estão protegidos na Costituição Federal( art.5 . incisos. Nossa Constituição foi bem elaborada, no entanto, acrescentam-lhe ou retiram-lhe dispositivos conforme é o desejo de quem as interpreta .A Primeira Ministra, respeitosamente, no meu entender deveria ter desobedecido a opinião de que não deveria fazer visita para um de nossos presídios brasileiros. Perdeu a oportunidade de realmente conhecer a realidades do sistema carcerário. Digo isso porque ela é inteligente, sensível e, preparadíssima e, respeitosamente a Ministra sabe decidir o que é o melhor para o sistema carcerário. Esperemos.Um abraço esperançoso, Isabel

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: